O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Resenhas - O Investidor Inteligente

bruriccio 29/09/2021

O Pai do Mercado de Ações
O livro é extremamente técnico e muito focado no mercado acionário norte-americano. Porém é excelente para ver algumas táticas utilizadas por Graham. Para quem não sabe, ele é considerado como o mentor do Warren Buffet, o maior investidor de ações da história. Não precisa dizer mais nada!

Camilo 06/10/2021

Primeiro livro para entender o mundo dos investimentos.
Melhor livro de investimento para começar ler sobre o assunto. Aula com um mestre do investimento de longo prazo.

Manu 05/01/2022

Com uma abordagem simples e direta, o livro consegue delinear os princípios pelos quais o ?investidor inteligente? deve se orientar.

Margo_livros 25/01/2022

Ensinando a investir
Graham traz neste livro toda sua experiência enquanto investidor na Bolsa Americana. Faz um resumo da evolução da bolsa quando narra as diversas lições por ele aprendidas.

Aqui orienta os investidores conservadores e os profissionais. Traça, de forma simples e didática, o como proceder no Mercado financeiro, além de analisar algumas empresas e situações ocorridas no seu caminhar no mercado financeiro.

Por fim, sua expertise serviu, como um guia prático, para os investidores surgidos após sua longa trajetória, por mais de 20 anos. E, hoje, os parâmetros por ele lançados são vigentes, e totalmente aplicáveis, portanto, dando uma margem de segurança àqueles que se dedicam ao investimento em renda variável.

Antonio 27/02/2022

Bom...
Muitos exemplos usados eu confesso que fiquei perdido mais já é um norte para iniciantes com muita sede ao pote e ter uma visão ilusória de como muitas empresas quebraram, outras se ergueram aos poucos, manter e a calma e emocional estável para o mercado de renda variável.

Mopi 14/04/2022

De 10 limões, sai 1 pingo real
Bom livro, mas tem muitas informações que não se aplicam à nossa realidade da bolsa B3, o que deixa o livro com leitura cansativa demais. No final, de 10.000 lições, tiramos meio copo de limonada! Mas, valeu a leitura.

Ana 06/08/2022

Graham realmente escreveu uma obra como nenhuma outra. Foi bastante surpreendente ler a origem de pensamentos do ramo de investimentos que existem hoje, explicados de forma tão direta e repleta de exemplos.

Definitivamente não é uma escrita simples e me perdi em diversos momentos com termos e raciocínios que simplesmente não conhecia e não conseguia entender, o que me levou a pesquisar mais sobre o tema. Gostei de alguns pontos mais aplicáveis para mim, como formas de iniciar nessa área sendo leiga no assunto (optando por fundos, por exemplo), maneiras racionais de entender e analisar o Mercado, entre outras excelentes lições. E me agradou bastante ler os comentários posteriores de cada capítulo, já que atualizavam as ideias apresentadas e tornavam-as mais nítidas.

Com certeza, um livro que vai me acompanhar por muito tempo ainda, pois merece releituras atentas.

Duque 16/01/2009

Clássico
Um livro clássico de investimentos, baseado em investimentos de valor. De leitura obrigatória para pessoas que necessitam se aprofundar em investimentos, importante para avaliar a escola de Warren Buffet.

Diogo 07/07/2015

Excelente!
Sem dúvidas o melhor livro sobre investimentos que existe. Sua leitura pode não ser a mais agradável, mas o seu conteúdo compensa essa "deficiência" do livro. Concordo, em gênero, número e grau com a citação da Fortune que aparece na contracapa do livro, que é a seguinte: "se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse". O único problema do livro é que ele foi atualizado por Graham pela última vez em 1976. Ao final de cada capítulo há um pequeno capítulo de comentários de Jason Sweig, porém esses também foram realizados em meados de 2003. Seria interessante uma atualização, trazendo comentários mais atuais e principalmente tratando especificamente da situação no Brasil. Muitos dos produtos financeiros citados não existem no Brasil, outros até tem equivalentes no mercado brasileiro e, portanto, seria interessante que eles fossem mostrados aqueles que os desconhecem.

LucasGeneve 20/09/2015

A biblia
Se o Warren Buffet, talvez o maior investidor da historia (pelo menos recente), recomenda esse livro, porque alguém que quisesse se aventurar nesse campo não deveria ler ele?
O mais impactante na genialidade de Ben Graham é o fato de que o que ele escreveu entre a primeira e a ultima edição desde livro (1940-1970) ser ainda absolutamente válido nos tempos atuais.
É um livro bem escrito e acessível ao investidor sem muita experiencia.
José Redson Sena Vital 10/11/2016minha estante
Esse é um dos motivos que me despertou a vontade ler, quero realmente entrar nesse ramo, mas conheço quase nada sobre mercado e investimento.

Léo 05/12/2018

Graham ainda é atual
Mesmo passadas décadas, Graham ainda é atual. Suas demonstrações financeiras podem ser transpostas para o século 21 e caem como luva.
A loucura do mercado, suas especulações, suas complicações e cálculos mágicos para fazer sempre "o mais novo milionário da bolsa" não fogem da nossa realidade em nenhum momento.
A lição que fica é sempre: invista, mas com cuidado. Não compre gato por lebre, repense o afã do mercado em seguir a nova curva de alta, o novo gráfico técnico, a nova tendência de AI.
O mercado se adapta. Sempre. Essa é a lição mais clara.
Vale muito a pena

Monteiro 28/01/2019

Para investidores de raiz...
Uma filosofia de investimento racional.
Recomendo para todos

Thiago.Torres 15/02/2019

Clássico mais atualizado sobre como escolher sua carteira de investimentos
Livro denso, bastante completo e honesto em relação a como escolher seus investimentos e como montar sua carteira de investimentos.
Com regras simples, mas não necessariamente fácil de seguir, demostra, através de longas séries históricas e com exemplos atualizados (a edição original é da primeira metade do séc XX, entretanto a edição lida possui comentários em todos os capítulos que apresentavam exemplos tão recentes como a bolha das ponto com e casos de fraudes como da Eron do começo do séc XXI).
A escola "criada" por Graham deu origem a milionários e bilionários do calibre de Warren Buffett, o que já demostra a usabilidade do que é ensinado nele.

Alexandre 16/05/2019

O melhor método pra investir
Esse livro mereceu meu 10 porque mudou totalmente minha minha forma de pensar sobre o que é investir, a ponto de me fazer abandonar a ilusão da especulação (que eu erroneamente achava que era investimento). O Value Investing me ensinou a analisar melhor minhas decisões antes de comprar uma ação, a avaliar melhor o seu preço, incentivou a me fazer sentir proprietário de uma empresa, a ter paciência com as as vezes insanas flutuações, me instruiu a gerenciar melhor meu risco atraves da diversificação, e a ser menos ansioso e estressado com esse mercado. A escrita de Graham é densa e embora brilhante (O livro teve última edição com o autor em 1973). Os comentários do jornalista Jason Zweig de 2003 trazem o livro pra atualidade e sintetizam com maestria a obra do mestre. Livro mais que obrigatório na estante de qualquer investidor.

Pedro Garcia 16/04/2020

Certamente Graham é um Gênio dos investimentos e seu livro ultrapassa gerações, é chamado por muitos a biblia do investidor e certamente tem méritos por ter um texto que se prova com o passar dos anos, porém não é nem de longe uma leitura fácil e dinâmica.
O livro é essencial para qualquer investidor da bolsa de valores, mas a aplicação e absorção para nossa realidade é difícil e exige esforço.
Ainda sim trás conceitos básicos de segurança no mercado da bolsa de valores, se é que podemos chamar assim.