Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Andrew.Zandona 17/10/2022

O senso de urgência ao longo desse ultimo capitulo é impecável. Reviravoltas pra questões levantadas ainda no inicio da trilogia mostram a genialidade do autor, que de quebra, com bom humor ?confessa seus pecados históricos? em notas.

Morais20 20/11/2021

Final da trilogia de Artur. Narrativa cheia de situações imprevisíveis, mudanças de rumo e surpresas. Artur é ainda mais admirável do que na lenda.

Leo Vieira 08/03/2021

A última batalha de Artur e o difícil adeus.
Esta foi uma leitura que conforme me aproximava do final, eu ficava mais triste. Ao mesmo tempo não conseguia parar a leitura.

A história do Artur narrada pelo Derfel, nos leva a mais épica das histórias relacionadas às lendas Arturianas. Bernard Cornwell, assim como os livros antecessores, tentam narrar a história mais próxima do real do icônico herói da Britânia.

A última parte da trilogia é o desfecho perfeito para uma história que desde seus primeiros capítulos segue uma linha crescente de qualidade, e termina no momento exato, como tinha que ser.

São tantos momentos, batalhas, reviravoltas, intrigas de tirar o fôlego, ao mesmo tempo de uma incrível história de amor, que tornam essa história tão envolvente como é.

Não tem muito o que falar sem dar spoilers, apenas que As Crônicas de Artur é a melhor história de ficção histórica que já li, com toda certeza vou voltar a essa história num futuro pois, logo que acabei já estava saudades do meu já amigo Derfel.
J. B. 03/03/2023minha estante
Excelente review, vou iniciar essa Saga.

de Aquino 23/10/2012

Ler ouvindo música
Bom, 90% do meu tempo de leitura também é preenchido pela música. E nada melhor do que ouvir Amon Amarth e ler Cornwell. Alguem conhece? Indico pra quem curte o autor.
Bom, não foi planejado, mas terminei o livro ouvindo a música "Embrace of the Endless Ocean" e, incrivelmente, ela acabou junto com a leitura! A nota histórica ao som de "Pursuit of Vikings" foi de arrepiar.
Enfim, Ler Cornwell ao som de Amon Amarth é uma das minhas definições de felicidade.

Nunca escrevi um texto tão mal estruturado na minha vida. Mas é culpa do êxtase de ler Bernard Cornwell.

Gabriel 22/01/2021

Fechou com chave de ouro
Estou até hoje pensando se poderia haver um final melhor para a trilogia e... não achei, talvez realmente não haja.

Marci 02/12/2020

"Não seja absurdo, Derfel!"
Deixei para escrever essa resenha depois que terminasse de ler os três livros.. E, é impressionante! A gente termina querendo mais, ler o último livro é difícil porque ao mesmo tempo em que você quer ver o desenrolar da história, não quer de fato terminá-la.

Confesso que procurei ler a trilogia para conhecer mais o Artur, porque vi que o Cornwell buscou escrever a história sob um viés histórico. Mas acho que isso não aconteceu só comigo e eu acabei gostando mais do Derfel do que do próprio Artur. Foi muito interessante acompanhar toda a trajetória de vida de Derfel, desde um serviçal de druida, filho de Merlin, até um comandante guerreiro de Artur e depois monge.

O livro que mais gostei foi o Inimigo de Deus, mas Excalibur é arrepiante do início ao fim, a gente se apega aos personagens e quando cada um se vai.. É um pesar enorme. O final é de partir o coração, mas é muito lindo.

Certamente virou minha trilogia preferida e irei buscar mais livros do Cornwell pra ler, a narrativa dele é impecável e os personagens são MUITO bem construídos! Deixo aqui um até mais para Derfel Cadarn e Artur, em breve quero reler essa obra prima!

"Arturus Rex Quondam, Fexque Futurus: Artur, Nosso Rei Antigo e Futuro."

Paulo 24/08/2021

Um memorável desfecho
Um fim de trilogia memorável, uma história cheia de reviravoltas que só poderia acabar do modo que acabou, as crônicas de Artur me apresentaram esse autor que já virei fã. Personagens difíceis de esquecer como Artur, Derfel, Ceinwyn, Merlin, Sagramor, Galahad e tantos outros que não sabemos se amamos ou odiamos como Guinevere, Nimue, Morgana, rei Aelle e também os [*****] como Lancelot, Mordred, Meurig, Samsum, etc...
Salve mestre Bernard Cornwell por essa obra prima e viva as paredes de escudos ????????
Ana Paula 24/08/2021minha estante
Show ????

jackpveras 10/08/2022

Uma obra de arte esplêndida, fabulosa, fantástica e incrivelmente inesquecível. Senti-me vazio e abandonado quando cheguei à conclusão da história.
Sem sombra de dúvidas, a melhor parte da trilogia. Narrativa insana, intensa e emocionante.

Carol 23/01/2021

Trilogia concluída!!!
Concluí Excalibur, terceiro e último volume de As Crônicas de Arthur e já adianto que é uma trilogia que vale a pena. A medida que a leitura avança, os livros melhoram e isso não é o que acontece com todas as trilogias, não é mesmo? As vezes tenho a impressão de que o segundo livro tende a encher linguiça e o terceiro sofre tantas mudanças em comparação ao primeiro que parece que a história não avançou e sim, mudou. Bem, isso não acontece aqui.
Temos o desfecho da história do Grande Arthur e o desfecho da história de Derfel que me surpreendeu. Não é spoiler, a gente já começa a leitura de O Rei do Inverno sabendo que Derfel, idoso e narrador, perdeu uma das mãos e tornou-se monge e eu queria saber como isso aconteceu... e gostei bastante. Não esperava!
Lancelot reafirmou minha decepção. Em As Brumas de Avalon eu gostava tanto dele, mas aqui, Bernard Cornwell nos apresenta um Lancelot bem diferente. Mas Guinevere, odiada em As Brumas, aqui se torna espetacular. No segundo livro ela comete umas boas burradas, mas aqui ela tem papel fundamental e muito forte. Morgana, nem me fale... chata! Presente em alguns momentos importantes, mas também muito diferente da Morgana que conheci com Marion Zimmer Bradley (e que deu nome a minha planta!). Mas chega de comparações!
Cornwell escreveu uma baita história de Arthur e eu passei a admirar muito esse Rei justo, bom e sonhador. Derfel, seu guerreiro, amigo e narrador, também é dono de uma história cheia de bravura, honestidade, amizade, amor, inteligência e lealdade.
E o final? Tem um que de mistério... fica algo no ar, mas não é ruim. É muito bom!
Gostei muito dessa leitura e só posso dizer: leiam!!!!

Marcos Wlrich 18/01/2021

Melhor saga de Bernard Cornwell
Leitura viciante do começo ao fim. Pra mim a melhor saga do Cornwell. Quem gosta do gênero vai ser esbaldar!

Luiz Miranda 18/07/2022minha estante
O final é de dar um nó na garganta. Cornwell abraça a lenda de Avalon, ilha encantada onde Artur foi depois da última batalha, no entanto, sempre mantendo a pegada realista, faz Derfel pensar que pode ter sido apenas efeito das lágrimas em contraste com a luz. Genial.

Denise 14/03/2021

O destino é inexorável
Excalibur, o último da série de Bernad Cornwell sobre as Crônicas de Artur, se mostra bastante satisfatório! Nos remete a várias emoções: alegria, tristeza, medo...estava constantemente tensa, torcendo pelos britânicos, especialmente pelo exército de Artur. O personagem Derfel é super cativante, acredito que a história é sobretudo acerca do amor e amizade. Além de tantas lições maravilhosas, ainda aprendi mais sobre lendas e crenças dos povos de lá. Uma super leitura.