Пикник на обочине

Пикник на обочине Irmãos Strugátski

Resenhas - Piquenique na Estrada

Alexandre 08/07/2021

História completamente envolvente, nós fazendo parar para pensar em nossa significância no universo, sendo ainda assim uma leitura leve e fácil sem nós permitir parar de ler por muito tempo, pelo suspense que a trama levanta.
Um ritmo de aventura bem diferente dos autores tradicionais que leio, que geralmente são brasileiros ou norte americanos.

Alfredo.Gomes 20/06/2021

"Respostas caídas do céu...
Para perguntas que ainda não aprendemos a fazer"

Personagens profundos, ambientação extremamente bem feita (os lugares, principalmente a "zona" viram ótimos personagens) e várias discussões sobre humanidade, propósito e até mesmo inteligência.
Uma das abordagens mais originais sobre o contato de seres extra-terrestres.

É o excelente Piquenique na Estrada!

@juliosanttana 12/06/2021

Um livro de ficção científica originalmente publicado na década de 70, escrito por autores russos em plena união soviética na decada de 60 no período da guerra fria.
Uma abordagem diferente sobre contato extraterrestre, e o homem sendo confrontado por sua insignificância.

Matheus Bonfim 07/06/2021

Leitura incrível
Comecei esse livro sem saber direito o que esperar e me deparei com uma história cativante e que me fez ler sem parar, quando possível, se não tivesse obrigações teria terminado ele de uma só sentada.

Helena Solo 01/06/2021

Piquenique de expectativas não alcançadas, mas gostei
Gostei da história, achei interessante acompanhar esses personagens se relacionando com a Zona e como eles são dependentes dela.
Mas eu acho que criei uma expectativa de como a história ia começar e seguir que me fez ficar um pouco desanimada no meio da leitura.
Ainda assim, gostei do livro e normalmente eu gosto quando as ficções científicas tem final aberto, então aprovado kkkk

bartoleti 23/05/2021

Ficção de visita alienígena, porém sem alienígenas
Imagine estar em um mundo que recebe a tão esperada visita de seres do espaço. E esses seres simplesmente nos ignoram. Não se comunicam conosco, não deixam pistas significativas, não sabemos de nada...
Esse é o pano de fundo da historia contada em Piquenique, um livro que te prende com sua leitura fácil e rápida.

Mialle @mialleverso 22/05/2021

Altas expectativas não ajudam ninguém
Piquenique na estrada é um livro russo que conta sobre a cidade de Harmont e seus habitantes depois que uma visitação alienígena ocorre. Os visitantes deixam várias coisas para trás criando Zonas que são proibidas e muito perigosas, mas que ainda assim atraem as pessoas para explorar.

Um conceito incrível essa ideia de uma visita extraterrestre onde os aliens não se importam nenhum pouco com a humanidade e estão provavelmente meio que só de passagem e tanto faz.

Um livro cujo conceito supera a execução, infelizmente.

Não é um livro ruim, não achei ruim nem nada do tipo, mas é uma ideia tão interessante que acho que imaginei algo que nem eu mesma sei, mas não foi o que vi. Os personagens são todos muito interessantes e suas histórias também.

Talvez algumas pessoas se frustrem pelo pouco que se acaba sabendo sobre a Zona e seus objetos, algumas coisas são apenas mencionadas e só é possível imaginar o que elas podem fazer, situações bizarras, coisas terríveis e curiosas e todas apenas de passagem realmente podem gerar alguma frustração.

Achei um livro bom, mas existe um diálogo mais ou menos no meio do livro que é certamente uma das melhores conversas que já li entre dois personagens e me parece que foi escrito junto com o conceito do livro.

Recomendo sim, mas acho que se o leitor for segurando a onda da animação que a sinopse dá, o livro vai ficar melhor.

_Du_ 09/05/2021

Estranho..m
É estranho... Mas o engraçado que gostei (Não do final) mas da jornada até lá... É interessante notar que todo o trajeto até o fim abrupto eu estava gostando. Fica uma sensação estranha...

Gu 05/05/2021

Ufa!
Eu só queria terminar logo esse livro, que ficou muito abaixo das minhas expectativas. E digo isso com muito pesar, já que os clássicos ficam e a minha opinião some com o tempo.

Bem, na minha opinião, apesar do livro ter muitos defeitos, os autores criam uma história curiosa, não através dos personagens e nem pelo que é ditos por eles, mas sim pela Zona.

A Zona é a personagem principal da história e pouco é dito sobre ela pq pouco se sabe. Sem dúvidas os pontos altos da história são os que envolvem personagens dentro da Zona ou as consequências da exploração pelos stalkers, pois as vidas dos mesmos me parecem meio irrelevantes.

Uma história que não vai agradar a todos, por ser muito arrastada e não ter personagens cativantes, mas que vale a leitura por ser um clássico da ficção científica, nada mais.

lexsouza 28/04/2021

Perspectiva
Enfim entendi as nuances do filme Stalker lendo esse clássico da ficção científica russa que inspirou Tarkovsky. E se nós fossemos as formigas no piquenique?

Thiago Araujo 24/04/2021

Vontade de dar mais estrelas...
Piquenique na Estrada é um livro tão diferente do comum, que me deixou indeciso na hora de dar as ?estrelas? e na hora de escrever essa resenha.

Antes de mais nada é bom um pequeno resumo da premissa e do enredo: alienígenas que vieram ao nosso planeta e deixaram objetos e rastros, que fazem parte agora do que somos ou podemos ser ou que podem nos transformar definitivamente.

A obra aborda uma forma como a humanidade poderia abordar o acontecimento, ainda que tenha sido uma abordagem um pouco simplista demais.

Até aí, tudo bem. Um pouco longe do que seria se fosse um caso real. Mas agora o foco são alguns pontos fatuais do livro:

Achei que os personagens poderiam ser menos caricatos, as transformações um pouco mais bem explicadas, as amizades e relacionamentos mais bem resolvidos e apresentados. Tudo isso tirou ponto da avaliação.

Mas tudo é tão envolvente e curioso, que você não consegue parar de ler, pra saber como aquilo vai acabar. Você não sabe se a humanidade vai perder ou ganhar, nem mesmo se as pessoas estão preocupadas realmente com aquilo.

É incrível como a gente passar a gostar dessa confusão... será que era essa a intensão??? Escrevi isso tudo e ainda tô na dúvida. Enfim, acho que vale a pena conferir. É diferente, sem dúvida!!!

Letícia Goliczevski Medeiros 16/04/2021

Tinha muito potencial
O que eu não gostei:
Os primeiros e últimos 10% da história eu estava investida na leitura, o resto foi completamente empurrado com a barriga, uma leitura arrastada.
Nada muito relevante acontece no meio do livro. Os autores introduziram alguns elementos que não foram bem aproveitados (o relacionamento do Redrick com a filha, por exemplo) e toda esse parte me pareceu um pouco vazia e sem propósito. Além disso, a história não focou muito na parte científica e sim na vida do stalker contrabandeando as peças, o que achei uma pena.
Não consegui me conectar nem gostar de nenhum personagem, principalmente do protagonista que é excessivamente agressivo. O livro também tem partes bastante machistas, e mesmo sabendo que foi publicado em 1972, foi algo que me incomodou bastante e me afastou ainda mais da história.

O que eu gostei:
O livro traz hipóteses e reflexões interessantes sobre a Visitação, principalmente sobre o egocentrismo da humanidade e as expectativas sobre o primeiro contato com alienígenas. A própria explicação para o título "Piquenique na estrada" é muito criativa, tem tudo a ver com a história.
Os capítulos que narram as expedições à Zona são os que mais prendem a atenção.

Resumindo, acho que a leitura valeu a pena só pra conhecer esse clássico da FC, mas não foi uma experiência muito agradável. Ficou aquele sentimento de potencial desperdiçado.

Lendo no mato 11/04/2021

Ficção científica das boas
Em tempos onde se lê sobre pós terror, Piquenique na estrada, de 1971, seria um pós invasão alienígena. Pois essa é a plot do livro.

Alienígenas visitaram a terra em 6 locais específicos, 6 zonas, após terem ido embora, essas zonas tornaram-se altamente contaminadas e perigosas para os humanos. Porém resquícios de sua tecnologia avançada ficaram nessas zonas, o que as tornou em locais de estudo por parte do governo e também em locais de grande circulação de piratas ou caçadores de tesouro, os stalkers.

É o segundo livro que leio desses autores, até porque são os dois que tem traduzidos para o português. ????? E ao compará-lo com o primeiro, É difícil ser Deus, esse é bem melhor. Tem uma leitura bem leve e instigante que não se deixa cair na galhofa sem conteúdo de um page turner qualquer.

Entre as coisas legais a se destacar sobre esse livro temos a explicação para o título que é simplesmente sensacional. Não vou dar muito spoiler, mas fala muito sobre a prepotência humana. Mais especificamente de nossa insignificância num contexto de infinitos universos.

Enfim, uma ficção científica bem legal mesmo. Agora é ver o filme, lançado em 1979.

Agradeço ao pessoal da @pulitzerquepariu pela indicação. ?