Os Leões de Bagdá

Resenhas - Os Leões de Bagdá

1 | 2 | 3 | 4

Ana 21/10/2021

Muito barulho por nada
Creio que meu principal problema com essa HQ foi que comecei a ler cheia de expectativas, li muitos e muitos elogios sobre ela, como ela era primosa, incrível, cheia de sensibilidade, com pano de fundo uma história real, um final impactante e mais uma leva de elogios, ou seja, iniciei a leitura esperando ao menos um terço do que prometiam, e quando eu terminei de ler eu só consegui pensar: "será que eu li a HQ certa?".
Digo isso porque essa é uma HQ qualquer, não é ruim, mas também não tem absolutamente nada demais, é boa, os personagens são interessantes, achei muito bonita a parte artística, o desfecho não era o que eu esperava, foi até abrupto de certa forma (de um jeito bom), mas novamente, nada demais, o enredo é simples, temos algumas discussões sobre a liberdade, mas nada muito aprofundado, por isso não consigo entender o que as outras pessoas viram nessa HQ que eu não vi. Enfim, recomendo a leitura, mas que não criem tantas expectativas quanto eu.

Júlia Pinheiro 20/07/2021

minha primeira hq que não foi as da turma da mônica que li na infância kkkkkkkk gostei bastantee da experiência e foi uma história que apesar de curta me envolveu e me interessou demais

Marcelo 11/07/2021

Uma arte primorosa e uma história com final impactante
Baseada em fatos reais. Eu não conhecia a história e como ela terminava, seu final foi impactante para mim. Como pano de fundo temos a Liberdade, algo que buscamos e devemos defender, mas que cobra seu preço. Muito bom! Vale a leitura.

nmstoppa 02/07/2021

Primeiro quadrinho (ou história, não tenho certeza) que li com animais sendo protagonistas, e amei muito.

O final me pegou de surpresa, e doeu, e me deixou com raiva.

jessiviesser 25/05/2021

RESENHA | Os Leões de Bagdá (Brian K. Vaughan e Niko H.)
Baseado em eventos reais, a HQ "Os Leões de Bagdá" narra a história de quatro leões que escaparam do zoológico, após os bombardeios americanos ao Iraque, em 2003.

Durante a narrativa, vemos os leões em várias situações que nos permitem fazer alguns questionamentos, como: "Qual o preço da liberdade?", "A liberdade merece ser dada ou conquistada?", "O que se fazer quando se tem a liberdade".

O roteiro de Brian K. Vaughan é profundo e emocionante, nos mostrando que essas perguntas não são fáceis de serem respondidas. Aliado a este, temos a belíssima arte do Niko Henrichon que não deixa os animais caricatos.

Fazer essa releitura me deixou com mais certeza de que este é um quadrinho com uma baita história!

Recomendo a leitura!
Leandro 26/02/2023minha estante
Nó, tenho aqui e ainda não li, vou até subir na pilha de leitura ?

jessiviesser 26/02/2023minha estante
Subaa, é muito bom! Depois me conta o que achou :)

Guilherme Duarte 12/04/2023minha estante
Gostei bastante. 4,5/5. Usar o drama dos animais presos em uma cidade em guerra para representar diferentes posições políticas diante da invasão americana foi fenomenal. Minha única crítica vai para a humanização questionável dos leões. Não posso falar mto mais pra não dar spoiler aqui hehe.

Guilherme Duarte 12/04/2023minha estante
Mas é difícil dar nota. Dependendo do dia eu daria 5.

Samy 10/04/2021

Lindo e Impactante
Pensa em uma HQ bem feita, esse HQ é os Leões de Bagdá. A história é simples cheia de metáforas e cativante. Ela conta a história de 4 leões que fugiram de um zoológico após um bombardeiro, o mais interessante é saber que foi baseada em fatos reais, e ao final do HQ temos alguns detalhes sobre a sua produção.

Os desenhos são lindos demais, vale muito a pena a leitura.

Body 06/03/2021

Chocante e trágico a aventura dos leões após os bombardeios!!!
Arte Fantástica, recomendo muito a leitura

Tico Menezes 15/02/2021

Um triste conto de guerra
Muito mais impactante pela arte e por seu propósito, Os Leões de Bagdá é uma leitura rápida e triste sobre um capítulo horrível da história humana.

Os conceitos no Oriente Médio já viraram coisa comum para a imprensa, há poucos querendo falar sobre, compreender e entender o que exatamente acontece naqueles países. Mas num dia de um passado não tão distante, os EUA tinham muito interesse e os olhos do mundo se viraram para lá.

O roteiro dá voz a leões que escapam de um zoológico bombardeado a fim de personificar os pensamentos de pessoas que ficaram perdidas, confusas e com medo, sem a menor ideia do que o futuro reservava dali em diante.
É uma crítica ferrenha a conflitos armados e interesses políticos que não levam a vida humana - e animal - em consideração ao tomar decisões.

Um triste relato de uma história real, com o suficiente do elemento lúdico para que qualquer leitor consiga compreender a história.

Djeison.Hoerlle 31/01/2021

Fraquíssimo e sem nada muito marcante, nem parece um trabalho do Vaughan.
O principal mérito se dá como releitura fantasiosa dr um caso real.

Sidnei 19/01/2021

Que foi isso...???

Que história linda, uma fabula fantástica baseada em fatos reais durante o bombardeio do Iraque pelos EUA em 2003. Bombas destroem um zoo e quatro leões fogem e vagam pela cidade devastada. Fome, dramas familiares e filosóficos. Maravilhoso, o roteiro é do mesmo criador de Saga (ler ainda esse ano é preciso).
É uma HQ curtinha, mas cada virada de página é um soco na cabeça... 10/10.

Rafe @booksrafe 09/01/2021

demais
muito bom. me impactou bastante e fiquei muito revoltada com o final...

lolcode 26/12/2020

Retrato de abuso sexual desnecessário
Achei a história bem fraquinha. Os leões agiam de maneira bem infantil e algumas brigas e conflitos me pareceram bem desnecessários. Estupro e violência também desnecessários, usados mais como forma de chocar a audiência do que para desenvolver a história ou o personagem.

riquew 24/12/2020

Vaughan não decepciona
Obra curta porém de extrema qualidade de Brian K Vaughan, sou suspeito pra falar pq sou fã demais, esse encadernado sempre achava com o valor muito alto, dei sorte de pegar numa promoção da Amazon, e novamente o autor não decepciona!

Rafael.Montoito 21/12/2020

Os leões que não eram reis
A partir de um acontecimento real, Brian K. Vaughan conta a história de quatro leões que escaparam do zoológico de Bagdá, após o Iraque ser bombardeado, em 2003.
Os leões, que são da mesma família, adentram à cidade sobre escombros e mortos, porém a liberdade que sentem não é plena porque o novo mundo que conhecem é perigoso e já está parcialmente destruído. A questão é: de que vale a liberdade se não há meios de vivê-la?
As ilustrações de Niko Henrichon são fascinantes, sobretudo nas cenas em que os tons de laranja e vermelho são usados para representar o movimento do sol. Porém, apesar de aclamada e premiada pela crítica especializada, fiquei com a impressão de que a história desdobrou-se linearmente, de maneira morna, sem muitas surpresas (a exceção a esta crítica é o emocionante final).

Bernardo (@vida.colecionador) 04/12/2020

Sensacional!
Qual é o verdadeiro significado de liberdade? Essa é a grande questão que é levantada durante história e através dos quatro leões, que acabaram de escapar do zoológico, somos instigados a refletir. O autor caracteriza os seus personagens baseando-se nos acontecimentos políticos do Iraque à época.

Na trama somos apresentados a Noor, uma leoa brilhante e feroz, que apesar de não se lembrar da vida na natureza selvagem, tem certeza que o mundo fora das jaulas é melhor que o cativeiro no zoológico. Safa é a leoa mais velha do bando, cega de um olho, e que já passou por muitos perigos durante a sua vida selvagem, por isso, para ela o zoológico é a melhor opção, pois tem comida, segurança, além de um ambiente tranquilo para viver. Ali é o filhote, já nasceu no cativeiro e não conhece o mundo lá fora. Zill o leão adulto e atual parceiro de Noor, nasceu na natureza, mas está agradecido por sua vida atual. E por fim, temos o Fajer, o cruel antagonista.

Essa história é baseada em fatos reais, onde em abril de 2003, um bando de leões famintos escapou de um zoológico de Bagdá durante os bombardeios norte-americanos. Aliás, essa questão da guerra é o pano de fundo para os 4 protagonistas que agem muito de acordo com as suas características e ideias do significado de liberdade. Eles precisam sobreviver e enfrentar o perigo de perto. Sua “liberdade” foi dada pelos soldados enviados para a guerra, mas será que eles a tiveram de fato?

A edição de luxo lançada pela editora Panini está impecável, trazendo extras que enriquecem muito a experiência de leitura. Esse foi um dos primeiros quadrinhos que comprei, desde que decidi colecionar e, até hoje, continua sendo o quadrinho mais bonito da coleção.

Confira no site:

site: vidadecolecionador.com.br