O Imperador: A Morte dos Reis

O Imperador: A Morte dos Reis Conn Iggulden

Resenhas - A Morte dos Reis

skuser02844 16/01/2024

Esta série é demais...
Se vc curte ficção histórica, pode ir sem medo nesta série sobre Roma.
Recomendadíssimo.
Vc vai entrar de cabeça nela e se sentir como estivesse lá.

Erich 29/03/2023

Maravilhoso. Eu já tinha gostado do volume 1, que mostra a infância e crescimento de César (alterados para a trama, claro). Este livro agora caminha mais rapidamente, mostrando a ascensão tanto de César quanto de Brutus e o envolvimento em importantes tramas e conflitos.

A história de como Julio César, que saiu fugido e derrotado de Roma no primeiro livro, cresceu a ponto de assumir controle de uma legião é maravilhosa. Sim, Conn Iggulden faz vários cortes e adaptações (e ele explica isso ao fim quando comenta o que é ou não real na história), mas a trama não fica com buracos.

Um pequeno comentário desconectado da trama em si e que achei interessante (provavelmente uma opinião de C. Iggulden que escapou nos pensamentos de uma personagem): "Pagar aluguel caro parecia a idiotice definitiva, sem ter nada depois de anos entregando o dinheiro conseguido duramente. Melhor gastar o mínimo possível, e um dia poderia comprar uma casa própria, com uma porta para fechar contra o mundo."

Rodrigo 24/02/2023

Roma nua, crua e sangrando
Que novelão espetacular.... em "O Imperador", temos o jovem Iggulden se despontando como um dos melhores escritores ingleses de ficção histórica da atualidade, com um estilo que (novamente) muito lembra ao do velho Cornwell, e que, por sinal, lhe fez rasgados elogios por essa obra.

Estamos no vol. 2 , e, nas primeiras 60 páginas, rola tanta batalha que quase escorre sangue pelo canto do livro. Os dois protagonistas, Caio e Marco (agora renomeados Júlio e Brutus), antes adolescentes inseparáveis, se transformam em exímios soldados, lutando por diferentes forças romanas em regiões distantes. Brutus, já oficial, resolve regressar à capital para resgatar o seu passado, e no caminho vai se enfiando em escaramuças ou na cama de alguma donzela; Júlio serve num navio de guerra que patrulha as águas mediterrâneas, e nesse meio vai se despontando pela liderança, até que o navio sofre um ataque de piratas, e ele vê a sua vida se transformar num inferno.

Enquanto isso, Roma vive um momento turbulento de atentados, perseguições e toques de recolher. Novos personagens são inseridos à trama, enquanto outros voltam à cena de forma majestosa, como Alexandria, a menina escrava do vol.1 que ressurge agora já mulher, livre, gata e artesã. Também Servilia, a mãe que Brutus nunca conheceu, emerge como dona de um bordel de luxo frequentado pelos ricos do Senado. Eu a visualizei na pele da Juliana Paes.

O enredo em si segue sendo um misto de recortes históricos com partes inventadas, e o passado de Roma oferece uma infinidade de lendas, figuras interessantes e eventos grandiosos; nada é monótono ou secundário. Em resumo, uma série repleta de ação, romances, batalhas sangrentas, personagens cativantes e cenários bem construídos, tudo junto e misturado num ritmo intenso e em doses cavalares, que permanecem na cabeça por muito tempo. Fãs de ficção histórica vão adorar.

Iga1.diass 29/12/2022

Quem gostou do primeiro livro vai gostar deste
Para quem leu o Volume I da coletânea e gostou, com certeza vai gostar deste segundo volume.

Em A Morte dos Reis, o autor retrata o início da vida militar de Júlio, até a sua ascensão militar com a batalha de Mitriades e a de Espartaco.

Gostei do livro, mas ainda sim mantenho as mesmas críticas do primeiro volume: algumas passagens me soam muito fantasiosas, bem como alguns dos personagens (Suetônio, por exemplo, o típico vilão das ficções).

Achei que no final no livro os acontecimentos se desdobraram de uma maneira muito rápida, e isso também foi um ponto negativo.

Ainda sim, teve momentos muito bons durante o livro. Eu particularmente adorei os momentos no Senado, nos quais eram discutidos o futuro das legiões e o futuro de Roma.

Graxaim 26/08/2022

Achei mais interessante que o volume I. Me pareceu que a história anda mais rápido. Chama atenção a nota histórica do autor sobre a seleção de episódios da vida de César.

Miih.... 14/08/2022

A morte dos reis
Mais de dois anos lendo esse livro.... Posso dizer: "Enfim, concluído".... A história é muito boa, mas acredito que ainda não era o meu momento de estar lendo.

leobupi 04/04/2022

Iggulden não decepciona
Conn Iggulden acertou na sequencia do primeiro livro, agora contando o inicio da ascenção Julio Cesar para que se torne o personagem historico conhecido no mundo todo. O ritmo da historia está bem dinâmico e sempre tem algo importante acontecendo, os personagens amadurecem de uma forma gradativa e o livro encerra deixando o leitor com um gostinho de quero mais.

Tainá 22/02/2022

Uma visão realista de Roma Invicta
Finalizar o segundo livro da série foi uma boa experiência. A história fica devendo alguns bons detalhes em batalhas, detalhes estes que me parecem ter sido melhor explorados no primeiro livro. Ainda assim o confronto contra os escravos ainda é de tirar o fôlego. As adaptações que Iggulden faz a história são compreensíveis, mas quem esperava uma fidelidade histórica maior deve se lembrar que este é um livro de romance histórico e não acadêmico. Iggulden não se propõem a fazer um retrato 100% fiel tal qual era a sociedade romana e a vida de Júlio César conforme sabemos, ele procura dar certo nível de embasamento próximo ao palpável para alimentar a mente do leitor.

O fato que mais me pesou negativamente foram algumas transições de tempo e cenários que foram extremamente rápidas. Por vezes precisei parar e conferir se pulei alguma página. Esses cortes um tanto bruscos podem prejudicar de início, mas uma vez que você se acostuma fica tudo bem. Em contrapartida o enfoque dado a alguns personagens permite conhecer o mundo e sua realidade através de seu prisma e isso dá mais robustez a história. Sobretudo a realidade de outros, como Brutus e sua mãe, a escrava Alexandria e bem poucas vezes personagens figurantes como os soldados aposentados na Grécia ou os recrutas.

De fato, o segundo volume é um bom livro, apesar de permanecer na sombra do primeiro (na minha opinião). Como grande entusiasta da Roma Antiga e seus personagens memoráveis é impossível para mim condenar está leitura. Ela é muito boa! E recomendo a todos que se interessem pelo tema, lembrando desde já que é um romance e não um livro produto de pesquisas de mestrado ou doutorado.

Roberta.Campos 02/02/2022

Este segundo volume é ainda melhor que o primeiro!! Além de Júlio César e Marco Brutus, podemos conhecer melhor personagens históricos como Pompeu e Crasso. Neste livro também é narrada a rebelião de escravos contra a República Romana, comandada pelo gladiador Espártaco. Mal posso esperar para continuar esta saga!!

Bruno Passuello 12/07/2021

Quem leu Bernard Cornwell é uma baita pedida.
Esse segundo volume trará um Julio César qusse adulto após fugir de Roma, ele começa a formar ser caráter em suas batalhas, tive que me conter pra não devorar o livro noite adentro. A história mostra ainda mais a corrupção do senado romano e como matar pessoas não é nada. Neste livro há aparição de Pompeu, Crasso e o escravo Espártaco e suas rebeliões, após um evento do livro Júlio César se torna um homem quase inabalável e isso causa medo por que um homem que perdeu tudo não tem nada a perder.

Léo 21/04/2021

Muito superior ao primeiro volume
Embora não seja justo comparar o Conn Iggulden com o Bernard Cornwell, não consigo evitar tal comparação. Bernard Cornwell é o maior nome e o que há de melhor na Ficção Histórica e o Conn Iggulden sempre é indicado para os fãs de Bernard Cornwell. O primeiro livro de O Imperador não conseguiu me conquistar de cara, como aconteceu com todos os do Bernard Cornwell, mas isso não me impediu de continuar a leitura dessa saga. O primeiro livro foi bom, mas muito longe do que eu esperava. Já esse segundo volume foi um espetáculo. Conn Iggulden evoluiu muito aqui e conseguiu dar um desenvolvimento muito melhor e muito mais interessante aos personagens. Só não dou 5 estrelas, pq sinto falta de algumas coisas na narrativa do Conn Iggulden (cá estou eu, comparando autores de novo). Alguns fatos o autor deixa de narrar. Simplesmente diz em um capítulo "se levantaram para a batalha" e no outro inicia com "os inimigos foram derrotados". Muitas batalhas deixam de ser narradas aqui e como o Bernard Cornwell me deixou com esse vicio, isso acaba incomodando um pouco.

anisios 05/03/2020

Um pouco arrastado
Um pouco melhor que o primeiro livro. O livro se arrastou um pouco na primeira parte, e se encerra abruptamente sem detalhes na segunda. Os personagens secundários acabaram sendo mais interessantes que o Júlio. 3 estrelas.

SIMBRAS 20/02/2020

Muito bom!!!
É incrível como uma história tão boa, e uma narrativa tão envolvente, podem transformar as páginas de um texto.
Conn Igguldem mantém uma sequência eletrizante e, nada monótona. Também devo acrescentar os fatos históricos, que se encaixaram bem na narrativa. Aconselho a todos que gostam de uma boa história, cheia de intrigas e, de ação, do início ao fim.

Leiam o primeiro livro!!!