O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Resenhas - O Investidor Inteligente

RafaelCCorrea 13/06/2021

Leitura bem avançada.
Não é por acaso que este livro é considerado a Bíblia do investidor. Em algumas partes eu discordei, em outras aprendi e em algumas, complexas, não entendi. Acredito que ainda não estou preparado o suficiente para compreender 100% do conteúdo. Futuramente, quem sabe, leio novamente.

Gianluca 13/06/2021

Livro de cabeceira
Muitos dos ensinamentos do livro podem ser ouvidos de pessoas experientes/influentes do mercado. Mas ter a oportunidade de ler o livro e poder deixá-lo na estante para consulta pode sim ajudar muitas pessoas na sua vida como investidor.

Badlouis 11/06/2021

O livro que mais indicam, mas...
Nem acredito que terminei esse extenso livro, foi difícil. Muita conversa que poderia ser suprimida. Vários indicam o livro mas não achei muita informação atraente. Devo ter sublinhado uns 30 a 40 pontos.
Acredito que tenha muitos outros livros que trazem um didática melhor e com menos tempo, na internet, por exemplo, tem várias informações e vídeos.
O livro melhorou um pouco nos 80-90% de leitura, que rolou algumas comparações.
No geral se quer ter como livro lido, leia; mas não recomendo. Leia livros mais diretos e curtos como os do Tiago da Suno.

Rodrigo 10/06/2021

Bom.
Leitura um pouco cansativa. Alguns dos ensinamentos já estão atrasados, não são aplicáveis aos dias de hoje.

Rodrigo.Rodrigo 27/05/2021

Ótimo livro para quem quer aprender os princípios básicos do mercado de ações. Apesar de ter sido escrito no início da década de 70, há conceitos excelentes tanto em relação à técnica operacional como ao pensamento de alguém que deseja investir.

Thaís 23/05/2021

Claro, porém denso
Este livro é ótimo para investidores iniciantes ou para aqueles, como eu, não quer acompanhar seus investimentos diariamente. Denso, mas muito esclarecedor.

Elton.Oliveira 21/05/2021

Obra prima da área ! Adquiri muito conhecimento nessas incríveis análises de Graham. Não há como passar por essas folhas e continuar indiferente ao seu conteúdo. Escrito à tanto tempo mas ainda conseguimos relacionar cada exemplo com situações reais cotidianas no mercado de valores. Pretendo comprar um exemplar físico e posteriormente folhear várias e várias vezes, creio que conseguir absorver pouco menos de 50% do conhecimento passado , em alguns momentos , a análise exigiu um conhecimento anterior que ainda não possuo por ser tão inexperiente nessa minha nova paixão que é o mercado financeiro. Lendo obras de pessoas tão significativas da área é que podemos evoluir e assim sermos mais eficientes no que fazemos !

Julio.Argibay 21/05/2021

Ações
A seguir separei listei alguns conceitos, máximas e aforismos da obra O Investidor inteligente do grande investidor Bem Graham, um mestre do investimento certeiro e consciente. Vamos a eles: O investidor inteligente é um realista que vende para os otimistas e compra dos pessimistas. O investidor passivo e defensivo, pelo que entendi, é aquele que diversifica sua carteira, portanto é mais prudente que o agressivo, que por sua vez pode ter mais lucro a curto prazo, porém no longo prazo pode se dá mal, este é o preço. Assim, o autor segue uma linha mais ortodoxa de investimento, pesquisando ativos antes de investir. Outro ponto de vista abordado é a inflação, assim orienta como identificar quais os papéis mais propícios a minimizar os efeitos dela, ouro ou ações, neste caso o autor dá preferência as ações. Fala-se sobre os efeitos inflacionários que corroem os lucros, mas há alguma compensação também para o investidor. Temos orientações sobre os percentuais dos recursos que podem ser aplicados, é sugerida a proporção 70 ? 30, por exemplo. Fundos ou ações? Curto ou longo prazos? Tributável ou isento? São vários capítulos dedicados a este tema. As Growth stocks são empresas novas com lucros bem consideráveis, porém arriscadas. É um benefício para o investidor inteligente comprar em períodos diversos, fazendo preço médio evitando prejuízos futuros. O que você não faz é tão importante para o seu sucesso quanto o que você faz. As IPOs - não importa quanto muitas outras pessoas desejem comprar uma ação, você deve comprá-las apenas se a ação for uma forma barata de possuir um negócio desejável. O conceito de comprar "companhias grandes pouco populares tendem a ter um desempenho acima da média no longo prazo. Comprar ações subvalorizadas é o caminho. O fundo médio não escolhe ações com uma precisão suficiente para compensar seus custos de pesquisa e corretagem. Todos estes pontos são abordados nessa obra além de muitos outros. Para quem gosta é uma boa pedida para obter conhecimento no ramos das ações.

Gustavo 25/04/2021

Muito bom mas enfadonho
O melhor são os comentários do editor. Eles explicam e atualizam as ideias do Graham.

Paulo 21/04/2021

Preço importa e sempre importará
Ótimo livro, irei reler com certeza, livro para se estudar e não apenas ler, está cheio de anotações. Ensinamentos preciosos. Única coisa que acho difícil é a diferença do mercado americano e o nosso, enquanto se lê, sempre tem que tentar trazer para nossa realidade. Mas super recomendo, mas só se já tiveres um conhecimento em investimentos, porque senão a pessoa desiste, pois o livro é muito denso.

Diego 18/04/2021

Livro considerado a Bíblia sobre investimento em ações. Recomendado para quem pretende investir em renda variável.

Coelho 08/04/2021

A "bíblia" do value investing
Muito insight bom, mas extremamente desatualizado. É a mesma situação quando alguém me pergunta se deveria ler "A riqueza das nações" ou "O Capital": você pode, mas mais por curiosidade. A linguagem arcaica e o tamanho neste tipo de livro requer muito investimento para pouco retorno em conhecimento. No mais, os comentários do jornalista Jason Zweig no final de cada capítulo são ótimos, e são as partes mais tranquilas e mais esclarecedoras do livro.

Dan.Costa 25/03/2021

Vale a leitura
Livro muito bom para quem quer começar a investir. Muitos tópicos para aprender a analisar empresas.

Arthurcm 17/03/2021

Incrível!
A partir de exemplos dados pelo autor em diversas situações, é possível perceber que o modo como ele pensa continua atual e merece uma reflexão pra quem decide investir, não só em ações, mas de forma geral.
A ideia de Graham é simples e brilhante!