Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

YisraelC 08/02/2021

O egoísmo de Artur
Finalmente a conclusão dessa trilogia, posso dizer brevemente que muita coisa poderia ter sido evitada se o Artur fosse menos egoísta.
Niájera 08/02/2021minha estante
Exatamente, mas é maravilhosa! Derfel é eterno!

Dê Literatura 07/02/2021

Derfel
As Crônicas de Artur, além de mostrar a história de um bastardo que não queria ser rei, me contou a história de uma vida inteira de um dos personagens mais honráveis que encontrei em um livro.

Derfel.

Me senti muito próxima à este personagem, acompanhei sua infância até a velhice e dentro das histórias de cavalaria que já li, ele foi um dos raros guerreiros que não traiu sua essência e se manteve um homem digno. Amou apenas uma mulher, foi confiável à seus amigos e fiel ao seu senhor, Artur.

Falando em Artur, foi muito fácil esquecer que esta era a história dele. Derfel, como narrador, cativa a atenção de todos os leitores para si.

Essa foi uma trilogia favoritado para mim, tirei alguns pontos na avaliação porque as últimas duas partes do livro são muito corridas, o autor podia ter aproveitado melhor a narração que estava trilhando.

Myllene Felix 07/02/2021

Grande Bernard
Agora já posso afirmar que esta foi uma das melhores trilogias que já li.
Não foi perfeita, mas o enredo me conquistou muito. Teve tudo o que eu gosto de ler: jogadas politicas, traições, guerras, laços e magia.
Direcionando para esse 3 vol..
Excalibur foi um livro muito bom, mas foi o que eu menos gostei na trilogia. Apesar de ter tido a melhor introdução, sem aquela enrolação básica que o Bernard adora fazer até realmente começar a história, senti que ele deixou pra enrolar no restante do livro todo. Logico, que entendo que é uma caracteristica do autor. Ele é prolixo e muitas vezes se prende e demanda muito tempo com partes pouco interessantes e em momentos que seriam ideais esse prolongamento, ele simplesmente pincela. Nesse livro eu discordei bastante da dosagem dele nessas questões, achei também que diferentemente dos outros dois livros, tinha muito menos conteúdo.. então o Bernard estendeu bastante para que o livro tivesse o mesmo tamanho.
Decepcionei um pouco com o finalzinho e sei que não foi só eu, todo mundo que eu conversei também não ficou tão satisfeito.
Senti que tinha capacidade de fazer muito mais do que foi feito nesse desfecho. Não sei o que houve ali. Não foi ruim, apenas podia ter feito muito mais.
Mesmo tendo esses pontos ruins, não tenho como não dar uma nota boa pra esse livro, pq ele realmente tem uma narrativa maravilhosa e vou levar com muito carinho essa trilogia.
Obrigada por tudo.

Gustavo.Cesar 07/02/2021

Adeus Derfel, Galahad e Arthur
Terminei esse livro com o coração apertado, pq vou sentir muita saudades desses personagens, amigos!. O último livro da saga nós entrega muitos sentimentos, medo, aflições, raiva, ódio, felicidade, amor e alegrias. Mesmo contando uma história que não seja fantasia, é tão épica que nenhuma das outras alcance essa narração, uma obra prima. Se você chegou até aqui no terceiro livro, não precisa de motivos pra terminar essas histórias, venha dizer adeus a todos os seus irmãos de guerras, que lutou com você nas muralhas de escudos, e que conquistou a vitória contra todos os inimigos.

Que fim digno e incríveis.

Adeus senhores das guerras.
Heila 07/02/2021minha estante
????????

Carol 23/01/2021

Trilogia concluída!!!
Concluí Excalibur, terceiro e último volume de As Crônicas de Arthur e já adianto que é uma trilogia que vale a pena. A medida que a leitura avança, os livros melhoram e isso não é o que acontece com todas as trilogias, não é mesmo? As vezes tenho a impressão de que o segundo livro tende a encher linguiça e o terceiro sofre tantas mudanças em comparação ao primeiro que parece que a história não avançou e sim, mudou. Bem, isso não acontece aqui.
Temos o desfecho da história do Grande Arthur e o desfecho da história de Derfel que me surpreendeu. Não é spoiler, a gente já começa a leitura de O Rei do Inverno sabendo que Derfel, idoso e narrador, perdeu uma das mãos e tornou-se monge e eu queria saber como isso aconteceu... e gostei bastante. Não esperava!
Lancelot reafirmou minha decepção. Em As Brumas de Avalon eu gostava tanto dele, mas aqui, Bernard Cornwell nos apresenta um Lancelot bem diferente. Mas Guinevere, odiada em As Brumas, aqui se torna espetacular. No segundo livro ela comete umas boas burradas, mas aqui ela tem papel fundamental e muito forte. Morgana, nem me fale... chata! Presente em alguns momentos importantes, mas também muito diferente da Morgana que conheci com Marion Zimmer Bradley (e que deu nome a minha planta!). Mas chega de comparações!
Cornwell escreveu uma baita história de Arthur e eu passei a admirar muito esse Rei justo, bom e sonhador. Derfel, seu guerreiro, amigo e narrador, também é dono de uma história cheia de bravura, honestidade, amizade, amor, inteligência e lealdade.
E o final? Tem um que de mistério... fica algo no ar, mas não é ruim. É muito bom!
Gostei muito dessa leitura e só posso dizer: leiam!!!!

jusousan 22/01/2021

Excalibur
Acabo de terminar com tamanha dor no coração essa trilogia. O excelente trabalho de Bernard Cornwell já me deixa nostálgica em tao pouco tempo.

O terceiro e último livro de As Crônicas de Artur encerra uma jornada formidável para mim. Gostaria de primeiro, exaltar a forma como Bernard emergiu no mundo de Artur. Trouxe, através de muitos estudos e diversos fatos históricos, a lenda na sua forma mais realista possível. A partir de todo o estudo, Bernard reconstruiu nesses três livros, ao meu ver, uma das melhores trilogias que já li. O autor conseguiu contar uma história épica e digna e, ainda, se superar a cada livro.

Personagens fortes e cativantes, cenário espetacular, construção incrível e clímax formidável. Esse fechamento de história foi brutal e épico em todos os sentidos. O autor sabe apresentar um combate em todos os seus ângulos, seja esse na eficiência das tropas, seja no desespero dos derrotados. Bernard dá uma aula de como prender a atenção de um leitor.

Algumas pessoas podem reclamar da extensão dos capítulos e das muitas descrições, mas sinceramente? não senti nada disso, muito pelo contrário.

Por fim, recomendo com toda minha alma essa trilogia. 1000000/10

Gabriel 22/01/2021

Fechou com chave de ouro
Estou até hoje pensando se poderia haver um final melhor para a trilogia e... não achei, talvez realmente não haja.

Marcos Wlrich 18/01/2021

Melhor saga de Bernard Cornwell
Leitura viciante do começo ao fim. Pra mim a melhor saga do Cornwell. Quem gosta do gênero vai ser esbaldar!

Mariana 17/01/2021

Desde as novelas de cavalaria, passando por A Espada era a Lei e pelas Brumas de Avalon, não há versão mais apaixonante para o mito arturiano!
A história cheia de magia e reviravoltas é contada por Derfel Cadarn, um órfão criado por Merlin e que se torna um dos principais companheiros de Artur: o rei que nunca foi.
A melhor saga do melhor autor de ficção histórica.

bmt 14/01/2021

Uma grande jornada
Ler esse livro, assim como seus dois predecessores, foi uma como trilhar o caminho prazeroso e pesaroso de seu narrador. A história contata me incitou a aproveitar a jornada.

Não posso dizer que fui surpreendido muitas vezes durante as páginas, mas essa é a natureza de sua narrativa ao meu ver. Entretanto, ainda é uma obra memorável - aqui englobando a trilogia completa - e que vale a pena ser lida.

Ana Carolina 13/01/2021

Excalibur
Eu amei o livro como toda a trilogia das crônicas de Artur, virou meus queridinhos.

Viik 03/01/2021

Medieval
Esse último livro é definitivamente o melhor de toda a trilogia, é muito bom e vale muito apena ler.
Não esperava que o livro fosse terminar do jeito que terminou, foi realmente muito bonita e tão singelo, simples.
Só teve uma coisa que fiquei triste, bem Arthur nem seu filho se tornaram Reis e eu queria que isso tivesse acontecido, mas também entendo porque não conheceu.
Vou sentr falta do Arthur e do Derfel, eles são os melhores personagens do livro todo. Guinevere finalmente foi a mulher que eu adoraria ver e me conquistou. Vibrei muito em duas mortes de personagens que eu não gostava.

Anderson.Amin 09/12/2020

Bernard Cornwell nunca decepciona!
Excalibur fecha a trilogia das crônicas de Arthur da maneira mais emocionante possível. Sensacional!

Ler para Recomeçar 06/12/2020

Dou adeus a essa saga com lágrimas nos olhos.
Não é uma trilogia q penso em um dia reler. Nem de longe os melhores q já li, mas li os 3 com uma intensidade gigatesca, mais de 1500 paginas em menos de 60. E quando se finaliza e lê a ultima frase bate aquela melancolia. Ou talvez seja somente a tpm.