Tudo Nela Brilha E Queima

Tudo Nela Brilha E Queima Ryane Leão

Resenhas - Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor

Gabriela4165 19/04/2020

Tudo nela brilha.. E queima
Ela parecia aqueles fogos de artifício
Tudo nela brilhava e queimava
Antes de apagar e virar poeira. ?

Flavia Motta 19/04/2020

Amor próprio
Que livro simples, mas com tantos temas relevantes! A gente se lê, muitas vezes, naquelas palavras.

Lari 23/04/2020

Uma grata surpresa
Gosto muito desse estilo de poesia que a Ryane faz. Muito semelhante ao estilo da Rupi Kaur. Me fez falta não ter divisão temática no livro.

frnd 23/04/2020

Durante boa parte o livro parecia mais uma espécie de adaptação da rupi kaur. Muitos temas abordados são sensíveis e importantes, mas são apresentados de forma supérflua demais, as vezes até mesmo genérica. Tenho certeza que Ryane é uma escritora talentosa, mas essa obra não me cativou.

mah claremont diaz 23/04/2020

"Carrego trovoes
Em meu peito
Que ninguém escuta
todo mundo aparece
Quando a chuva ja passou"

Kaydson Gustavo 23/04/2020

Conheci a Ryane Leão, autora desse livro por acaso. Nas sugestões do Instagram surgiu sua página: @ondejazzmeucoracao foi amor à primeira lida. Quando percebi essa criação poética me apaixonei, paixão essa que dura até hoje, me salva, me resgata e me torna inteiro dos pedaços que sinto.

Tudo nela brilha e queima, li esse livro na madrugada de hoje. Eu quis mastigá-lo lentamente, como quem prova uma comida nova, mas eu já conhecia esse alimento que eu como todos os dias, em uma hora eu já tinha devorado tudo, prato limpo.

É um livro escrito para mulheres, sinto que estou invadindo um lugar que não é meu, não fiquei perdido em nenhum momento, mas não era pra mim, era palavra de força, de luta, de resistência e amor para outras mulheres. Eu já fui um desses homens que Ryane descreve e possa ser que eu ainda o seja.
Não sou a desconstrução que luto para ser, sou um castelo cheio de calabouços de onde ainda jazem monstros adormecidos. É uma luta constante e nessa parte me cabe, a luta de aceitarmos quem somos, nas mudanças e construções, assim como nas nossas demolições.

"Você é uma frase bonita
dessas que a gente sublinha no livro
faz tatuagem, conta pra todo mundo
dessas que dividem a gente
entre antes e depois"

É isso que esse livro transforma: em antes e depois. O maior medo de viver a vida sem a ruptura das correntes que nos prendem, no conformismo e na zona de conforto. Tudo nela brilha e queima nos põe na zona de confronto.

Dos poemas de amores, tem um que mais me marcou, fiquei um bom tempo pensando nesse poema:

"Para que você sempre se lembre de mim

diz a dedicatória
do livro jogado no canto
de um sebo no centro da cidade"

Para onde vão esses amores que se transformaram em palavras? Em que local de nós guardamos esses sentimentos de outrora? Ficam jogados nos sebos em centros urbanos, perdidos em estantes, em pastas de computador? CD'S? DVD'S? que nunca mais serão usados?

Queria escrever tanto sobre esse livro, no entanto, o espaço me limita, uma coisa é certa: "é assim mesmo, a poesia estanca a minha ferida e a de quem lê."

Gabriela.Mascouto 23/04/2020

quotes
nem os livros
nem os terapeutas
nem os discos
nada explica
tudo que se move aqui dentro
quando você me olha.

Nathália 24/04/2020

Força, mulher ??
Esse livro é simplesmente PERFEITO, principalmente quando se está "pra baixo". Um ótimo livro para quem curte ler poemas, amar e se empoderar.

@pretagogia_ 24/04/2020

Autoamor e poesia
Estava louca por esse livro há quase 2 anos, graças às publicações da autora no Instagram. Achei as poesias singelas e tocantes, causando a sensação de pertencimento e empatia. Gosto de deixar por perto e reler alguns textos sempre que posso. Vale a pena!

Nike.K 25/04/2020

Uma real tempestade
Cheio de mensagens de luta, resistência e as dores dos fatos que advém ser mulher em um mundo que gosta de pisar em todos. Conta também sobre amores que te deixam demolida e lágrimas derramadas que lavam e renovam a alma. E nítido a autora derramando seu coração em suas palavras e poesia, dando um show de sentimentos. Recomendo demais!!

Heloíse 26/04/2020

5 estrelas!
Forte e com inclinação feminista. Adorei! São inúmeros poemas necessários para as mulheres.

analu 30/04/2020

Inspirador
É aquele livro que você pode ler 500 vezes e ainda sim não enjoa. Aquele livro que você consegue terminar em um dia, porém demora pra sentir mais o seu gostinho. Ryane vem com uns poemas maravilhosos e textos que são impossíveis de não se conectar.

Gabi Sagaz 01/05/2020

Pílulas não. Tapa na cara
Chamam de poesia em pílulas. Eu acho melhor tapa na cara ou acorda para vida, querida.
Fofo e gostoso de ler. Ótimo para presentear e deixar na sala para uma abertura repentina seguida de um tapa antes de por os pés para fora de casa

Stephany 02/05/2020

As mulheres negras e a todas as mulheres
Se eu precisasse definir esse livro em uma palavra seria: empoderamento. Busquei em muitos outros livros de poesia essa força da mulher, esse brilho que a luta não apaga, essa forma de se impor de maneira elegante e não a levantar o ódio como bandeira, mas a liberdade.
Há representativa a mulher negra e a cultura africana, mostra a dor de relações abusivas...mas há também amor, sensualidade, atitude.
E uau, você termina a leitura e entende que somos girl powers :)

"Mulher,
padrões só existem
pra gente quebrar."

Jackeline 07/05/2020

gosta de tapa na cara, nenê? Então leia esse livro. São poemas incríveis de força, de resistência, de amor, de como é difícil ser mulher nesse mundo! É maravilhoso demais.