Star Wars: Thrawn

Star Wars: Thrawn Timothy Zahn

Resenhas - Star Wars: Thrawn

Gug 11/11/2023

Ótimo personagem mas a trama...
O início é ótimo, mas aos poucos cansa. Vários personagens entram e saem da trama sem dizer muita coisa. Exceto o personagem principal, todos os outros são bem simples e desinteressantes, principalmente a Arihnda Pryce. Vou deixar pra acompanhar o Grande Almirante Thrawn pelas séries live action de Star Wars mesmo.

Victor 29/07/2023

Sensacional!!!
Em resumo, um "Arte da Guerra" versão Star Wars. História maravilhosa, bem desenvolvida e personagens excelente.
Gostei tanto dos personagens que teve momentos que eu estava torcendo por eles (quase me esquecendo que eles são "vilões").

Lucas Rey 12/07/2023

Simplesmente Thrawn.
Desde sempre eu ouço falarem de Timothy Zahn e seu personagem Thrawn; da sua importância e do quanto ele é legal. Eu já tinha gostado do personagem na animação "Rebels", porém aqui ele ganhou muito mais profundidade.

Primeiramente, tenho que dizer que a escrita do autor é incrível. Impressionante como ele mantem o leitor em suas mãos. Consegue acelerar a leitura da escrita em momentos de ação e cadenciá-la em momento de tensão e conjecturas dos personagens; o ritmo é controlado com uma habilidade de escrita que, confesso, nunca tinha visto antes. Tecnicamente, o livro é perfeito.

Com mais de 470 páginas (acho que é o maior livro de Star Wars), Zahn consegue ter espaço para desenvolver o personagem bem o bastante a ponto de simpatizarmos com ele e tornar sua origem crível. A todo momento, mas principalmente no início de cada capitulo, há trechos saídos direto da mente do personagem, o que faz com o que o leitor vá a fundo na sua personalidade.

Além disso, o livro ainda encontra tempo para incluir a "origem" de Arihnda Pryce, outra personagem icônica da série "Rebels".

Demorei muitos anos com esse livro na estante, que pecado! Trata-se de algo recomendadíssimo para todo fã do universo expandido; ainda mais agora que há rumores da inserção do personagem nas séries LiveAction.

Faz parte do primeiro livro de uma trilogia que infelizmente não foi concluída de "maneira oficial" no Brasil. Mas mal posso esperar pra começar a ler o próximo.

William 10/07/2023

Um dos melhores livros do Star Wars referente ao Império.
Um dos melhores livros do Star Wars referente ao Império e mesmo Thrawn sendo um imperial, a leitura conseguiu me criar um carisma em relação a ele. É um livro que envolve estratégias militares e intrigas políticas e vai mostrando como foi a ascensão meteórica de Thrawn na marinha imperial e se tornando no final do livro em Grão Almirante. A história vai traçando um paralelo com o planeta Lothal onde ocorre uma rebelião. No final do livro temos Thrawn se envolvendo diretamente contra a rebelião de Lothal que corresponde a terceira temporada da série de animação Star Wars Rebels exibida pela Disney. Esse foi o último livro que li da editora Aleph do universo Star Wars e dou parabéns pelas edições dos livros com material de qualidade e belas capas. Foi uma pena que ela parou publicar os livros do universo Star Wars. Fica uma sugestão a editora atual que detém os direitos das publicações Star Wars em melhorar a qualidade das publicações.

Andrezinn 08/06/2023

Thrawn: A ascensão de um estrategista
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante... Mitth'raw'nuruodo, ou Thrawn, um alienígena humanóide de pele azul e olhos vermelhos vivos, características da raça Chiss, faz seu primeiro contato com o Império e acaba chamando atenção do próprio Imperador Palpatine, a quem consegue convencer de que pode ser útil para os planos de expansão imperial. Em meio a inúmeros desafios para sua ascensão na hierarquia imperial, Thrawn acaba encontrando aliados e inimigos que põem em prova sua capacidade e habilidade como um estrategista.

O livro traz o ponto de vista de três personagens: Eli Vanto, Thrawn e Arihnda Pryce. Vanto foi o cadete responsável por auxiliar Thrawn na academia, onde ambos se formaram juntos, e Arihnda, uma personagem que, enquanto buscava sua própria ascensão na política imperial, trouxe a Thrawn novos desafios, cooperou com os interesses dele e, mais tarde, foi a personagem responsável por conectá-lo a incrível série animada "Star Wars Rebels". Ambos os pontos de vista, com suas tramas pessoais que se intercalam numa teia magnífica são uma adição e tanto para o cânone de Star Wars, expandindo com maestria esse universo que até hoje conquista legiões de fãs.

Timothy Zahn, o autor, não resguarda sua engenhosidade em explorar a ascensão de Thrawn no Império Galáctico, e nos vários desafios que surgem a ele. Enfrentando piratas, ladrões, contrabandistas e até mesmo insurgentes rebeldes, Thrawn vai conquistando aos poucos uma reputação enorme no meio da Marinha Imperial e causando um rebuliço enorme, devido sua origem alienígena, algo que o Império não vê com bons olhos, principalmente se um alienígena demonstra ser prodigioso e até mesmo melhor que muitos humanos de alto cargo na Marinha Imperial. Esse preconceito imperial é trabalhado muito bem ao longo do livro, dando ainda mais camadas a história.

O livro é uma espécie de quebra-cabeça que Zahn convida o leitor a montar e tentar encaixar as peças para que a imagem faça sentido. Cisne Noturno, o grande inimigo de Thrawn no livro, não fica para trás em desenvolvimento. O personagem é trabalhado artisticamente e suas táticas chegam a se equiparar com as do Chiss, relembrando muito os embates de Sherlock Holmes e seu arqui-inimigo, o Professor Moriarty. Com o desenrolar da história fica quase impossível não fazer tal comparação, já que os planos de ambos são mirabolantes e geniais. Quanto ao Watson, não se preocupem, Vanto, o encarregado de ajudar Thrawn faz esse papel, admirando as capacidades mentais de Thrawn e o acompanhando em suas aventuras.

Mas tem algo errado, Thrawn demonstra ser carismático, inteligente, astuto, se preocupa com reféns e perdas desnecessárias, e inspira lealdade a suas frotas; qualidades essas que estão mais para um herói. Mas Thrawn não é um vilão em Star Wars? Pois bem, ao combater os rebeldes na série "Rebels" e sendo uma força de oposição a eles, ele acaba assumindo sim um papel de vilão; mas nesse livro em específico, ele é um personagem em branco, que, com o passar das páginas vai sendo modelado. Mas títulos como anti-herói, herói ou vilão não são rótulos que cabem para esse estrategista, apesar de suas características o aproximar de um anti-herói. Justamente por não conhecermos suas lealdades e aspirações até o final do livro, o personagem acaba sendo tão cativante e conquistando ainda mais admiração dos leitores.

Para terminar, o final do livro é magnífico, pegando todas as peças que nos foram apresentadas ao longo do livro e mostrando onde elas se encaixam, formando um belo quadro de arte que parece fazer parte de uma coleção, onde todos contam mais sobre esse personagem e se conectam criando um acervo magnífico, digno da admiração do Grão Almirante Thrawn.

"Todos os seres começam a vida com esperanças e aspirações. Entre essas aspirações está o desejo de que haja um caminho direto para seus objetivos. Raramente é assim. Talvez nunca seja. Às vezes, as curvas são causadas pela própria vontade da pessoa, conforme seus pensamentos e objetivos mudam com o passar do tempo. Mas, na maioria das vezes, as curvas são causadas por forças externas."

"Arte. Para alguns, é indicador de cultura. Para outros, é um indicador de riqueza. Para a maioria, é uma questão de simples satisfação. Para Thrawn, era uma ferramenta inestimável."

" - Minha carreira não é importante. O que é importante é o futuro da Marinha Imperial. - Cheno gesticula com respeito e admiração. - O senhor é esse futuro, Thrawn. Foi um privilégio ser seu comandante."

"A guerra é basicamente um jogo de habilidade. É uma competição de mente contra mente, tática contra tática."

"Um amigo não precisa ser mantido nem ao alcance da visão, nem ao alcance da mão. Um amigo deve receber a liberdade para encontrar e seguir o próprio rumo. Se vocês tiverem sorte, esses caminhos se juntarão por um tempo. Mas, se os caminhos se separarem, é reconfortante saber que seu amigo ainda abrilhanta o universo com suas habilidades, pontos de vista e presença. Porque, se uma pessoa for lembrada por um amigo, ela nunca morre realmente."

LaercioBTavares 31/07/2022

Thrawn e a Arte da Guerra
Thrawn é com certeza uma das jornadas épicas de Star Wars mais empolgantes. Mesmo sendo grande, o livro não deixava de ser interessante. Confesso que muitas vezes foi angustiante ter que parar de ler.
É claro, para isso era necessário personagens cativantes, e Thrawn com certeza é o mais interessante daqui. A inteligência dele fascina e intriga, porém não posso deixar de falar de Eli que tem aqui o papel de nos representar na história. Tão quanto nós, ele é encantado por Thrawn. É super interessante ver essa dinâmica dos dois. Arihnda é também outra personagem cativante, que com certeza é incrível de se acompanhar.
Tenho que ressaltar a relação entre comportamento e cultura discutidas nesse livro. É simplesmente fantástico. Em parte essa obra parece bem mais adulta e complexa que muito do material da franquia.
Mas e a história? Bem, como eu disse, era difícil ter que deixar o livro de lado. Principalmente porque a narrativa se constrói como um quebra-cabeça que é divertido de se ver. Entretanto, algumas peças ali e aqui não funcionam tão bem, mas não são suficientes para tirar o mérito do livro.
Então se você quer ver um mestre na arte da guerra em ação, Thrawn é a leitura perfeita para você!

Luiz 14/07/2022

A arte da guerra 2
Uma das Jornadas mais épicas de Star Wars.
Toda a narrativa que o livro constroi é voltado a assuntos bastante interessantes e sérios, como preconceito, xenofobia, corrupção, dentre outros. Aqui, somos apresentados a um dos personagens mais marcantes de toda a saga, Thrawn, um "Selvagem perdido em uma ilha", que se torna o Almirante mais respeitado da galáxia. é simplesmente cativante a forma como funcionam os pensamentos do Chiss, não só na forma tática, mas em como análisa a arte, os custumes, cultura e toda a história de um povo, onde geralmente o mesmo recebe uma ordem com um simpes pretesto de "Aniquilar se for preciso", Mas Thrawn é mais que isso, bem mais.

Oque deixa a leitura melhor é que além de Thrawn, somos apresentados a mais personagens interessantes e em que toda a história do livro se mostram importantes. Destaco aqui, Ahrinda Pryce e Eli Vanto, personagens incríveis e com construções bem trabalhadas (outro ponto muito bom deste livro). Durante os capítulos, a história se divide entre Pólitica (do lado de Ahrinda) e o buraco podre que é o Império (do lado de Thrawn e Eli), mas não é apenas isso, há um contexto emocional e acontecimentos externos que influênciam bastante a jornada desses personagens.
Livro incrível.
Nota : se você assistiu a série animada "Rebels", a leitura fica melhor ainda.

Becker 09/02/2022

"Sutileza é um raciocínio muito intenso"

"Quando uma mente é muito deficiente em termos de compreensão, o espaço resultante geralmente é preenchido por ressentimento."

"Me disseram que não é pretensão se você obtém sucesso"

"De uma forma ou de outra, todas as pessoas querem a segurança suprema.
Mas a segurança suprema não existe. Aqueles que confiam em tal ideal logo vêem sua esperança se despedaçar contra a mesmíssima rocha por trás da qual eles procuram se esconder."

"Todas as formas de arrependimento rasgam igualmente fundo na mente e na alma. Todas as formas deixam cicatrizes da mesma amargura.
E sempre, por baixo da cicatriz, espreitam a ideia e o medo de que havia outra coisa que poderia ter sido feita. Alguma atitude ou falta de atitude que teria mudado tudo para melhor. Às vezes, é possível aprender com esse questionamento. Com muita frequência, essas dúvidas apenas aumentam a cicatriz."

Porque, se uma pessoa for lembrada por um amigo, ela nunca morre realmente."

Wesley Santos 30/11/2021

Uma ótima pedida para quem gosta do universo expandido
Nesse livro conhecemos mais sobre Thrawn e a sua ascensão até o posto de Grande Almirante e de seu companheiro Eli Vanto

Dada 15/09/2021

Sofri
Thrawn do Legends é muito incrível, por isso fiquei com grandes expectativas pra esse livro. Porém, pequei. Não sei se foi por isso que demorei tanto nesse livro. Achei muitas informações e jogadas e falta de aprofundamento em algumas coisas, por isso, não faz falta.

Rita 16/07/2021

Maravilhada
Quando li Thrawn fiquei receosa porque já tinha tentado ler a outra trilogia que o Timothy Zahn tinha feito e que o nosso chiss também está presente pelo fato da leitura ter sido chata e tediosa. Para mim, a escrita do autor melhorou muito tanto que eu fiquei presa ao livro e terminei ele em 3 dias durante uma ressaca literária.

Sobre o livro, gostei muito de todo o desenvolvimento e expansão do novo cânone de Star Wars. Thrawn é muito cativante e fascinante. Um dos melhores livros que eu já li do universo de Star Wars

Mars Thime 03/06/2021

Incrível
Sem palavras! Timothy Zahn manda muito bem. Você não tem vontade de parar, fiquei cativado pelo Chiss, pelo Cadete Vanto e até mesmo pela Governadora Pryce.

Não é a toa que é um personagem essencial no universo Star Wars e Timothy Zahn é um escritor essencial para o universo expandido.

O Crítico Boa Praça 23/05/2021

Excelente
Sempre fui fã de Star Wars, mas nunca antes havia desbravado o Universo Expandido para além de The Clone Wars e Rebels, com o advento do novo cânone e a organização proposta pela Disney resolvi começar por esse personagem fascinante que me impressionou em Star Wars Rebels, o qual já havia muito ouvido falar sobre.

⭐ Foi uma experiência fascinante desbravar esse livro. Ainda não conhecia a obra de Timothy Zahn, nem sua criação mais conhecida a fundo, pois ainda não havia lido a "trilogia Thrawn".
Entretanto, somente esse romance foi o suficiente para me apaixonar pela escrita de Zahn com sua narrativa paralela muito bem construída, sua habilidade em criar momentos clímax e personagens memoráveis.

🔥 Acompanhamos a jornada de Eli Vanto ao lado de Thrawn, o que é muito interessante pois é bom vermos as pessoas que formam o império, nem todo mundo ali é um vilão genérico que é mal porquê sim, alguns como Eli são pessoas,de origem humilde inclusive que só querem crescer na vida e ter uma profissão digna, lembre-se que o império é a “lei” da galáxia nessa época.
Arihnda Pryce é muito melhor trabalhada aqui do que em Rebels, lá a personagem é extremamente caricata quanto a personalidade e maldade, aqui sabiamente são aplicados tons de cinza e motivações razoáveis no referente as atitudes da mesma.
Ainda somos presenteados com velhos conhecidos como Wullf Yularen e Tarkin roubando a cena nessa obra que é uma das minhas preferidas desse novo cânone de Star Wars.

💥 Com momentos importantes para o cânone e uma narrativa imersiva e hipnotizante da parte de Zahn, esse livro é um deleite para os fãs do personagem e desse universo fantástico. Ainda temos duas sequências desse livro para adentrarmos mais na história do personagem.

site: https://www.instagram.com/p/CFk8tYbDXJe/