As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Rafael Vinícios 24/04/2024

As Brumas de Pedo
Resenhando apenas para avisar para os futuros leitores de que a foi responsável por crimes de pedofilia, além de ter sido dos crimes de pedofilia do marido. E no livro dela ela deixa algumas ideias semelhantes a tal transparecer implicitamente:

Os elogios que a obra recebe condizem. A autora realmente apresenta personagens femininas complexas, interessantes e profundas, além de uma perspectiva única. Porém em determinado momento durante a leitura descobri que a autora foi cúmplice de crimes de pedofilia do marido dela e não bastasse isso ela também envolvida em casos semelhantes. Confiando em minha própria maturidade e capacidade de lidar e separar as coisas, decidi continuar a ler, o que não me arrependo pois durante a leitura eu percebi POR MIM MESMO que não vale a pena a leitura. Infelizmente algumas cenas, ideias e pensamentos contidos deixam transparecer a morbidez da mente da autora. Há uma cena sexual no qual a autora narra em segundo plano um estupro acontecendo e de alguma fica implícito que uma criança foi violada, cena essa que não acrescenta em nada para a história, o que me leva a pensar que foi pura decisão "artística". Tal cena foi um grande NÃO para mim e por ela e polêmicas sobre a autora, não recomendo tal leitura. Não vale a pena. Sinto muito. Desejo a dádiva do esquecimento.

Bruna2386 23/04/2024

Adorei o livro! Muito bom, com muitas camadas e personagens complexos. Morgana de longe é a melhor personagem na minha opinião, com muito desenvolvimento.
O final foi um pouco corrido e talvez um pouco morno para tudo que foi mostrado ao decorrer da leitura, mas definitivamente vale a leitura, principalmente se você gosta de fantasia medieval.

FlaMartins7 26/03/2024

As brumas de Avalon
Livros bom, bem extenso e detalhado, a jornada de várias pessoas e seus ideais, ao mesmo tempo que você está torcendo por alguém ao decorrer da historia você pode ir contra ela, pois mostra que com o tempo uma pessoa pode ir longe de mais pelo que ela quer, muita religião envolvida, muitos extremos religiosos que me causam um certo ódio, embora cada um faz o que faz por achar que é o certo sem levar em consideração se o certo pra ele vale para todos, e mostra que não importa o quanto voce lute você só vai chegar onde tiver que chegar, história bem completa mesmo ainda tendo continuação, acho que foi bem encerrada e não vejo necessidade em ler o resto, apenas por curiosidade, demorei meses para finalmente começar a ler mas acho que valeu a pena.

Jotapê 25/03/2024

O paganismo de uma maneira visceral.
Gente, eu já havia visto a série, mas não imaginava que o livro fosse assim.
EU AMEI!
O livro é muito bem escrito, e não tem como não sentir o que os personagens sentem, é fascinante ver o desenvolvimento deles com o passar dos anos e principalmente perceber que o tempo é real naquele mundo.
Não tem como não se emocionar nos pontos altos do livro, nem como não pensar nos acontecimentos do livro mesmo sem estar lendo.
Para os fãs da idade média, dos reinados, bruxas e magos, esse livro é de longe um prato cheio, que com certeza da vontade de repetir.

Vic 24/03/2024

A lenda arturiana numa perspectiva feminina
Depois de ler todos os livros do Ciclo Avalon, finalizei com essa leitura. Confesso que não consegui aproveitar tanto a leitura, já que estou desde o ano retrasado me dedicando à leitura dessas obras e estou cansada, com vontade de ler outras coisas, sem falar da polêmica absurda envolvendo a autora e que me deixou com asco.
Mas falando agora de As Brumas de Avalon, é muito interessante acompanhar a história de Arthur e a formação de sua corte, o surgimento da tavola redonda, a ida para Camelot, a relação de Arthur com Lancelote, a Excalibur em ação, todos esses elementos lendários, só que por uma perspectiva feminina.
Os quatro livros me deixaram uma tristeza imensa, já que senti de forma intensa os últimos suspiros de Avalon enquanto uma potência ativa dentro e fora das brumas, o declínio quanto a sucessão dos cargos mais altos da hierarquia de Avalon. Mas a deusa deixa uma esperança, esses resquícios desse rico universo pagão, a presença dos elementos dessa cultura, mesmo que entrelaçados com o cristianismo.
É uma obra incrível, com um mundo muito bem construído, personagens ótimos e esféricos. Super recomendo!

Fairy 17/03/2024

Gente que calhamaço sofrido de ler foi esse! Não sabia que eram 4 livros em um.
É uma boa história mas é tão triste e amarga, terminei com um vazio no peito. A atmosfera do livro parece está sempre coberta de névoa e frio, não tem nenhum momento aconchegante nele.

Carol.Silva 06/03/2024

O livro conta a lenda de Arthur e os cavaleiros da távola redonda: como a religião, a família e as mulheres estiveram presentes e influenciaram todo o desenrolar da história deste reinado.
Eu gostei bastante do livro, apesar de extenso ele possui uma linguagem agradável e fluida. Em alguns momentos me via sem querer parar de ler. Mas confesso que o final da história, apesar de coerente, não me agradou.
Me surpreendi por acreditar que seria uma leitura difícil e arrastada. Também me surpreendeu o fato do livro trazer uma visão muito racional do comportamento humano, sem vilanizar e nem transformar em mocinho nenhum personagem. Apesar de ter sentido mais raiva de uns do que de outros, todos tiveram seus erros e acertos.
Recomendo muito essa leitura.

Cíntia 27/02/2024

Não sei ainda o que dizer.
Só que foi uma jornada sensacional por Avalon. Amei a história de Camelot recontada da visão das mulheres e mostrando mais a parte mística.
Morgana é incrível! A história é rica de personagens amáveis e outros nem tanto.
Acho que quando conseguir digerir melhor que fiquei órfã de Avalon, conseguirei fazer uma resenha melhor.
Super indico. Vale muito a pena a leitura.
aulusferreira 27/02/2024minha estante
Certamente lerei um dia. Gostei muito do filme.

Cíntia 29/02/2024minha estante
Eu não consegui ver todo filme. O link do filme que achei, não tem legendas, e a dublagem só ia até metade do filme. Mas a metade que vi, percebi que no filme diferente do livro em alguns acontecimentos.

Carolina 27/02/2024

Interessante, porém arrastado
A edição de volume único é um compilado de 4 livros originalmente publicados. O livro é interessante, a mitologia da era arturiana é interessante, mas a cadência pode desanimar. São quase mil páginas de altos e baixos na potência de engajar. Ora não conseguia parar de ler, ora já tava xingando internamente o arrastado da narratova. Irritou tanto que cheguei a abandonar o livro por um tempo, mas voltei.
Os diálogos podem variar de ponderações filosóficas excelentes a umas frases clichês de dramalhão melosíssimo difícil de digerir. Tem momentos em que as descrições são tão extensas que quase esqueci qual era mesmo o ponto de onde tinha parado antes do texto começar a divagar.
Na balança, é um livro bom. Interessante, mas definitivamente não é para todo mundo. Talvez pegar os livros separados ajude na motivação para concluir a saga de Avalon.

Ana Julha 21/02/2024

Primeira vez que a história ao redor do rei Arthur não é chata. O livro é bom, denso e por vezes a leitura é cansativa. Mas foi gostoso vagar entre a consciência de Morgana, e até mesmo de Gwenhwyfar, e imaginar quão poderosas foram aquelas mulheres.

Chelsea.Archer 20/02/2024

Sensacional!
Oieeee
Hoje concluí a leitura de O Prisioneiro da Árvore, fechando o quarto livro de As Brumas de Avalon.

Esse livro além de trazer um fechamento à todas as aventuras dos personagens, trás lições valiosíssimas de vida.

Personagens com qualidades e defeitos, uma ambientação sensacional que te transporta direto à Camelot medieval.

Eu nesse momento me pergunto: você tinha esses livros a mais de dez anos. Porque não leu antes, menina?

E eu mesma me respondo: tudo acontece de acordo com a vontade da Deusa.

TerraDasLetras 15/02/2024

A trama gira em torno das lendas do rei Arthur, mas a história é contada pela perspectiva feminina. Acompanhamos a trajetória de alguns personagens, do nascimento até a morte, e nos deparamos com os aspectos mais nobres e os mais sombrios de cada um deles. As personalidades são construídas de forma rica, complexa e com uma profundidade incrível! Além disso, vemos uma constante batalha entre crenças, em uma época de busca pela unificação da Bretanha contra a invasão dos saxões.
A fluidez do texto faz com que a leitura das mil páginas seja leve e cativante. A história te leva a um turbilhão de sensações, com muitas perdas, conflitos e traições.
Se você é fã de fantasia, essa obra é item obrigatório na sua estante.

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/