Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer Leandro Karnal
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Gabriel 19/10/2017

Polaridades em um ensinamento de como debater
Interessante ler esse livro na época que estamos vivendo, onde é tudo polarizado.
Não existe meio termo: ou você pensa igual a mim ou você está errado!

Karnal e Pe. Fábio mostram que isso é possível num debate muito gostoso de se ler. Pe. Fábio é a atualização do pensamento da igreja católica (desfere algumas criticas inclusive) e Karnal, um ateu que entende muito, muito mesmo sobre religião e seu rituais (elogia muito e enaltece a importância da religião na história humana).

Uma conversa esclarecedora.
Bianca.Lopes 26/03/2020minha estante
oii, como a gente faz para abrir e ler o livro?

Luciana.Zequim 19/10/2022minha estante
Seu comentário continua extremamente atualizado ?

Rosangela Max 03/01/2021

Gostei muito!
Este livro resultou de uma conversa entre dois homens inteligentíssimos e profundo conhecedores do tema abordado. Não tinha como dar errado. :)
Só senti falta das considerações finais de ambos.
Os Glossários ao final do livro são um show a parte.
Carlinha PPinto 05/01/2021minha estante
Tb adorei o debate.

Carlinha PPinto 14/11/2022

Um bate papo
Foi muito bom acompanhar essa conversa. Era pra ser duelo mas a inteligência e os fins são os mesmos, logo doi um bate papo animado e profundo.
Admiro muito os dois e identifiquei-me com ambos na crença e na descrença.
Siga em frente e desfrute também.
Jardim de histórias 19/11/2022minha estante
Eu li acho que em algumas horas, na verdade eu o devorei, como se quisesse participar desse diálogo entre os dois magnífico. Eu recomendei muito para alguns amigos. Sensacional!

Su 11/01/2022

O livro na verdade é uma conversa entre um padre e um ateu. Bem interessante o contraponto entre eles, sobre fé, religião, morte?
Matheus 11/01/2022minha estante
Ele é tipo um tentando provar que o outro está errado e ele está certo? É tipo isso?

Victor.Gabriel 11/01/2022minha estante
Fiquei até com vontade de ler kk

Su 12/01/2022minha estante
Eles não tentam provar nada e tb não tentam convencer o outro, apenas expõem suas opiniões e vivências sobre os assuntos abordados. ?

Matheus 12/01/2022minha estante
Entendi. Obg

Eduarda 12/01/2022

Respeitoso
É uma conversa, simples, como a filosofia era no tempo de Sócrates, discutida em conversas.

Não é exatamente sobre filosofia, é sobre as vivências um e do outro tendo e não tendo fé. Não é empurrado em momento algum um modo de pensar. Também não é um debate, pois após a pergunta ser respondida não havia muita coisa além.

Achei confortável e bonito.

Dei 3 estrelas porque é simples, mas certamente é bom e vale a pena. TRÊS ESTRELAS É BOM, OK?

Dani Scheibler 24/07/2020

Adorei a leitura
Adorei a leitura, uma conversa entre duas pessoas inteligentes, bem informadas e coerentes em seus discursos.

"Ateus são homens e mulheres que não viram sentido nas crenças religiosas. Mas nem por isso estão dispensados de viver a busca que pode torná-los pessoas melhores. Antes de sermos crentes ou ateus, somos humanos. Padecemos dos mesmos conflitos e nos alegramos pelas mesmas causas [...]. O nosso problema não é a falta de Deus. Enfrentamos é a falta de valores humanos, de educação, de conhecimento, de preparo, de solidariedade, de tolerância." - Padre Fábio

Fernando 19/11/2017

O que encontrei em 'Crer ou não crer'
No diálogo entre um padre e um ateu, encontrei uma das coisas que julgo essenciais à recuperação da humanidade: a capacidade das pessoas expressarem opiniões divergentes, sem desejarem que os outros se dobrem à sua opinião, à sua crença ou às suas convicções. Fábio de Melo e Karnal reforçaram, em mim, a ideia de que o que nos falta não é a religião ou a fé em Deus, nem a ausência da religião ou de Deus, mas a confiança no homem e na humanidade. Eles deixam óbvio que o ódio – e a destruição que ele promove – existem com ou sem Deus, com ou sem religião e que, para fazer deste planeta um lugar justo e agradável para se viver uma vida digna, o caminho escolhido – deísta ou ateísta – importa menos que a sinceridade de nossa escolha e de nossos propósitos.

Rafa Doresi 15/08/2021

"Preconceituosamente" opostos?
Conversa incrível entre dois, preconceituando, opostos.
Que ao decorrer de cada parágrafo, se mostram não tão opostos assim.
Conversa sem redeios, ofensas ou ressentimento.
Tanto Karnal, ateu, quanto Pe. Fábio, católico, olham para a religião como benéfica, quando ampara o ser humano.
Talvez, seja mais importante olhar para o que nos assemelha, e não para o que nos difere!

Keila Sousa 24/06/2021

Uma conversa entre um ateu e um padre católico
O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe?  O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes.

Leilane 11/04/2020

Iluminou minha ignorância
É muito legal ver tamanho respeito entre duas pessoas com crenças diametralmente opostas - tai um ponto do livro com que todos devíamos aprender. O livro é muito bom, e me iluminou sobre o tamanho da minha ignorância em assuntos como filosofia, teologia e religião. Muitas das citações, passagens e comparações restaram incompreendidas. Mas entendi a essência do diálogo e isso já me rendeu boas reflexões. Inclusive me levou a refletir melhor sobre minhas próprias crenças. Recomendo a leitura para expandir a mente, qualquer que seja sua crença.
Gabriel Gomes Passos 11/04/2020minha estante
??????

Cristiane 24/10/2022

É sobre isso!
Eu fico simplesmente encantada com a maturidade desse diálogo aqui registrado. Mostra que é possível sim haver respeito na discordância.
Padre Fábio e Karnal nos dão uma aula de compreensão e boa educação em um diálogo que apresenta dois pontos de vista distinto sobre o ato de crer ou não em Deus.
É um livro incrível e muito bem escrito. Sou cristã católica, e compreendi perfeitamente o ponto de vista de Karnal, mesmo que ainda discorde em alguns aspectos.
Desde muito pequena aprendi a ter receio de ateus, e conforme o tempo foi passando, aprendi a compreender as escolhas dos outros e os respeitar, mesmo que pense diferente de mim.
É sobre isso que se trata o livro, dois pontos sendo defendidos, mas que muitos argumentos e ideias possuem suas similaridades.
É de grande valia essa leitura.
Recomendo muito!

sirlani.lopes 01/08/2021

Simplesmente perfeito!
Com reflexões muito ricas em conhecimento, linguagem acessível e respeito nas divergências de ideias. Recomendo muito a leitura!

Ronnayse 08/04/2020

Crer ou não crer
"Crer ou não crer", é um diálogo muito respeitoso entre duas mentes extraordinárias sobre crer ou não crer em Deus: Padre Fábio e Leandro Karnal. Posicionamentos bem diferentes, mas como eles mesmos apontam, suas ideias convergem em muitos pontos. Porém a crença ou não em Deus não os fazem desmerecer o ponto de vista um do outro, nem serem arrogantes.
Ao longo das sete partes em que a obra é dividida pudemos conhecer os motivos que levaram cada um a se tornar ateu ou cristão. E, independentemente disso, nos mostram que cada um a seu modo nos mostra que o respeito às questões humanas, o amor à verdade, à justiça são o ponto de partida para tornar esse mundo um mundo melhor. Essa é uma das convergências entre seus posicionamentos. “A diferença como um ponto de encontro, e não de divisão.”

Bruno Mancini 06/11/2020

Uma leitura desnecessária
Argumentos vagos de Leandro Karnal, para com a existência de nosso Senhor. Não recomendo a leitura, só se desejar entender que os outros livros Leandro Karnal, são igualmente dispensáveis.

Janaina 21/03/2021

Crer ou Não Crer
Um bate papo entre dois pensadores brilhantes.
O livro é cheio de sabedoria, conhecimento, história e desperta curiosidade sobre diversos temas.
É também a prova de que mesmo em lados tão opostos, ainda é possível discordar de forma saudável e harmônica.