A floresta sombria

A floresta sombria Cixin Liu




Resenhas - A floresta sombria


123 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 16/08/2018

Sugestão de Leitura
"Floresta Sombria" é o segundo volume da trilogia "Remembrance of Earth's Past". Caso você queira ler sobre o primeiro livro, "O Problema dos Três Corpos", acesse este post. Além disso, a trilogia se enquadra no gênero hard sci-fi, ou seja, é uma obra com foco na veracidade das informações científicas e suas hipóteses, tendo uma maior consistência e um maior embasamento do que as obras soft sci-fi. Se você se interessa pelo assunto, recomendo navegar por este link: Os 13+ Tipos de Ficção-Científica.

Publicado em 2008, "Floresta Sombria" prossegue com a premissa básica de que toda civilização está predestinada a um ciclo de começo-meio-fim e, desta forma, a Humanidade se aproxima de seu inevitável fim. No prólogo do livro, somos apresentados a Luo Ji, que virá a ser o maior protagonista da estória. Ele conhece Ye Wenjie, a protagonista do livro anterior, que lhe dá dicas de como realizar um estudo adequado das civilizações, sejam elas terrestres ou extraterrestres, pois todas as civilizações do Universo estão sujeitas às mesmas leis - e esta é a segunda premissa da obra.


No final do primeiro volume da trilogia, o leitor se depara com o conceito dos sófons. Os sófons são pequenas partículas de Inteligência Artifical alienígena que vigiam tudo o que a Humanidade faz e, por isso, descobrem todas as evoluções tecnológicas e todos os planos para impedir que Trissolaris invada a Terra. Os sófons também permitem comunicação entre os trissolarianos e alguns seres humanos, mas ambos não conseguem entender as nuances e os comportamentos uns dos outros, o que resulta em frustração e falta de entendimento. Assim, a data da invasão da Terra se aproxima e ninguém sabe como impedir o fim da Humanidade.

Diante deste obstáculos, criam-se as Barreiras. As Barreiras são quatro pessoas escolhidas para bolarem um plano de salvação da Humanidade. Porém, elas não podem compartilhar seus objetivos ou estratégias, pois os sófons ficariam sabendo. As Barreiras precisam dissimular, mentir, enganar e fingir para desviar a atenção dos trissolarianos e, ainda assim, conseguirem executar seus planos. Luo Ji é eleito uma Barreira e sua falta de capacitação é visível, afinal, as outras três Barreiras são militares, engenheiros e neurocientistas, enquanto Luo Ji é uma pessoa comum. Como ponto negativo, foi um pouco óbvio que todas as Barreiras iriam falhar, deixando Luo Ji como "última esperança da Terra".

Depois, um longo período de tempo passa - 200 anos - e vemos uma especulação de como seria a Terra no futuro. Esta foi a parte mais legal do livro, na minha opinião, pois Cixin Liu explora quais teriam sido as guerras destes 200 anos, quais mudanças tecnológicas teríamos (ou não), como a política e a geografia da Terra estaria reorganizada, entre outros aspectos. Para mim, o livro podia ter ido direto para esta parte, pulando a plot das Barreiras.

Senti falta de representatividade neste volume. No primeiro livro da trilogia, tínhamos a astrofísica Ye Wenjie como uma ótima personagem feminina. Aqui, só temos personagens masculinos como relevantes para a trama e são todos, mais ou menos, iguais. Isso é uma coisa que não canso de me desanimar em obras de ficção-científica, ainda mais hoje em dia. Temos o ótimo exemplo de "Aniquilação" de Jeff VanderMeer que, espero, comece a mudar este panorama chato, monótono e meio machista.

Um dos pontos importantes que o livro traz à tona é a questão da dificuldade de comunicação, seja entre pessoas num relacionamento, entre povos de uma mesma civilização ou entre civilizações completamente distintas. De forma geral, Cixin Liu mostra que grande parte dos desafios enfrentados pela Humanidade são derivadas destas dificuldades de comunicação que, uma vez solucionadas, permitem que os conflitos sejam resolvidos de forma favorável para todos.

Uma das coisas que gosto na escrita de Cixin Liu é que ele inclui emoções e sentimentos na ficção-científica, que costuma ser um gênero sem lirismos ou, como costumo dizer, seco e objetivo. Cixin Liu traz uma subplot de amor bonita (embora um tantinho misógina, mas vou deixar passar esta problematização) e, mesmo a Humanidade estando prestes a ser exterminada, terminamos o livro com uma sensação de esperança e de paz. Embora o enredo tenha ficado um pouco bagunçado por causa das Barreiras, de forma geral, é uma ótima ponte para o final da trilogia, que estou muito ansiosa para ler.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com/2018/08/sugestao-de-leitura-floresta-sombria-de.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Taverna do Pergaminho 12/05/2019

REVIEW - A Floresta Sombria - Cixin Liu - Confira no canal e participe dos sorteios :)
REVIEW - A Floresta Sombria - Cixin Liu - Confira no canal e participe dos sorteios :)

site: https://www.youtube.com/watch?v=lNXMXUeuN6c
comentários(0)comente



Aelita Lear 07/02/2020

TeamTrissolaris
Vamos falar de literatura chinesa?
Todo mundo falando mal da china por causa do corona vírus e eu surtando com "A floresta sombria", continuação do "O problema dos três corpos".
Tenho um carinho especial pela China porque ela foi a responsável pela Terceira Guerra Mundial no mundo de Pangea ? ?
Brincadeiras a parte, recomendo demais O problema dos três corpos! É um livro que lida de uma forma única com uma mediata invasão alienígena ? Sou totalmente Trissolaris ??????
Como seria a humanidade se ela soubesse que daqui a aproximadamente 400 anos, uma raça tecnologicamente superior a nossa chegaria aqui para dominar? ? E como lidar com uma Terra sem avanços tecnológicos?
Surge em meio ao caos conceitos de sociologia cósmica, escapismo e derrotismo.
Um livro excelente e magnífico! O preferido do Obama, meu reptiliano preferido ?
comentários(0)comente



Nath Mel 18/02/2020

Criativo e grandioso
Esse é o segundo livro da trilogia O problema dos três corpos. Ele explora a persistência dos personagens na busca de alternativas para salvar sua espécie. Fiquei presa nas entrelinhas do enredo, e tive vários momentos de reflexão sobre as relações humanas e a presença de vida no espaço. O autor explora lindamente a sociologia cósmica, como ele define, levando a várias reflexões. É realmente incrível ver todos os singelos acontecimentos que surgiram no primeiro livro culminar nesse final surpreendente. Apesar da leitura ser longa e muito detalhada (sobre física e tecnologia) vale a pena entrar no mundo do Cixin Liu. É o livro lido que mais explorou com profundidade, o mundo da ficção científica.
comentários(0)comente



Talmo 12/03/2020

Incrível
Nossa! O primeiro livro foi no mínimo maçante a leitura, mas esse superou as espectativas. O enredo se desenrolou tão lindamente que me deixou sem fôlego. Só lendo e gostando desse estilo para entender. Espero o próximo ser ainda melhor.
comentários(0)comente



Thomaz.Barros 13/03/2021

Aqui vivemos a expectativa do contato e os planos da humanidade para se defender. Será que dará certo?
comentários(0)comente



Rodrigo Digão 25/04/2020

Muito bom, melhor que o primeiro, muita politica e embates de cunho pessoal. Tudo eh válido???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Flávia HBS 03/10/2020

Amigos!!! Que série!!
Um dos melhores livros que já li na vida!!!! Esse autor é um gênio!! Chocada com a qualidade e a escrita! A história é fantástica!! Ninguém pode passar na vida sem ler essa trilogia
comentários(0)comente



Fritis 19/10/2020

Surpreendente!
Até o meio do livro a história estava meio lenta e previsível, mas a forma que desenrola após os 60% é excepcional e surpreendente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pinho 28/11/2020

Um dia o sol iluminará a floresta sombria
Não quero dar spoiler portanto, esse livro é perfeito e não entendo quando alguém faz resenha ruim. Os personagens são incríveis, a trama é maravilhosa além do final que surpreende.

Vale muito a pena, recomendo muito!
comentários(0)comente



MarcosQz 16/01/2021

Magnífico
Os trissolarianos estão a caminho da Terra e os humanos estão se preparando, a guerra está cada dia mais próxima.

A Floresta Sombria, continuação de O Problema dos Três Corpos, é ainda melhor. O mundo está se preparando para a guerra e para isso são escolhidas quatro pessoas, chamadas de barreiras, que devem criar projetos para impedir o fim da humanidade, de forma secreta, já que os trissolarianos podem ter acesso às informações graças aos sófons, que travaram o avanço da física. Ninguém pode saber quais são esses planos, e os quatro Barreiras terão acesso ilimitado ao que precisarem.
Mas nem tudo sai como planejado, claro, e os humanos perdem toda a esperança, até que um homem os salva. Mas será mesmo?

O único personagem que continua desde o primeiro livro é Da Shi, os novos personagens são tão complexos quantos os do livro anterior e é essa complexidade que acaba tornando-os tão interessantes e loucos, ouso dizer. Luo Ji, personagem central desse livro representa um perigo para os trissolarianos, um perigo que eles desejam morto. De todos os personagens é Luo Ji que acaba tornando a história mais interessante.

O segundo livro tem menos contexto histórico e mais ficção, até mesmo um pouco mais de romance, mas a ficção científica toma conta desde o início, avanços foram feitos apesar dos sófons continuarem na Terra.
A Floresta Sombria é ainda mais interessante, instigante e assombroso. É uma leitura quase impossível de largar.
Cixin Liu mostra nessa continuação que é sim um escritor fantástico, capaz de levar os humanos e a ficção científica a outro patamar. Leitura mais que recomendada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



123 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9