Excalibur

Excalibur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Luiz.Fernando 04/12/2021

Lendário
Uma escrita avassaladora, guerras e guerras. O fim da Bretanha dos Bretões. Conflito de religiões e da fé com a razão. Muito bom.

Adriano.Perkov 02/12/2021

Excelente Saga
Certamente está entre as minhas favoritas, com um pouco de ficção histórica e um pouco de mitologia, mas nada exagerado conta a encantadora história de Arthur. Com muitas batalhas e desfechos surpreendentes.
O autor também deixa claro de onde foram tiradas as informações que inspiraram suas histórias.
As Crônicas de Arthur contam de forma única a história deste senhor da guerra.

Dem 22/11/2021

Incrível!
Livro perfeito pra encerrar a trilogia. O final não é como a gente espera, não tem um final muito feliz mais é bom! Kkkkkk
Uma pena que acabou :(
Foi épico, maravilhoso, viciante!
Entrou na minha lista de releituras!
Nota 10! E pra trilogia, nota 1000!

Morais20 20/11/2021

Final da trilogia de Artur. Narrativa cheia de situações imprevisíveis, mudanças de rumo e surpresas. Artur é ainda mais admirável do que na lenda.

Eric 09/11/2021

O destino é inexorável, Derfel
Em As Crônicas de Artur, vamos acompanhar a vida desse grande guerreiro pelo olhar de um dos maiores escritores de romance histórico da atualidade, Bernard Cornwell. Trazendo uma perspectiva mais voltada para história real, essa narrativa foi construída a partir de registros históricos que se tem da Britânia nesta época.

Narrado por Derfel, um amigo e grande guerreiro que lutou a vida toda ao lado de Artur, iremos acompanhar o declínio da Britânia com as invasões dos saxões e também desacordos entre os principais reis dessa terra. Fiel à promessa ao seu pai, Rei Uther, a missão de Artur é proteger o neto de Uther, um bebê ainda, até sua idade mínima exigida para governar. Mas, um caos se instalara entre os reinos, guerras serão proclamadas, traições, jogadas políticas, a ascensão do cristianismo e a derrocada das crenças politeístas formarão um cenário de grandes instabilidades, sangue e muitas mortes.

Além da história de Artur, essa trilogia também é um romance de formação, já que acompanhamos a trajetória de vida de Derfel, um padre que está transcrevendo a história de sua vida e sua amizade com o grande guerreiro. Este narrador, dono de uma personalidade inesquecível, possui uma amizade muito próxima com Artur e a partir de seu olhar, vamos se encantar com a figura do guerreiro que se tornou uma lenda na história.

Nesta trilogia, encontrei um dos maiores repertórios de personagens marcantes na literatura. Bernard Cornwell nos entregas personalidades extremamente humanas, onde cada um age conforme seus interesses. Merlin, Guinevere, Nimue, Morgana, Lancelot, Sansum, entre outros, são personagens que vão nos levar ao extremo do amor e ódio.

Nesta ficção histórica, Cornwell consegue explorar uma montanha-russa de sentimentos, os quais em certos momentos revelam grandes emoções que deixam o leitor de boca aberta. O autor consegue dosar muito bem os ápices da história, ele prepara o cenário, desenvolve cada personagem para no fim fechar com chave de ouro com alguma revelação bombástica ou cenário de guerra visceral.

Outro ponto bem trabalhado aqui neste texto são os momentos de guerras. Cornwell consegue te transportar para uma parede de escudos, detalhando cada golpe e como o impacto dessas lanças ou espadas abrem um estômago, decapita uma cabeça ou decepa um braço. Parece que o leitor está vendo um filme em sua cabeça, chega a ser cinematográfico as lutas na trilogia.

Em relação à escrita e ritmo da narrativa, de início precisamos de paciência. Não é fácil devido às nomenclaturas e quantidade de personagens, mas como tempo você acostuma. O autor entrega uma narrativa muito bem escrita, equilibrada e carregada de diálogos construtivos e por muitas vezes carregadas de tensão

Fica aqui meu carinho por Merlin, um personagem de um carisma gigante, que com toda sua inteligência, fez pontuações precisas e lavou a cara de todo mundo. Sua trajetória em reunir os tesouros antigos da Britânia me deixou encantado e trouxe uma aventura frenética que andou paralela aos desejos e conquistas de Artur e Derfel.

Para mim, que nunca li nada sobre a vida de Arthur, foi um encantamento desde as primeiras páginas. E estou muito feliz por conhecer a partir do olhar de um autor que já gostava bastante devido ter lido a trilogia do Graal. Não vejo a hora de explorar outras narrativas que contam a história desse homem lendário.

Ressalto aqui, meu favoritismo pelo segundo volume, onde vamos acompanhar traições, jogadas políticas e intolerância religiosa que dão uma reviravolta de puxar os fios dos cabelos. O que Bernard Cornwell faz nessa metade da história não é para qualquer escritor. Realmente chocante!!

Com certeza, essa trilogia já se tornou um dos meus romances favoritos para vida. Em um futuro, pretendo reler essa obra e me encantar mais uma vez por esse universo.

Fabiana 29/10/2021

Final da triologia
E só queria que não fosse uma triologia! Simplesmente amei, não conseguia para a leitura, narrativa muito fluida, você torce e se envolve com a trama dos personagens. A história tem um "fim" mas nos deixa com o gostinho de quero mais.

Nicolas.Jacob 21/10/2021

"Não seja absurdo Derfel"
As cinco estrelas e o favoritado aqui levam em conta os volumes um e dois também. Neles eu ainda não sabia extamente o que esperar, qual a pegada da escrita do Cornwell, mas aqui, em Excalibur, o terreno tava preparado, e que coisa maravilhosa foi entregue.

Levando um pouco em conta o que foi dito também, mas esse foi meu livro preferido da trilogia, o que mais me deixou com nervos à flor da pele, mais me deixou em choque, mais me pegou de jeito!

Foi um prazer absurdo conhecer esses personagens, sr. Bernard Cornwell arrecadou mais um fã com certeza, cada personalidade muito bem desenvolvida, ao longo de toda a saga, as tomadas de decisões fazendo sentido com essa personalidade, ambientações perfeitas, as cenas de guerra são provavelmente as melhores que tive a oportunidade de acompanhar, as questões políticas e religiosas muito bem fundamentadas e com a pitada de surpresa a cada virada de mesa. Não tem como deixar de elogiar o fiapo se romance, principalmente com Derfel e Ceinwyn simplesmente perfeitos!

Uma pequena ressalva é a da curiosidade em saber qual o destino dos nossos personagens, ou seja, gostinho de quero mais!

É um prazer poder levar essa história no coração pro resto da vida.

Precisamente:
? 5/5

Nathalia 19/10/2021

O que dizer desse último livro... Ele é incrível, batalhas épicas, artimanhas, confiança quebrada e dá-lhe mais batalhas épicas.
Espadas, armaduras e escudos defendem a honra de homens, eu amei o modo como foi contada a história de Artur, mais uma das muitas versões, mas confesso que essa foi a que ganhou meu coração, o Rei que nunca foi Rei!

Recomendo a leitura à todos aqueles que são apaixonados pelas histórias medievais.

rubinho.gomes.54 16/10/2021

Emocionante.
Terminada a trilogia. Sangue, mortes, traições, honra e juramentos. Fim emocionante. Vou sentir saudades desses prensagens.

Márcio 14/10/2021

O último livro da trilogia completa a saga arturiana com uma batalha final. Gostei do livro, embora ache que algumas pontas ficaram soltas.

Tefis 10/10/2021

Um herói não deve ser esquecido
As mulheres nesse terceiro livro novamente apressentam um protagonismo excepcional, o escritor te encanta com Guinevere, e te faz temer a loucura de Nimue. Arthur é uma figura, que por ser narrada pela visão de Defel, torna-se quase um Deus pelas suas convicções.
Creio que além de um grande narrador de batalhas, Cornwell é um escritor que te faz sentir apego aos personagens, e suas mortes são difíceis de ler, e como tem mortes nesse livro.
É uma excelente obra, a leitura extremamente prazerosa.

Wesley.Junges 03/10/2021

O final fantástico para uma trilogia fantástica, chega a dar vontade de reler tudo logo após acabar.

emiliapsouza 25/09/2021

Artur, Nosso Rei Antigo e Futuro.
Encarar essa trilogia foi uma aventura pra mim, mesmo gostando muito do gênero, ainda não havia encarado uma ficção histórica tão a fundo como essa. E eu amei!!

Temos a conclusão da série, feita de maneira brilhante pelo autor. Cornwell conseguiu encaixar todos os elementos místicos, com uma roupagem mais realista e ainda assim, preservando a fidelidade às lendas Arturianas. Um ponto positivo para a narrativa de Derfel que é única e em nenhum momento se tornou cansativa.

Além disso, o livro é recheado de batalhas épicas com um certo clima de nostalgia, pois nossos guerreiros estão envelhecendo e cansados. O que não apaga de maneira nenhuma o brilho da história.

Amei!!

E assim meu senhor se foi.
E ninguém o viu desde então... ??