Пикник на обочине

Пикник на обочине Irmãos Strugátski




Resenhas - Piquenique na Estrada


162 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Niki Pádua 08/11/2022

???
A ideia desse livro é muito boa, mas infelizmente eu não gostei de como ela foi executada. Senti falta de um fio condutor da história, até o final você não sabe pra onde ela tá te levando e qual e o ponto daquilo tudo. Entendo que a grande sacada desse livro tá nos questionamentos que ele levanta e isso é realmente bem legal, assim como os elementos de FC que são super interessantes, mas simplesmente não funcionou tão bem comigo.
comentários(0)comente



joao 30/10/2022

Such is life in the Zone...
"Roadside Picnic" foi escrito em 1971 e publicado em 1977 pelos irmãos Strugatsky; embora a obra em si não seja tão interessante quanto o filme (ou até a série de jogos), foi aqui que pela primeira vez surgiram os conceitos de "Stalker" e a "Zona" e isso meu querido leitor, significa tudo.

Um "Stalker" é fundamentalmente: um Mercenário. Tudo que eles desejam podem ser resumidos em duas coisas somente: dinheiro e liberdade.

Mas não deixe isso te enganar, a "Zona" é um lugar cruel, o ambiente de trabalho dos Stalkers, os únicos loucos o suficiente pra isso. Ser um Stalker é como trabalhar em uma Fábrica no início da Revolução Industrial, você PRECISA do dinheiro que ganha e não tem muitas opções acessíveis mas a insalubridade é altíssima.

No Universo de Piquenique na Estrada, a Terra foi visitada por extraterrestres, que não deram a mínima para nós e deixando para trás um lugar que chamam de Zona, que é totalmente contaminado pelas coisas que esqueceram durante sua visita. O trabalho do Stalker é coletar o que foi deixado, os chamados "Artefatos"; mesmo sendo um processo que destrói seu corpo e mente, no sentido literal.

Nota: 3.5/5, o livro é mais ou menos, mas se você se interessou pela ambientação, o Filme e os Jogos são PERFEITOS.
comentários(0)comente



Paulo.Vitor 28/10/2022

Alienígenas visitam a terra, fazem seu piquenique na estrada, deixam seus restos de comida, suas ferramentas velhas para trás, e as formigas (humanos) fazem a festa.
Este não é um livro com foco numa história narrativa super complexa com começo meio e fim, é mais uma criação de universo com alguns questionamentos sobre o ser humano, e nessa proposta, o livro se sai muito bem.
A leitura é gostosa de se fazer, pode muito bem ser feita em 3 dias.
Quanto a história, um dos personagens principais tem um desenvolvimento interessante, mostrando de verdade suas intenções e desejos.
Apesar de ao final, os dois autores dizerem que este, não tem intenções de ser um livro com nenhuma crítica política, é possível perceber sim, alguns momentos em que existem analogias que se encaixam perfeitamente também para a União Soviética, diria ainda, que estas, são mais opiniões positivas do que negativas, e isso é bem interessante.
A edição da Aleph é muito boa como sempre dessa editora.


comentários(0)comente



arabella 04/10/2022

"a humanidade é irrelevante"
Peguei esse livro para ler porque me interessei pelo fato de ele ser uma ficção científica fora do eixo estadunidense e por curiosidade de como seria uma história nos moldes da União Soviética.
Infelizmente, achei o livro bem mediano, sinto que falta nele um "plot" principal, um fio narrativo que conecte os fatos, "Piquinique na Estrada" parece mais uma coletânea de contos sobre esse mundo onde alienígenas nos usam como depósito de lixo, do que uma narrativa em si. Alguns elementos da trama são jogados e mal explorados, a ambientação, que apesar de ter me despertado curiosidade, foi mal aproveitada aqui, mesmo tendo um potencial enorme.
Apesar de tudo, me agrada o que os irmãos ABS tentam fazer no sentido de inovar o estereótipo do protagonista padrão de ficção científica, apresentando um homem comum e não um acadêmico, eles optam por abandonar o elitismo e a valorização exacerbada do intelectualismo. Gosto bastante das reflexões existencialistas apresentadas pelo personagem do Dr. Pillman, gostaria que tivessem abordado mais esse lado filosófico da trama. Enfim, apesar de não ter gostado tanto, foi uma experiência positiva e espero conseguir dar uma chance para outros livros dos autores.
comentários(0)comente



Nicolas 23/08/2022

Good hunting STALKER!
Dispensa apresentação, scifi russo de extremo peso político alegórico e também que serviu de inspiração pra ótimos filmes e jogos
Não é de se apegar a personagens e também não é uma historia muito longa, uma leitura bem rápida que no fim é de uma reflexão prazerosa e bem significativa
entraria na zona/5
comentários(0)comente



Kardec 27/07/2022

Grandioso a sua maneira
Esperava algo muito diferente do que li aqui, mas não estou decepcionado. Achava que seria uma estória com foco nos extraterrestres e coisas do gênero, porém o que encontrei foi mais algo sobre como nós lidaríamos com uma situação de "visita" e sobre nossa própria pequenez diante de uma indiferença por parte dos "visitantes". Gostaria que tivessem explorado mais alguns elementos do livro, mas entendo que esse não era o foco dos autores, foco este, que era mais político e reflexivo do que um mero escapismo onde "Ets" matam humanos. Mesmo assim não seria de todo ruim ter um pouco dos dois mundos.
comentários(0)comente



Pedro 14/07/2022

Asqueroso
De longe o pior livro que tive o desprazer de ler. Tudo nesse livro é péssimo, minha dica é evitar qualquer coisa relacionada a esse livro.
comentários(0)comente



Marcio Claver 22/06/2022

Piquenique na Estrada
Após uma visita de extraterrestres de uma maneira inexplicável, não testemunhada por ninguém, apenas através da descoberta de “Zonas”, lugares sujeitos a uma espécie de irrealidade fora das leis naturais, onde nada é o que parece.
comentários(0)comente



val 20/06/2022

vish
talvez eu tenha criado muitas expectativas pra esse livro mas a história não me cativou da forma que eu esperava, acho que talvez eu tente reler daqui a uns anos mas esse contato inicial não me empolgou muito
comentários(0)comente



Patty Lima 31/05/2022

O que restou da festa
Consegui finalizar essa curiosa aventura. Confesso que esperava um desfecho melhor e algumas explicações de fatos e personagens descritos de forma estranha no enredo, como a filha e o pai de Redrick. No geral é uma boa leitura, apesar das lacunas ?
comentários(0)comente



Hiego 16/05/2022

A cidade de Harmont está mudada. Desde que foi palco de uma das várias invasões alienígenas na Terra, o clima é de incerteza e medo. Os visitantes anônimos não se comunicaram com os terráqueos, e assim deixaram a humanidade com questionamentos aterradores. Nos locais onde eles estiveram, agora zonas proibidas, fenômenos perigosos continuam acontecendo.
comentários(0)comente



Zbr 03/05/2022

Momentos apreensivos engraçados, o ruivo é um ótimo protagonista e as alusões a união soviéticas são recorrente no livro, achei fantástico o porque o nome do livro é piquenique na estrada e da ambientação da zona, muito bom livro.
comentários(0)comente



LUNII 23/04/2022

Fiquei muito curiosa para ler, foi escrito quase no fim da União Soviética e tem uma premissa parecida com os livros que eu gosto, inclusive, Aniquilação do Jeff Vandermee. O livro é muito curto e simples, aliens vieram para terra se apossaram de uma cidade, deixaram um monte de cacareco bizarro, mudaram toda a biodiversidade desse local e foram embora. Desde então, a humanidade estuda esse fenômeno e além de tudo, existe um contrabandeio de materiais da zona e pessoas que se arriscam a encontrar esses objetos para vender, são conhecidos como stalkers.
O livro é muito direto, não explica coisas, não tem os diálogos expositivos, algumas vezes sim, mas nada demais, o mistério das visita é muito interessante para a narrativa, nos sentimos perdidos tanto como a humanidade, não se tem um porque, só as consequências. Brinca com a ideia de sermos tão pequenos em um universo tão vasto.
Mas os personagens não são tão memoráveis, apesar de serem bem construídos trazendo um lado mais ''chulo'' , com muito xingamento, bebidas e cigarros em todos os parágrafos.
Mas, eu acho que a última coisa que acontece, quebra um pouco a narrativa criada, ainda não sei se gostei do final.
É um livro legal e deve ser lido, por todo seu contexto, mas poderia ser melhorzinho, talvez seja pq esperava muito visto tudo que o envolve.

Uma coisa legal é que no final tem uma nota do autor explicando todo o processo de tentar pública o livro na união soviética, é um adendo histórico muito interessante.
comentários(0)comente



Igor.Matias 18/04/2022

O grande "problema" da visitação são os humanos
Um livro bom para quem deseja fugir das narrativas tradicionais de invasões alienígenas. Ao focar mais nas implicações humanas dessa visitação do que nos próprios seres "de outro mundo", o livro trás uma série de questões interessantes sobre a nossa capacidade de enxergar e dar sentindo as coisas que nos cercam. O que mais gostei foi a forma como ele escancara a dificuldade da raça humana em lhe dar com a suposta indiferença dos visitantes com os "donos do lugar". Uma boa leitura, mas acredito que ficaram muitas coisas em aberto já que, para além dos diálogos cheio de questões existência, há uma história sendo contada. Gostei, mas esperava mais.
comentários(0)comente



162 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR