O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Resenhas - O Investidor Inteligente

Marcus Caldas 28/02/2023

Eu esperava muito mais do livro. Infelizmente, este livro não atendeu ao meu perfil. Basicamente, o livro girou entorno de histórias do passado e não trouxe nada surpreendente.

Danilo.Brizida 25/02/2023

Excelente livro, um guia para investidores inciantes e experientes. Investir como muitas coisas em nossas vidas precisa ter paciência, no longo prazo colhemos os frutos da constância nos aportes e da paciência em momentos de crises no mercado financeiro, onde vender não é uma opção. Escolher bons ativos e mante los a longo prazo, recebendo e reinvestindo os dividendos é um dos segredos para libertadade financeira. Especular não é investir, especular é apostar, não tem nada de errado nisso, mas é importante diferenciar o investidor do apostador.

Janaina 16/02/2023

O Investidor Inteligente
Leitura muito difícil, demorei pra terminar esse livro. Muitos termos técnicos. Eu consegui entender melhor pelas notas ao final de cada capítulo.
Pra ser melhor aproveitado, acredito que o leitor deve ter uma bagagem sobre o assunto. Mas de tudo podemos aprender um pouco né.

Juan Bahia 25/01/2023

Um guia de bom senso.
O livro como um todo e um guia de como pensar, agir e se portar em um mundo (mercado financeiro) em que a empolgação pode levar a decisões e comportamentos indevidos.

O livro apresenta de forma clara boas práticas e estratégias tangíveis para quem busca equilíbrio é não enriquecimento. E um conteúdo útil é prático, até certo ponto, que nos fornece condições de aprender um pouco mais de como não nos prejudicamos.

Investidor inteligente não tem haver com QI ou conhecimento absoluto mas sim com cautela, bom senso e equilíbrio.

E um livro repleto de conhecimentos mas que peça ao se prolongar demais entre os capítulos. Acredito que para um investidor iniciantes ou entusiasta ler os próximos 10 capítulos e suficiente para absorver a parte mais importante do livro.

Gustavo446 21/01/2023

Não é para iniciantes
É a bíblia do Value Investing, estratégia/filosofia de investimento baseada em comprar ações ou títulos avaliados como abaixo de seu valor intrínseco, visando sua valorização. Tendo em vista que a primeira versão foi escrita por Benjamin Graham na década de 1950, os comentários feitos ao final de cada capítulo, atualizando os exemplos e acontecimentos do mercado, são fundamentais para compreender melhor as ideias. O fato de tratar exclusivamente
do mercado americano, citando tantas empresas desconhecidas por nós, e por expor uma quantidade expressiva de dados, não recomendo a leitura para quem esteja dando os primeiros passos no mundo dos investimentos. Para os que já possuam uma base sólida no assunto, sobretudo no mercado acionário, trata-se de uma obra fundamental.

Karisma 12/01/2023

Importante mas prolixo.
O livro dá uma boa noção de uma gestão defensiva do ativos financeiros, mas a leitura é um tanto quanto cansativa por ser prolixa e por repetir muitas vezes o mesmo ponto.

Embora essa questão da escrita tenha me incomodado entendo que tenha um caráter didático. No mais estou feliz com a leitura, me deu algo de base para entender a lógica necessária para se adentrar nesse setor financeiro.

Att.
Kárisma

Danielly 12/01/2023

Esse livro é conhecido como a bíblia dos investimentos, e de fato é! Tal como a bíblia ele é enorme, tem capítulos bons e capítulos morgados. E pra resumir tudo é puro aprendizado. Mas ele é antigo, com exemplos de 1970 e lá dos EUA. Aconselho outras leituras para os novatos nos investimentos

Esther 10/11/2022

Bom, porém técnico
Não é uma leitura fácil, pois o livro é muito técnico. Os comentários do Jason Zweig ao final de cada capítulo são essenciais para a compreensão de um leigo no assunto. Para quem gosta do assunto e procura se aprofundar em value investing leitura mais que essencial!

Bruno Mancini 31/10/2022

Mesmo com conhecimentos
Encontrei neste livro que devo estudar mais, pois para mim ainda seus exemplos e informações sobre o mercado mesmo que americano, se mostrou bastante técnico para mim. E em muitos momentos não sabia como poderia utilizar para melhor nós meus investimentos.

Hiária 17/09/2022

Bom, porém complexo
Só pelo fato do livro ter mais de 600 páginas e ser um livro técnico, pode esperar que será uma leitura cansativa.

Embora o autor cite e reforce sobre os cuidados que o investidor deva ter se quiser ser bem sucedido ou não perder mais $ que ganha.

Resumo em expressões ou frases genuinamente brasileira:

?É melhor um pássaro na mão, do que dois voando?

?Quando a esmola é demais o santo desconfia?

?Tem que ficar com um olho no peixe e outro no gato?

?Não seja Maria vai com as outras?

?Quem avisa, amigo é?

?Você não é todo mundo?

?Haja hoje para tanto ontem?

?O pior cego é o que não ver?

?O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida?

?Se você é coerente consigo mesmo, o resto é suportável?

?O capitalismo conserva-se o mesmo sistema frágil e injusto, produtor de guerras, de miséria, baseado no lucro, na ânsia do dinheiro?.

eupoetizo 15/09/2022

Para ler e entender este livro você tem que realmente gostar e/ou amar o mercado financeiro. Graham é mestre.

Augusto Stürmer Caye 10/09/2022

Domando você mesmo
Este é um livro maravilhoso para quem já deu seu start no mundo dos investimentos e está procurando um norte em como navegar nestas águas tão turbulentas do mercado financeiro. Existem inúmeros ensinamentos, mas colocarei aqui as regrinhas fechadas para futura consulta rápida (lembrando, existem várias outras, isso é para minha própria consulta):

Diversificação: mínimo 10, máximo 30 ações
Dividendos: ininterruptos pelos últimos 10 anos
Financiamento: 50% deve vir das ações
Grande: 1 bilhão em ativos ou faturamento
Conceito: concentrar pelo menos 25% do mercado
Capital de giro líquido: ativo circulante - passivo total
Growth stocks: valor = lucros atuais X (8,5 + 2 X taxa de crescimento)
Lucro do proprietário = faturamento líquido + amortização e depreciação - despesas de capital
Grau de endividamento: menor a 50% do capital social total
Crescimento: aumento de 1/3 (33%) do lucro por ação (LPA) nos últimos 10 anos

Regrinhas de preço

Preço/VPA deve ser menor que 1,5
Preço não maior que 15 X o P/L dos últimos 03 anos
Preço deve ser menor que 22,5 na regra de P/L X preço, tudo dividido pelo VPA

Fernando 07/08/2022

Um guia
É um daqueles livros que pra quem gosta de investimento não pode ler uma vez só, é um guia, você sempre vai esta precisando recorrer a ele. Lições que serviram a dezenas de anos atrás, servem para o hoje e vão servir para o futuro.

Vinicius.Lima 07/08/2022

Perfeito
Esse livro despensa comentários. Caso seja necessário algum, não vou conseguir me expressar melhor do que os grandes nomes que já expressaram os seus, inclusive na capa e dentro do livro. Excelente!

Ana 06/08/2022

Graham realmente escreveu uma obra como nenhuma outra. Foi bastante surpreendente ler a origem de pensamentos do ramo de investimentos que existem hoje, explicados de forma tão direta e repleta de exemplos.

Definitivamente não é uma escrita simples e me perdi em diversos momentos com termos e raciocínios que simplesmente não conhecia e não conseguia entender, o que me levou a pesquisar mais sobre o tema. Gostei de alguns pontos mais aplicáveis para mim, como formas de iniciar nessa área sendo leiga no assunto (optando por fundos, por exemplo), maneiras racionais de entender e analisar o Mercado, entre outras excelentes lições. E me agradou bastante ler os comentários posteriores de cada capítulo, já que atualizavam as ideias apresentadas e tornavam-as mais nítidas.

Com certeza, um livro que vai me acompanhar por muito tempo ainda, pois merece releituras atentas.