Crer ou Não Crer

Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Larissa Dalper 05/11/2020

Crer
Um livro extremamente curioso, uma conversa entra um Padre (Padre Fa?bio de Melo) e um ateu ( Leandro Karnal), o livro foi escrito em dia?logos, de forma respeitosa sobre o que cada um acredita. Embora Karnal tenha um conhecimento muito grande sobre o catolicismo tendo sido um dia ministro da eucaristia, Karnal diz ser um ateu convicto, explica que sempre foi um bom cato?lico, mas na?o foi um crista?o. Os dois colocam seus posicionamentos em va?rios temas relacionados a fe? e religia?o.

Japa 23/09/2020

Um debate relevante
Um belo debate entre um historiador ateu e um padre católico sobre suas crenças ou ausências delas, diria mais que é uma conversa entre dois homens defensores e crentes na humanidade, apesar de suas divergências, convergem quando se trata do lado humano dentro ou fora das religiões. Seria interessantíssimo se todos podessem demonstrar seus ideais de maneira tão sabia quanto esses dois. Portanto eu indico muitíssimo a leitura a todos que crêem e que não crêem.

Marcelo1145 28/09/2021

Até onde somo cristãos, religiosos ou ateu?
Uma discussão saudável sobre crer ou não. Diferentemente de discussões hipócritas, introduz cultura, respeito, reflexões e amor. Alguns ateus são melhores que mil Cristãos!!!

Leandro.Margotti 25/10/2022

Um ateu com fé e um padre sem mistérios
Quando dois amigos de longa data sentam para conversar... Foi isso que aconteceu nesse livro. Um padre muito humano, acreditando em um Deus mais humano ainda. Que sente nossas angústias e dores, mas que também contempla nos alegrias e vitórias.
E do outro lado um ateu com imensa sensibilidade que bem no fundo acredita em algo a mais, só que não restringe a sua existência a esse mistério oculto.

PPSS 28/12/2020

Um bate-papo enriquecedor, num diálogo fluido sobre vertentes completamente opostas mas que ainda assim conseguem encontrar pontos de convergência. Karnal e Pe. Fábio conseguiram com maestria conduzir um debate de ideias divergentes de forma leve. Uma leitura pra agregar e expandir a mente!!!

Jubiii 28/05/2020

Faz aa gente pensar e refletir. Divergir não precisa ser violento e desrespeitoso.
Rápido e fácil de ler.

Rê Klein 02/08/2020

Bate papo com conteúdo
Antes de iniciar o livro, imaginei que apesar do tema, seria uma leitura leve. Demorei mais do que imaginei pois trata-se de uma conversa bem embasada, cheia de história e conhecimento. Um livro que acrescenta muito :)

Eduardo1304 05/01/2022

Um bom debate entre um ateu e um padre.
Um debate respeitoso entre um ateu e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes.
Vele muito a leitura por ser um diálogo de fácil compreensão.

Patrícia 09/08/2020

Um conversar com muito conhecimento, um livro curto, achei que ia lê ele bem mas rápido mas.

Lores / @lores.oliveira 19/12/2020

Leitura fora da zona de conforto, mas surpreendente!
Leandro Karnal e padre Fábio de Melo dispensam apresentações, duas pessoas inteligentíssimas que se reúnem para falar nesse livro, sobre visão de mundo, teologia, filosofia e questões humanas. Não é um embate para saber quem tem mais razão, mas uma conversa sobre fé e crenças entre dois amigos, e que no final, quem ganha somos nós, leitores, com a partilha desses conhecimentos conosco.

Mesmo sendo ateu, Karnal é um profundo conhecedor dos ritos católicos, então é com muito respeito que essa conversa se estende, mesmo em trechos em que há divergência de opiniões. Padre Fábio é sempre muito lúcido e humano em suas palavras e indagações Já era grande admiradora do trabalho dos dois, mas depois da leitura, e dos aprendizados que tive, virei fã.
Apesar das divergências, em uma coisa eles concordam: Jesus é legal, o que ferra é o fã clube!

Ganhei esse livro há uns 3 anos,iniciei a leitura e pouco tempo depois abandonei. Não se se foi falta de empenho para ler ou se realmente não era o momento certo para mim.

Esse ano recoloquei ele na minha meta de leitura e quão grande foi a surpresa e a satisfação de ter lido esse livro. Acho que esse momento foi perfeito para o aprendizado e as lições que eu tirei a partir dessa leitura.
Vivi 17/06/2021minha estante
Deu vontade de ler!

Lores / @lores.oliveira 17/06/2021minha estante
É uma leitura interessante. Não é fácil, mas me trouxe muito aprendizado!

@day_eng 15/04/2020

Instigante
Essa leitura veio em um bom momento na minha vida.
É um diálogo interessante que te faz questionar e procurar respostas sobre suas reais crenças.

Mel Fernandes 03/07/2021

Tenho que ter
Dei esse livro pra minha irmã como presente de natal, com o compromisso dela me emprestar pra ler depois. Terminei a leitura essa semana com vontade de comprar um pra ter pra mim... folhear de vez em quando.... reler quando tiver vontade...

Tirso 20/06/2021

Praticamente um bate-papo de bar mesmo!
Ao mesmo tempo que gostei desse livro, sinto que faltou algo. O formato da escrita por meio de diálogo entre os autores deixou tudo bem natural, parecendo uma conversa de bar mesmo, no início achei isto genial, mas ao final já estava achando um pouco maçante. A impressão que tive é que esse livro poderia ser praticamente uma transcrição de palestra entre os dois, pois notei muito mais um apelo a histórias pessoais do que propriamente a uma reflexão filosófica sobre o posicionamento da crença ou não.

thery 26/09/2021

Ótimo livro
Que maravilha seria se todos nós pudéssemos ter acesso a diálogos saudáveis e enriquecedores desse tipo...
Foi ótimo ler as experiências de Karnal e Padre Fábio de Melo, cada qual com sua subjetividade, acerca da experiência da fé e da religiosidade. Podemos ampliar nossa visão a partir dessa conversa respeitosa, culta e realmente, enriquecedora. Além disso, ela nos permite aprender a importância de ouvir nosso próximo (para entender, não para somente retrucar) na construção de uma sociedade melhor.

Patty 18/09/2020

Crer ou Não Crer apresenta um debate saudável, onde um Padre católico e um ateu não brigam, não desmerecem e nem tentam converter um ao outro, pelo contrário, buscam o que os unem, o interesse pela humanidade, e não o que os diferenciam.
O livro é escrito como um bate-papo, que nos faz sentir como se estivéssemos ali sentados juntos só acompanhando a conversa entre eles.
Leandro Karnal, mostra as visões de um ateu que estudou muito sobre religiões, enquanto o Padre Fábio traz o seu ponto de vista sobre a igreja a qual dedica a sua vida.
Com certeza é o tipo de leitura que agrada a todos, seja você católico ou não, e confesso que no meu caso me ajudou a fazer uma boa reflexão sobre as minhas crenças.
E como diz o Padre Fábio de Melo, que resume bem o livro: "Quem dera nós tivéssemos mais debates que não pretendessem desqualificar a razão alheia, mas conhecê-la. A diferença como um ponto de encontro, e não de divisão."
Enfim, um livro que não é uma aula sobre ter ou não religião, é acima de tudo sobre o ser humano.