As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Lety.Razuk 25/01/2024

Uma leitura que não era pra mim.
Eu li tantas resenhas falando bem desse livro que me senti na necessidade de le-lo o mais rápido possível, mas preciso confessar que ler este livro foi torturante e cansativo.

Eu literalmente me obriguei a terminar esse livro, pois não conseguia gostar de nenhuma personagem (apenas a Morgana), eu tentava não julgar os acontecimentos do livro visto que esta história ocorre em outra época, mas foi impossível não ver as coisas e me sentir completamente aborrecida e desgostosa.

Desejava muito gostar desse livro, mas acredito que por meu gosto ser mais romântico e fantasias ?leves? este livro não atendeu minhas expectativas.

Eliane406 24/01/2024

A ancestralidade
?Quando Marion decidiu escrever As Brumas de Avalon, ela mergulhou em um mundo de pesquisas, sobre os Mistérios que envolvem nosso mundo é a história e tradição que está lá na Inglaterra, ainda hoje, onde está Glastonbury e o Tor. Existiu um tempo em que a natureza e os elementos perfeitos que cercam esse Planeta tinham valor e eram sagrados, usados para alimentar nosso corpo e alma.
?Fiquei fascinada com as 963 páginas que percorreu 100 anos de várias gerações de reinados e poder, e dentro deste círculo, Marion abordou a lenda arturiana do ponto de vista das mulheres, a investigação do papel da mulher na lenda do rei Artur e em suas mãos tornou-se uma história profundamente evocativa da luta das mulheres para sobreviver em um mundo masculino.
A homossexualidade, tanto a feminina quanto a masculina, também é superficialmente abordada na obra. O romance não se detém meramente em narrar os fatos políticos e religiosos que se confrontam na Bretanha. Mais que isso, Marion mostra toda a força e complexidade dos atos e escolhas das mulheres (ignoradas na História das Civilizações)- abre portas na lenda da Excalibur em que se encontram o misticismo da origem da espada, ritos pagãos que foram sufocados pela cristianização, a importância das uniões políticas entre os povos e o resultado da submissão ou não das mulheres frente aos homens.
Aqui, posso apenas usar poucas palavras para falar sobre a grandiosidade desta obra. Para mim, uma mulher que estuda os Mistérios e procura fazer uso deles, foi uma fonte de conhecimento.

Kiyo 23/01/2024

Minha humilde opinião
Comecei a ler sem saber que era o volume que agrupava os quatro livros da serie "as brumas de Avalon".
A saga se passa antes e durante o reinado do Gamo Rei da Bretanha, Arthur.
Primeiro livro focado na mãe e irmã de Arthur, Igreine onde conhecemos a irmã e senhora do lago, Viviane e Morgause irmã mais nova das duas. Viviane chega pra visitar as irmãs falando que teve a visão do grande rei e quem vai ser a mãe dele será Igreine, porém não será com Gorlois atual marido dela.
Igraine fica revoltada mas no fim ela se apaixona pelo seu futuro outro marido e ajuda a matar Gorlois.
Segundo livro é focado na Morgana que vai pra Avalon treinar pra ser a futura senhora do lago e já conhecemos um Arthur adulto. (Arthur é irmão de Morgana).
Terceiro livro já começa com a chata da esposa do Arthur e Morgana se revoltando com o cristianismo onde o país da Bretanha se encontra e perdendo a fé na grande Deusa, nisso acontece uma reviravolta na história que faz o quarto e último livro da saga onde fica entre Morgana e a grande rainha.
Gostei bastante, achei que seria. Livro chato e difícil de ler, mas me surpreendeu.

Rayssa 21/01/2024

MZB: doida, mas excelente escritora
Nessa releitura das lendas arturianas, acompanhamos a construção do Reinado do lendário Rei Artur, seus companheiros da Távola Redonda e a formação da Bretanha, sob uma perspectiva feminina representada pelas grandes e magníficas Sacerdotisas de Avalon.

Explorando um lado mais místico dessa lenda, Marion Zimmer Bradley consegue criar uma obra magnífica sobre a coragem, a humanidade, a religião e o poder feminino. Com personagens brilhantemente bem construídos, profundos e complexos, a autora nos leva por centenas de páginas bem atentos, totalmente imersos nessa linda trajetória de Avalon e da Bretanha.

Usando da primeira e terceira pessoa, a história vai se desembocando em inúmeras intrigas entre os personagens, mas sem aparentar um maniqueísmo, ou seja, não há heróis e vilões, vemos sujeitos verdadeiros, humanos, que estão dispostos a tudo para alcançar seu verdadeiro destino. Com muita sensibilidade, o protagonismo feminino torna-se um ponto de referência indispensável diante de um contexto histórico que tanto desvalorizava a mulher, sobretudo quando se pensa que são os esforços das Sacerdotisas de Avalon que levam Artur ao Reinado e é esse mesmo Rei que as despreza no final.

Me empolguei e me enfureci acompanhando essa grande narrativa, me apeguei demais aos personagens a ponto de sonhar com eles à noite. Morgana, sobretudo, creio que seja uma das melhores personagens que já tive o prazer de conhecer. Uma mulher poderosa, cuja força é mostrada de uma forma ímpar, símbolo de toda a virtude e do conhecimento feminino.
Destaco também a maestria com que Gwen foi colocada nessa história. Uma personagem tão irritante em sua obsessão religiosa e sua hipocrisia que se torna muito verdadeira.

As Brumas de Avalon merece toda a reputação que tem. Uma história brilhante que, embora se perca um pouco ali pelo final, tem uma potência arrebatadora. Para ser lida e relida por muitos e muitos anos.

Ps:. É claro que nao tenho a intenção de exaltar a autora e sua vida pessoal, mas sim o livro.

Michelle Ramos 14/01/2024

O primeiro livro eu achei maravilhoso, fiquei super empolgada com a leitura. Segundo e Terceiro livro eu achei ok. Mas o último eu já estava cansada da história.
Esperava mais do final.

Denise 14/01/2024

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos
O livro traz a lenda do rei Artur de uma nova vertente. Fala muito sobre religião, a cristã e acredito que a celta. Uma história de fantasia incrível. Vale muito a leitura.
Conta a história das sacerdotisas de Avalon, que procura manter a ilha mística juntamente com suas crenças e culturas, ainda no mundo real.

Mat 26/12/2023

CONSEGUI ACABAR!!!! (musiquinha de vitória)

Entendo quem se assusta com o tamanho do livro e prefere não se arriscar, mas por favor se arrisquem, vale a pena passar mais de 900 páginas acompanhando tantos personagens fortes, heróis e guerras e tudo do ponto de vista feminino.

Nessa leitura atravessamos décadas acompanhando os personagens, alguns do nascimento até a morte, o que na minha opinião é a melhor parte de ler um calhamaço como esse, no fim a ressaca literária é real, mas como disse, VALE A PENA.

Leslie.Eduin 12/12/2023

Uma aventura!
Ah, foi uma aventura essa leitura.
Um misto de emoções, os personagens são muito bem construídos, a narrativa é ótima, você se sente na história. Já não sei quantas noites sonhei com a história por estar fresca na minha cabeça antes de dormir.

A gente passa pano para a Morgana por ela ser a principal, mas não posso ser hipócrita e dizer que ela foi vítima. Pelo contrário, não temos mocinhos 100% nesta história, e isso é maravilhoso, os personagens são como pessoas reais, com desejos e pecados, cada um à sua maneira, cada um com seus próprios pensamentos.
É uma novela mexicana, com acontecimentos únicos e plots que a gente surta! Não sei quantas vezes tive que parar e absorver o que acabava de acontecer.

Vemos o quanto as mulheres são sacrificadas e fortes, acompanhamos intrigas e traições!
Amo histórias medievais com toques de magia e lendas. Com direito a rituais e batalhas, reis e vassalos, e acompanhamos personagens até o fim de suas vidas. A autora não se apega em vidas de personagens, quando elas precisam ou chegam a hora de acabar, simplesmente acontece. Algumas mais trágicas que outras.
E encontrei tudo isso em as Brumas de Avalon.

Com certeza uma história digna de 5 estrelas!

Dani 23/11/2023

As brumas de avalon
Enquanto estava lendo esse livro acabei me deparando com fatos sobre a autora q quase me fizeram desistir da leitura. E durante muito tempo me perguntei: tem como separar a obra do autor? E nesse caso eu precisei fazer isso para pode finalizar a leitura. Esse livro tinha tudo para ser 5 estrelas mas diante dos fatos não consegui das mais q 3.5 estrelas.
Algumas coisas no livro também me irritam um pouco como a hipocrisia da Gwenhwyfar, e como o Arthur as vezes parecia pau mandado da Gwenhwyfar.
Para mim quem salvou o livro foi a Morgana ( apesar de algumas atitudes questionáveis).
O que mais gostei foi q o livro é trás a visão das mulheres que faziam parte da vida de Arthur. Lancelote é tudo de bom um grande amigo de Arthur e amante da Gwenhwyfar (sua lealdade ao rei e o amore q sentia pela rainha o assombrou a vida toda).
Temos aqui também uma disputa entre duas religiões e como as pessoas as vezes se perdem nesse quesito onde acham q somente a sua religião é certa e como em nome de Deus as pessoas podem ser crueis. Dizendo q estão fazendo a vontade de seu Deus ( o que quase sempre é so uma desculpa para fazer a sua vontade).
No geral é um livro bom que gostei bastante.

Pagliuca 14/11/2023

Esqueçam tudo!
Esqueçam todas as outras lendas sobre o Rei Artur. Não há mais dúvidas, essa é a verdadeira história. Simplesmente, sensacional.

Paceli 04/11/2023

Grandiosa Aventura
As Brumas de Avalon é uma daquelas histórias que te levam a ver uma lenda de outra forma.

Digo isso porque acompanhamos com outros olhos a lenda do reinado de Artur e seus cavaleiros da Távala Redonda.

Vimos a destreza do primeiro-cavaleiro: Lancelote, e também a criação da lendária espada Excalibur, dentre muitos outros personagens importantes e bem construídos durante toda a trama.

Esses outros olhos, são os olhos da Senhora do Lago Viviane e do Merlim da Bretanha, Taliesin. Ambos não poupam esforços para defender a continuidade do reino de Avalon, ameaçado de extinção pela falta da crença de sua existência e a da Deusa sob as brumas, culminando com a ascensão do Cristianismo no mundo.

Cabe a Morgana das Fadas a tarefa de trazer este equilíbrio numa aventura de vida sem precedentes. Passando por provações espirituais e físicas digna de uma heroína.

Essa história é tão fantástica e tão bem entrelaçada nos conflitos, que até os anti-heróis passam a ser admirados. Deve-se a isso a excelência criada na composição do caráter de cada personagem e suas motivações pessoais.

Diante disso, você começa a entender que dentro de cada desejo secreto, há uma motivação legítima para cada um, você concordando ou não!

Para mim, que fui degustando cada capítulo como sendo o último, me resta recomendar a todos esta aventura épica, para que cada leitor possa ter sua jornada ao lado do seu personagem preferido no universo da lenda do Rei Artur de Camelot.

Juliane72 28/10/2023

As Brumas de Avalon
Essa edição completa é magnífica. A história de Arthur é muito mais interessante vista pela óptica dessas mulheres incríveis.