Kobane Calling

Kobane Calling Zerocalcare

Resenhas -

Jorge243 05/01/2023

Sensacional!
Eu nunca tinha ouvido falar sobre o povo curdo até ler essa HQ (sim, totalmente alienado).

Logo no começo fui pesquisar sobre, pois o que ele explica é o resumo do resumo mas ainda assim serviu bastante para eu me situar e entender o contexto.

A história é cheia de piadas e devaneios que deixam tudo mais leve, mas ainda assim é impossível você não sentir o peso (e até a raiva) diante de tudo o que aconteceu/acontece.

No fim você escolhe o que mais vai lhe marcar, se a podridão humana ou a resistência. Essa segunda foi a que mais me impactou, positivamente óbvio.
Laryssa.Rabelo 05/01/2023minha estante
Essa hq tá na minha lista a muito tempo , não sei se vc chegou a ver, mas tem uma animação desse autor na Netflix, se chama entre linhas pontilhadas, indico muito , conheci ele por lá.

Jorge243 07/01/2023minha estante
Vi por acaso (ou não, porque o algoritimo lê até pensamentos kk) um vídeo no TikTok da vida mas não lembrava o nome e não sabia onde passava.
Obg por avisar!

Bi Bueno 27/07/2021

Kobane calling
Bah! É incrível como a literatura é versátil e pode-se usar sátira, ironia e até humor para tratar de um tema tão absurdo quanto são as guerras. Ainda mais essa, que o Ocidente finge que não vê, mas sobre a qual tem uma boa parcela de culpa. Esse cara foi enviado à Rojava por um jornal italiano e escreveu esse quadrinho que nos ajuda a entender muito do que é pouco explicado nas notícias dos jornais (olha a ironia. Hehehe!)

?Os corações não são todos iguais. Eles se modelam, ganham forma com as experiências. E tudo aquilo que deu forma ao seu? o que te ensinaram, o que te transmitiram, as coisas que te fizeram chorar, as que te fizeram rir, o sangue que ferveu dentro de você? Tudo isso - hoje está em Kobani.?

Um baita quadrinho! Vale a pena!

Maia 10/04/2022

Uau...
Uma das obras mais profundas, esclarecedoras, necessárias, divertidas, surpreendentes e reflexivas que já tive o prazer e a sorte de consumir (considerando todas as mídias!)

Você vira a última página como uma pessoa melhor e mais esclarecida (e talvez mais indignada também, mas de um jeito bom).

Alessandra.Adams 14/03/2021

O quadrinista Zerocalcare, nos estrega uma HQ completa: com emoção, informação e humor, tudo na medida certa.

Karol 06/04/2021

No meio da guerra da Síria
Kobane Calling traz o foco para a guerra da Síria. Entre 2014 e 2015, o quadrinista Zerocalcare foi escalado para fazer um relato sobre a guerra. Com isso, ele descortina nossos preconceitos e quebra a visão europeizada da guerra. Ainda é pouco, mas é um começo.

Tathy 08/11/2023

Sarcástico e ácido
Essa HQ traz uma visão diferente da realidade dos curdos. Povo que segue o Islão, mas com um entendimento mais moderno, inclusivo e interessante: sem misoginia, sem machismo e mantendo o entendimento dos textos sagrados. Povo que está lutando pela sua terra e sua independência.

LuccySwan 02/04/2024

A obra de Zerocalcare transcende a mera narrativa de guerra, adentrando um território emocionalmente complexo e profundamente melancólico. Sob a aparente leveza de seu traço e humor, encontra-se um relato pungente sobre os horrores e as incertezas que assolam aqueles que vivenciam conflitos armados. A jornada do autor através das paisagens devastadas da Síria não é apenas uma narrativa de coragem e resistência, mas também um mergulho nas profundezas da alma humana, onde a esperança e a desolação dançam um triste balé sob o véu da guerra.

Ao quebrar a quarta parede, Zerocalcare não apenas nos convida a testemunhar sua experiência, mas também a compartilhar de sua angústia e desespero diante da brutalidade do conflito. Seus desenhos, por vezes despretensiosos, revelam camadas de dor e sofrimento que ecoam além das páginas, ressoando no âmago de cada leitor. Em meio aos risos que arranca, há uma sombra de tristeza que paira, lembrando-nos da fragilidade da existência humana diante da crueldade do mundo.

"Leia!" é mais do que um simples convite à imersão literária; é um chamado para contemplar as cicatrizes invisíveis que a guerra deixa em suas vítimas, sejam elas combatentes ou meros observadores. A falta de traduções para o português apenas amplia a sensação de desamparo diante da inacessibilidade desse testemunho tocante. Que esta obra sirva como um farol na escuridão, guiando-nos através das sombras da guerra rumo à compreensão e à empatia.

danyelaaw 27/07/2023

Li essa HQ porque assisti à animação desse artista na Netflix, chamada "Entre Linhas", e também vi outra obra dele intitulada "Esse mundo não vai me derrubar". Achei a HQ muito boa, pois o artista apresenta diversos pontos de vista e trabalha para fazer as pessoas refletirem sobre as questões da guerra. Espero que as outras HQs dele sejam traduzidas também, pois estou ansioso para ler mais do seu trabalho.

Lora 25/12/2022

Denso
De fato uma história densa. Narrar fatos pesados é um desafio para qualquer um, narrar em quadrinhos então... Particularmente, tive muita dificuldade na leitura, fora necessárias muitas pausas e o dobro do tempo que eu normalmente levaria num livro e terminei em dúvida se vale apena ou não. Talvez eu não tenha dado match com o conteúdo.

Wanessa_Gabriela 15/12/2021

Uau?!
Que HQ tão cheia de informações. Fiquei impressionada com tanta informação que não lemos nem vemos em noticiários. Calcare retratou tudo com tanta força, mesmo tentando levar na leveza.

Milena 20/02/2022

A união dos povos para a revolução
HQ foda!

Zerocalcare, autor dessa obra, fez o relato de um tema tão sensível como a guerra na Síria e o conflito por terras, através de escrita, por vezes, muito cômica (vc se pega rindo sozinha), e em outros, extremamente sensíveis (de pessoas que abrem mão de suas vidas pessoais para batalhar pela dívida histórica de terras, garantindo a continuidade de sua cultura e seu povo).

Recomendo demais! Trata-se de relato sobre um região retomada do estado islâmico na divisa entre Turquia e Síria, por uma organização conformada por mulheres e também homens em comunidade que prezam pela democracia, liberdade de expressão, igualdade de gênero, respeito as diferentes culturas, em pleno Oriente Médio.

Entre os diversos pontos ácidos trazidos pelo autor no decorrer do livro, eu destacaria aqueles nos quais nós, ocidentais, julgamos a cultura do Oriente médio, generalizando-a como machista, por exemplo, enquanto somos governadas por homens brancos e ricos e ditam o que devemos ou não fazer por aqui...

Cilmara Lopes 08/08/2018

Absurdamente importante e interessante
Título: Kobane Calling ou Como fui parar no meio da guerra na Síria
Autor: Zerocalcare
Editora: Nemo/ 2017

O que você sabe sobre os conflitos na Síria?
Dependendo da mídia, bem pouco e esse pouco é bem maquiado.
O quadrinista italiano Zerocalcare decide conhecer, entender e produzir essa obra instrutiva.
Apesar do cunho informativo, sua narrativa é despretensiosa e bem humorada, o que retira a complexidade do assunto.
Sua primeira viagem é a Mehser, cidade localizada na fronteira da Turquia com a Síria, aproximadamente à 1 quilômetro de Kobani.
Após essa impressão inicial sobre os acontecimentos na Síria, Zerocalcare embarca em sua próxima viagem, diretamente a Rojava, uma faixa de terra conquistada pelos curdos, com ideiais políticos, econômicos e sociais dignos, e nessa região se localiza três cantões autogovernados: Afrîn, Jazira e Kobanî.
Esse trabalho explora exatamente o que está ocorrendo lá, o cotidiano de quem não aguenta mais essa guerra constante que se arrasta por anos a fio.
As nacionalidades causam certas confusões, pois o povo curdo é dividido em 4 países totalmente distintos: Turquia, Síria, Iraque e Irã, todos são reprimidos e confrontados em situações diferentes que são originárias de uma série de fatores sociais, religiosos, culturais, políticos...
Rojava é símbolo de esperança, é como se fosse sementes de uma futura plantação fértil em meio à uma terra extremamente árida.
Demorei a finalizar a leitura, pois é àquela típica hq que faz você querer pesquisar sobre o tema, geralmente faço isso depois, mas dessa vez à curiosidade foi tanta que fiz em paralelo à leitura.
Recomendo fortemente!
@Marverosa 08/08/2018minha estante
Adoro seus comentários! Muito pertinentes sempre!

Cilmara Lopes 10/08/2018minha estante
Valeu!!! :D

Marília 18/03/2020

Um olhar diferente sobre a guerra na síria
Kobane Calling é uma graphic novel, escrita e desenhada pelo autor Italiano Zerocalcare; Um diário das duas viagens que o autor fez à fronteira entre a Turquia e a Síria, a região autônoma democrática de Rojava, em especial à cidade sitiada de Kobane, onde o povo tem lutado por suas convicções e sua liberdade contra as forças do Estado Islâmico e dos governos turco e sírio, que não os reconhece enquanto entidade autônoma. Durante essas viagens, o autor e seus companheiros participam dos trabalhos de ajuda humanitária, compartilham experiências com a população local e acompanham uma unidade feminina de treinamento de combatentes (a YPJ) nas montanhas.

Leia mais no link abaixo.

site: https://literanima.com.br/kobane-calling/?fbclid=IwAR0HG_bPAXKuamxboTaiM-Wgy4EYBVuPSBp9AUeKEgZg8J1BwmjgxpRBks0

GuidoBR 14/07/2020

"Guerra da Síria, Kurdistão, PKK, YPG, YPJ, EI, Daesh, Turquia, EUA, EU, crueldade e esperança. "Realmente não tenho nenhuma fórmula mágica. Se alguém tiver, feliz dele."

Rafael.Pereira 02/12/2020

Um relato impressionante na forma de quadrinhos, sobre a viagem do protagonista para a Síria. O autor por meio de seu traço caricato consegue representar bem o conflito, de forma bem leve e sem banalizar a violência presente.