O Inimigo de Deus

O Inimigo de Deus Bernard Cornwell...

Resenhas - O Inimigo de Deus

ramonlessa 06/05/2021

Wow!!
Que leitura incrível, a cada página eu amava mais a história de Derfel e sobre Artur... já na expectativa para o próximo livro.

Léia Viana 21/06/2023

#12livros para 2023 - Livro de Maio.
"O destino é inexorável."

Que livro incrível!

Um dos elementos que fica bem nítido nesse segundo livro da trilogia, é o conflito. Como Merlin menciona ao longo da história, os deuses antigos não gostam de ordem; eles anseiam pelo caos porque é no caos que eles reinam. Tudo isso porque a paz finalmente reina entre Artur e seus companheiros. Entretanto, fica muito claro para o leitor que a paz, ao menos para aquele povo, era de fato entediante; e isso fica implícito na maneira que Cornwell descreve essa passagem no livro.

Além de abordar e aprofundar a história de três religiões: o paganismo (Britânia, que era centralizado nos deuses), o cristianismo (que surgiu com a chegada dos romanos e que estava se alastrando pela Britânia), e, a última, a egípcia, melhor, a mitologia egípcia e que tem todo um peso para o destino das personagens nesse segundo livro, por conta das tramas e as armadilhas, Cornwell vai ainda mais além na luta de Artur em expulsar os saxões e os cristãos.

Aqui, cabe um parênteses: fica muito claro neste livro que todo o radicalismo e excessos em nome da religião, independente de qual seja, é destruidor.

"O Inimigo de Deus" é cheio de reviravoltas que deixam o leitor tenso e ansioso para descobrir logo o que acontecerá. Até os momentos de pura calmaria marcam a narrativa, porque ficamos na expectativa que ela pode ser ilusória.

Merlin, que no primeiro livro, aos meus olhos, era mais mistério e o conheci pouco na história, mas o suficiente para ser marcante; neste segundo livro fica claro o quão debochado, sábio, diabólico ele é, mas aqui sua magia vem mais de truques e crenças do que magia. Mesmo assim, é um dos melhores personagens do livro e sua presença na história é sensacional.

Na realidade, todos os personagens são muito bem construídos e inesquecíveis! O que senti lendo nesses dois livros da trilogia foi o mesmo que senti quando li "Os Miseráveis", de Víctor Hugo, uma ansiedade imensa para ler tudo e uma vontade que não acabasse nunca.

A irmandade da Britânia criada por Artur, a tão famosa Távola Redonda e todo o mistério que a cerca é muito bem explicada, assim como o título nesse segundo livro que é perfeito. Aliás, tudo é muito bem entrelaçado e construído aqui. A história de Tristão e Isolda é de partir o coração.

Para variar, já estou na metade do terceiro e último livro da trilogia, "Excalibur" e não queria que acabasse de tão bom que é.

Leitura recomendada!

Qnat 27/12/2021

Eu sei que ainda há um terceiro livro, mas já estou sofrendo de depressão pós-trilogia com adiantamento

Emerson 29/03/2021

Cornwell surpreendendo mais uma vez
A narrativa do Cornwell consegue te transportar para o mundo de Arthur de uma forma incrivelmente real, misturando ficção com religiões e a própria história da Britânia, e evoluindo de uma forma tão boa que você não quer parar de ler!

Sensacional!

O Crowler 18/04/2021

Viciante de ler.
Sério, a política um pouco mais explorada, personagens em conflito consigo mesmos, batalhas bem escritas e tudo tão coerente, bom demaaaaais.

Wania Cris 01/04/2021

O destino é inexorável
Eu não sou digna de resenhar essa obra prima, seria um desrespeito tecer qualquer tipo de comentário sobre essa pintura...

Irretocável. Perdão, eu não sou mesmo digna.

Gabms 21/02/2022

Impecável
Em "O Inimigo de Deus", continuação de "O Rei do Inverno" acompanhamos Artur em sua campanha de unificar a Britânia.

Nesse volume temos romance (?), traição e diversas batalhas. O autor usa uma fórmula diferente de suas outras obras neste livro. Cornwell geralmente opta por manter a batalha mais esperada para o final do livro. Isso de certa forma acontece, mas não é uma batalha que nos espera no final, e sim o momento em que Artur confronta àqueles que o traíram. As batalhas são apresentadas do início ao fim, assim como em outros livros do autor.

No segundo volume da Trilogia, nos deparamos com uma Britânia dando os primeiros passos para se tornar uma terra de paz e união. Artur possui o grande sonho de unificar a Britânia e isso o leva a declarar guerra contra todos os saxões. Nesse cenário, o cristianismo começa a avançar por toda a Britânia e ameaça a tão sonhada paz de Artur. Os cristão querem destruir o paganismo, o que coloca o próprio Artur em perigo.

"O Inimigo de Deus" se consagra como a continuação perfeita de "O Rei do Inverno". Começarei a leitura do terceiro volume com muita expectativa, confesso.
Renato 22/02/2022minha estante
Obra incrível, estou terminando, estou na parte que Modred manda Artur e Derfel atrás do Ligessac (sobrevivente da traição da mãe do Rei) para capturá-lo.

Gabms 22/02/2022minha estante
Daí pra frente é faca na caveira hein

Will 29/03/2022

Sequência digna
Uma leitura incrível, assim como o primeiro livro já foi, normalmente tenho problemas com o segundo livro de algumas trilogias, mas não foi o que aconteceu aqui, a história continua muito boa e com acontecimentos até mais impactantes que os anteriores. Mesmo sendo um livro um pouco mais lento pra ler, pelo menos pra mim, sempre me deixava querendo ler mais e saber o que aconteceria nas próximas páginas.
A evolução dos personagens é nítida e só me deixou mais apegado a eles, quando Derfel lembra de seu passado é quase como se eu estivesse acompanhado ele por vários anos e acho isso importantíssimo, pois me faz entrar de cabeça nesse universo maravilhoso.
O final é bem amargo, não tem toda a empolgação das batalhas igual no final do primeiro, mas não deixa de ser ótimo, pois passa exatamente o sentimento dos personagens, uma sensação de que agora as coisas estão como deveriam, mas que me fez pensar em quais foram os custos para isso. Espetacular como a escrita do Bernard Cornwell é apaixonante, mal posso esperar pelo último livro.

Gabas10 03/05/2023

Muito superior ao primeiro livro
Esse livro sem dúvida foi superior ao primeiro livro em todos os aspectos, com uma escrita muito boa e uma trama cheio de conspirações e ação Cornwell mostra mais uma vez o porque tá se tornando o meu escritor favorito. Uma história que eu não queria parar de ler, um final muito bom, já estou ansioso pra ler o terceiro e último dessa trilogia ??.

Nalia 31/08/2021

Perfeito
Uma continuação incrível em todos os sentidos, abrindo mais as portas da história pra religião e a trama é inesplicável o quanto que te prente

Peter.Molina 27/03/2023

A trilogia arturiana avança
Neste segundo volume, temos a continuação da saga de Arthur ,com cenas de batalha impressionantes, muita ação, magia e vingança. Um livro que te prende do início ao fim, com uma leitura agradável e instigante. Os personagens são muito bem construídos, com suas qualidades e imperfeições, e não tem como você não torcer pelo destino de alguns. Um livro que proporciona momentos de muita aventura e emoção.

Machado 18/01/2021

O Inimigo de Deus
"[...]Observe Artur, porque quando pensar que ele está perdido, quando tudo parecer mais obscuro que nunca, ele o deixará atônito. Ele sairá vitorioso[...]". Este segundo volume mostra de verdade quem é Artur, seu a força e determinação em frente aos desafios, sejam eles físicos ou emocionais. Adorei esta obra, e indico, ou mais ainda, sintam-se obrigados a lerem essa trilogia magnífica, com certeza não se arrependerão ;).

Elaine Messias 13/06/2021

A saga de Arthur
Contra todas as chances, Arthur, o guerreiro da Dumnonia, alcançou a paz entre os antagônicos reinos Britânicos e se prepara para marchar com seu exército contra os Saxões. Merlin organiza uma aventura perigosa nas terras do inimigo mais terrível da Britânia, em uma tentativa de recuperar uma antiga relíquia que vai ajudá-lo a restaurar a Britânia à sua glória passada. Enquanto isso, os inimigos de Arthur o cercam, prontos para destruir seu mundo para lucro pessoal.

Brenda 06/10/2022

O destino é inexorável
A continuação da missão arturiana de conquistar a paz na Britânia, expulsar os saxões e impedir seus avanços. Como homem incrédulo, ele não esperava que na terra da magia os deuses semeavam o caos e, como dizia Merlin, desprezavam a ordem que Arthur tanto buscava. O resultado disso é a frágil estabilidade desmoronando entre guerras e mais guerra, pelas mãos do insuportável Lancelot e pelo fanatismo cristão. Assim, Arthur ganhou a alcunha de inimigo de Deus, visto que governava segundo a ordem, a justiça e seus juramentos, e não com a fixa missão dos fanáticos de expurgar a terra dos "pagãos". O livro é muito bom mas o primeiro, na minha opinião, é ainda melhor.

Bianca - @ZumbiLiterário 08/07/2020

História mto bem amarrada, começos de capítulos mais tranquilo, mas do meio do capítulo o final de tirar o fôlego. A única coisa que me incomoda são os capítulos longos