O Andarilho

Bernard Cornwell

Resenhas - O Andarilho

Julio Cesar 19/02/2022

O andarilho
Thomas de Hookton, agora um experiente arqueiro do exército inglês, é enviado pelo rei em busca de uma relíquia sagrada, sobre a qual o seu pai parecia ter mais informações.

Karen 24/03/2022

Melhorou muito!
O segundo livro da trilogia, com mais diálogos e menos descrições intermináveis de batalhas, é um livro sem comparações ao primeiro, muito bom, mesmo com capítulos grandes o leitor se prende em querer ler mais e mais.

Nobre 11/04/2022

Apaixonante!
Esse livro, continuação do Arqueiro, apresenta novos personagens incríveis, como Robbie Douglas, e desenvolve a trama da busca do Graal de uma maneira que acaba deixando o leitor ansioso para terminar a trilogia e descobrir onde está o Graal. Portanto, recomendo muito a leitura desse livro.

Iara LA 20/07/2022

Excelente percepção histórica
O andarilho, 2o livro da trilogia de Bernard Cornwell, A busca do Graal, teve sua leitura mais lenta.
Cornwell consegue nos colocar dentro do ambiente da época. A precisão das impressões, emoções e sentimentos religiosos ou profanos nos permite perceber melhor o período.
O que menos me atrai são as extensas descrições sobre as lutas durante as batalhas e os detalhamentos das mortes.
Em contraposição, a descrição das armas, em especial sobre os trabucos e canhões, me encantaram.

Leonardo.Bonetti 01/08/2022

Uma ótima evolução
Aqui exploramos um lado mais humano de Thomas, no Arqueiro não senti tanta empatia pelo protagonista quando em o Andarilho, uma notável evolução do personagem, fora a série de batalhas incríveis e bem detalhadas que já é um padrão do Cornwell

Jenner Azevedo 05/12/2022

As vezes é confuso mas tudo se encaixa
As vezes eu não sabia o que tava acontecendo, quem tava batendo em quem kkkk mas no final tudo se encaixa. Um bom segundo volume de trilogia. Agora vou partir pro próximo volume pra ver como se encerra. Pode se lido em 8h30min

ErickdeAlbuquerque 07/01/2023

O Andarilho
Continua a saga do arqueiro Thomas e sua busca pelo Graal. É um livro bem escrito, com reviravoltas e algumas passagens bem impactantes e intensas. Como sempre, Bernard Cornwell descreve as batalhas com maestria e vivacidade únicas. Realmente os feitos ingleses nessas batalhas são impressionantes. Saber que essas batalhas realmente aconteceram deixa tudo muito mais visceral. Leio esse livro como uma homenagem ao arco e flecha e o que ele representou para Inglaterra durante e idade média.

Fernanda2407 17/01/2023

Muito difícil não se apegar aos personagens trazidos por Cornwell. Thomas, Robbie e Will trazem excelentes histórias.

Fernanda Bard Chagas 31/01/2023

Em busca do Graal...
No segundo volume, Thomas de Hookton segue viagem com Eleanor e o padre Hobbe em busca da relíquia cristã, que Thomas descobriu, está ligada a sua família, os Vexilles.
No caminho, no entanto, Thomas de depara com novos inimigos que descobrem sobre a sua busca do Graal, e pretendem roubá-lo.
Thomas torna-se então um Andarilho, em busca do Graal e em busca de vingança, seu caminho o leva até a fronteira da Inglaterra com a Escocia, depois de volta para a Normandia e então Bretanha...
Esse livro é impossível de largar, uma leitura tão instigante que os olhos percorrem as páginas com avidez! O escritor é mestre em nos apresentar os aspectos da vida nos anos 1300, se no primeiro volume vemos a crueldade da guerra da forma mais crua possível, no segundo volume nos deparamos com superstições religiosas incríveis, padres que pregam a vontade de Deus por meio da tortura e hipocrisia! Nesse livro, Thomas passa por muitos infortúnios e parece que ele não vai chegar a lugar nenhum, e de repente você se impressiona com as reviravoltas!

Marcos 11/02/2023

O andarilho
Um aula de História, com ótimos personagens, mas um protagonista um pouco passivo na história. Mas estou gostando muito de como o autor está conduzindo essa história.

Sr. Quadros 11/04/2023

Uma continuação que não decepciona
O Herege, de Bernard Cornwell, é um livro que não decepciona. Com sua narrativa impecável e personagens fascinantes, Cornwell nos leva de volta ao século XVI, em plena Guerra da Reforma, na Inglaterra.

O protagonista, Thomas de Hookton, é um personagem complexo e muito bem desenvolvido, com conflitos internos que o levam a questionar sua fé e suas lealdades. A trama é repleta de reviravoltas, conspirações e lutas de poder, tudo isso ambientado em um período histórico muito interessante e conturbado.

Como de costume, Cornwell também é mestre em descrever cenas de batalha, tornando-as extremamente realistas e empolgantes. É quase como se o leitor estivesse lá, no meio da ação.

Além disso, o livro também apresenta um bom trabalho de pesquisa, com detalhes precisos sobre a história e a cultura da época, fazendo com que a narrativa seja ainda mais envolvente.

Em resumo, O Herege é mais uma prova do talento de Bernard Cornwell e uma leitura imperdível para os fãs de literatura histórica e para quem gosta de uma boa história de aventura e intriga política.

Vinicius.Anklam 01/07/2023

O melhor livro da trilogia do Graal. Cornwell, desenvolve mais o personagem principal e mostra muitas batalhas, tanto campais em larga escala, quanto embates e confrontos menores

Kátia Roque 14/07/2023

Thomas fazendo um amigo para cada 10 inimigos
O segundo livro da Busca do Graal segue acompanhando Thomas andando entre os territórios ingleses e franceses. Nesse caminho, ele faz novas amizades, enquanto faz inimigos de graça por onde passa.
Gostei bastante de acompanhar os personagens, fiquei triste por conta da perda de outros, sem contar que o Bernard descreve as batalhas com o primor de sempre. O modo irônico com o qual ele tratou sobre o período da inquisição também foi incrível, principalmente levando em conta que ele tratou a realidade da Igreja Católica no período de forma mais crua e realista. Equilibrou bastante!
Meu único ponto para esse livro é que os capítulos são longos e a leitura é mais lenta, o que me fez demorar para finalizar.

Louis 09/09/2023

Guerras de interesses
"O Andarilho" é o segundo volume da trilogia "A busca do Graal", escrita por Bernard Cornwell, e dá continuidade às aventuras de Thomas de Hookton, agora um arqueiro mais maduro, que enfim embarca na trilha do lendário Santo Graal com novas evidências de que ele está entrelaçado à história de sua família. Ele conta com a ajuda de aliados inesperados nessa jornada, mas também faz novos inimigos e aprende que não se deve confiar em ninguém - às vezes, das piores formas.

Este livro apresenta uma trama mais lenta do que o primeiro, um problema comum a diversas trilogias literárias. Apesar de ser pressionado a caçar o maior dos tesouros da cristandade, Thomas tem vontade de servir como arqueiro no exército inglês, e participa de missões que não trazem muito avanço para a história como um todo. Em meio aos conflitos, ele perde pessoas importantes em sua vida e se deixa consumir pelo sentimento de vingança, faz novos parceiros que em outro contexto seriam seus inimigos, revive antigos amores e tenta, a todo custo, fugir de seu destino. Esse vai e vem se arrasta por boa parte das páginas, com alguns trechos no mínimo maçantes, até que a batalha final - que já é característica das histórias do autor - vem para resolver de uma vez só todos os problemas do protagonista.

As páginas também deixam mais evidentes os interesses econômicos por trás da guerra. A matança, a pilhagem, os estupros e as bebedeiras ficam restritos aos soldados, enquanto as riquezas, bens e títulos vão todos para os nobres; isso inclui o dinheiro de resgate pela captura de um nobre das terras inimigas. E os interesses chegam a níveis extremos quando a Igreja Católica, mais especificamente a Santa Inquisição,  decide entrar nas jogadas - os frades dominicanos são capazes de cometer as maiores atrocidades quando a mais valiosa das relíquias está em jogo. Os tesouros fazem brilhar os olhos de todos. Se nas aulas de História e nos livros de fantasia imaginávamos somente exércitos enormes se enfrentando numa batalha, aqui podemos enxergar a guerra sob essa outra perspectiva.

De qualquer maneira, apesar de ilustrar de forma interessante o cenário da Guerra dos Cem Anos, O Andarilho é um livro que exige, acima de tudo, paciência para ser lido.