O Arqueiro

O Arqueiro Bernard Cornwell

Resenhas - O Arqueiro

Leio, logo existo 07/05/2022

Esperava mais
O livro "O ARQUEIRO ", (primeiro de uma trilogia) escrito pelo inglês Bernard Cornwell explora como pano de fundo de sua narrativa o início da famigerada GUERRA DOS CEM ANOS, conflito entre Inglaterra e França.

No centro da narrativa acompanhamos as aventuras de Thomas,  um jovem inglês que após ter sua família assassinada e sua vila destruída resolveu entrar para o exército do rei da Inglaterra. Thomas também é impulsionado a buscar vingança e encontrar uma relíquia roubada de sua vila e que era guardada por seu pai - a famosa lança que São Jorge usou para matar um dragão. ? ?  ?

No decorrer da narrativa essas motivações não são tão bem trabalhadas. A impressão que tive foi que o enredo era secundário,  o importante era descrever as cenas de batalhas. Aliás, o que não falta são páginas e mais páginas descrevendo estratégias de guerra, saques selvagens, mulheres sendo abusadas, violência sem fim.

Definitivamente a busca pela lança de São Jorge não teve importância nenhuma e a inclusão do Santo Graal também não. Uma lástima,  pois foi a curiosidade em saber como o autor desenvolveria esses elementos que me motivaram a ler o livro.

Para aqueles que gostam de cenas de  batalhas,  o livro é um prato cheio. Para os leitores que buscam um enredo bem construído, melhor ler as "CRÔNICAS DE ARTHUR".

Manezera 28/04/2022

A invasão de um vilarejo inglês por homens franceses resulta na destruição total deste, escravidão dos sobreviventes. Tal assalto tinha como objetivo roubar uma lança relíquia religiosa q teria pertencido a São Jorge. O padre guardião da lança foi assassinado. Seu filho Thomas jura recupera-la e vingar sua vila.
Para isso se junta ao exército inglês como arqueiro.

Nobre 27/03/2022

Incrível!!!
O livro é muito bem escrito, os personagens são muito cativantes e bem desenvolvidos, as batalhas são bem descritas e tem algumas cenas que demonstram a crueldade da guerra. Além disso, o autor descreve muito bem como era a sociedade do século XIV com seus costumes e preconceitos. Portanto, eu recomendo muito a leitura.

Alexsander.Camargos 27/03/2022

Ótima escolha para quem quer conhecer a obra do Cornwell
Para quem gosta de temas ligados às guerras medievais, com descrições precisas de batalhas, desenrolar realista este é uma grande obra.

Henrique Bittencourt 20/03/2022

Mais um bom livro de Bernard Cornwell. Nesse que é o primeiro livro da trilogia do Santo Graal, o author busca desenvolver a história de Thomas, um jovem arqueiro que perdeu toda a família e agora embarca em uma aventura junto com o exército Inglês para tentar se vingar da morte de seus familiares. Ansioso para a segunda parte.

Karen 13/03/2022

De fácil leitura porém arrastado
A história em si desperta a curiosidade, mas o livro se arrasta com muitas batalhas extremamente descritivas, tornando-se massante.

Andre350 11/03/2022

A historia passa durante o período da guerra dos cem anos. Thomas de Hookton, então um simples camponês, filho de um padre, é o protagonista da trama. Após seu vilarejo ser atacado e roubada uma relíquia, Thomas se vê enlaçado numa busca desesperado por respostas do passado e da família de seu pai. O livro é apenas o início da aventura que continua em mais dois livros: O Andarilho e O Herege.

Qnat 09/03/2022

Bacana
É um livro bom, com personagens bem construídos, uma história interessante.
Não o achei espetacular, até por ter lido outros livros do Cornwell e todos eles seguirem uma mesma linha, nesse caso, soldados em meio a um período de caos e batalhas procurando relíquias. Então não tive "surpresas".

Cornwell sempre escreve ótimos livros, mas ainda acho que sua obra prima é Crônicas Saxônicas, por ter personagens mais cativantes talvez.

Apesar de O Arqueiro ser um bom passa tempo, não sei se continuarei a série.

HARRY BOSCH 09/03/2022

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell é um autor que ainda estou me adaptando,mas nunca vi uma narrativa de batalhas historicas tão bem feita,como as suas.O Arqueiro é interressante pelo contexto historico e o personagem principal Thomas me lembra muito o personagem Zadig de Voltaire.

Carol 06/03/2022

Sobre os arqueiros ingleses
Eu já havia lido alguns livros do autor e gosto do fato dele pegar um contexto histórico e escrever uma ficção naquele período. A história dos arqueiros ingleses e como eram usados nas batalhas é interessante, é gostei bastante do livro mas provavelmente não vou terminar a trilogia.

Adriano.Perkov 25/02/2022

Excelente
Mais um livro que nos mantém preso. As batalhas são muito detalhadas e fazem nos sentirmos parte da história e o melhor é que tratá-se de ficção histórica.
O autor conta de forma surpreendente esta saga história cheia de batalhas e reviravoltas.

Julio Cesar 19/02/2022

O arqueiro
O livro conta a história de Thomas de Hookton,um arqueiro, filho bastardo de um padre, que morava em um simples vilarejo da Inglaterra, que se vê obrigado a sair em busca de vingança quando sua vila é invadida e saqueada e seu pai assassinado.

Leandro.Quilles 18/02/2022

Mais um livro ótimo de Bernard Cornwell, vem se tornando um dos meus autores favoritos pelo modo como escreve, as cenas de batalha sempre muito vividas e as histórias que sempre deixam um gostinho de quero mais.

agathatriste 17/02/2022

Em busca do Graal
Os franceses atacam um vilarejo e conhecemos Thomas um arqueiro inglês que descobre nesse ataque que seu pai era um padre e que a lança de São Jorge , relíquia da sua família fora roubada pelos franceses. Decidido a trazer de volta a relíquia roubada e a vingar a morte de seu pai ele se junta ao exército inglês. O livro se passa na Guerra dos Cem anos, não conheço autor melhor em descrição de batalhas, cada detalhe faz com que o autor nos transporte para dentro da luta.
Ansiosa para terminar a trilogia!

Fran 27/01/2022

27.01.2022 | cornwell mostrando que, realmente, é um mestre da ficção/romance histórico! o cara não erra UMA!