Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer Leandro Karnal
Pe Fábio de Melo

Resenhas - Crer ou Não Crer

Kayõ 18/08/2021

O livro é uma conversa entre dois pensadores brilhantes, nos mostra que é possível ter uma discussão saudável e harmônica apesar das ideologias opostas. É uma conversa bastante enriquecedora e atrai a curiosidade do leitor a diversos assuntos citados. Recomendo bastante!

marialuizagama 25/01/2021

Um bom diálogo com diferentes pontos de vista. Como li em algum lugar, é um debate. Não há formas de discussão ou de querer colocar o outro como errado. Uma simples conversa sobre humanismo, como eles dizem, e sobre diferentes formas de acreditar

thabooks 10/08/2019

Crer ou não crer?
Crer ou não crer,
Por Padre Fabio de Melo e Prof. Leandro Karnal.

Bem, fato é que, este livro foi um grande achado na minha vida. É um diálogo intenso e sem reservas entre duas das pessoas mais inteligentes que já tive o prazer de ler sobre. Sem enfatizar ou escolher um lado, a gente pode ver de perto como funciona o entendimento de crer ou não num Ser Supremo que rege o mundo e está a par da vida de todos e sabe tudo o tempo todo.
O Padre Fábio de Melo nos apresenta a um Deus tão diferente, devo dizer que me senti mais perto da cristandade vendo que o Deus que ele crê se assemelha muito ao Deus em que eu particularmente acredito. E é bom ver que existe pessoas com o mesmo discernimento que você em relação a alguns detalhes da vida social. Ele nos mostra um Deus amigo, não vingativo, um Deus que se mostra nos pequenos acontecimentos e detalhes da vida simples, que a gente tem que estar atento e buscando para perceber. Eu acredito Nesse Deus.
O professor Leandro diz como foi simples e natural descobrir que os símbolos e valores de sua então religião não tinham o significado que deveria ter para um cristão. E como foi esclarecedor e gradativo entender que não acreditava. Um conhecedor de religião, dos ritos, da história conta de modo explicativo como entende o mundo sem a existência de uma divindade.
Ambos mostram seu lado e questionam o outro com sinceridade, abertos ao conhecimento de uma vivência diferente e sem ofensas, sem desrespeito. O que torna o diálogo lindo, cativante e surpreendente.
Nesse livro a gente percebe um significado para religiosidade e cristandade, pelo menos eu tive essa sensação. A gente tira a lição que tem tudo é extremo, que ouvir o outro lado pode gerar conhecimento e te desprende de tabus. Certo, que para cada leitor, um livro age de modo diferente. Para mim, esse mudou muito alguns conceitos e preconceitos que eu tinha sobre a vida.
Recomendo.

Ane 20/08/2022

Fé com Sabedoria
Falar de fé e de não crer pode ser bastante conflituoso, mas não para esses dois maravilhosos. Karnal e Fábio são responsáveis, traz reflexões importantes e humanas, necessárias ao crescimento intelectual e espiritual. Como diz Fábio 'Karnal, você é muito mais católico do que muitos que se dizem ser' ... a prática é muito mais importante do que a fala e é essa reflexão que fica em mim ao concluir esse diálogo entre gigantes!

Brnoliver 25/05/2018

Karnal e Fábio de Melo
Ao saber do livro fiquei ansioso por ler ao mesmo tempo preocupado com o que poderia encontrar nele. A proposta parecia com a do Livro "Deus existe?" em que o filósofo ateu Paolo Flores d'Arcais debate religião com o Papa Bento XVI (que ainda não era papa), porém o livro crer ou não crer não exige do leitor uma compreensão muito profunda em filosofia ou teologia, o que não deixa os diálogos menos inteligentes, só é para um público mais geral e ambos os lados (Karnal e Fábio de Melo) parecem ser amigáveis um com o outro, por isso a discussão parece mais entre dois amigos em um barzinho (do ponto de vista positivo) do que uma guerra catedrática. Inclusive não há ofensas em nenhum instante, o Padre parece amigável aos ateus aristotélicos (mesmo que a crença condene ateus ao inferno) e Karnal se limite a dar algumas alfinetadas sarcásticas, inclusive apontando que o padre beira a heresia por ser mais complacente que a Igreja espera...
Como debate eu acho que acrescenta pouco ao conhecimento do leitor, não acho que sirva para alguém mudar sua posição religiosa ou se decidir entre crer ou não crer, porém traz diversas lições de tolerância, alguns raciocínios interessantes, algumas curiosidades do ponto de vista de um ateu e de um religioso, além de ambos contarem parte de seus histórias, às vezes contam algo inesperadamente pessoal.
No geral, Leandro Karnal cativa mais o leitor pelo bom humor e sagacidade, Fabio de Melo é mais sério e suas falas sofrem a limitação de ter que tomar cuidado para não desagradar a instituição católica, ao mesmo tempo torna seus exemplos mais palpáveis e talvez seja muito mais compreensível a todos os públicos. Algo interessante é o fato do Padre beirar a heresia, coml diz o próprio Karnal, e apontar um Deus mais humanista e menos mítico e institucional, enquanto o Leandro Karnal mostra que tem um conhecimento vasto na crença católica por ter vivido intensamente o catolicismo na juventude, alguns pontos do livro parecem que eles trocaram de lado.
Então acho uma boa leitura para quem gosta de ouvir algum dos dois (ou os dois). Vários temas transcendem a discussão principal e isso torna o livro melhor.

Citação: "Osíris existiu por mais tempo que Jesus na crença dos egípcios. Deuses também morrem quando seus adoradores morrem." Leandro Karnal

"De vem em quando alguém me pergunta: 'como é o céu, padre?'. Honestamente, eu respondo: 'Não sei, querido, porque ainda não morri. Estou na mesma situação que você, sem saber como é'." Pe. Fábio de Melo

Carolina 26/02/2021

Interessante
Gostei muito do livro, eles abordaram questões religiosas de uma forma bem leve e descontraída. Lendo o livro me senti como se eu estivesse próxima deles, sentada ali ao lado deles apenas ouvindo a conversa e concordando com a cabeça em alguns momentos.

Marcelo Duarte 02/11/2020

Diálogo sincero, respeitoso e de alto nível
Conversa em alto nível e muito respeitosa. Foi muito interessante conhecer um pouco mais a história dos dois. Os dois proporcionam um diálogo muito inteligente e sincero, inclusive com algumas alfinetadas reflexivas sobre suas convicções (ou falta delas). É um diálogo que nos faz pensar na dimensão do sagrado e do secular. E mais ainda, nos faz ver como é necessário a tolerância, a humanidade, o diálogo, em um mundo cada vez mais os indivíduos estão fechados ao diálogo.

Vitoria Caroline 18/07/2022

Por mais que a narrativa da forma apresentada não ser a das minhas mais favoritas, gostei de todo conteúdo apresentado, não sei se por o assunto em si ser algo bastante interessante e questionador ou simplesmente por ter despertado algo que me interessasse.
Karnal consegue sempre ser fenomenal e ao ler é como se estivesse o ouvindo debater e apresentar suas ideias.
Indico a leitura com toda certeza.

Lu Poli 14/07/2020

Um dos melhores livros que já li
Quem não tem deus, que tenha pelo menos aristóteles - Pe. Fábio
Amém - Leandro Karnal

O livro é exatamente o que ele promete ser!
Uma conversa sem rodeios entre um Padre católico e um historiador ateu

Pra mim, foi um dos melhores livros que li no ano, até arrisco dizer que na vida .

A leitura não se resume somente ao debate ateísmo x cristianismo, Pe. Fábio e Karnal dão uma surra de cultura no leitor. O livro vai muito além desse embate, falam de autoconhecimento, cancelamento, entre outras questões muito importantes de serem debatidas atualmente. Diria que tem um ótimo repertório para redação .

Ambos homens inteligentíssimos, ao decorrer do livro hora nenhuma um tenta provocar o outro, ou forçar a ceder para o seu lado. Realmente um diálogo entre dois amigos, apenas, com divergências ideológicas .

Padre Fábio narra como ingressou no catolicismo, da onde veio a sua vontade de exercer o sacerdócio. Já Leandro, que já tinha sido religioso por muito tempo conta como virou ateu. Tudo isso respeitando os ideais um do outro

Minha parte preferida é a que Karnal diz que deveria existir uma religião chamada Fabinismo e ele seria um Fabiano se referindo aos ideais religiosos de Padre Fábio.
Mostrando mais uma vez como os ideais de ambos muitas vezes se conectam! Principalmente de uma forma humana.

Gosto de dizer que hora nenhuma as suas falas divergem, pelo contrário, as considero complementares. Assim como tratam no livro
A ciência e a religião não são rivais, elas se
complementam

Sabrina 01/08/2023

Conversa franca e respeitosa sobre religião - e a falta dela
O livro é muito interessante, rico em conteúdo religioso e filosófico. Um padre e um ateu expõem seus pontos de vista, em forma de diálogo, acerca de 7 temas, como fé x ciência, o papel da igreja, morte, etc. A ideia central do livro não é estabelecer ou tentar convencer as pessoas se devem crer ou não, mas sim de como é possível encontrar pontos em comum entre pessoas com ideias tão contrárias, mantendo o respeito, a empatia e exercitando a capacidade de ouvir, acima de tudo.
Chrisley.Cartaxo 02/08/2023minha estante
Já me falaram dessa livro e dessa conversa.

Ferreiro 15/01/2023

Fundamental
O diálogo entre dois opostos abre reflexão acerca do debate como ferramenta de troca de conhecimentos.

Keli 01/03/2021

Reflexivo
Gostei da leitura, é um bate-papo que aborda diversos assuntos atuais, eles são discutidos com leveza. Me senti ali, sentada junto a eles em uma sala, apenas escutando seus pontos de vista e comentários sobre os assuntos.

"Não estamos sós, mas a crueza não se dissipa só porque cremos. Há fatos que não poderão ser alterados, sofrimentos que não poderão ser evitados. Mas Deus me sustenta. Minha fé não pode me colocar sob a ilusão de que Deus viverá por mim o que a mim cabe viver. Ela me fará perceber a Sua presença me sustentando, e só. "

"Somos o lugar onde Deus ressoa. Sua ação em nós consiste em nos fazer agir. Ele está antes de todo movimento humano, como um alicerce antecedendo e permitindo o equilíbrio das paredes. Ele é antes de nós, em nós, misteriosamente em nós. Sob sua graça vivemos. É ela que sustenta, mas sem nunca dispensar o nosso empenho. "

Keila 18/06/2021

Diálogo leve, esclarecedor, com ótimas referências, mas não poderia ser diferente, afinal Leandro Karnal e Fábio de Melo sempre nos surpreendem. Independe de crer ou não crer, é uma ótima leitura.

Leticia.Vitoria 17/02/2021

Diálogo com muitas reflexões
Livro repleto de reflexões em seus diálogos.
Gostei muito que Cada um colocou seu ponto de vista sem desrepeitar a opinião do outro.
Um livro que vale muito a pena ler.

Emi 16/12/2020

Adorei, recomendo demais
Me identifiquei muito e me peguei concordando com diversas falas de ambos em vários momentos, para mim foi uma leitura leve e esclarecedora.
Foi incrível ler um debate tão respeitoso e inteligente, ambos conhecem muito sobre o que estão debatendo e foi uma leitura muito boa para mim.