Como Parar o Tempo

Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

luiza.manchon 08/06/2020

Uma mensagem importante
Li esse livro em um momento que estava muito desacreditada da vida. Quando terminei, respirei fundo e viver não parecia tão doloroso assim...
Ra 23/10/2021minha estante
o livro é muito triste?

Babi 09/01/2023minha estante
Gente, que livro perfeito! Ele te ensina a ver a vida de outra forma, a apreciar mais ela. Tenho certeza que muita gente quer viver pra sempre e acha que isso pode ser uma benção mas na verdade é uma maldição.

jug0mes 03/08/2023minha estante
Caramba?

Luciana.Lira 24/01/2024minha estante
Ra, o livro não é triste,vele nós mostra a importância de vivermos intensamente o presente.

Luciana.Lira 24/01/2024minha estante
Desculpem os erros de ortografia. ?

Carolina165 07/05/2021

Um livro especial
Que livro completo e apaixonante!

Tem história de amor? Sim.
Tem quotes incríveis? Sim (e muitos).
Tem uma escrita fluida e envolvente? Sim.
Tem dor e superação? Sim.
Vale a pena ler? Com certeza.

"Amor à primeira vista pode ou não existir, mas amor ao primeiro momento existe sim". Pág. 227

"Nada fixa alguma coisa tão intensamente na memória quanto o desejo de esquecê-la". Pág. 255

"As pessoas geralmente veem o que querem ver". Pág. 273

"Amor é onde se encontra significado. [...] Esse é o negócio com o tempo, né? Não é igual. Alguns dias, alguns anos, algumas décadas são vazios. Não têm nada. Calmaria. Aí você se depara com um ano, ou mesmo um dia, uma tarde, e é tudo". Pág. 279

"Não é possível se apaixonar e não pensar que exista algo maior nos governando. Algo, sabe, que não é a gente mesmo. Algo que mora dentro de nós, aprisionado, pronto pra nos ajudar ou nos foder. Somos mistérios pra nós mesmos. Até a ciência sabe. Não temos porra nenhuma de ideia sobre como nossa mente funciona". Pág. 279

"O homem que teme o sofrimento já está sofrendo pelo que teme". Pág. 289

"Da mesma forma que é preciso apenas de um minuto para morrer, é preciso apenas de um minuto para viver. Apenas se fecha os olhos e deixa qualquer medo inútil ir embora. E então, nesse novo estado, livre do medo, você se pergunta: quem sou eu? Se eu pudesse viver sem dúvida alguma, o que eu faria?" Pág. 294
Ra 23/10/2021minha estante
o livro é muito triste?

Carolina165 20/12/2021minha estante
Oi Ra, não achei triste não

diliterando 17/02/2023minha estante
Comecei a leitura..eu adoro esse autor

Carolina165 17/02/2023minha estante
Eu tbm!

Cris 19/10/2021

Sem palavras
Adoro ler livro sem saber nada sobre ele, este foi escolhido por causa do autor, já que adorei A Biblioteca da Meia Noite.

Que leitura incrível, uma história diferente sobre um homem que envelhece lentamente e está com mais de 400 anos, seguindo com sua vida de forma solitária e arrastando um passado enorme do qual não consegue se libertar.

Os capítulos alternam entre passado e presente, revelando aos poucos os segredos de Tom.

Apesar da vida do protagonista ter sido bem interessante, o ponto alto do livro são as reflexões sobre o que fazemos dela diante das adversidades e o quanto nos permitimos seguir em frente mesmo tendo todo o tempo do mundo.

Virou favorito da vida.

Para quem gosta de um livro reflexivo e diferente,

Recomendo

"Eu já fui tantas pessoas diferentes, desempenhei tantos papéis. Não sou uma pessoa. Sou uma multidão em um corpo."

#comopararotempo #matthaig
Ra 19/10/2021minha estante
wow até me animou a ler

Cris 19/10/2021minha estante
Leia sim, é um livro diferente mas muito bonito

Ra 20/10/2021minha estante
obrigada pela dica cris

Cris 20/10/2021minha estante
Imagina!

Esdras 06/01/2018

Estamos todos à mercê do tempo. Não estamos?
Tom Hazard é portador de uma condição genética rara, denominada “anageria”.
Essa espécie de “dom” faz com que ele envelheça de maneira muito(MUITO) mais lenta que um ser humano normal.
Ele participa de uma sociedade secreta (os Albatrozes), que tem como missão localizar todos os outros portadores do ‘anageria’ para ajudar a mantê-los ‘disfarçados’ para os olhos da sociedade no geral e ainda mais dos que tem interesse especial em estudar tal condição. É perigoso.
Coisa louca, né?

Tom já vive há séculos.
Mas isso, para ele, não é lá muita vantagem.
Isso se tornou seu maior pesadelo.
Impõe-se como regra “não se apaixonar”. Isso facilitará as coisas, eles dizem. Não se apegar a ninguém. Seguir sozinho.
E aí é que está o grande problema de Tom: a solidão.

“...-E quando eu não senti mais nada, quase tive saudade da dor; com dor, ao menos se sabe que se está vivo.”

A história começa e é fácil captar o fardo que Tom carrega. Um grande vazio. Fica explicito nas palavras dele, no seu dia a dia.
A tristeza que o Tom tem que disfarçar diariamente.
A saudade de outros tempos. De outras pessoas.

“ – Há uma escuridão que circunda tudo. É um êxtase horroroso.”

A narrativa alterna entre presente e passado.
No presente, Tom segue em seu disfarce e o seu maior objetivo é encontrar sua filha Marion.
No passado, conhecemos toda a trajetória dele.
Todos os nomes que ele usou. As pessoas que ele perdeu. A mulher com quem se envolveu e que teve que deixar para trás em algum momento.
E uma das coisas mais legais da história é exatamente essas voltas ao passado porque em muitas delas o autor cria uma interação entre Tom e muitos “famosos” da literatura, da arte e etc(como por exemplo Shakespeare). Recita momentos históricos. Ficou muito legal isso.

Mas sabe quando você gosta muito da forma que o autor escreve mas nem tanto da história em si?
Acho que foi esse o caso.

Matt Haig criou uma premissa super interessante. Um personagem principal que simpatizei muito.
Escreve de forma bem humana e bastante sentimental. Delicado. O texto é reflexivo. Nos faz pensar em como aproveitar melhor nosso tempo. Valorizar pessoas e momentos. Ponderar nossa existência. Aprender com os próprios erros.
Mas o desenrolar da história não me agradou muito.

Apesar de o ‘passado’ ser muito interessante, essa alternância de tempos bagunça a história. O foco no presente ajudaria bastante no desenvolvimento.
(É difícil imaginar o Tom com “a mesma cara”, em séculos diferentes e não achar que tá tudo num tempo só.
Não sei se estou sendo claro nessa parte.rs.)
A sociedade Albatroz é intrigante, mas é pouco desenvolvida. Gostaria de saber mais. E quando tudo se encaminhava para encontrar-um-amor-para-o-Tom eu fiquei chateado!rs. E – me desculpem!- mas eu gostava do Tom solitário.
Era esse Tom que eu queria acompanhar até o fim.

Bom, tudo termina de um jeito reconfortante, até.
Não tem como ser muito conclusivo/definitivo.
Eu gostei do livro. Foi um bom drama. Mas acho que faltou algo. Ou várias coisas. RS.
Quero insistir no autor porque gostei da escrita e quero revê-lo numa história mais consistente.

Fernando Lafaiete 09/01/2018minha estante
Tenho muito interesse nesse livro. Espero gostar!!

Esdras 09/01/2018minha estante
Espero que goste bastente, Fernando!
Já baixei outro livro do autor para ler.

Thuany 17/01/2018minha estante
Vou começar a ler ele agora ! Espero que eu goste.

Rafaéla 21/01/2024

Ainda não sei se gostei ou não da leitura mas o fim me deixou intrigada quanto as reflexões acerca do mistério do tempo. Tempo esse em que por vezes temos a percepção que corre, no entanto, muitas vezes nós não vemos ele passar e desejamos que ele passe mais rápido.

Mas achei interessante o tema do amor aparecer como mola percursora da vida.
Cida Luz 21/01/2024minha estante
Amei a resenha! Estou me questionando sobre essa leitura tbm! Depois te conto o q achei!!!

Rafaéla 21/01/2024minha estante
Me Conta sim ?

Emilia 05/01/2021

Fiquei muito mexida com esse livro... Enquanto lia, achei monótono e que o autor se estendeu demais no começo, enquanto que correu demais no final... No entanto, o final tem tantas mensagens lindas que eu não posso dar uma nota menor que quatro estrelas pra esse livro... Também preciso destacar que tem vários trechos maravilhosos ??
MarcioAz 05/01/2021minha estante
O título é chamativo.

Emilia 05/01/2021minha estante
E tem tudo a ver com o livro :)

elena 04/09/2022

NÃO É UM ROMANCE!!
o livro é a história de um homem portador de uma anomalia que permite viver por muito tempo, e permanecer com a aparência jovem. em meio a muitos problemas ele entra em uma sociedade de pessoas com a mesma anomalia que ele, e após um tempo descobre que sua filha (que teve com uma mulher "normal") herdou a mesma anomalia que ele. o livro aborda muitos assuntos, e faz você aprender história e pensar na vida. o autor conseguiu passar nesse livro todas as emoções certas, no momento certo.
fala sobre presente, passado e futuro. eu surtei em diversos momentos. eu gostei muito. amei conhecer o autor, pretendo ler mais livros dele. uma das minhas melhores leituras.
por favor, leiam.
RECOMENDO MUITO!
cattjubs 24/09/2022minha estante
nossa, me convenceu hein, e olha q n é romance ?

elena 07/10/2022minha estante
eu recomendo MUITO, faz muito a gente pensar sobre o passado que ainda é presente em nossas vidas

Camila Lobo 19/11/2017

Resenha: Como Parar o Tempo (Por Livros Incríveis)
A primeira regra é não se apaixonar. Tom possui uma estranha condição: ele não é imortal, mas envelhece devagar. Por isso, ele caminha há mais de 400 anos pela terra, vendo de tudo e experimentando de tudo. Há muito também ele precisa trabalhar para uma organização de pessoas como ele, a fim de recrutá-los para que permaneçam desconhecidos, sem que o mundo conheça suas condições. Enquanto procura pela filha perdida, ele torna-se professor de história em Londres e seu mundo pode mudar ao conhecer Camille.

A primeira coisa a dizer sobre esse livro é: estou encantada. Sério. Ao ler na biografia, vi que Matt Haig é um dos autores mais conceituados na Inglaterra, porém eu nunca tinha ouvido falar dele. Devo confessar que ao conhecer a história, a sinopse me deixou MUITO atraída, além de certa forma ter me remetido a uma série que muito gostei (alguém aí conhece Forever?). Entretanto, não há semelhança alguma e ao mesmo tempo me passou as mesmas sensações. E estou muito agradecida a editora ter me mostrado a história que pra mim, definitivamente foi uma das melhores do ano.

"E quando eu não senti mais nada, quase tive saudade da dor; com dor, ao menos se sabe que se está vivo."

Como mencionado na sinopse, Tom Hazard tem mais de 400 anos. Para ser mais precisa, ele nasceu em 1541. Por isso, temos uma narrativa bem madura e um tanto melancólica, digno de alguém que já passou tanto tempo vivo. Ao mesmo tempo que a história de Tom vai sendo contada, há muitas reflexões sobre temas que variam da vida ao tempo e o amor. Logo, há muitas passagens bonitas que fazem pensar por um longo tempo. Ainda assim, não há um vocabulário rebuscado por parte do autor. É formal e atual, com algumas gírias e palavrões aqui e acolá.
O livro, para melhor organização, é dividido em cinco partes e vários capítulos, que vão alternando entre o passado e presente, todos datados. A narrativa não tornou-se massante e apesar de ir e voltar no tempo, consegue evoluir bem. Minha parte favorita é a que ele conta sobre a única mulher que amou em quatrocentos anos, onde a caracterização da época é envolvente, bem como todo o romance.

O grande diferencial da obra é que, diferente do que a sinopse parece dizer, Como Parar o Tempo não foca no romance. Ele está lá - e confesso que pelas raras partes em que aparece, ele até parece se desenvolver rápido - porém o amor romântico não é o ponto real da obra. Em outras palavras, a química entre Tom e Camille funciona muito bem, porém, como não são tão frequentes as partes em que ambos se desenvolvem, o romance parece acontecer de forma rápida. Ainda assim, em minha opinião, a história não é tão afetada por isso, já que quando tais cenas acontecem, ambos possuem diálogos interessantes.

A história é a grande homenageada. Haig utiliza-se da condição de seu protagonista para dar aos leitores uma verdadeira aula de história (vale lembrar que não posso afirmar com certeza se todos os dados históricos são verídicos. Porém, com toda certeza demandou grande trabalho de pesquisa). Seu personagem passa por vários momentos importantes e grande parte do livro é voltando em tais memórias, deixando a trama grandiosa e rica em detalhes, trazendo mais veracidade. Tom Hazard conheceu Shakespeare, sobreviveu a caça às bruxas, encontrou Scott e Zelda Fitzgerald. Esteve em inúmeros países, viajou o mundo de barco, sobreviveu à Peste Negra. É um tanto interessante acompanhar o protagonista contar suas histórias, que são bem criadas e descritas.
Logo, deve-se mencionar que o livro não é tanto sobre ficção científica em si, que estamos acostumados a ver, apesar da condição anormal descrita. Como Parar o Tempo está mais para uma ficção simples, sendo um relato um tanto reflexivo sobre o tempo e a vida humana.

Portanto, Como Parar o Tempo é uma bela homenagem à História do Mundo, mesmo que o grande ponto da história – o protagonista – seja a princípio, mera ficção. Recomendado de olhos fechados a quem aprecia uma bela leitura com dados interessantes, romance e até mesmo certa ação.

Leia outras resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/11/resenha-como-parar-o-tempo-matt-haig.html
Jaina 01/04/2020minha estante
Adorei sua resenha. Estou lendo o mesmo livro e concordo com você. Já leu a mulher do viajante do tempo? Não é uma história tão parecida... Mas o drama da dor de não poder amar livremente está presente também.

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 15/12/2017

M A R A V I L H O S O
“Fique Firme”
Essa história é brilhante e totalmente original. Ela traz boas reflexões sobre a humanidade através dos tempos e os seus detalhes históricos são fascinantes.
Tom Hazard, nasceu na França no século dezesseis e atualmente mora em Londres, oi? Quantos anos esse homem tem?
Tom sofre de uma doença rara, que faz com que o processo de envelhecimento diminua lentamente, com um pouco mais de 400 anos ele aparenta somente 40. Por conta disso passou boa parte da sua vida fugindo das pessoas que percebiam sua condição.
A primeira regra e a mais importante para se manter vivo é não se apaixonar, mas é possível controlar o amor?
“Eu me lembro de como é, aquela sensação de girar e ficar tonto com amor e terror. Eu lembro quando o sinal toca. Eu lembro o odor do pomar no cabelo dela e sinto tanta saudade que arde.”
A narrativa se passa entre as memórias do passado e o presente de Tom. Adorei as descrições dos lugares, os fatos históricos, as citações de Shakespeare e as viagens com o Capitão Cook. Você sente como se estivesse ali com ele, tocando um alaúde e navegando nos mares do sul.
Autenticidade, essa é a palavra para este livro! Nunca li algo assim, é totalmente diferente e inspirador. Adorei a escrita do Matt e se tivesse mais 320 páginas eu leria facilmente.
Aprendi muito com essa história, marquei vários trechos que me emocionaram e me deixaram refletindo sobre a vida. Apesar de ser uma ficção e o personagem ter mais de 400 anos eu fiquei com a sensação de que o autor criou uma metáfora e o que ele queria mostrar na verdade é que a vida passa muito rápida e o importante é aproveitar cada segundo ao lado das pessoas que amamos.
Recomendadíssimo! 5/5 🌟
Curiosidade: O ator Benedict Cumberbatch comprou os direitos para adaptação cinematográfica desse livro! Tenho certeza que será muito interessante, quero muito assistir!

site: https://www.instagram.com/p/BcssBLJl99Z/?taken-by=pintandoasletras
MarioLuiz 31/01/2018minha estante
Se alguém tiver ou conhecer alguém que tenha esta "doença" e for contagiosa, me apresenta, pois estou ansioso para ser contagiado. Rsrsrsrsrs... Comecei ler este livro agora, provavelmente terminarei amanhã se a leitura for interessante. A estória é interessante, mas não é única com o sonho da eternidade ou viver alguns séculos, assisti a série Forever, gostei muito e fiquei frustrado por te tido apenas duas temporadas, para quem não assistiu: É a estória de um médico legista muito competente, Henry Morgan, só pode, ele tem mais de duzentos anos, no caso dele, mesmo que ele morra por acidente ou assassinado ele ressuscita, na água e nu. Gostei muito do filme "A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE" com uma atriz linda que faz o papel de Adaline, uma moça que aos vinte nove anos sofre um acidente automobilístico, não morre e dai pra frente não mais envelhece. Não direi mais nada para dar spolier para quem ainda não assistiu. Aqui não é espaço para comentar filmes, mas cito estes dois para dizer que gosto do assunto.

Paula 05/01/2019

Ideia interessante, mas história desequilibrada
Como seria envelhecer mais lentamente que o resto da humanidade? O livro conta a história de Tom Hazard, que tenta viver o presente enquanto é assombrado pelos seus séculos já vividos, refletindo sobre a repetição previsível da história humana, o medo do preconceito e a necessidade da auto-aceitação para uma vida feliz (e longa). Contudo, embora a ideia do livro seja interessante, a trama é desequilibrada. A trama se arrasta por mais da metade do livro, de maneira que várias vezes pensei em desistir da leitura. Já perto do final do livro a trama se desenrola e se explica repentinamente, dando mais dinamismo para história e aquele final agradavelmente clichê. Gostei de acompanhar o amadurecimento do personagem ao longo da história e das reflexões propostas no livro, de maneira que valeu a pena ter não ter abandonado a leitura, mas trama poderia ser mais equilibrada e dinâmica desde o começo do livro.
Kessia.Henrique 28/06/2020minha estante
Concordo 100%, inclusive também pensei em desistir na metade

Marcela @ler_sim_ler_sempre 25/12/2017

Quero guardar num potinho
@ler_sim_ler_sempre

⏱Que tal viver mais de um século ?! Pra ser mais preciso 439 anos
Podendo chegar aos 950 ?! 😱 .
⏱Pois é isso que acontece com Tom. Ele tem uma doença rara que o faz envelhecer aos poucos e tem uma imunidade além da normal. Não adoecendo com facilidade. Mas há um preço a se pagar por isso .
⏱Tom tem apenas o desejo de viver uma vida normal. Sem ter que fica pulando de cidade em cidade e sempre com uma identidade nova. Porém as regras são claras: Apenas 8 anos em cada lugar e NUNCA, NUNCA se apaixonar. .
⏱Mas nem sempre é assim que a vida funciona, não é mesmo ?! E Tom depois de mais de 4 séculos se vê novamente envolvido por alguém. E se questionando se vale a pena continuar seguindo as mesmas regras ou se já está na hora de tomar rédea de sua vida. .
⏱Ao decorrer do livro, Tom vai narrando desde o seu passado há séculos atras Quando ele se apaixonou por uma pessoa "normal", quanto seu dia presente. .
⏱Viajamos para uma Londres de 1599 e depois retornarmos aos dias atuais, daquelas mesmas ruas e vielas. E sentimos junto com o personagem a mesma emoção em rever os mesmos lugares, mas já tão diferentes. .
⏱Uma história que te faz refletir sobre o nosso tempo na Terra. Que o ideal não é querer viver muito e sim viver o certo. Com uma escrita envolvente que te faz viajar pelos séculos passados, como se tivesse ali, presenciando aquela cena. E com um personagem cativante, no qual você torce para que encontre seu caminho e sua verdade. E também com dó, pois é notável seu cansaço e seu vazio em viver tanto tempo, sem poder se apegar a ninguém. Afinal de contas todos morrem antes dele e nem sempre é seguro ficar ao seu lado. .
⏰Enfim, um romance maravilhoso, com Quotes incríveis e um final muito fofo e digno para nosso personagem. Tornando-se um daqueles livros que dá vontade de guardar num potinho, de tão delicado e envolvente que é. .

site: https://www.instagram.com/p/BcsB00WFNUq/
nandasaboia 03/01/2018minha estante
undefined

Ingrid.Oliveira 19/09/2018

Desenvolvimento razoável
Gostei muito da ideia do livro, e só por isso avaliei com três estrelas. O problema é o desenvolvimento. Não me prendeu, nem cativou. De toda forma, achei a história muito boa, apesar de ter achado o protagonista meio mala.
Avalon2 02/11/2018minha estante
Exato! Dei 3 estrelas porque a ideia é muito boa e singular, e porque tinha algumas frases bonitas aqui e ali. Porque o desenvolvimento foi muito raso, apenas para entendermos, mas não deu nem para se apegar aos personagens. E o romance dele com a Camile? (Ou Camila? Não lembro) Muito rápido e sem envolvimento algum. No livro consta que os direitos autorais para o cinema já foi vendido. Espero que o filme supere o livro!

Fabi129 30/10/2017

CAPA TÃO FOFA. PENA QUE O LIVRO NÃO ME CONQUISTOU =/
É, eu esperava mais deste livro. Imaginei que ele era algo e foi outro.
Já li alguns livros em que os protagonistas viajavam no tempo e gostei muito mais. Neste, o livro não é digamos muito para o lado romance. E sim para a ficção e fantasia. O que fez eu não estimar muito ele. =/
Tom Hazard esconde um segredo perigoso. Ele pode aparentar ser um quarentão normal, mas por causa de uma estranha condição está vivo há séculos. Da Inglaterra elisabetana à era do jazz parisiense, e de Nova York aos mares do sul, Tom já testemunhou tanto que agora precisa apenas de uma vida normal.
Sempre trocando a identidade para se manter a salvo, ele encontra o disfarce perfeito trabalhando como professor de História em Londres. Assim, pode trazer suas experiências do passado como fatos vivos. Pode manipular as histórias para seus alunos. Pode levar uma vida normal. Tom só não pode se esquecer da primeira regra. Aquela sobre paixão...
O personagem Tom vive há 4 séculos e o livro nos vai narrando presente e futuro.
Tudo que ele viveu durante esse tempo; suas perdas e emoções.
Não é um livro ruim, apenas a leitura não foi animadora para mim.

mabelslivros 14/11/2017

Como parar o tempo
Mais uma leitura concluída e que me fez parar para refletir em muitos momentos. " Como parar o tempo" nos traz uma história de busca pelo seu próprio eu, de encontros e desencontros, de verdades e mentiras, de certezas e incertezas, onde o regente de tudo é o tempo. O autor nos presenteia com uma viagem que vai do passado ao futuro em questões de um virar de páginas. Uma leitura prazerosa e cheia de ensinamentos.

Em "como parar o tempo" conhecemos Tom Hazard, um homem que já foi muitos e que hoje busca apenas uma vida normal. Tom não é uma pessoa comum e o fato de ter mais de 400 anos evidência isso, apesar de poucos saberem disso. Ele tem uma doença chamada "Anageria" que o fez envelhecer vagarosamente, normalmente 1 ano a cada 15.

Tom viveu sua vida fugindo de um lugar para outro, a medida que as pessoas começavam a perceber que ele não envelhecia. Carrega consigo o peso dos anos e das lembranças, muitas delas horríveis, como a morte de sua mãe acusada de bruxaria e a morte de Rose, sua amada, por causa da peste. A muitos anos ele entrou para uma associação de pessoas que tinham a mesma condição física que ele e Tom se mantinha vivo com o propósito de encontrar sua filha.

Tom vive sua vida em uma mescla de passado e presente, revivendo momentos e tentando viver uma nova vida. Apesar de já ter existido tanto, ele ainda não aprendeu viver. Alguns acontecimentos fará com que ele entenda o verdadeiro significado de viver , e um desses acontecimentos é o fato de se permitir amar mais uma vez.

Rafa 11/04/2024

Tinha tudo pra ser uma história tão boa quando a biblioteca da meia noite, pois trás muitas reflexões sobre o tempo, sobre como vivemos e lidamos com o passado, presente e futuro. Mas me pareceu um monte de reclamações do Tom, da vida, de uma busca, que no final das contas nem foi emocionante. E o final, pior ainda.