Eleanor Oliphant está muito bem

Eleanor Oliphant está muito bem Gail Honeyman

Resenhas - Eleanor Oliphant Está Muito Bem

Fernanda Dezopi 23/04/2022

É um livro constituído por 359 páginas e escrito pela escocesa Gail Honeyman. É uma leitura extremamente fluida, fácil e envolvente. Ele conta a história da peculiar Eleanor Oliphant e o tema principal é sobre SUPERAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO e JORNADA DE HERÓI.

Eleanor Oliphant é uma mulher de 30 anos, assistente de assessoria administrativa de uma empresa em Londres, sem amigos, com vários traumas desenvolvidos ao decorrer da sua vida, dona de uma planta, com fortes episódios de depressões recorrentes, que cresceu em lares adotivos e que não sabe se socializar.

Ao decorrer do livro, vemos os traumas que Eleanor enfrenta e carrega em sua vida diariamente. Tais como, o seu relacionamento abusivo com o seu ex-namorado Declan (com episódios de violência física, psicológica e emocional extrema) e com a sua mãe.
O livro é dividido em dias boas e dias ruins.

A partir do momento que é apresentado os dias ruins é abordado a terapia. Com a identificação da depressão e com o auxílio do seu amigo em procurar ajuda, Eleanor Oliphant, acaba optando pelo tratamento psicoterápico com Maria Temple. Nessa parte, mostra a transformação de Eleanor, autorreflexões e na procura da sua história. Com a ajuda da terapeuta, ela consegue identificar os traumas que sofreu na infância e que reverberam no presente, a inserindo e sobressaltando sua solidão.

O desfecho do livro é totalmente humano, respeitoso e reflexivo. O livro nos indaga e nos faz refletir o quão somos solitários. Você já se perguntou sobre isso? Mas cuidado caro leitor, confundir solitude com solidão. A maior parte da solidão, gostamos de denominar ela como solitude, da mesma maneira que Eleanor Oliphant fez ao decorrer do livro.
Em vários momentos ela diz que ela está bem, que não precisa de ajuda e que sua vida está boa. Com o desenvolvimento do enredo, ao vermos a sua vida, nós indagamos novamente: o quão boa sua vida está? Você vem vivendo ou apenas sobrevivendo? Porque, sinceramente, eu ainda estou descobrindo a minha.

Thali 21/04/2022

Eleanor oliphant é um espelho de nós nos dias atuais. A solidão e a falta de pessoas da família estão deixando as pessoas cada dia mais solitárias.

lamarchatropical 14/04/2022

Abraçadas na solidão
Que livro complexo! Não digo isso pelo vocabulário, mas pela história em si, pela jornada de autoconhecimento de Eleanor.

Nada me pareceu forçado, pelo contrário, me senti lendo uma autobiografia. Fiquei tão triste e feliz por ela que me senti amiga também.

Não acredito que consiga verbalizar o desenrolar da história em si, mas recomendo a todos que deem uma oportunidade a Eleanor, porque as subjetividades dela falam um pouco (ou bastante) sobre todos nós.

"Eu existo, não existo? Frequentemente parece que não estou aqui, que sou um produto da minha própria imaginação."

Louise 12/04/2022

Que perfeição de livro!!!
Que livro, meu Deus. Eu não consigo achar palavras pra descrever esse livro, um dos melhores que eu já li!
Eu aprendi nesse livro que você não precisa carregar e lidar com tudo sozinha. Eu me indentifiquei muito com a Eleonor, o que foi esquisito já que eu e ela tivemos vidas muito diferentes.
A forma como a autora mostra a superação e a evolução da personagem é incrível, foi muito gratificante ver a Eleonor aprendendo a viver a vida de uma forma mais feliz, formando laços e ver ela descobrir que não se pode viver sendo sozinha o tempo todo. Juro que livro incrível.
Larinha 13/04/2022minha estante
Amei

leituras.dela 08/04/2022

Eleanor Oliphant não está nada bem
Acho que foi o livro que mais rendeu discussão no clube do livro que eu participo. Para mim, foi porque o livro me pegou desprevenida numa combinação perfeita de temas relevantes entremeados numa história triste com uma pitada de humor obscuro. Recomendo demais a leitura. Eleanor Oliphant é uma personagem que ficará gravada na minha memória.

“Se alguém pergunta como você está, deve dizer BEM. Não deve dizer que chorou até dormir na noite passada porque não falava com uma pessoa por dois dias consecutivos. BEM é o que você responde.”

site: https://www.instagram.com/leituras.dela/

Januska 14/03/2022

O MELHOR DO ANO
A minha saga para encontrar esse livro que está esgotado valeu MUITO à pena.
Eu esperava um chick lit e ganhei crise existencial, e isso está longe de ser uma reclamação.
Aqui conhecemos Eleanor e suas peculiaridades, sua dificuldade de socialização, traumas familiares, e solidão. Eleanor está muito bem, mas quando seu caminho cruza com um músico e ela começa a idealizar um "amor", tudo muda.
Eu me identifiquei demais com a personagem em diversas passagens do livro. Queria guardar ela num potinho.
Pra mim, não é um livro com grandes reviravoltas e acontecimentos, mas é incrivelmente bom de qualquer modo.

Giovanna1242 13/03/2022

Me surpreendi bastante com esse livro, não era exatamente o que eu tava esperando, mas eu acabei gostando bem mais do que pensei que iria! Me diverti bastante com a primeira parte do livro, ri muito das atitudes e falas da Eleanor. Já na segunda parte, chorei um pouquinho com os acontecimentos, e chocada com as reviravoltas.
Fiquei muito feliz com as evoluções da personagem, e torcia muito pra melhora dela.
Foi uma leitura muito divertida, e com temas importantes também (que podem ser gatilhos pra algumas pessoas), recomendo demais!

mell 10/03/2022

eleanor oliphant está mesmo muito bem?
minha primeira resenha, e devo esperar que não seja tão boa, mas preciso demonstrar todo minha devoção para como essa obra.

eleanor.

esse livro é definitivamente uma história sobre caminhada, acho que essa é a definição certa, amadurecimento, respeito, crescimento, empatia, dor, perdar, amor...

ser forte, e continuar não é e nunca será uma caminho fácil, talvez ardiloso, mas nunca fácil, eleanor é a prova "viva" que ser diferente faz com que uma voz na sua cabeça que convença que você não é o que realmente é.

acho que nunca vou esquecer cada pagina da vida da eleanor, que por mais "tediosa" e igual constantemente sua vida seja definitivamente possui observações entrelinhas.

Wanessa_Gabriela 28/02/2022

Um livro que me dizia que seria X e na verdade foi XYZ!
Comecei o livro porque a personagem principal é autista e eu estava procurando livros não técnicos que não romantizassem o TEA. Em momento algum do livro fala sobre o espectro, ou sobre ela ter essa condição, mas para um leitor atento e que já conhece as características, é de fácil reconhecimento.
Mas demorei muito tempo para engatar na leitura. O ?projeto? da Eleanor, ou srta. Oliphant, como ela prefere, me cansou logo de cara. No entanto, por trás dele eu comecei a me envolver com todo o resto! Desde o puf de sapo (confesso que fiquei com vontade de ter um), até o adorável, fofo, amigão de todas as horas, Raymond!
Eleanor tem muitas conclusões que eu tenho e que eu considero como ?uma brincadeira?, mas no fundo é um pensamento genuíno que eu afasto por achar ser seco/direto demais e tento relativizar um pouco para não ficar tão cru. E ela é genuína do começo ao fim de todos os seus pensamentos!
A importância dada à terapia foi algo que me chamou atenção. O livro lida com os traumas dela, e a conclusão dela, por si só, mas óbvio, com a ajuda da terapeuta, é maravilhosa e sem brutalidade, sem baque, sem medo de se livrar de uma condição degradante e abusiva mas que ela era totalmente dependente.
Um livro que me pegou de surpresa com sua profundidade!
Ri muito com muitas coisas!
Um livro que me dizia que seria X e na verdade foi XYZ!

brunapedrosac 26/02/2022

Eleanor Oliphant está muito bem me fez refletir muito, principalmente sobre solidão e empatia. Eu me conectei com uma personagem muito diferente de mim que é a eleanor e no final me vi torcendo pra felicidade dela e me identificando com aspectos dela, sendo que no início ela me irritava. Indo além, ela me inspirou muito sendo corajosa pra mudar a própria vida.
eu ri demais lendo o livro, amei o humor sutil dele nas percepções super sinceras e sem filtro da eleanor sobre aspectos da sociedade que pra nós são normais (por exemplo, ela na depilação e no salão de beleza morri de rir). Amei também as referências a livros da jane austen!!!
Um adendo ao Raymond perfeito e de uma sensibilidade, me emocionei com as atitudes dele com a eleanor

duda 23/02/2022

lindo livro
nunca me identifiquei tanto com uma personagem de livro como ela, teve tantos momentos que fiquei com um aperto tão grande no meu peito, pelo simples fato de me identificar com ela

Marina516 20/02/2022

O desenvolvimento do livro mudou totalmente o meu sentimento e minha avaliação dele. Eleanor lembra muito Susan, em "Susan não quer saber do amor", ambas fazem comentários extremamente práticos e insensíveis em relação a pessoas e/ou situações e ambas tem familiares terríveis. O livro mostra a importância da convivência social, de receber amor e carinho. Em muitas partes chegou a ser surpreendente, e é uma história comovente e muito bem escrita.

Paula Danielly @chuvadeleitura 31/01/2022

No início pensei que não fosse gostar desse livro, mas ao finalizar fiquei muito grata por te conhecido Eleanor Oliphant.

Super recomendo a leitura