O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Resenhas - O Investidor Inteligente

Antonio 27/02/2022

Bom...
Muitos exemplos usados eu confesso que fiquei perdido mais já é um norte para iniciantes com muita sede ao pote e ter uma visão ilusória de como muitas empresas quebraram, outras se ergueram aos poucos, manter e a calma e emocional estável para o mercado de renda variável.

Breno141 15/07/2020

Excelente livro ! Nós trás uma base de como investir bem ao longo prazo. Seus ensinamentos inspiram pessoas até hoje e um de seu mais brilhante discípulo nada mais é do que Warren Buffet o maior investidor de todos os tempos.

Vanessa Faria 13/12/2020

Livro difícil de terminar
Já li muito livro na vida, e esse foi o mais difícil de terminar, achei bem
cansativo pois fala muito dos mercados passados, traz sim alguns ensinamentos para usar na atualidade, mas é bem cansativo de ler.

Manu 05/01/2022

Com uma abordagem simples e direta, o livro consegue delinear os princípios pelos quais o ?investidor inteligente? deve se orientar.

Arlete.Lety 13/12/2020

A Bíblia do investidor
Mostra o que todo investidor iniciante deve saber. Muito esclarecedor, não é um livro técnico, mostra a experiência do pai dos investidores na Bolsa.

Marcos Vinicios 12/07/2020

Diferente de todos os outros
Um único argumento foi suficiente para me fazer comprar este livro: o autor inspirou Warren Buffet. Sim, há inclusive um prefácio escrito por ele.

Sua leitura foi muito diferente de qualquer leitura dos livros mais conhecido de finanças. Nele você não encontra nada de autoajuda, esoterismo ou psicologia barata. Ele é basicamente um guia sobre como gerar uma estratégia de investimento a longo prazo que se harmonize com sua vida.

Foi uma surpresa extremamente agradável a sua leitura. Temas como value investing, diversificação, controle emocional e estratégias de investimento para o investidor médio que possui um tempo limitado foram muito bem exploradas.

O conteúdo é muito rico, e você não encontra encheção de linguiça em suas mais de 600 páginas. Os comentários de Jason Zweig ao fim de cada capítulo são a cereja do bolo, que ajudam a traduzir e colocar em exemplos a linguagem por vezes técnica do livro.

Recomendado a todo mundo que se interessa por investimento a longo prazo!

Danylo 21/12/2018

O Acionista Conservador
O livro é excelente, isso é fato, definitivamente cheio de aprendizado não só sobre o mercado de ações, mas mercado financeiro no geral. Traz a visão de que é possível investir em ações como um conservador, alias, visão comum nos EUA, onde mais de 60% da população tem ações.
O livro é bastante localizado nos Estados Unidos de outrora, baseado na experiência de uma economia que ainda muito se desenvolveria. Porém, por conta das revisões e adições de comentários, muito foi transportado a dias mais recentes e diversas vezes, muitos dos ensinamentos de Graham se mostram atemporais.
Infelizmente alguns trechos dos comentários do Jason, ao meu ver, distorcem parcialmente o que o livro propõe como um todo, como o trecho que insiste no uso de fundos pela maior parte dos investidores, mas o livro em si, basicamente fornece ferramentas e experiência que visa proporcionar um caminho mais cauteloso pelo solitário mercado de ações e de obrigações (nossos títulos de renda fixa privada e do tesouro seriam uma boa analogia).
No decorrer de O Investidor Inteligente vemos estudos de caso de empresas específicas, seus históricos e como seus lucros e patrimônio se desenvolveram. Somos levados a refletir sobre as obrigações, os vencimentos e liquides, a seguranças das aplicações e até entender melhor a (antiga) mecânica de arrecadação americana.
Se prepare para ver muitos balanços, tabelas e gráficos durante uma leitura relativamente pesada e técnica que no fim das contas te levará a uma conclusão simples (mas que você precisa experimentar obtê-la sozinho(a)) de que podemos ser investidores cautelosos extremamente bem sucedidos lidando com ações ou renda fixa (preferencialmente com ações).

Mari 05/02/2021

Warren Buffett tem razão
Esse livro realmente é a bíblia dos investimentos. É completo, traz inúmeros exemplos e descreve tudo de forma muito didática. Deve ser lido e relido diversas vezes ao longo da vida de um investidor que ter bons resultados com suas ações.

Michel.Nascimento 17/12/2020

Considerado a bíblia do investimento. Apesar de ter sido escrito há muitos anos, apresenta-se atual. Baseado na análise fundamentalista, crítica a especulação e defende que as empresas que devem ser analisadas, não as ações em si. Divide o investidor em defensivo e empreendedor. Demonstra, através de históricos, que as ações devem ser investimento de longo prazo, onde o investidor torna-se sócio da empresa.

Tiago da Silva 04/06/2020

Ensinamentos atemporais para investimentos
O que o autor ensina é essencial para o investidor inteligente, mesmo tendo sido escrito há 50 anos. Em alguns momentos o livro fica meio chato, especialmente nas comparações de empresas americanas antigas, mas tem muito conhecimento dentro dele.

Coelho 08/04/2021

A "bíblia" do value investing
Muito insight bom, mas extremamente desatualizado. É a mesma situação quando alguém me pergunta se deveria ler "A riqueza das nações" ou "O Capital": você pode, mas mais por curiosidade. A linguagem arcaica e o tamanho neste tipo de livro requer muito investimento para pouco retorno em conhecimento. No mais, os comentários do jornalista Jason Zweig no final de cada capítulo são ótimos, e são as partes mais tranquilas e mais esclarecedoras do livro.

Sidney.Muniz 29/01/2021

Um dos livros muito indicado na área de finanças, principalmente sobre a bolsa de valores.

Jao 01/06/2020

Um clássico difícil de definir
O investidor inteligente é com certeza o livro mais difícil que eu li para fazer uma resenha, o porque disso vem nos seguintes fatos, ao meu ver é um livro extremamente alongado, quer dizer pelo menos até a página 400 ele ainda está mt focado em mostrar como devemos ter cuidado com a ganância e mostrando exemplos de casos aonde esse sentimento levou investidores ao "pó", porém ao mesmo tempo que vejo como um exagero, até hj nos dias de hoje as pessoas cometem os mesmos error(eu posso estar incluído nesse grupo um dia) de se levar pela ganância, então não sei bem oq dizer, mas admito ter chegado ao meio desse livro, já cansado do mesmo, ele também tem o problema da idade, sendo que ele relata sobre outro país,(ou seja tem coisas q n sao aplicaveis as empresas brasileiras, como por exemplo os 20 anos de dividendos constantes) e também a algumas coisas q ele fala, porém um lado positivo são as notas de rodapé que sempre aparecem qnd algo que ele falou n é mais válido. Então por mais que como livro n tenha sido uma leitura tão agradável, qnd chega ao final e mostra os discípulos de Graham, com destaque para Buffet, o livro conseguiu me pegar mais e me fez pensar se realmente o problema fui eu q n o entendi direito, de qualquer forma se a pergunta for: vc recomendaria? Somente se vc for realmente fã de valores contábeis, gráficos de empresas (que aliás tem mts nesse livro) e o mundo de negócios como um todo, mas mais por uma curiosidade de como era, e n necessariamente de como está atualmente, então acho q sim, você pode acabar curtindo e até gostando bem mais doq eu

Mateus 26/02/2021

Indispensável para qualquer investidor
Segundo Buffett este é o melhor livro de investimentos já escrito e quem sou eu para dizer o contrario! Sem dúvidas é a biblia do Value Investing e os comentários de Jason Zweig após cada capítulo nos trazem uma visão mais contemporânea mas totalmente alinhados com os conceitos abordados por Graham. Algumas partes Graham aprofunda os conceitos e os leigos podem ficar um pouco perdidos, mas a maior parte do livro é de fácil leitura e compreensão. É um livro pra ler e revisitá-lo varias vezes. Recomendo muito a todos os perfis de investidores!

Matheus 28/04/2020

Um clássico
Um livro muito informativo para quem se interessa por investimentos, porem possui uma leitura dificil e em determinados assuntos, desatualizada