Crônicas de Morrighan

Crônicas de Morrighan Mary E. Pearson

Resenhas - Crônicas de Morrighan

Lara 30/04/2018

Bom, mas...
recomendo comprar digitalmente! Mesmo que a edição seja maravilhosa (principalmente a borda dourada) o conteúdo é bem pequeno, 126 páginas com as letras bem grandes e com margens beeem grandes também. A história é bem bonita, segue a escrita das Crônicas de Amor e Ódio, a gente acaba com um sentimento leve no coração. Acabei em uma sentada!

Euflauzino 03/05/2018

A rebeldia e o Amor como formas de empoderamento feminino

Falar das “Crônicas de Amor e Ódio” é simpatizar com todas as ações de empoderamento feminino, é acreditar que a voz de toda mulher pode conter força capaz de estilhaçar janelas, aniquilar reinos, estabelecer novas regras, restabelecer mundos.

Senti isso nos três livros que compuseram esta saga e quando a editora Darkside anunciou um prelúdio para a história de Lia, a primeira filha da Casa de Morrighan, aquela fadada a possuir o Dom, é lógico que teria que lê-lo também. E a edição está aqui, maravilhosa, capa dura e cortes laminados em dourado.

Mary E. Pearson nos presenteia com a história que é abordada em pinceladas durante a saga como “Os últimos testemunhos de Gaudrel”, que são acontecimentos e profecias antigas transmitidas oralmente e, portanto, sujeitas a inúmeras versões. Estes “testemunhos” muitas vezes abriam um capítulo, dava um colorido todo especial a fim de explicar o que estaria por vir. Já neste livro estes testemunhos se transformam na própria história e em histórias ainda mais remotas da vida dos Antigos.

“Eu me prendia às histórias dela, mesmo que fossem de um mundo que eu desconhecia, um mundo de luz cintilante e torres que chegavam até o céu, um mundo de reis e semideuses que voavam entre as estrelas... e princesas. As histórias dela me deixavam mais rica do que um regente em um grande reino.”

E não são assim com todos nós? As histórias lidas ou ouvidas nos tornam mais ricos, nos transformam em algo melhor. O livro em questão é Crônicas de Morrighan: A origem do amor (Darkside, 128 páginas) que corresponderia ao Livro 0.5, ou seja, anterior à saga propriamente dita. É enxuto e intenso, pra se ler de uma vez só e ficar querendo mais, muito mais.

Após uma tempestade de proporções inimagináveis a humanidade foi devastada. Os poucos sobreviventes uniram-se em clãs para se protegerem e se ajudarem. A menina Morrighan pertencia ao clã de Gaudrel, a Ama, anciã que protegia e guiava a todos se utilizando de seu Dom, principalmente porque Venda, uma de suas protegidas, já havia sido sequestrada.

Seu clã tornou-se nômade porque havia outros clãs que não produziam nada, viviam de roubar e escravizar outros clãs, era o caso dos “abutres”.

“A expressão no rosto dela ficou endurecida. Eu sabia o que ela estava pensando... que eles tomam tudo... e era verdade. Eles faziam isso. Assim que nos assentássemos no lado mais afastado de um vale ou de uma campina, ou entre os abrigos abandonados, eles viriam para cima de nós, roubando e semeando o terror em seu caminho... Nada devíamos aos abutres quando eles haviam tomado tanto de nós...”

Não havia lugar seguro para se fixar. O mapa do mundo era redesenhado por selvagens criados pela brutalidade e pela força de mãos pesadas e brutas a lhes estapearem e surrarem os corpos. A lei da selva.

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2018/05/cronicas-de-morrighan-origem-do-amor.html

Lari 29/05/2024

É...
Confesso que esperava mais de As Crônicas de Morrighan. Durante a leitura das Crônicas de Amor e Ódio, ficava torcendo para ter uma coletânea com as Crônicas de Morrighan, as Canções de Venda e os Últimos Testemunhos de Gaudrel (visto que os recortes deste livros/contos estão presentes em diversas páginas da trilogia), mas o que recebemos é um pequeno conto sobre a vida de Morrighan revelando a "verdadeira narrativa" que cruzou esses três textos sagrados e o surgimento das rivalidades entre reinos.

Apesar de ser um recorte interessante para se ter, acredito que o tamanho (aproximadamente uma novela com suas 100 e poucas páginas, se não me falha a memória) não favoreceu a construção e revelação que o livro propõem. Para mim, o romance foi fraco e o crescimento dos personagens é completamente picotado e obsoleto. Além disso, mesmo que sua leitura não seja essencial para a construção do universo, também não traz nada de útil para aqueles que se atrevem a lê-lo KSKSKSKKS.

Ainda assim, acho válido parabenizar a edição e diagramação do livro, com certeza um belo exemplar para adicionar na estante. Também gostaria de adicionar que, apesar de fraco, não é uma leitura apática. A protagonista, Morrighan, tem a essência perturbada igual a da Jezelia, o que traz uma sensação saudosa durante a leitura :)

Liz 04/08/2020

Muito bom mas queria mais...
Apesar de ter dado 3.5 estrelas, eu amei esse livro de verdade mas acabei por sentir falta de alguns elementos, achei que ficou muito corrido mais perto do final e a autora acabou pecando na "origem do amor" pois o foco não foi muito esse.

Mas no geral, o livro é muito bem escrito, a leitura é leve e fluida, passa muito rápido e realmente te prende, foi extremamente agradável e eu não queria que acabasse, dona Mary E. Pearson poderia ter escrito mais um pouco!

De todo modo, eu amei esse livro e gostei muito de conhecer a verdadeira história de Morrighan e Jafir, se não fosse por algumas coisinhas que me incomodaram, daria 5 estrelas fácil!

Barbara 18/08/2020

Conto antecessor
Livro com conto que antecede a historia principal e da uma base para muitos acontecimentos nos próximos livros.

Sarita 25/08/2020

Poderia ser maior. Teria potencial
Eu curti, apesar de ser bem curtinho, deu pra conhecer um pouco da história da menina Morrighan, que ficou bem vago na trilogia.
Amei saber mais um pouco sobre ela e de como tudo começou.

Seria o abutre o vilão que é pintado nas "mini histórias" que são contadas ao longo da trilogia? Seriam as histórias da ama todas 100% reais oficiais?
Bom, só lendo pra ter todas as respostas kkk.

Só queria saber mais um pouquinho sobre Gaudrel e suas irmãs. Poderia ter um pouco disso também.
Mas o livro em si é ótimo e dá pra ser lido em um único dia, bem rapidinho, já que são 126 páginas.

luizadelamare 03/10/2020

Queria muito mais!
Foi incrível retornar a este mundo que tanto amo através da Morrighan. Acompanhar a jornada dela foi incrível... pena que é tão curto, pois leria muito mais sobre.

@euleiolivros 13/08/2021

Resenha no ig @euleiolivros
Gente, sério, eu simplesmente amei essa história, eu me senti tão conectada e imersa, rapidamente concluí a leitura. ?
E preciso dizer pra vocês que: apesar de estar ligado a trilogia The kiss of deception, ele pode facilmente ser lido de modo independente (mas acho improvável você não querer ler a trilogia depois, que inclusive eu super panfleto também haha). Enfim, recomendo mais que demais!! ?

duny 09/11/2021

Uma palavra: preguiça
Sim, preguiça. Esse livro é a definição da preguiça. Ficou claro que a autora não tinha vontade e intenção nenhuma de explicar as tais das "origens" dos reinos que vemos nas Crônicas de Amor e Ódio porque absolutamente nada aconteceu nesse livro. Não tem origem, não tem explicação, não tem aproveitamento do mundo mágico que ela criou. É só o romance. Não leia esse livro esperando nada mais porque você não vai achar. Esse livro são 100 páginas de "amor proibido" e a entrega é tão rasa que nem vale o preço.

O rapaz lá era pra ser um selvagem, um bárbaro, a autora me diz, mas ele se comporta como um cavalheiro e fala como um também! Nunca vi um bárbaro tão articulado! E romântico! Gente do céu, eu morro e não vejo tudo. Foi até bonitinho em certo nível, mas eu não aprendi nada que eu já não soubesse lendo os outros livros da saga e, inclusive, aquele "plot twist" do fim foi a coisa mais previsível que eu já vi na vida. Inclusive achei que era de conhecimento prévio -- só depois me dei conta de que era pra ter sido surpresa. Ops.

De novo, eu reforço, a habilidade na escrita da autora, desperdiçada numa história tão sem sal. Queria que Mary E. Pearson se dedicasse de verdade a alguma coisa porque sei que seria excelente. Mas alás...

Não recomendo.

any!¡ 03/01/2022

Origem do amor
? ?????????, ????.
?Logo depois veio um nome sussurado, que sempre estava logo além do meu alcance, que não era meu ainda para ouvir, mas que eu sabia que um dia os filhos de meus filhos ou aqueles que viessem depois haveriam de ouvir.
Um dia a esperança teria um nome?

Um livro bem introdutório ao universo das crônicas de amor e ódio. Sou suspeita de falar, já que amo a escrita da autora, mas achei uma leitura agradável e bem rápida, ótima para passar o tempo. Enrolei o máximo que pude, mas chegou o momento de finalizar a minha viagem por esse universo maravilhoso no qual eu me senti totalmente conectada. Muito obrigada Mary E. Pearson! ?

Nick 04/01/2022minha estante
aaaaaaa o tanto q eu chorei lendo esse dps de terminar cronicas de amor e odio!

any!¡ 05/01/2022minha estante
Simm!!! Sou super apaixonada por essa escrita, vou morrer de saudade desse universo??

Lolo 13/01/2022

Achei muito bom, o livro é pequeno mas a autora desenrolou ele muito bem, o casal principal é bem cativante, e fiquei bem curiosa pra ler as crônicas do amor e ódio.

may 20/01/2022

Achei fraquinho
É a linguagem do saber, Jafir.
Linguagem esta tão antiga quanto o próprio universo.
É o ver sem olhos,
E ouvir sem ouvidos.
Foi isso que me trouxe até aqui, a este vale.
Era assim que os Antigos sobreviveram naqueles primeiros anos.
Como nós sobrevivemos agora.
Confie na força dentro de você.

jaq 23/01/2022

leve...
neste livro ficamos sabendo um pouco mais sobre o que realmente aconteceu com Morrighan e Aldrid, o romance dos dois jovens e os motivos de tais acontecimentos e atos... Ele pode ser lido antes, durante ou depois da trilogia de crônicas de amor e ódio, o meu caso que li no fim. É bem fininho e de leitura super fácil, porém não interfere em nada na leitura da triologia e não possui nenhuma ligação mt direta, então se não tem interesse não é necessário ler.

Gabryella 25/01/2022

??
Nesse Prequel de The Kiss, nos é apresentada a história da Morrighan e como tudo a levou às terras que um dia Lia lutaria com tanto fervor.

Morrighan e sua tribo ?remanescente? lutam contra a fome, miséria e, uma constante guerra contra os ?abutres?, sendo também sobreviventes do mundo que viviam à muito tempo atrás. Diferente da tribo de Morrighan, eles são saqueadores.
Mas tudo isso mudou um dia, em nome do amor.

Esse romance crescente entre duas tribos culturais diferentes, a ânsia de aprender o mundo um do outro e sobre o Saber com aquele constante medo do amanhã e do que estaria à espera de Morrighan.

Amei essa contextualização do mundo deles antes da história da Lia e não tem como não se apaixonar por esse romance breve, mas ainda sim tão lindo.

?Dos quadris de Morrighan, Nascerá a esperança.?