O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Resenhas - O Investidor Inteligente

Tiago 26/07/2022

Se precisa saber sobre investimento leia
Se Warren Buffett aprendeu com Benjamin você pode imaginar a qualidade de seus ensinamentos, um dos melhores livros que li sobre value investing, pare de ver YouTube com um monte de gente falando receitas de bolo, aprenda como funciona de fato o mercado financeiro, entenda que não estou falando mal de nenhum produtor de conteúdo, só estou dizendo que se você quer aprender andar com as próprias e pensar com sua própria cabeça, comece aprendendo com esse tipo de material.

Henrique609 26/07/2022

A base de todos os investidores
Graham deu uma contribuição ao mundo dos investimentos que se tornou insuperável.

Esse livro de 672 páginas tem todo o conhecimento necessário para se ganhar dinheiro na bolsa. Longe de ser uma promessa, Graham explica que para isso deve se basear em apenas duas coisas: preço e valor.

O que você faria se alguém te vendesse uma nota de dois reais por 50 centavos? Você compraria certo? Pois, preço e valor...

Dá mesma forma Graham ensina como achar empresas que valem 2 reais mas estão sendo vendidas a 50 centavos.

No final do livro é possível ver um apêndice escrito por Warren Buffet com nomes de investidores que seguiram a filosofia de Graham. Todos eles, ficaram ricos.

Um ótimo livro pra quem tem dinheiro pra investir ou está começando a ganhar algum dinheiro e quer investir futuramente.

Guilherme 18/07/2022

Em minha opinião um livro muito bom pois apesar de o assunto ser um pouco denso para mim a didática desse livro ajuda bastante. Além disso, esse volume trás uma certa atualização da versão original capítulo a capítulo em forma de comentários ao final de cada.

Toiço Master 15/05/2022

O investidor inteligente. ( Ou não )...
O livro é bom trazendo a visão de um dos maiores e melhores investidores, mas é uma leitura cansativa.

Esperava um livro menos técnico e mais interativo, mas não foi bem assim o que tornou cansativo e repetitivo.

Fiquei firme e não abandonei aprendi muito e abri meus olhos para o comportamento de manada do mercado.

O livro continua atual mesmo com exemplos da época de Granham.

Uma ótima leitura mas vá com pé no chão e não desanime.
Thais 15/05/2022minha estante
Eu abandonei ele, mas antes do ano acabar pretendo retomar e concluir a leitura

Ele é abrangente de um jeito que eu não gostei, prefiro objetividade curta e simples
Adorei as partes comentadas, são mais diretas

Toiço Master 15/05/2022minha estante
Justamente, considere dois livros com a parte comentada.

A verdade é que não abandonei porque não quis dar o braço a torcer. Rsrs

Mopi 14/04/2022

De 10 limões, sai 1 pingo real
Bom livro, mas tem muitas informações que não se aplicam à nossa realidade da bolsa B3, o que deixa o livro com leitura cansativa demais. No final, de 10.000 lições, tiramos meio copo de limonada! Mas, valeu a leitura.

Daniel432 01/03/2022

Livro de Estudos
Começo minha resenha com um alerta sobre a forma de leitura desse livro. Não se deve lê-lo da forma convencional, como um romance ou uma ficção científica. Esse livro não é para ser lido, é para se estudar.

Apesar de saber disso, pois quem me presenteou-o também fez o favor de me alertar sobre esse detalhe, mas teimoso que sou, não segui o conselho. Resultado: levei 90 dias (míseras 7 páginas por dia) para finalizar a leitura e, confesso, ao final pulei algumas poucas páginas.

Por que faço essas afirmações?? Porque o autor faleceu em 1976, o livro foi atualizado em 1973 e pelo fato do livro tratar de empresas e legislação norte-americanas. Nessa edição de 2003 ganhou comentários aos capítulos originais.

Dessa forma, recomendo começar a leitura pelos comentários de cada capítulo por trazerem um resumo do conteúdo em um contexto não tão desatualizado (somente 19 anos) para, em seguida e se julgar necessário, voltar ao capítulo.

Hoje em dia, as instituições financeiras, são obrigadas a conhecer o perfil dos investidores e ofertar produtos de investimento de acordo com o perfil apurado (Conservador, Moderado, Agressivo) por meio de questionários. Esse livro, de certa forma, também apresenta capítulos específicos para esses perfis de investidores, o que reduz a necessidade de leitura de alguns capítulos se o leitor já tiver conhecimento do seu perfil.

Quer diversificar seus investimentos?? Quer aplicar em renda variável (ações)?? Cuidado, muito cuidado e estude esse livro e... "não venda sua casa para comprar ações"!!
Hiária 09/07/2022minha estante
Esse livro está na minha lista de leitura e o próximo da fila. Atualmente estou lendo ?A Psicologia Financeira? do Morgan Housel. E nesse livro, ele cita o ?Investidor Inteligente??

?? Graham faleceu em 1976. Se as fórmulas que ele defendia foram descartadas e atualizadas cinco vezes entre 1934 e 1972, você acha que elas seriam relevantes em 2020? Ou serão em 2050?
Pouco antes de morrer, Graham foi questionado se continuaria defendendo a análise das ações individuais. A resposta foi:

Em geral, não. Não sou mais um defensor das técnicas elaboradas de análise de títulos para encontrar oportunidades mais valiosas. Isso dava retorno, digamos quarenta anos atrás, quando saiu a primeira edição do Security Analysis (Análise de Ações). A situação mudou muito desde então.?

Diante desse contexto, tenho duas considerações:

1. O livro deve ser excelente (pois não li ainda), contudo as fórmulas devem servir apenas para embasamento;
2. Leiam ?A Psicologia Financeira? antes de ler ?O Investidor Inteligente?.

Considerações: Li em algum lugar um comentário negativo sobre as fórmulas de Graham e fiquei pensando sobre isso, pois eu já tinha comprado o livro. E, lendo ?A Psicologia Financeira?, lembrei desse comentário e vim aqui deixar essa consideração para o futuros leitores. ?

Antonio 27/02/2022

Bom...
Muitos exemplos usados eu confesso que fiquei perdido mais já é um norte para iniciantes com muita sede ao pote e ter uma visão ilusória de como muitas empresas quebraram, outras se ergueram aos poucos, manter e a calma e emocional estável para o mercado de renda variável.

Margo_livros 25/01/2022

Ensinando a investir
Graham traz neste livro toda sua experiência enquanto investidor na Bolsa Americana. Faz um resumo da evolução da bolsa quando narra as diversas lições por ele aprendidas.

Aqui orienta os investidores conservadores e os profissionais. Traça, de forma simples e didática, o como proceder no Mercado financeiro, além de analisar algumas empresas e situações ocorridas no seu caminhar no mercado financeiro.

Por fim, sua expertise serviu, como um guia prático, para os investidores surgidos após sua longa trajetória, por mais de 20 anos. E, hoje, os parâmetros por ele lançados são vigentes, e totalmente aplicáveis, portanto, dando uma margem de segurança àqueles que se dedicam ao investimento em renda variável.

Vanessa.Alessi 25/01/2022

Essencial para quem investe!
Sem dúvida, o livro é um clássico!

Em algumas partes pode se tornar um pouco cansativo para quem não é muito técnico, mas vale a pena.

Eu teria perdido menos dinheiro na bolsa se tivesse lido esse livro antes. ?

Muitas coisas que bons analistas falam, tiraram o conhecimento deste livro.
°Patt~Siilva° 29/05/2022minha estante
Eita, mas um da sua lista que comprei e acho que tb não tinha visto nos seus "lidos" ... kkkk comprei a edição especial (não sei se é exclusiva pra Amazon) ... vou ler daqui 3 livros....rsrs

Vanessa.Alessi 31/05/2022minha estante
Hahahahahaha que precisão, já tem fila de espera de livros?

°Patt~Siilva° 31/05/2022minha estante
Kkkkk .... sim, tem lista de ordem de leitura, senão algum (como os do Harry Potter) vão ficando pra trás ... ?

Claiton.Brezolin 23/01/2022

Não é para principiantes.
Comecei a ter um interesse maior por investimentos em 2019, fiz um curso de conceitos básico e desde de lá venho aprimorando meus conhecimentos, tenho muito chão pela frente, e com certeza nunca saberei de tudo.
Acabei lendo alguns livros de finanças neste período, participando de algumas palestras e assinado algumas publicações, a leitura deve ser constante para que começa a investir, nestas minhas imersões por esse mundo das finanças este livro sempre era um dos mais mencionados, o que me levou a compra-lo, vamos falar um pouco mais dele.
É uma leitura muito conceitual em algumas partes, pode parecer repetitivo, e é repetitivo, propositalmente respetivo, muitos conceitos, ideias e teorias dever ser “martelas” muitas vezes, a repetição faz com que a mensagem seja fixada na mente, este é o propósito maior da obra.
A versão do texto que li foi publicada em 1973, então alguns exemplos podem parecer antigos, e o são, são apresentadas muitas tabelas e casos reais de empresas americanas, mas a mensagem está ali, passada muitas vezes de forma direta, e muitas de forma subliminar.
Todos os capítulos tem uma parte comentada, estas escritas por Jason Zweing, jornalista econômico, estas partes trazem exemplos mais recentes, creio que até mais didáticos para nossa época, me ative mais a esta parte do livro.
De modo geral é uma grande obra, muitos ensinamentos são passados aqui, com certeza vou retornar a este livro muitas vezes, seja para uma consulta pontual ou para uma nova leitura, quanto me sentir mais “maduro” neste fascinante mundo dos investimentos, mais uma vez ressalto, se você está começando agora pode ser muito massivo, você tem que ter um conhecimento um pouco maior do que o básico pra poder usufruir das mensagem passadas pro Graham, tenho certeza que não absorvi tudo o que ele quer passar, por isso vou ter esse livro com um guia de consultas e leituras futuras, a obra vale a pena ser lida.

Manu 05/01/2022

Com uma abordagem simples e direta, o livro consegue delinear os princípios pelos quais o ?investidor inteligente? deve se orientar.

Andre Galli 27/12/2021

?O Investidor Inteligente?
Em ?O Investidor Inteligente?, de Benjamin Graham, uma das obras mais conceituadas do mundo de mercados de capitais, aprendemos como investir e se comportar de maneira racional no mercado de valores. O livro ensina o investidor a tomar boas decisões utilizando as ferramentas adequadas de análise, evitar erros comuns e a ter estratégias de longo prazo bem desenvolvidas.

Biancabfmc 26/12/2021

Interessante
O livro fala sobre os ensinamentos que warrent buffet aprendeu com benjamin graham sobre investimentos.

Gabrieal 18/12/2021

Foda... ???
Quando comecei a ler esse livro pensava que investir em ações era só abrir o homebroker e clicar em comprar as ações, mas é muito mais do que isso. FANTASTICO! Cada dia mais apaixonado pelo mundo das finanças e economia. Muito obrigado Bejamin Graham pelos seus ensinamentos.???

Leandro.Ciambelli 08/12/2021

Leitura obrigatória!
?Só? dei quatro estrelas porque preciso ler e reler algumas vezes esse livro, não é uma leitura rápida e simples, porém, traz muitos ensinamentos e acontecimentos passados que servem pra não cometermos os mesmos erros dos investidores da época.
Os melhores e mais atuais capítulos são; 1, 8 e 20.