O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Resenhas - O Investidor Inteligente

EduRicieri 04/09/2020

Mentalidade é o objetivo
"Esse é o Livro", acredito que essa frase resume esse livro para o investidor iniciante. Antes de destrinchar melhor a obra, quero deixar bem claro que investidor iniciante não é aquele que não sabe a mínima diferença entre um CDB e um Fundo Imobiliário, pois se for o seu caso, esse livro não é para você. Esse livro é para a pessoa que já tem dinheiro investido em algum produto do mercado financeiro, já conhece as diversas modalidades de investimento e está perdido nesse mar de possibilidades que se chama Sr. Mercado. Caso você seja essa pessoa, não vejo como você teria problemas com esse livro. Caso não seja, recomendaria fortemente que conhecesse os conceitos antes de embarcar na leitura.
Dito isso, podemos nos ater melhor a obra. O livro foi escrito e reeditado diversas vezes, sendo atualizado a cada 5 anos, mais ou menos, para levar em conta os períodos de mercado até a morte de Ben. Por esse motivo, o livro é desatualizado em termos de aspectos financeiros e datas. Porém, ele é atualizadíssimo em termos de Valor, pois o grande objetivo de Graham durante o decorrer do livro não é ensinar a analisar uma ação, fundo, ou carteira, e sim instigar no leitor a formação da mentalidade do Investimento, ou seja, aplicação financeira com rentabilidade razoável e segurança do principal. Se você está querendo ler e sair sabendo destrinchar um balanço e fazer valuation, pode esquecer, não é esse o objetivo do livro. Nesse livro, assim como em Faça Fortuna com Ações, o autor busca te mostrar a diferença entre investimento e especulação, entre valor e imbróglio, entre retorno real e fumaça. São vários os ensinamentos e várias as demonstrações da atualidade desses conceitos, ainda mais com os comentários que mostram como estavam atualizados os argumentos durante a bolha do mercado de empresas de internet nos anos 2000.
Dessa forma, esse livro é para aquela pessoa que deseja se aprimorar como investidor visando o longo prazo e não um prazo que dura no máximo 3 dias. Uma pessoa que busca o conforto ao se deitar para dormir, sabendo que seu dinheiro não está sendo colocado em simples siglas de uma tela que nada significam, mas em bons negócios ou bons produtos de mercado. Se você for essa pessoa, saiba que esse é o seu livro, agarre-o e boa leitura.

Insular 30/08/2021

Facilidade difícil de aprender o que você já acha que sabe.
Lendo pela segunda vez.
E cada vez mais me impressionando como autor consegue simplificar conceitos tão ilegíveis.

O Investidor Inteligente é um manual de como se comportar de maneira racional no mercado de valores, através da autodisciplina e decisões fundamentadas.
O tamanho pode assustar, mas o conteúdo é riquíssimo.

Benjamin Graham traz o resumo de uma vida, lições influenciaram (e ainda influenciam) nada mais nada menos que Warren Buffet (O maior investidor do mundo).

Quer aprender sobre bolsa de valores?
Antes de pegar aquela ?dica? quente no YouTube, comece ouvindo os professores.

Leandro.Ciambelli 08/12/2021

Leitura obrigatória!
?Só? dei quatro estrelas porque preciso ler e reler algumas vezes esse livro, não é uma leitura rápida e simples, porém, traz muitos ensinamentos e acontecimentos passados que servem pra não cometermos os mesmos erros dos investidores da época.
Os melhores e mais atuais capítulos são; 1, 8 e 20.

Andre Galli 27/12/2021

?O Investidor Inteligente?
Em ?O Investidor Inteligente?, de Benjamin Graham, uma das obras mais conceituadas do mundo de mercados de capitais, aprendemos como investir e se comportar de maneira racional no mercado de valores. O livro ensina o investidor a tomar boas decisões utilizando as ferramentas adequadas de análise, evitar erros comuns e a ter estratégias de longo prazo bem desenvolvidas.

Rodrigo.Rodrigo 27/05/2021

Ótimo livro para quem quer aprender os princípios básicos do mercado de ações. Apesar de ter sido escrito no início da década de 70, há conceitos excelentes tanto em relação à técnica operacional como ao pensamento de alguém que deseja investir.

Thai 30/07/2021

??
O livro é bem técnico e contém exemplos práticos. A leitura exige atenção, e é enriquecedora para os que pretendem investir com mais sabedoria.

Vinicius.Lima 07/08/2022

Perfeito
Esse livro despensa comentários. Caso seja necessário algum, não vou conseguir me expressar melhor do que os grandes nomes que já expressaram os seus, inclusive na capa e dentro do livro. Excelente!

Fabio.Benvenutti 05/11/2023

Livro específico
Livro com bastante densidade em ensinamentos relativos a Bolsa dos EUA. Serve de análise para nossa realidade, porém a linguagem específica dificulta muito o entendimento. É um livro que merece ser lido por quem conhece mais que i básico de contabilidade e economia.

camilossantos 31/01/2021

Bastante esclarecedor, trás os fundamentos da estratégia de investimento em valor e ajuda o investidor a tomar melhores decisões de investimento e desencoraja estratégias voltadas a especulação.

Pamylla.Souza 21/07/2021

Dicas valiosas anti-DayTrade
Mesmo tendo sido escrito em 1950, é uma leitura atual.
Naquela época ele já gritava que day trade era jogar seu dinheiro fora.
E engraçado que tem tantas pessoas vendendo o caminho pra chegar até o coelho.

Ótimo livro para iniciar os investimentos.

Polliana 08/03/2021

É realmente um livro fenomenal e faz jus à fama que tem.
De agora em diante já sei o que responder às pessoas que me perguntam sobre como começar a investir: "Vá ler Benjamin Graham!" hahaha
Sei que uma pessoa leiga dificilmente entenderá bem o livro, mas se realmente estiver motivada a começar, irá estudar e buscar suprir suas falhas, caso contrário, melhor não começar mesmo.

lalah 13/10/2021

Livro intermediário
Não vale a pena usar esse livro para seus primeiros conhecimentos sobre investimentos, seja renda fixa ou variada. A partir do momento que você possui os conhecimentos básicos de o que é cada tipo de investimento, é possível aproveitar ao máximo a leitura e aprender demais com esse livro incrível

Ruan.Rodrigo 25/09/2020

Introdutório
Achei muito bom como um livro que te ensina e te ajuda a entender o mundo do mercado financeiro, da bolsa de valores, mesmo que seja baseado em fatos do século XX , continua sendo um tema muito atual e recorrente.

Rodolfo 16/01/2021

Provavelmente merece o título de a Bíblia dos investimentos.
Se você leu o título da resenha, não me entenda mal, eu também achei o livro fantástico e merecedor de estar em todas as cabeceiras de cama de investidores, mas hoje após tantos anos, o livro começa a se demonstrar um pouco defasado quando comparado a época que foi escrito.
É impossível falar de Graham sem dizer que foi o pai do Value Investing (método de investimento que consiste em comprar ativos abaixo de seu valor real), e tutor do maior investidor dos nossos tempos Buffet.
Se você chegou aqui, provavelmente quer ler, e ja deve saber que o livro é denso, com muita informação(São mais de 600 páginas de exemplos, estratégias e histórias). Por isso mesmo recomendo ler o livro aos poucos, e se possível vá anotando algumas coisas(Se você é novo no mundo dos investimentos, tem coisa mais fácil de ser lida, diga se de passagem), caso queira extrair ao máximo às informações, porque(vou falar de novo) o livro é realmente denso.
Dito isso, vale dizer que o trabalho do editor tem sido bom(e espero que nos próximos anos surja mais uma edição, trazendo o "Corona crash" como exemplo.), trazendo a cada edição novos exemplos das situações que Graham narra, o mais recentes possíveis.
Acredito que o livro não seja indicado a novos investidores na medida que pode "cansar", e deixar o investidor iniciante entediado, desestimulando-o da missão de investir.