O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Resenhas - O Investidor Inteligente

Ivone.Lima 20/11/2020

Livro bem técnico pra quem entende de investimento e quer realmente entender do assunto, mais pra quem tá começando ou não entende nada não comece por ele, ou leia sem pressa, basicamente o assunto é o cuidado com as ações cuidado onde colocar os "ovos" e q não seja numa mesma cesta

Pedro.Camatta 21/10/2020

Graham é sim muito assertivo e atemporal, em O Investidor Inteligente ele age como já era de se esperar. Um livro com bastante conteúdo, denso e imperativo, que te ajuda a traçar o caminho que provavelmente seu perfil de investidor te levará, e, pronto.
Vai te auxiliar em: visão de longo prazo, descobrir seu perfil, estilo de aporte mais apropriado, o que você não deveria fazer ou acreditar.
Enfim, perfeito para o preço e disponibilidade do livro. Não vá achando que vai acabar a leitura, por mais densa e cansativa que seja, e saberá investir como Buffett, ao menos estará mais apto.

Ruan.Rodrigo 25/09/2020

Introdutório
Achei muito bom como um livro que te ensina e te ajuda a entender o mundo do mercado financeiro, da bolsa de valores, mesmo que seja baseado em fatos do século XX , continua sendo um tema muito atual e recorrente.

Clayton 19/09/2020

Não foi o que esperei
O livro é bom não vou desmerecê-lo mais esperava mais ele traz muitas análise só que do mercado americano não achei para iniciante

Igor 14/09/2020

Essencial para o investidor
Um livro escrito pelo mentor do maior investidor de todos os tempos. Uma boa recomendação para o novo investidor.

Heloisa Motoki 13/09/2020

Leia com cautela
Comprei o livro pelas referências de boa leitura e de indicação por quem trata de investimento.

Mas ao me deparar que a primeira edição foi escrita em 1973, pisei no freio pois a economia e o investimento mudaram muito ao longo do tempo.

O livro trás comentários e referências atuais, que faz valer a pena a leitura.

Bruna 11/09/2020

Esse livro não é para iniciantes
Livro denso de informações e mais indicado para quem já tem conhecimento avançado do mercado financeiro (que não é o meu caso). Mesmo assim é possível tirar ótimas lições para quem está começando a investir no mercado de ações. Os comentários de Jason Zweig ajudam a esclarecer alguns conceitos que Graham utilizou ao escrever o livro, uma vez que trata do mercado de ações americano das décadas de 40 até 70.

Jamile.Almeida 10/09/2020

Realmente, a bíblia do investidor
Um livro antigo, denso, com exemplos passados e ainda assim extremamente atual. Não foi uma leitura fácil, mas, ainda assim, os ensinamentos foram inúmeros.
Lições que carregarei para mim:
- A primeira regra do investimento é não perder dinheiro;
- não somos profissionais, apenas investidores querendo otimizar o seu ganho
- Existe uma diferença colossal entre ser investidor e ser especulador;
- investimento de longo prazo é o único que existe (essa é a melhor);
- para ser investidor é preciso pensar como sócio da empresa e não como dono de uma ação;
- o senhor mercado é um feirante querendo te fazer comprar ou vender, seguir apenas ele é perder o valor intrínseco do negócio em questão;
- Como é difícil definir a margem de segurança que te possa direcionar o quanto que o preço daquela empresa é aceitável ou não.

Um livro que é citado por muitos, para ser lido, relido e consultado quantas vezes for necessário.
Diogo Maciel 11/09/2020minha estante
Ansioso para terminá-lo...

Jamile.Almeida 11/09/2020minha estante
É uma leitura as vezes cansativa, mas vale a pena!

almeidalewis 11/09/2020minha estante
??? análise ( de costume ? )

Jamile.Almeida 12/09/2020minha estante
Obrigada, querido!!

EduRicieri 04/09/2020

Mentalidade é o objetivo
"Esse é o Livro", acredito que essa frase resume esse livro para o investidor iniciante. Antes de destrinchar melhor a obra, quero deixar bem claro que investidor iniciante não é aquele que não sabe a mínima diferença entre um CDB e um Fundo Imobiliário, pois se for o seu caso, esse livro não é para você. Esse livro é para a pessoa que já tem dinheiro investido em algum produto do mercado financeiro, já conhece as diversas modalidades de investimento e está perdido nesse mar de possibilidades que se chama Sr. Mercado. Caso você seja essa pessoa, não vejo como você teria problemas com esse livro. Caso não seja, recomendaria fortemente que conhecesse os conceitos antes de embarcar na leitura.
Dito isso, podemos nos ater melhor a obra. O livro foi escrito e reeditado diversas vezes, sendo atualizado a cada 5 anos, mais ou menos, para levar em conta os períodos de mercado até a morte de Ben. Por esse motivo, o livro é desatualizado em termos de aspectos financeiros e datas. Porém, ele é atualizadíssimo em termos de Valor, pois o grande objetivo de Graham durante o decorrer do livro não é ensinar a analisar uma ação, fundo, ou carteira, e sim instigar no leitor a formação da mentalidade do Investimento, ou seja, aplicação financeira com rentabilidade razoável e segurança do principal. Se você está querendo ler e sair sabendo destrinchar um balanço e fazer valuation, pode esquecer, não é esse o objetivo do livro. Nesse livro, assim como em Faça Fortuna com Ações, o autor busca te mostrar a diferença entre investimento e especulação, entre valor e imbróglio, entre retorno real e fumaça. São vários os ensinamentos e várias as demonstrações da atualidade desses conceitos, ainda mais com os comentários que mostram como estavam atualizados os argumentos durante a bolha do mercado de empresas de internet nos anos 2000.
Dessa forma, esse livro é para aquela pessoa que deseja se aprimorar como investidor visando o longo prazo e não um prazo que dura no máximo 3 dias. Uma pessoa que busca o conforto ao se deitar para dormir, sabendo que seu dinheiro não está sendo colocado em simples siglas de uma tela que nada significam, mas em bons negócios ou bons produtos de mercado. Se você for essa pessoa, saiba que esse é o seu livro, agarre-o e boa leitura.

Thiago.Amorim 27/08/2020

O início
Um bom livro pra quem está querendo começar na bolsa de valores te mostra um rumo no pensamentos e nas ideias

André 07/08/2020

Investimentos
O livro é do grande tutor de Warren Buffet, o maior investidor da atualidade, ele é indicado para aqueles que já possuem um conhecimento básico no assunto por possuir termos técnicos. É muito interessante conhecer a lógica de investimentos utilizada por Warren Buffet e por vários outros grandes investidores.

Lis 07/08/2020

Para estudar e se inspirar
O livro traz muitas histórias de Wall Street para ilustrar a filosofia de investimento de Benjamin Graham, a qual ele detalha ao longo do livro. É cansativo e muitas coisas ali já caducaram ou só se aplicam ao mercado americano, mas creio q os ensinamentos ainda são bastante válidos e ajudam a cadenciar a estratégia do investidor.

Vitor.Xavier 04/08/2020

Embora todo mundo recomende esse livro para ser lido como base para os investimentos, eu discordo e muito dessa recomendação. Esse livro é sim excelente, mas apenas para quem já está bem familiarizado com esse mundo das finanças. Se você for ler despreparado (ou mesmo com um certo conhecimento sobre o assunto), vai ficar totalmente perdido e sem vontade de lê-lo. Não estou falando para não ler. Porém, é um livro que tem que ser lido depois de adquirir uma certa bagagem. Ou seja, leia outros livros com uma linguagem mais fácil de ser absorvida e, depois, naturalmente evolua para O Investidor Inteligente. Pretendo relê-lo daqui a alguns anos (em que terei outra abordagem com ele com certeza).
Marcio.Almeida 30/01/2021minha estante
Concordo plenamente com o que disse, tentando continuá-lo, mas tem muito termo que sem prévio conhecimento, você fica morgando, ou vai procurar por fora, acaba desmotivando.

Vitor.Xavier 31/01/2021minha estante
Exatamente! Ele se torna difícil e desinteressante de ler caso a pessoa não tenha muito conhecimento sobre o assunto. Outros livros são muito melhores pra quem tá começando adquirir conhecimento sobre o mercado de ações =)

Daniel 02/08/2020

Um ótimo livro para os investidores
Pra quem já investe com foco no longo prazo e tem certo entendimento do assunto, é um livro essencial. Norteia a orientação do dito investidor inteligente, especialmente no sentido de ter inteligência emocional para lidar com o bombardeio de informações e ?gurus? do mercado financeiro.

Duda 31/07/2020

Investimentos para iniciantes
Esse não é um dos livros que indico logo se cara para quem quer começar a estudar investimentos, pois a leitura é cansativa e termos bem técnicos. Mas fora isso, o livro nos fazer ver como temos que se portar no mercado financeiro e traz várias dicas preciosas. Warren Buffett, o maior investidor dos tempos atuais, segue todas essas técnicas.