A floresta sombria

A floresta sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

Dayson.Cordeiro 30/04/2024

Ye Wenjie é genial
Uma história muito mais aprofundada do que o primeiro, e com a excelência dose de física. Luo ji é um gênio louco, como todo inteligente deve ser, incompreendido e sem barreiras! Da shi salvou o mundo, quem discordar, precisa ler de novo.

Lili 02/05/2024

A história continua
Achei este segundo livro bem inferior ao primeiro, uma leitura menos interessante e mais morosa. Entretanto os acontecimentos finais dão força para lermos o terceiro livro e concluirmos a saga.

_Du_ 06/05/2024

Liu, é prolixo, não há dúvidas disso... Aqui foi muito mais do que em O Problema dos Três Corpos. Fico pensando do como será em O Fim da Norte com suas 800 páginas. Rs.

De qualquer forma, isso não tira o mérito de ser uma história incrível, cheia de reviravoltas empolgantes e impensáveis, pelo menos por mim.

Recomendo a leitura... Partimos assim para o terceiro ato " O fim da morte"!

Cris 15/05/2024

O vale das sombras!
"A floresta sombria" é um livro tão denso quanto o primeiro da série. O tom, no entanto, é um pouco diferente. A pegada é mais política, filosófica, sociológica... Tem até devaneios românticos uma hora rs. Há muitas teorias e conceitos sendo criados e explicados para um cenário apocalíptico.
No fim da jornada, como as coisas se encaixaram é o que surpreende. Demorei mais para ler esse volume pq é mais complexo e tem mais páginas, mas a leitura não chega a travar.

vicniro 16/05/2024

Apaixonada por essa série...
Eu gostei MUITO desse livro. Nele acontece tanta coisa e passamos por períodos de tempo tão diferentes, que no final do livro parecia que eu tinha lido uns 3 livros diferentes.

A parte da física desse volume está bem mais simples comparado com o primeiro, então quando acabei ele a minha cabeça não estava explodindo.

Em relação aos personagens, de um jeito ou de outro eu acabei me apegando a eles, até o Luo Ji que no começo tinha achado super chato acabei mudando de opinião ao longo da leitura.

Nas últimas 100 páginas aconteceu tanta coisa chocante que acho que fiquei de boca aberta chocadíssima até o final. Inclusive, AMEI o final!!!!! Eu já não estava esperando nada mais do livro e de repente ele entregou TUDOOO.

Enfim, essa série está reavivando minha paixão por astronomia. Estou amando e estou doida pra ler o último volume.

Marcela115 19/05/2024

Boa sequência
Gostei tanto quanto do primeiro. Achei esse com uma linguagem mais fluída, mais fácil de ler. Gostei muito do Luo Ji, e me deu uma tristeza por saber que realmente os seres humanos são ingratos. Ansiosa pelo terceiro.

Luiz.Guilherme 24/05/2024

Mais uma vez sem parar
Como o anterior não dá vontade de parar de ler. Teve uma barriga, enrolação em algumas partes mas ver o desenrolar das era foi fantástico.

Luan 24/05/2024

Uma das melhores ficções-científicas que já li na vida. Muito superior ao primeiro livro e muito mais original, denso e bem escrito. Para se ter uma ideia, Cixin Liu escreveu a mais incrível batalha espacial que já li na vida. Nunca senti tanta ansiedade e medo lendo descrições de explosões e destruição generalizada — e não, não se compara a nada que já existiu na literatura. Só por isso, já entrou na minha estante de favoritos.

É isso. Amantes de ficção-científica, comecem a ler essa trilogia.

Rodrigo.Macedo 26/05/2024

Maravilhoso
É pra aplaudir de pé o que esse autor fez. Que história linda. Consegui aproveitar muito essa leitura.

As afirmações iniciais sendo usadas com sabedoria no fim da trama e de forma tão sagaz.

Meço a qualidade dessa leitura pelos tanto que ela me fez sonhar. Voltar ao mundo da Infância.. em que não tínhamos medo de nos fazer perguntas absurdas e criar soluções criativas.

Essa é minha meta. Ler pra sonhar e voltar a ser criança. Existem livros que nos fazem lembrar da vida adulta e existem livros que nos fazem esquecer dela. Esse se encaixam no segundo tipo.

Espetáculo de livro. Obrigado, Cixin Liu.

isaikki 26/05/2024

Que livro espetacular!
Eu já tinha gostado do primeiro livro, O problema dos três corpos, mas esse me prendeu de um jeito que a muito não acontece!

Sem exagero acho no minimo três vezes melhor que o primeiro, e olha que eu já tinha gostado muito desse!

A problemática nunca é abandonada até as últimas páginas do livro! Não há deus ex máquina para dar uma solução simples pra um problema complexo, tudo faz sentido e decorre perfeitamente. O passar dos anos não tenta inventar coisas milaborantes, é tudo muito lógico e urgente!

Estou doido pra ir para o último livro, e esse com certeza levantou meu gosto por leitura.

Com certeza darei mais atenção ao autor em seus próximos lançamentos no ocidente.

bardo 26/05/2024

Em A Floresta Sombria, Cixin Liu nos apresenta uma narrativa muito mais fluída do que a do primeiro volume da trilogia e ao mesmo tempo imensamente mais complexa. Se no primeiro o leitor foi bombardeado por temas complexos de física e matemática em A Floresta Sombria o autor se volta para a complexidade da espécie.
Já nas primeiras página somos apresentados a uma diferença fundamental entre humanos e trissolarianos, a ideia de que a linguagem e o pensamento possuam ou não uma correspondência absoluta. Tal ideia trará uma das dinâmicas principais da história e já demonstra como o pensamento humano é muito mais complexo do que estamos acostumados a considerar.
Cixin também leva seu gosto por personagens incômodos a um extremo com a figura de Luo Ji. Luo nos parece egoísta e alheio a própria espécie. Sua indiferença é tal que ele parece um tolo, sua paixão então, nos parece absurda. Se a ideia do que seja a construção de um personagem e a íntima relação disso com o sentimento amoroso é genial, quando o autor transpõe tal ideia para Luo Ji, isso nos parece monstruoso e absurdo .
A despeito de sua genialidade, Luo nos é quase tão alienígena quanto a cultura trissolariana, é curioso pensar como o autor por meio dele nos demonstra que a genialidade e a inteligência são em si mesmas inúteis. O autor também faz picadinho da ideia de que genialidade implique necessariamente bondade, empatia ou compaixão. Em mais de um momento personagens extremamente inteligentes tomarão atitudes questionáveis ou mesmo imorais e antiéticas.
Vale comentar o paralelo entre Luo Ji e Zhang Beihai, dois personagens que guardam mais semelhanças do que pode parecer numa primeira impressão, ambos são incompreensíveis para os personagens ao redor e seguem motivações e princípios que não são óbvios, ocultando dentro de si suas reais intenções e tomando decisões e ações inesperadas.
Os debates éticos, filosóficos e existenciais aqui são o ponto alto, e a imensa quantidade de acontecimentos e reviravoltas pode fazer o leitor se perder e não notar alguns deles. Se alguns acharam o primeiro livro moroso e arrastado, aqui a história e os temas voam, o leitor que lute para acompanhar.
Em mais de um momento o autor joga como quem não quer nada ideias extremamente complexas, ou constrói metáforas visuais de tirar o fôlego. Uma delas envolve a solitária formiga que presencia dois momentos cruciais da trama. A Floresta Sombria de Cixin Liu consegue a façanha de quebrar a “maldição” dos livros “do meio” em uma trilogia, sendo ainda melhor do que o primeiro e não uma mera ligação com o último volume.

Samuel767 30/05/2024

Complexo, dinâmico e empolgante
O segundo livro da série traz novamente a história de vários personagens que estão lidando de alguma maneira com a futura invasão trissolariana.

Mais uma vez, o autor trabalhava diversos acontecimentos que ocorrem em paralelo, muitas vezes sem que um personagem saiba da existência do outro. Ainda faz variações temporais, porque existem saltos de tempo. Tudo isso ainda permeado por muita informação científica, o que para alguns pode ser chato, mas para mim traz riqueza e faz você ser inserido de maneira tão profunda na história como se tudo fosse verdade e estivesse acontecendo, uma bela escrita.

O livro é empolgante, cativante e faz você querer correr para saber o que vai acontecer.

Brasileiro 31/05/2024

Fenomenal
Começando pelo pior: 50% do livro foi de desenvolvimento, e isso atrasou muito o desenrolar da história.

A partir daí começa o desenvolvimento, e é onde o escritor honrou seus títulos. Tudo foi fantástico, sem palavras pra esse final.

Já vou começar o próximo livro kkk

Fabio Di Pietro 01/06/2024

Mais denso
O segundo livro se passa 200 anos após os acontecimentos do primeiro.
Aqui, temos uma história um pouco mais densa e com mais cientificismos que o primeiro, mais detalhes técnicos de planos e estratégias humanas contra a invasão trissolariana. Porém, a parte final faz tudo valer a pena e também nos mostra que todos esse detalhamento não é somente um capricho do escritor, ele realmente agrega e eleva o livro em um patamar de ficção onde tudo se encaixa (obviamente, com suas licenças poéticas para fluir a história).
Não recomendaria para qualquer um. Mas os amantes de uma boa história, bem escrita, inteligente, não previsível, com um pouco mais de paciência, vão se esbaldar.
Essa trilogia é uma grata surpresa.