O Colecionador de Memórias

Resenhas - O Colecionador de Memórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alves 16/08/2021

Cálido e singelo
A trama desse livro gira em torno de uma protagonista que está com o casamento abalado e tem que cuidar de algumas coisas de seu pai, com quem tem um relacionamento meio ruim, já que ele foi ausente grande parte de sua vida.
Ao descobrir a paixão do pai por bolinhas de gude e sua produção, ela descobre mais sobre si mesma e o que quer fazer com seu futuro.

Ana 05/08/2021

bem legal
esperava mais, não vou mentir
algumas partes poderiam ter sido melhor explicadas, mas no geral é bom

Cami 05/08/2021

Fofo!
É um livro muito gostoso de ser lido, uma história que prende mas que vai aquecendo coração. Me fez refletir que não devemos nunca deixar de ser quem a gente é, por nada e nem por ninguém, e que sempre vai existir alguém que vai nos amar!

Lima 27/07/2021

O livro fala sobre memórias, mas pra mim, a reflexão que ficou foi sobre até onde podemos guardar segredos sobre nós para quem amamos? Afinal, o livro inteiro é sobre isso, a filha que descobre um pai que ela não fazia ideia que existia. Um cara que viveu uma vida dupla quase a vida inteira, mantendo tudo em segredo, só pra não revelar seu hobbie que consideravam estranho.

Inalda 23/07/2021

O colecionador de memórias
Um livro que fala da amizade, amor entre irmãos, a autora alterna entre Sabrina e Fergus. A autora de forma tocante conta essa história emocionante.

Mary_28 03/07/2021

Razoável com um bom final
Atenção: têm SPOILERS

Estou com raiva porque durante praticamente toda a minha leitura eu não gostei dos personagens, fui decepcionada e achei a história maçante, mas aí, lá pro final foi ficando bonitinho, e agora estou sem graça pra falar mal do livro kkkkk.

Enfim, eu daria mais estrelas se o início e o desenvolvimento não tivessem sido tão lentos, maçantes e meio repetitivos.

Amava o pai (Fergus Boggs) quando era pequeno. Era lindo ver ele narrando, criança, com tanta inocência e sinceridade. Fiquei com raiva dele quando ficou adulto, me decepcionei demaisss e a culpa de tudo que deu errado na vida dele foi dele.
*Tenho raiva dele adulto, mas gosto dele velhinho.

Sabrina (a filha, uma mulher casada com três filhos) foi uma personagem que ficou 70% do livro sendo totalmente sem personalidade, tendo crises de raiva e esquecendo de respirar. Como alguém esquece de respirar? O pior é que toda vez que ela fala isso no livro eu desativo a minha respiração automática, aí atrapalha a leitura. Mas enfim, ameii do desenvolvimento dela no fim, achei que foi meio rápido e do nada, mas até que teve nexo. Terminei o livro tendo um apreço imenso por ela.

Não foi um livro exatamente cativante, mas até que foi bom, me fez refletir. Não recomendaria pra alguém pq tem livros bem melhores, mas valeu a experiência.

Andreia508 11/05/2021

"Sabrina só tem vinte quatro horas para descobrir os segredos do homem que ela pensava conhecer, seu pai. Um dia para exumar memórias, histórias e pessoas que não sabia existirem. Um dia que a mudará para sempre."

zunflower 16/10/2021

livro que deixa o coração quentinho
um livro com várias reflexões durante a narrativa, mas muitas vezes eu sentia a leitura se arrastando. não sei se é o livro o problema, ou se sou eu kkkkkkk mas gostei

Kyrla 18/04/2021

O livro conta a história de Fergus, um apaixonado por bolinhas de gudes e como essa paixão moldou o seu caráter e memórias ao longo da vida.
Também temos a visão da história pela Sabrina, filha de Fergus, e aos poucos ela vai descobrindo os mistérios do pai e se descobrindo.

Gostei, apesar que achava que teria mais mistérios, o livro demorou para engatar, mas a leitura é leve e rápida.

Gabriela 29/01/2021

Sensação de paz
Fergus Boggs coleciona bolinhas de gude desde criança, e quando adulto, deixou essa vida e hobby em segundo plano, escondido de sua mulher e filha.
Ao sofrer um derrame, é internado em uma clínica para melhor tratamento e recuperação, e é quando sua filha, Sabrina, recebe as caixas com todos seus pertences, incluindo a coleção de bolinhas do pai.
Querendo descobrir mais sobre esse homem que ela acha que não conhece mais e bolinhas da coleção desaparecidas, ela sai em uma missão que acaba revelando muito de seu pai e de si mesma.
Maravilhoso o livro com uma história de amor de de pai e filha, cada capítulo alternando entre a narrativa dos dois.
O final é lindo, ao descobrirmos toda a história e o porquê das atitudes de Fergus e me deu uma paz muito boa.
Leiam!

de Paula 09/01/2021

Tudo passa, lembranças jamais serão esquecidas
E se tudo o que você mais confia na vida falhar com você? No caso de Fergus é a memória, para Sabrina é não conhecer o próprio pai. Esse é um livro de amor, mas o fraternal, mesmo com algumas histórias de amor romântico de pano de fundo, a família é o que de fato importa.

Cada capítulo é contado por um dos personagens principais, ora a Sabrina, salva-vidas de 33 anos, casada com seu romance de juventude, com três filhos meninos, trabalhando há algum tempo em uma casa de repouso para idosos, cuidando para evitar acidentes aquáticos. Seu pai, Fergus Bogg é um senhor que está em recuperação após um derrame e não se lembra de muitos momentos da sua vida, porém, há uma versão sua que conta a sua trajetória de vida, na infância, adolescência e vida adulta. O que embala a história da Sabrina é a busca implacável pelas bolas de gude que faltam na coleção catalogada do seu pai, que até aquela manhã ela não sabia que existia. Fergus possui um fio condutor entre o amor pelo irmão mais velho, um laço eterno, como sua paixão pelas bolinhas de gude que o vieram salvar no momento em que mais precisava e passou a ser seu porto seguro.

A história fala sobre segredos, sobre o que escondemos, como algo pode ser importante para você e não o ser para quem você mais ama, é sobre se reencontrar no meio do caminho, é sobre se esforçar, se dedicar, sobre amar mesmo com todos os erros, sobre quando pecados são cometidos e nem você se perdoa por eles, é quando você sente que ninguém te vê, quando você simplesmente não faz parte da vida de alguém porque a pessoa fragmentou a própria existência, mesmo assim, amar incondicionalmente porque ninguém é perfeito.

O livro não é como os outros da autora, é muito mais reflexivo. Uma jornada de um dia de eclipse solar que é capaz de mudar tudo, de curar, de trazer memórias de volta ao consciente, sobre perdão. A imersão é profunda na alma humana, discutindo assuntos do cotidiano, talvez como mudamos com quem amamos porque não somos compreendidos pelo que somos. Pode parecer absurdo, mas o homem escondeu mais de 40 anos parte da sua vida para a família e para os amigos por gostar de bolas de gude. Se parar para analisar friamente, uma grande bobagem, mas algumas coisas podem mexer demais e uma atitude "inconveniente" pode ser fatal.

A mensagem é muito bonita, o processo é caótico, os laços são inquebráveis, mesmo quando promessas possam ser ignoradas. O peso de um segredo pode destruir vidas, mas também pode sarar.

Vanessa 17/07/2020

Arrastado
Aí gente que livro mais arrastado, não me prendeu, a ideia da história até é boa, mas só bem pro fim é que parece a história anda mesmo

Elda.Pimentel 09/07/2020

Lento
Desculpe -me os que gostaram da estória, eu não curti. Nao me prendeu.

Nao é uma leitura que indico, mas acredito que todos devemos ter nossa própria experiência com a obra.

Colecionador de memórias relata a vida dupla de Fergus, que passou parte de existência adulta escondendo seu verdadeiro eu da sua esposa e filha.

Quando Fergus tem um derrame e vai parar em uma casa de repouso, sua filha inicia uma saga para descobrir quem realmente era seu pai.

Achei uma leitura muito arrastada.

Naty 09/06/2020

Me segurem, esse livro é bom demais! Amei como a história é contada! Me identifiquei muito com a personagem principal, e copiei várias partes do livro que são incríveis! Quando a personagem principal fala da priscina é maravilhoso, ela me inspirou a fazer as coisas que tenho vontade!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6