Corte de Asas e Ruína

Corte de Asas e Ruína Sarah J. Maas

Resenhas -

-Koraline 14/03/2021

Nem sei o que dizer
No desfecho da trilogia, acompanhamos Feyre em sua busca por vingança na Corte Primaveril, mas é apenas na segunda parte que o livro começa de verdade, e meus deuses, esse foi o livro que me fez sentir em uma montanha-russa de emoções, e fazia muito tempo que não ficava tão empolgada com uma batalha.
Com muitas reviravoltas e cenas incríveis, as personagens femininas tiveram verdadeiro destaque merecido neste série, e a Sarah trabalhou de forma brilhante ao desenvolver as relações pessoas e evolução de personagens neste livro.
Uma finalização maravilhosa para mais uma trilogia épica, além de ser indispensável para fãs de ficção fantástica.
sasa 20/04/2021minha estante
Eu simplesmente amei como a história se desenvolve, mas uma coisa que eu não gostei foi de quão ?rápido? a guerra ocorreu, desde acomaf essa guerra estava sendo falada e falada, mas quando realmente aconteceu a guerra em si durou um capítulo ou dois, eu acho que poderia ser maior, mas tirando isso o livro é incrivelmente bom

Rosa 06/07/2021minha estante
Oi como eu posso começar a ler , pq eu não estou sabendo lidar com esse aplicativo

@ximenes 10/07/2021minha estante
Não dá pra ler nesse app meu bem, ele é tipo um twitter para bookstans

Rosa 10/07/2021minha estante
Ah meu obrigado meu anjo ??pela informação

Xabara_ironside 18/09/2021minha estante
Como pode dar 5 estrelas pra um livro ruim desse

Lima 18/09/2021minha estante
Giovana.Hora procurando saber tb KKkkkk

Sousa 04/10/2021minha estante
eu comecei a ler o terceiro depois de meses, e acabei esquecendo muita coisa, alguém aqui pode me dar um resumão da guerra? estou muito perdida e não acho site q explique a guerra, só o romance (disso eu lembro kkkkk)

Viviane Gimenez lemes 20/10/2021minha estante
Simplesmente Maravilhoso ??

Isa 10/11/2021minha estante
Eu sempre amei a nestha, sempre entendi ela? mas creio que sim, irá amar ela

darling 13/11/2021minha estante
SIM

Tata 09/12/2021minha estante
Eu não tô conseguido ler os outras páginas, alguém pode me ajudar????

cristina117 22/12/2021minha estante
tô triste pois a saga está chegando ao fim

Fauna 11/01/2022minha estante
mas nao eh uma trilogia, tem mais um livro?

cristina117 24/01/2022minha estante
flora, sim sim

Beca 23/03/2022minha estante
Kkkkkkkk trilogia bosta. Feyre é uma decepção como protagonista. Universo incrível, mas mal aproveitado pela autora.

cristina117 31/03/2022minha estante
se manca, deixa ela em paz

Kerolyne 11/04/2022minha estante
Terminei de ler e achei incrível.... Eu fico maravilhada como a SJM (autora) faz tudo se conectar e dar sentido pra série... Eu simplesmente amo os personagens do livro, o círculo íntimo e o rumo como as coisas aconteceram... Ela sempre tem uma carta na manga e pra nos surpreender! ??

Kelly Fernandes 16/05/2022minha estante
Sou apaixonada nessa série.. amo a forma de Rys trata Freyre.. ??

Adrieny 23/07/2022minha estante
Eu parei no meio, pq está mt chato!!

Luiza 16/10/2022minha estante
Para mim nem um outro romance de fantasia irá superar essa saga.

Cibele Branco 14/11/2022minha estante
Terminei a trilogia, acho cansativo e chato como a autora cita suas descrições, utiliza as mesmas palavras repetitivas vezes, não sei se é problema de tradução. Neste último livro alguns personagens ficaram com a ?história? mal contada. O segundo da trilogia é o melhor da série.

Matutino 15/12/2022minha estante
Ele é maravilhoso ?

Dani 28/12/2022minha estante
Eu vendo os comentários, e me perguntando .. será que só eu não gostei desse livro em especial ?! Os outros são perfeitos, Corte de névoa e fúria é o meu preferido da vida, mas corte de asas e ruínas.. eu tenho tanto pra falar dele.

Nicoly 01/01/2023minha estante
Amei demais, a história se desenvolveu de uma forma incrível, li como se fosse água, o final cheio de surpresas me entreteu e o livro em si me prendeu do início ao fim

Colletti 11/01/2023minha estante
Odiei o final, simplesmente uma porcaria, o rei ser morto por Elain e Nestha deixou o livro mto mais insuportável, pensei que ele teria uma morte épica, mas não. Muito decepcionada, não leria de novo

Carol 22/01/2023minha estante
Bom, me envolvi completamente na história, sensacional, não tenho nenhuma reclamação, e tudo é perfeito, o jeito que ela conta a história vc se encanta, o jeito do amor de Freye e Rhys é lindo, é puro, é verdadeiro, é extraordinário???
Eu chorei muito chegando no final da batalha, eu chorava de soluçar, mas a história não podia acabar daquele jeito com o Rhys assim, não vou da expolire?
Perfeitoooooo ?????????

Mirella105 02/03/2023minha estante
Karoline0 vale a pena ler esse livro??

Carolaine 20/07/2023minha estante
Descreveu exatamente o que senti. Maravilhoso!

ysmel3ys 22/07/2023minha estante
Esperava mais proveito das habilidades de Feyre, mas é um livro agradável

Theis.sophia 28/12/2023minha estante
Gente, qual é o melhor "de sangue e cinzas" ou "acotar"???????????? Preciso escolher um e não sei qual escolher ??

Júlia Rafaela 04/02/2024minha estante
Eu acho esse livro magnífico, a autora sempre entrega o que promete

Cicy99 24/03/2024minha estante
Simplesmente uma das melhores sagas que já li. Ricardinho é perfeito.

Sunflower.sad 30/03/2024minha estante
Eu estou gostando do livro, mas na minha opinião o segundo livro é o melhor da saga

Lauraa Machado 14/02/2018

O final de uma série idolatrada que não merece sua fama
Corte de Asas e Ruína é um livro okay, só isso. Ele foi bem melhor do que eu esperava, mas só porque esperava que ele fosse realmente péssimo, que a leitura das suas setecentas páginas fosse se tornar uma tortura que me tiraria a vontade de ler qualquer outro livro depois. Ele não foi tão ruim assim, mas não chegou nem perto de ser bom de verdade, mais longe ainda de ser ótimo. Precisei desse último livro para perceber que nunca nem vou gostar mesmo da trilogia, que qualquer amor que eu tenha tido por umas duas cenas no segundo livro e pelo final do primeiro não são o suficiente para eu querer lembrar que essa série existe depois de hoje. Estou bem feliz de ter lido esse livro, só porque isso significa que já me livrei de ter que ler para saber o que acontece.

E eu poderia muito bem acabar minha resenha aqui, porque sei que poucas pessoas vão prestar muita atenção em uma crítica ruim quando tudo dessa autora é tão idolatrado, mas eu simplesmente não consigo não falar de tudo que me incomodou durante a leitura.

Diferente da maioria das pessoas que são até fãs dessa série, eu gostei do primeiro livro! Dei quatro estrelas para ele, tirando uma só porque quase o livro todo fica sem propósito e foi o final e a escrita que fizeram ele todo valer a pena. Mas o segundo para mim foi abismal. Nele, não tinha nada de fatalmente errado no enredo (algumas coisas não eram do meu gosto, mas isso era coisa minha). O que me fez dar duas estrelas e meia para ele foi o fato de que os personagens, principalmente a Feyre, tinham tido seus desenvolvimentos do livro anterior destruídos. A Feyre foi de uma personagem forte e madura a uma mimada e birrenta, me dando a impressão de que a autora queria começar um desenvolvimento novo do zero. Esse terceiro livro, por sorte, se livrou de ter que lidar com essa parte e, por isso, consegue ser melhor.

O começo desse terceiro é bom, mas se você está esperando um jogo de espionagem com suspense e momentos de tirar o fôlego, melhor desistir. Eu realmente me diverti com o que a Feyre estava fazendo, mas senti falta de situações mais perigosas e de que ela ficasse nesse meio mais tempo. Parece que esse começo foi algo à parte e logo depois o livro já tinha virado uma continuação exata do anterior, como se o final do segundo nunca tivesse acontecido ou importado (salvo alguns detalhes). Se essa era a intenção da autora, ou se ela não queria mais falar da Feyre na Corte da Primavera (sofro com esses nomes, admito), não precisava ter feito a história levar esse rumo. Fiquei um pouco desapontada quando ele durou menos de cem páginas (em um livro desse tamanho).

Mas ainda não tinha nada de errado propriamente nesse ponto. Até a escrita da autora, que me incomoda bastante não foi o que me fez desanimar do livro, mesmo tendo tantos defeitos.
Eu acho que ela corta capítulos demais, que cria parágrafos onde nem faz sentido e cometeu um belo de um erro quando escolheu escrever na primeira pessoa (dava para ver que ela se arrependia disso, já que teve que criar mil jeitos sem pé nem cabeça para contar cenas pelo ponto de vista de outros personagens além da Feyre). Não sei se essa série foi publicada rápido demais, se teve chance de a autora escrever e reescrever, mas acredito que não. Se ela tivesse já escrito até o final desse terceiro antes de lançar o primeiro, tenho certeza de que iria preferir reescrever na terceira pessoa, porque a necessidade desse tipo de narração estava gritante aqui.

A outra coisa que me incomoda na escrita é que ela aparentemente não foi editada! Tem muita informação repetitiva e situação prolongada além do necessário (pense na reunião de High Lords. Tanta provocação praticamente idêntica sendo falada várias vezes para quê?). Muitos autores hoje em dia parecem pensar que quantidade é qualidade, que quanto maior o livro, melhor, quando não é verdade. Livros consagrados são, na sua maioria, pequenos, com menos de 400 páginas. Escrever um livro de 700 com tanta coisa inútil no meio não faz de você um bom escritor. Ainda mais quando ela correu na parte que eu tinha mais interesse em ver se desenvolver desde que a possibilidade foi mencionada (para quem leu, uma palavra: Ouroboros).

Tem outra coisa que me incomoda. Como falei, a Feyre nesse livro não estava ruim, já que todo o estrago que a autora poderia ter cometido no desenvolvimento dela já tinha acontecido. Mas eu acho que ela estragou o Rhys. Eu já não gostava dele desde o livro passado, porque ele pareceu perder toda a força e a personalidade que tinha quando o romance começou. Mas, lendo esse livro, percebi outra coisa que me incomoda nele. Rhys é perfeito DEMAIS. Demais mesmo, a ponto de ficar enfadonho e mais irreal do que todas as criaturas do livro. Ele é absolutamente perfeito, sempre fala as coisas certas, sempre pensa as coisas certas, é o High Lord mais poderoso que já existiu, é generoso com todo mundo, infinitamente compreensível, controlado em todos os momentos, nunca dá um passo em falso, é altruísta, engraçado, lindo como ninguém, completamente dedicado à Feyre e mil outras qualidades. O Rhys não tem um único defeito! Nunca fez nada de errado que "não fosse culpa dele". Eu realmente não sei como alguém pode ter se convencido por esse personagem, que era mil vezes mais interessante no primeiro livro.

Por falar em perfeição, parte da graça de um livro são os limites impostos aos personagens, os quais precisam contornar. No mundo dessa série, os personagens são muito sem limites. Eles podem voar, podem se teletransportar, se mascarar como outra pessoa, ficar invisíveis, formar proteção de bolhas ou só de som, se curar, trazer alguém de volta da morte, são milhares de habilidades absurdas espalhadas entre poucas "pessoas". Isso tira muito a graça de superar os obstáculos mais básicos. É tudo muito possível nessa história, o que estraga o livro um pouco. (Aliás, o mundo também precisava ser muito melhor trabalhado. O tal continente, muito maior do que Prythian, aparentemente não serve muito para nada, além das criaturas "dos outros mundos" que nunca foram explicadas - e uma delas que foi propositalmente ignorada.)

E uma última crítica para os personagens: por que eles são tão infantis? Por que a Mor, a Amren e os Illyrians, guerreiros incríveis e legendários, ficam mostrando a língua um para o outro mil vezes durante o livro? Ou fazendo gestos obscenos. Eu sempre fico perdida quando vejo esse tipo de atitude em um livro que tentou muito ser maduro e inteligente.

Mas nem foi isso que realmente me fez ver que esse livro mal consegue ser chamado de bom. Foi o final. E que final péssimo.

Acho importante um escritor pensar bem antes de começar a escrever uma série ou um livro que tenha uma cena de guerra. Esse tipo de cena não é nada fácil, é muito mais complexo do que parece para quem vê em filmes. Esse não é o primeiro livro que eu leio em que uma cena de guerra fica ridícula porque o autor está desesperadamente tentando piorar a situação mil vezes e depois trazer o mesmo número de intervenções divinas para corrigi-las. Um clímax, um único problema inteligente a ser solucionado no meio da batalha seria o suficiente. Não precisava juntar na mesma cena absolutamente todos os personagens que já tinham sido mencionados nos três livros até então (mencionados, e não só aparecido) e que ainda estavam vivos. Até chegar nessa batalha final, eu teria dado quatro estrelas. Mas agora estou sendo generosa em dar três.

Além de uma última batalha exagerada e sem pé nem cabeça, que nem pareceu encaixar muito em tudo que vinha sido falado sobre vários personagens e seus papéis, o que resultou dela foi ainda pior. O final da Amren, que eu não vou falar aqui qual foi, foi o pior de tudo. Até a parte do Rhys eu aceitei (e nunca cheguei mesmo a pensar que fosse ser levado adiante), mas a da Amren não deu. Ela poderia ter sido maravilhosa, toda aquela baboseira mal explicada (e que eu aposto que a autora nunca mesmo conseguiria explicar) sobre o mundo de onde ela veio nem iria importar. Ela poderia ter o final ideal, que fizesse todas as outras cenas dela e sua existência valerem a pena. Mas a autora não teve coragem.

Aliás, o final todo foi assim, as últimas quarenta páginas gritam que faltou coragem nela para encarar todo o problema que ela tinha criado aos personagens, que faltou coragem para fazer uma história realista e um final que não fosse completamente feliz e idealizado. A autora fraquejou e resolveu transformar o livro em final de novela, aparentemente. E nem teve final o suficiente, que é a coisa que MAIS me irrita. Você quer escrever um livro de 700 páginas, mesmo que desse para resolver tudo em menos de 500? Okay. Vai em frente. Mas pelo menos acabe a história! Não crie segredos e intrigas no meio desse último livro para não resolver. Os leitores precisam querer ir ler os spin-offs por amor aos personagens e ao mundo deles, não para saber detalhes importantes para a série principal! Isso é trapaça, principalmente depois de tantas páginas que foram essencialmente inúteis.

Depois de tudo isso, preciso repetir que minha nota de três estrelas foi extremamente generosa, que só não dei menos porque eu pelo menos consegui terminar o livro em três dias e não cheguei a odiar completamente como esperava. Em um mundo perfeito, esse livro teria sido editado direito e teria sido publicado com uma criação de mundo mais sólida, com desenvolvimento dos personagens mais realista e coerente e com uma escrita que soubesse o que estava fazendo. Do jeito que foi publicada, a série é só okay. E não aconselho realmente ninguém a ler, não com tantos outros livros maravilhosos por aí.
Gabi 14/02/2018minha estante
Caracaaaa haha grande essa resenha mas li tudinho!Queria dizer que super entendi seu ponto sobre o Rhys,eu não tinha pensando sobre esse ponto de ele ser perfeito(por isso é legal ver a opinião dos outros) mas sim,eu também não gostei dele mais do que do Tamlin e não somos as únicas,conheço várias meninas que não engoliram o Rhys.Quanto ao número de páginas,realmente poderia ter sido menos páginas e melhor editado e sobre a infantilidade dos personagens eu também não pensei nisso porém já estou um pouco acostumada com "adultos" com séculos nas costas se comportando de maneira adolescente(Já leu Fallen?haha imaturos nivel hard).Foi interessante ler sua resenha visto que diferente de mim que dei 5 estrelas e estou pensando em reler a série para comparar novamente opiniões.

Andréa Araújo 14/02/2018minha estante
Que resenha enorme! Mas foi proporvional ao tamanho de páginas e coisas erradas nesse livro! Ta ai uma série que eu nunca irei ler. Obrigada.

Lauraa Machado 14/02/2018minha estante
Gabi, nunca li Fallen, mas só ouvi falarem mal mesmo! Eu não gosto muito do Tamlin, mas pelo menos o personagem dele fez sentido, nos defeitos e qualidades!

Carous 14/02/2018minha estante
Eu estou falando desde o livro 1 que ela escreve demais sem precisar. Fiquei preocupada quando reparei que cada sequência tinha mais páginas sendo que ela nem soube aproveitar as do primeiro livro. Me irrita essa mania de alguns escritores acharem que quantidade é igual qualidade.

DESATIVADO 14/02/2018minha estante
Eu tava so aguardando essa resenha hahahahahaha
Meu Deus, eu realmente não me surpreendo por td o q vc disse. Eu vou ter q ler esse livro so p saber o final pq infelizmente não existe uma versão compacta dele kkkkk. Ou talvez nunca leia... Enfim ne.
Sobre o final q vc disse. Acho q ela quis deixar em aberto por que ainda tem dois contos ou um não sei. Sobre Rhys e Feyre.
Sobre o que você disse da escrita em primeira pessoa é muito bem apontado. Eu li trono de vidro e só por ele ser em terceira e melhor narrado já gostei bemmm mais do que os dois dessa trilogia. Trono ainda não tenho uma conclusão pq nao li nem o segundo ainda. Mas tenho medo q aconteça a msm coisa que foi em corte principalmente pq são mil livros e cada vez maior que o outro. Além de cansativo e prolixo parece que vai perdendo td a essência do começo. Se eu ler esse último de corte não acho que minha opinião será diferente visto a experiência com o segundo. Então fico sem saber o que fazer kkkkk vou acabar lendo pq n consigo ficar sem terminar faltando só um livro

DESATIVADO 14/02/2018minha estante
Sobre o Rhys, agora entendo pq nunca fui com a cara dele. Isso de perfeição não tem como ser atrativo se na nossa realidade isso nao condiz. Msm se tratando de uma fantasia, nem msm os deuses sao retratados como perfeitos...

Luciana.Sauder 14/02/2018minha estante
Kkkk uau! E consegui ate ver vc falando kkk te imaginei irritadissima kkkk eu li o primeiro, mas agora to ate com medo de ler os outros 2. Rs

Lauraa Machado 15/02/2018minha estante
Luciana, a minha opinião desses livros não é das mais populares! Acho que você deve ler o segundo sim, porque as chances de você gostar são altas! E, se gostar, vai para o terceiro!

Lauraa Machado 15/02/2018minha estante
Haha Ellen, eu também quero saber a sua opinião desse terceiro! E não precisa ficar com medo dele, a minha leitura não foi péssima e sofrida. Eu li bem rápido até por isso. Mesmo que seja só por querer terminar a trilogia, dá para ler. Agora, eu nunca mais vou ler outra série dessa autora. Deus me livre haha

Debbie Fields 15/02/2018minha estante
Estou esperando o próximo! Ficou com cara de final mas ainda não acabou

DESATIVADO 15/02/2018minha estante
Hahaha ok

Lani Kami 02/03/2018minha estante
Nossa, nada disso condiz com a realidade que eu li no livro. Olha eu vou ser sincera aqui, mas não estou tentando ofender Ok? Eu vejo apenas hate na sua crítica, porque absolutamente NADA do que você falou eu vejo que realmente aconteceu, tem certeza que não foi por isso que você viu coisas que não eram? Não que você não possa não gostar do livro, é claro né, mas acredito que isso influenciou muito seu julgamento sabe..

Lauraa Machado 02/03/2018minha estante
Pelo contrário, eu me surpreendi por gostar mais do que esperava. Mas eu vi tudo isso no livro claramente e nunca deixei desgosto de livros passados me influenciar. O segundo livro da trilogia Feita de Fumaça e Osso por exemplo foi muito chato e arrastado para mim. Eu li o terceiro em seguida, mas ele foi tão bom que entrou para a minha lista de favoritos. Se esse tivesse sido bom de verdade, eu nunca deixaria meu desgosto do segundo me impedir de apreciar esse como ele merece, me fazer perder amor por um livro ótimo. Ninguém quer ler livros ruins, não tem a menor graça nisso. Eu mesma quero amar todos que leio. Se não amei, não foi por implicância.

Lani Kami 10/03/2018minha estante
Bem, eu cheguei a essa conclusão não porque você não gostou dos livros passados da saga mas porque ( além do motivo que já falei né) :

1 Você diz que o livro é arrastado mas leu em poucos dias? Isso é normal, tem gente que simplesmente pé rápido, mas é uma divergência.

2 Em uma de suas críticas você fala sobre a saga estar ficando famosa e as pessoas quererem ela na estante com um funko apenas por isso, ou seja desde o começo você já acha que a saga não era boa como falavam. Gosto das suas críticas e li as de Feita de Fumaça e Osso também, mas acredito que foi um caso diferente, onde você tinha baixa expectativa mas, diferente de ACOTAR, você não tinha um certo conceito sobre o livro já formado.

3 Você reclama dos personagens serem perfeitos demais e que isso é uma falha na história, mas em Jovens de Elite você amou sendo que todos os personagens chegam a ser desprezíveis e só fazem merda, então no caso você simplesmente prefere personagens que não são bonzinhos. Outro fator que acredito apontar pra isso é você ter gostado mais do primeiro livro, onde os personagens são mais semelhantes a Jovens de Elite. Não tô querendo dizer que você prefere personagens mal caráter, também se for não tem problema eu também prefiro alguns, mas sim que isso prejudicou o julgamento do livro. 4 Além disse você reclama que eles dão lingua e isso é infantil, personagens perfeito e não faria isso. Sem falar que ninguém é 100% adulto. E eles fazem isso como uma quebra de gelo no clima da história.

E por ultimo, eu sinto esse "hate" (essa não é uma palavra 100% adequada, mas a que chega mais perto) quanso eu leio o que você escreve sobre ACOTAR. Acredito que é impossível ver isso que você falou sem ter certo hate, pois não é isso que acontece na história, muitas coisas são exatamente o oposto. Posso tentar mostrar como elas não são como você falou, se quiser. Pois eu já vi muita gente dizer que não gosta do livro, mas nunca falaram esse tipo de coisa que não tem nada haver com a história.

Lauraa Machado 10/03/2018minha estante
Eu realmente não sei porque você acha que é uma boa ideia questionar críticas a um livro. Mas já que insiste, vou deixar bem claro que o fato de todos os Instagrams literários idolatrarem essa série não me fez odiá-la. Pelo contrário, foi isso que me fez querer ler. E os personagens de ACOTAR não têm nada a ver com os de Jovens de Elite em nenhum momento (talvez você não tenha entendido os de Jovens de Elite). Não, eu não gosto de personagens mal caráter, não sou do tipo que gosta de vilões. Eu gosto de personagens que tentam defeitos e qualidades, como a protagonista de Jovens de Elite, que em nenhum momento é completamente ruim ou boa. Aliás, existem jeitos mais coerentes com os personagens da série ACOTAR para dar uma descontraída na história (coisa que mostrar a língua definitivamente não é. Não vejo ninguém como mais de dez anos fazendo isso, nem consigo imaginar soldados com a reputação deles fazendo).
Outra coisa, não é porque eu li rápido que a história foi rápida. Sou completamente capaz de reconhecer a diferença entre a velocidade da minha leitura com a do enredo. E o segundo livro, aliás, em nenhum momento é arrastado ou enrolado e isso definitivamente não fez dele bom.
Por último, sobre minha expectativa de ACOTAR, o primeiro livro as superou completamente. Agora, o mínimo que a autora precisa fazer é assumir responsabilidade pelas expectativas que cria para os próximos livros da série a partir do primeiro. A culpa não é minha se o primeiro me fez achar que o segundo iria ser ótimo.
De qualquer jeito, você realmente deveria parar de achar que é uma boa ideia questionar críticas a livros que te agradaram. A melhor coisa a fazer é só ignorar e não se deixar abalar pelo que os outros sentem. E, aliás, absolutamente tudo que eu falei na resenha aconteceu, e só porque ninguém quis comentou no Skoob percebeu, não significa que eu fui a única a me incomodar com tudo isso.

Lauraa Machado 10/03/2018minha estante
Eu realmente não sei porque você acha que é uma boa ideia questionar críticas a um livro. Mas já que insiste, vou deixar bem claro que o fato de todos os Instagrams literários idolatrarem essa série não me fez odiá-la. Pelo contrário, foi isso que me fez querer ler. E os personagens de ACOTAR não têm nada a ver com os de Jovens de Elite em nenhum momento (talvez você não tenha entendido os de Jovens de Elite). Não, eu não gosto de personagens mal caráter, não sou do tipo que gosta de vilões. Eu gosto de personagens que tentam defeitos e qualidades, como a protagonista de Jovens de Elite, que em nenhum momento é completamente ruim ou boa. Aliás, existem jeitos mais coerentes com os personagens da série ACOTAR para dar uma descontraída na história (coisa que mostrar a língua definitivamente não é. Não vejo ninguém com mais de dez anos fazendo isso, nem consigo imaginar soldados com a reputação deles fazendo).
Por último, sobre minha expectativa de ACOTAR, o primeiro livro a superou completamente. Agora, o mínimo que a autora precisa fazer é assumir responsabilidade pelas expectativas que cria para os próximos livros da série a partir do primeiro. A culpa não é minha se o primeiro me fez achar que o segundo iria ser ótimo.
De qualquer jeito, você realmente deveria parar de achar que é uma boa ideia questionar críticas a livros que te agradaram. A melhor coisa a fazer é só ignorar e não se deixar abalar pelo que os outros sentem. Principalmente porque é questão de gosto, não tem certo ou errado e esse tipo de conversa não leva a nada. E, aliás, absolutamente tudo que eu falei na resenha aconteceu, e só porque ninguém que comentou no Skoob percebeu, não significa que eu fui a única a se incomodar com tudo isso.

DESATIVADO 11/03/2018minha estante
A Laura não é a única a se incomodar com tudo o que acontece nessa saga. Críticas e gostos são questões subjetivas. A única coisa que nos resta é respeitar a opinião alheia, sem julgar se a pessoa está ou não com hate... Só a própria para saber o que ela realmente sentiu com a leitura. Agora hate só por ser modinha é algo bem superficial. Coisa que em momento algum vi durante a leitura dessa resenha. :*

Lani Kami 14/03/2018minha estante
Sinceramente, eu não vejo nada demais nisso, mas se você achou ruim peço desculpas. Minha intenção não foi criticar você ou sua opinião. Não me importo se não gostam do livro, simplesmente achei absurdo o que você falou, por isso respondi. Não me referi apenas ao skoob e não quis dizer que nunca vi ninguém não gostar, apenas nunca vi falar esse tipo de coisa. Não quis dizer que a culpa era sua. Sinto muito se ofendi você com isso ou algo do tipo ok?

Lani Kami 14/03/2018minha estante
Sim, estou ciente que ela não é a primeira, eu falei sobre não ter vistos esses argumentos apenas. Sei bem disso e assim como isso é subjetivo, o mesmo acontece ao ler uma critica, então se senti algo ao ler não foi simplesmente porque escolhi sentir isso ou inventei, portanto só porque você não viu não significa que eu tambem não deveria ver. Eu não desrespeitei a opinião dela, só questionei, e você pode ver no que falei pra ela sobre isso, minha intenção não foi essa. Pelo contrario, como falei, eu gosto das criticas dela. Hate por esse motivo existe e não e pouco, sendo isso superficial ou não. E pelo amor, não estou dizendo que é o caso aqui ok? Eu fiz perguntas, eu não disse "ah é isso e pronto". Espero ter esclarecido tudo...

Lauraa Machado 14/03/2018minha estante
Lani, não tem que se desculpar! Eu só queria mesmo explicar que não dá para convencer alguém a gostar de algo que não gosta já. Por exemplo, não tem como eu te convencer que o livro foi ruim se você achou bom. Mesmo que eu fale tecnicamente dele, como tento bastante nas resenhas, isso não muda gosto. Agora, se você quer falar de críticas objetivas e técnicas, eu até entendo um pouco, mas não muito sobre o assunto. Mas as pessoas são diferentes e, como já aconteceu comigo mesma várias vezes, dá para gostar muito de livros sem entender de questões técnicas ou até mesmo sabendo que o livro não é tão bom nesse sentido. E não existe nada de errado nisso, só não dá para discutir gosto tentando fazer a outra pessoa mudar de opinião!

Lani Kami 18/03/2018minha estante
Não queria fazer mudar de opinião mas entendi o seu ponto, realmente não dá. Ate porque o que é mais importante pra uma pessoa pode nao ser pra outra né. Como assim você nãonão entende muito, bem modesta você. :v Que bom que está tudo bem, não queria mesmo incomodar.

Lauraa Machado 18/03/2018minha estante
undefined

Gisele.Varotti 28/03/2018minha estante
Olha Laura, só vou ler quando abrir uma vaga na minha lista, que tem livros melhores.
Já desisti dos livros do spin-off.

Camila 10/04/2018minha estante
Da próxima vez que eu ler uma resenha negativa sua vou pensar mil vezes antes de encarar a saga. Estava achando tudo lindo até o ponto em que fiquei irritantemenre decepcionada.. nem sei se vou concluir o ultimo...

Lauraa Machado 11/04/2018minha estante
Que ponto que foi? Estou curiosa agora!

Fran 26/04/2018minha estante
Laura, eu te entendo! Os livros são bons, amei os primeiros. Esse último, tinha tudo pra ser a estrela da trilogia. Mas a autora jogou tanta informação e não explicou tanta coisa, que acabou "irritando" os leitores por isso. Li por aí que serão no total 8 livros, quem sabe essas pontas soltas ainda tenham uma explicação digna.

LBL 14/08/2018minha estante
Concordo com vc em gênero, número e grau! A trilogia não teve muita consistência...Feyre começou forte no livro I e terminou o livro III chata, Rhys ficou chato de tanta perfeição no livro III e Tamlin, coitado, começou o livro I como um personagem forte e terminou o livro III como um completo otário! Isso sem falar nas muitas e muitas páginas inúteis para um clímax que se resolveu milagrosamente rápido. Aff! Eu tb dei nota três em respeito à trilogia como um todo que não foi ruim. Maaasss, se fosse um stand alone, esse livro não passaria de um dois.

NAO ACABOU NAO! Temos 2 livros ainda dos meus nenéns pela frente jahahahaha

Vicky 29/03/2021minha estante
Sim! Mas sendo sincera, vou ver o livro da Nestha pelos outros personagens kkkkkk

Westlliard 29/03/2021minha estante
quem sabe vc não passa a gostar dela ??

Vicky 29/03/2021minha estante
Debinha espero que sim, pq até agora está no msm barco da Elain

Westlliard 29/03/2021minha estante
elain continua sendo uma samambaia

Rafa,ela 29/03/2021minha estante
A morte do Suriel me devastou

Vicky 29/03/2021minha estante
Rafa eu não achei que fosse sofrer pela a morte dele, mas foi o que eu mais chorei

Vicky 29/03/2021minha estante
Preciso muito ler esse livro pq achei os outros personagens com um final muito aberto, para mim apenas a Feyre, Rhys e Amren tiveram um final fechadinho

O 4° tbm n dar um final muito fechado, 5° e fecha mais pontas

Rafa,ela 29/03/2021minha estante
Tudo q eu quero e o Az e a Mor encontrem alguém

Vicky 29/03/2021minha estante
Tudo que eu quero é o Az tendo um laço de parceria, acho a Mor muito independente, nem sei se ela passaria a eternidade ao lado de alguém, mas o Az parece ter esse instinto carinhoso e protetor debaixo daquelas sombras

Rafa,ela 29/03/2021minha estante
Eu acho q a Mor vai ficar com uma menina do círculo íntimo da Nestha, e o Az tem os 4 Pneus amarrados tem corte de chamas prateadas

fernanda 01/04/2021minha estante
amiga tamlin perdoado?? desculpa, mas ajudar a ?ressuscitar? o rhys era o MÍNIMO. ele continua tendo feito mt bosta, e nem da pra passar pano.

Vicky 01/04/2021minha estante
Fernanda o Tamlin nunca foi fácil, mas não dá pra negar q a autora mudou demais a personalidade dele no segundo livro, não só por a causa do trauma q ele viveu, mas pq ela precisava facilitar as coisas para Feyre e para os leitores. Depois do q o Tamlin fez, a justificativa do Rhys para tudo q ele fez sob a montanha ficou cada vez mais fácil de aceitar. Além de ser "fácil " amar o Rhys, pela forma que ele é descrito, isso ficou mais reforçado, pq se comparar as atitudes dos dois é mais fácil escolher se apaixonar pelo Rhys. E a verdade é que, pela máscara que o Rhys usava de ser um homem desprezível, da pra entender que o Tamlin ficou com medo da Feyre ser usada. Tamlin cometeu erros, muitos erros, mas todos os personagens desse livro erram. Inclusive a Feyre que depois de destruir a corte primaveril, se culpou até o fim das páginas.

Julia 28/11/2022

O livro perfeito existe sim.
eu não tenho palavras para descrever esse livro. ele me destruiu de todas as formas possíveis, nunca chorei tantoooo com um livro assim como chorei com esse.
o primeiro e o segundo livro da saga não me prenderam tanto, mas esse superou todas minhas expectativas, me prendeu do início ao fim. demorei um pouco mais até pra ler pq tive que deixar de lado do tão paranóica que estava ficando hahahaha, só conseguia pensar em largar tudo para ler.
o livro fez me sentir em casa, fez me sentir acolhida.
eu sou muito difícil pra gostar dos personagens, na maioria dos livros, eu gosto só dos plot twists. mas essa saga me fez amar os personagens, amar mesmo! todos eles são fortes, mas não deixam de ser vulneráveis. ao mesmo tempo que é uma fantasia, o livro é bem realista também, não fazendo personagens extremamente fortes que superam tudo.
resumindo, é perfeito!
ah, eu nunca odiei o Tamlin também. concordo que ele não merece a Freye e que ela fica melhor com o Rhysand, mas não odeio o Tamlin, na verdade, acho mesmo que ele merece ser feliz, assim como ele desejou felicidade a Freye nos últimos capítulos. (Sarah por favor, quero um final feliz pro Tamlin e pro Lucien)
o livro me fez chorar até ficar sem ar e com dor de cabeça? sim, mas virou meu favorito com toda certeza.
(ps. gostaria muito de conversar com outras pessoas sobre a saga hehehehe)
Feyre Darling 28/11/2022minha estante
Quando terminei de ler também fiquei louca pra conversar com alguém sobre a história e não tinha ngm ?

Aliel 28/11/2022minha estante
É melhor nem procurar gente pra conversar, a maioria que leu tem opiniões muito fortes sobre todos os aspectos do livro e se falar alguma coisa que bata de frente é atacado na hora kkkkk sem brincadeira. O livro é bom mas os fãs são péssimos

Julia 28/11/2022minha estante
Gabrielle, eu to assim!!! Preciso urgente de pessoas pra conversar sobre a saga, meus amigos já nem me respondem mais kkkkkcry

Julia 28/11/2022minha estante
Aliel, sério? Eu pensei que os fãs eram super de boa. Que eu saiba, só os militantes que não tem o que fazer que falam mal do livro? acho que eu só seria cancelada por não odiar o Tamlin kkkkkkkkkk, mas queria tanto alguém pra conversar ? meus amigos não me aguentam mais

Feyre Darling 28/11/2022minha estante
Não tenho nenhum amigo leitor então eu só falo sobre livros aqui mesmo kkkkk
Mas pelo que vejo realmente tem muitos fãs chatos pra caramba

Julia 28/11/2022minha estante
eu baixei o aplicativo ontem, nem sei como funciona direito KKKKKKKKK mas eu tô super emocionada de poder conversar com outras pessoas sobre livros

Aliel 28/11/2022minha estante
Vamos conversar então kkkkk eu adoro falar sobre mas faz um tempinho que li e esqueci muitas coisas, adoro ver o ponto de vista de outros leitores, pois isso dá mais espaço para teorias. A maior parte da pessoas prefere o segundo mas eu estou com você com o terceiro livro como favorito. Eu amei a parte da Amren não entendo como não gostam dela

Te mandei mensagem! ?

Feyre Darling 28/11/2022minha estante
Eu já prefiro o segundo livro mesmo mas também quero alguém pra conversar kkkkk

Aliel 28/11/2022minha estante
Quando li o primeiro foi tão bom que considerei ser o melhor, mas aí depois que li o segundo o primeiro ficou insignificante de uma maneira kkkkk

Santrog 24/03/2024

Sim, eu chorei de entupir o nariz.
É o terceiro livro da série e ainda estou me apaixonando cada vez mais. Eu sofri de verdade por cada personagem que morreu, eu me apeguei demais a eles sem nem mesmo perceber. Impossível fazer uma resenha sem dar spoilers, então você foi avisado. Esse livro tem tantas reviravoltas que é uma loucura, muitas coisas acontecem em apenas 100 páginas.

A amizade do círculo íntimo é a coisa mais linda já narrada em um livro, fico muito feliz que Sarah seguiu mostrando isso várias vezes. Os personagens seguem sendo complexos e muito bem trabalhados, Feyre segue sendo uma protagonista maravilhosa e conseguimos ver melhor o tamanho do poder de Rhys, afinal ele é o gão-senhor mais poderoso de Prithian.

Nestha e Elain estão mais presentes neste livro, podemos ver como cada uma lida com o fato de agora serem feéricas, como estão se adaptando e aprendendo sobre o que mudou dentro delas quando entraram no caldeirão. Elain me deu nos nervos em vários momentos, ela é aquele personagem planta que tanto faz, estou na expectativa dela me surpreender. Nestha é o tipo de personagem de caráter duvidoso que adoro, ela segue sendo Nestha, ela dispensa qualquer tipo de explicação.

Lucien também ?volta a ser mais presente?, gostaria que sua parceria com Elain tivesse sido mais explorada, queria que ele tivesse mais relevância aqui, realmente gosto dele. Tamlin, bom, Tamlin realmente foi um personagem nesse livro, de escroto sofrendo com a dor de ? #$%!& passou para o traidor que eu queria socar e acabou comigo conseguindo ver uma fração do Tamlin ?amorzinho" como o chamei no primeiro livro, não o perdoo pelo que fez, mas foi possível ver aquele Tamlin, é possível ver que ele ainda ama a Feyre.

Como eu havia dito anteriormente eu estou completamente apegada aos personagens, e realmente me dissolvi em lágrimas com a morte de alguns deles, então imagina como fiquei quando Rhys morreu, eu tive que pausar naquele momento de tanto que chorava, eu sei ridícula, era só ter continuado lendo para evitar todo esse drama, e aí está um problema.

Eu entendi o tamanho da força que o caldeirão tem e o nível de perigo, a morte do Entalhador e da Teceelã serviram para mostrar isso ao leitor. Mas quando trouxeram Rhys de volta, acabou dando aquela impressão de invencíveis, porque quando se morre tudo que precisa é reunir os grão-senhores e dar um pouco de sua essência, então temos a solução para todas as mortes mais impactantes. Quando isso aconteceu no primeiro livro, foi legal, completamente condizente com a narrativa agora aqui, ficou meio que ?não tenho coragem de matar o protagonista só para mostrar a dor da guerra.? E agradeço que Sarah tenha feito isso, eu teria odiado se ele tivesse morrido, preciso ser sincera, mas deixou um gosto contraditório.

Isso abre especulação para muita coisa, o que impede que isso aconteça novamente? Se por um acaso Viviane (Corte Invernal) morrer o que impede que Kallias peça e exija que o mesmo seja feito pela sua parceira? Ah, mas isso deve ser feito logo depois que acontece a morte e é uma luta para conseguir reunir os grão-senhores, ok entendi, mas mesmo assim. Não sei se isso será trabalhado nos próximos livros da série, mas gostaria de ver como a Sarah resolveria essa questão.
Deh (Taylor's Version) 24/03/2024minha estante
Acotar é tudo de bom ?

Santrog 24/03/2024minha estante
Estou viciada de uma forma preocupante....

Caroline Gonçalves 24/03/2024minha estante
Menina, arrasou na escrita, hein?

Santrog 25/03/2024minha estante
Caroline hahaha obrigada ??

Caroline Gonçalves 25/03/2024minha estante
???

Manjiha 25/03/2024minha estante
MDSS eu tô doida para ler essa saga (mas tô com medo do esquema de pirâmide

Santrog 25/03/2024minha estante
Manjiha, amiga vc precisa ler!!! Virou minha série de fantasia favorita, depois vc passa a gostar que esse universo é piramide. Kkkkkkkk

van_books7 28/03/2024minha estante
Eu chorei tbm kkkk

Santrog 28/03/2024minha estante
Hope_ness4 ainda bem q não estou sozinha kkkk

carol 14/01/2022

quase morri para terminar esse livro, também não sei oq dizer sobre o final, mas gostei um pouco, é isso
lulu 14/01/2022minha estante
como vc n amou esse livro????? é incrivellll

Anna3052 14/01/2022minha estante
@lulu Entttt eu AMEI ELE!!!!

Nilma 14/01/2022minha estante
Tb achei... @lulu ele começa como quem não quer nada e querendo e finda numa baita batalha... ? achei muito bem planejado o roteiro...

carol 14/01/2022minha estante
eu n gostei muito não ??

vi 14/01/2022minha estante
tbm, to na luta pra terminar ele

Lelê 14/01/2022minha estante
aii, eu gostei dele e corte de chamas prateadas não me decepcionou também

Nilma 14/01/2022minha estante
@vi até o meio é bem demorado mesmo... eu estava achando muito parado, mas depois que engata é só danação! ?

carol 14/01/2022minha estante
@vi me sentindo acolhida ??

bia 14/01/2022minha estante
Lembro de vc quase desistindo da leitura????

Cam(i) 02/01/2022

Como já comentei...SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA, AMO ACOTAR, É MEU LAR, MINHA CASA, EU SO QUERIA MORAR COM O CÍRCULO ÍNTIMO, ANDAR POR VELARIS E TODAS AS OUTRAS CORTES, QUE ÓDIO.
Recomendo acotar, é tudo pra mim, passo pano.
Bianca 02/01/2022minha estante
ai eu tbm amo??? uma pena que a sarah gmails é problemática, queria tanto compraro box de trono de vidro pra ler mais dela pq apesar de tudo, a escrita dela é pft pra mim...

Cam(i) 02/01/2022minha estante
Pra mim, quem escreveu acotar foi a Feyre KKKKK grã Senhora, escritora.
Eu queria terminar de ler trono de vidro, mas não gosto tanto de PDF...e MDS que livros caros.

Ari 02/01/2022minha estante
Siiiim mds, esse livro é meu mundinho, to nem ai se a autora é problemática, nada me fez me sentir como eu me senti lendo eles

Ari 02/01/2022minha estante
A gente finge q a autora não existe e segue a vida

Cam(i) 02/01/2022minha estante
Exatamente KKKKKK é sobre isso e tá tudo bem

Bianca 02/01/2022minha estante
meu sonho? mas minha amg faz conteúdo sobre livros e é mt consciente sobre essas coisas e eu acabei me tornando tbm, agr não dou mais dinheiro p autores problemáticos e tento panfletar mais obras nacionais e de autores q escrevem com representatividade. mas uma dica boa (q eu vou usar) é comprar livros de segunda mão, pq aí o dinheiro não vai pra autora

Ótima ideia

Verdade

Cam(i) 02/01/2022minha estante
Gosto de comprar livros em bazar, sai baratinho... principalmente pq quem vende as vzs não sabe o valor emocional ou preço daqueles livros

Karol Alencar 01/09/2021

Sem palavras
Terminei esse livro e fiquei refletindo o que iria dizer aqui?
QUE LiVRO !!!
Confesso que até a metade do livro quase nada acontece, a história fica dando várias voltas pra nada? E uns capítulos ali desnecessários, só pra encher linguiça?
Mas depois da metade é um acontecimento atrás do outro, gente que foi isso kkkkkk Um plot atrás do outro.. HAJA CORAÇÃO!!!
Eu chorei, eu gritei, eu me descabelei, eu surteeeeeeeeei real kkkkk
Algumas coisas se resolveram rápido demais é vdd e fácil demais tbm? Não posso deixar de pontuar isso, mas eu vou passar pano sim?, pq o tanto que esse livro me fez enlouquecer e chorar e querer sair puxando os cabelos kkk, ser enganada duas vezes e quase morrer, acabou compensando os defeitos kkk
Por isso eu tenho duas notas :
Com passada de pano : 4,5 ??
Sem passada de pano : 4,0 ??
Mas as duas notas tem uma coisa em comum : Livro FAVORITADO ??????
Carlos Souza 01/09/2021minha estante
CONCORDO COMPLETAMENTE! QUE LIVRO, O TANTO QUE EU CHOREI, ACHO QUE COMEÇEI O CHORO DEPOIS DA REUNIÃO DOS GRÃ-SENHORES... NOS MOMENTOS EM QUE SÓ DA DESGRAÇA NA GUERRA, EU QUASE MORRI JUNTO COM OS PERSONAGENS, MEU CORAÇÃO PAROU UMAS 50 VEZES.

Karol Alencar 01/09/2021minha estante
Ai amigo eu tbm! Meu coração teve vários mini infartos meu pai do céu, mas quando o fulano lá morreu eu surtei de vez !! Ai foi horrível kkkk
Eu sofri demais ????

CPF1964 01/09/2021minha estante
Com e sem passada de pano.... ??????? Rindo até 2050.

????????

Karol Alencar 01/09/2021minha estante
Cassius foi a maneira que achei de ser justa kkkkkkkk??

CPF1964 01/09/2021minha estante
Eu uso razão x coração....

Karol Alencar 01/09/2021minha estante
Eu tbm kkkk só que com nomes diferentes kkkkk

CPF1964 01/09/2021minha estante
??? os jovens e seus vocabulários rebuscados....

????

Nataly 25/12/2021

Já que tô na água, vou nadar...
Agora que já concluiu toda a trilogia, posso falar mal com propriedade. Esse livro até q foi legalzinho, comparando com o 1° q foi chato e o segundo q foi até bom. Foi legalzinho. A Sarah é boa pra criar cenários e tals.
gabi 25/12/2021minha estante
Dizem q acotar é o clássico 8 ou 80, ou vc gosta ou odeia

Nataly 25/12/2021minha estante
Eu achei ruim d+. Fraco em vários aspectos. Mas gosto é gosto. A Sarah tem muitos fãs

gabi 25/12/2021minha estante
Vou começar acotar em breve, espero que seja como penso, AMO livros de fantasia! Mas que pena q vc não gostou amg :/

Nataly 25/12/2021minha estante
Isso aí, leia msm. Muita gente amou. E a Sarah escreve muitas coisas muito bem. Eu simplesmente não me identifiquei muito com a protagonista. Acontece né. ?????

Nataly 25/12/2021minha estante
Se vc gosta de fantasia, dá uma chance pra "Povo do Ar" é maravilhoso. A autora desenvolve o universo de forma rica em detalhes e super caprichado. Muito bom msm. E é curtinho (infelizmente) é uma trilogia em q cada livro tem por volta de 300 págs.

gabi 26/12/2021minha estante
Vejo muita gente falando bem dessa série! Tá na minha lista inclusive!! Obrigada pela indicação!

gabi 26/12/2021minha estante
Acontece aa, e tá tudo bem sabe, é até bom para ir achando o seu próprio gosto dentro de todos os gêneros existentes !

Nataly 26/12/2021minha estante
Sim, concordo plenamente. Acho importante tirar a prova e não ir pela cabeça dos outros. Eu não gostei, mas talvez vc goste.

Eu amei Príncipe Cruel e talvez vc não goste, e tá tudo bem. (Só um aviso: Príncipe Cruel foca bastante em monarquia/política, o romance é ótimo, mas fica em segundo plano.) Tem gente q vai ler pensando q é romance e se frustra, por isso decidi te alertar. Se vc já viu/leu Jogos Vorazes, é meio parecido nesse aspecto.

tassie 19/04/2021minha estante
eu nem tinha lido sua resenha e escrevi na minha q foi um mix de sentimentos kkkkkk

tassie 19/04/2021minha estante
ela conta bem rápido o que acontece com o espelho ne, tipo, ele teve grande importância na história, podia ter uns parágrafos a mais ne, queria saber o que ela viu de ruim nela (além daquilo que a gente viu nos livros)

tassie 19/04/2021minha estante
A minha resenha nem da pra considerar resenha depois disso aqui kkkrying

tassie 19/04/2021minha estante
achei aleatório tbm, e o fato de não ser explicado muito, a história da Vassa, deixou a desejar

taehoodliday 19/04/2021minha estante
AI SIM fazem uma ladainha por causa do espelho e da Vassa e ai em dois tempos resolve tudo

taehoodliday 19/04/2021minha estante
amigaaaa kkkkkkkk eu escrevo um tantão assim q é pra mim lembrar tudo q eu achei mais pra frente. 0 poupadora de detalhes ??

tassie 19/04/2021minha estante
eu acho que vou começar a fazer resenha durante o livro pra lembrar tudo kkkk

tassie 19/04/2021minha estante
eu li o livro de flores pra algernon e consegui ter uma discussão legal sobre, numa vídeo conferência com o pessoal da leitura conjunta, mas nem escrevi resenha dele, acho que são mais assuntos que gosto de discutir sobre, do que colocar na resenha

Flá 12/12/2020

De tirar o fôlego
O comecinho confesso que não gosto, porque o Tamlin aparece e pra mim a história morre. Mas depois que ela cumpre os objetivos e volta, melhora. Mas a partir da página 300 fica impossível largar esse livro. É muito dedo no cy e gritaria. Você pensa ?vai dar tudo certo?, ?vixe, não deu?, ?ah, agora vai!?, ?eita,não foi?. Sério, loucura, loucura, loucura. Fora que chorei 2 vezes lendo esse livro. E eu nunca choro lendo livro, só tinha chorado em 1 outro livro, que foi Anne de Green Gables.
E só queria deixar claro aqui que o Rhysand é o amor da minha vida. Sem dúvida nenhuma um dos maiores crushes literários de todos os tempos, talvez realmente o maior. Meu coração é todinho dele.
btrzalbuquerque 12/12/2020minha estante
Ai, Rhysand... ?

Flá 12/12/2020minha estante
TU-DO pra mim

Sa 12/12/2020minha estante
Sobre o choro, o suriel? Rs

Flá 13/12/2020minha estante
Não, foi a parte do discurso só Rhys antes da guerra que ele fala que é grato. E a parte depois da guerra que acontece aquele negócio tenso, que o Tamlin aparece pra fazer o mínimo no final.

Sa 13/12/2020minha estante
Essas partes são maneiras mesmo.
Eu chorei na do suriel e na chegada da marinha.

Isa 15/12/2020minha estante
amg em qual capítulo ela volta?não tô aguentando o insuportável do Tamlin

Sa 15/12/2020minha estante
N demora muito ñ... vai na fé...

Flá 15/12/2020minha estante
Olha, acho que por voltar da página 200. E a partir da 300 que o livro engrena MUITO.

Jordana Zatta 16/08/2018

MEEEEEEEUU DEUSSSSS!! Que livro foi esse???? Senti na pele a emoção de cada um deles, ri e chorei junto! Com certeza vai entrar pros favoritos, uma das melhores séries que já li. Porém, ficaram algumas pendências no decorrer da história e que não foram explicadas no final. Espero que no próximo livro tudo seja esclarecido. Já aguardo ansiosamente!!!
Verônica Teodoro 16/08/2018minha estante
São 8 livros ao todo se não me engano. O próximo é só um conto e não vai ser resolvido nada dos outros personagens, ai os outros vão ser sobre os outros personagens..

Jordana Zatta 20/08/2018minha estante
Esse próximo vai ser contando sobre o pós guerra, né? Achei meio ruim o fato de ser apenas um conto, mas, vamos ver!! Tô ansiosa pra saber como as coisas ficaram p todos eles :D

Verônica Teodoro 20/08/2018minha estante
Sim, o próximo é narrado pela Feyre e pelo Rhys como um ?gancho? pra dar abertura pros próximos livros dos outros personagens. Não vai dar nem pra matar a saudade.. Ansiosa pelas continuações, mas triste porque a deles acabou :(

Jordana Zatta 22/08/2018minha estante
Também!!! :( Não queria ter que me desapegar deles dois tão cedo

JR 29/08/2018minha estante
Quando vai lança o próximo é que mês de 2019 ?

Rainy Rangel 30/08/2018minha estante
Quero tanto ler a sério!!! Agora lendo seu comentário sobre, quero mais ainda!!!

Fernando 12/11/2018minha estante
Tomara que eles não estraguem a história !

Jordana Zatta 25/11/2018minha estante
Já foi lançado, Corte de gelo e estrelas, é um spin-off contando o pós guerra. E agora virão outros livros dos outros personagens principais.

Lucas Whitethorn 17/08/2022

Pensei que ia ser favorito, mas o final estragou
O começo do livro é muito bom, depois ficou mais lento, mas da metade para o final foi mais fluido.

Eu não gostei do final, acho que tava com expectativa muito alta para essa batalha final e foi decepcionante, tanto as lutas como outras coisas que aconteceram.
Nyckmlf 20/08/2022minha estante
O próximo é bem razoável, mais o quinto ( chamas prateadas ) é perfeito

Daiane 20/08/2022minha estante
Nada supera a bíblia (trono de vidro) ?

Lucas Whitethorn 20/08/2022minha estante
@Nyckmlf me falaram que não acontece nada no próximo, então vou ler não, vou ver só o vídeo do Paulo e ler chamas prateadas

Lucas Whitethorn 20/08/2022minha estante
@Daiane nada supera a melhor saga amg?

Bru 20/08/2022minha estante
???? que droga, tô ansiosa pra ler esse

Lucas Whitethorn 20/08/2022minha estante
@bru mas talvez tu goste dele miga, depende de cada leitor

Nyckmlf 20/08/2022minha estante
Por mais que o próximo não seja tão bom , acho legal ler , pq o final dele da meio que uma introdução pro 5 livro.

Gisele 20/01/2023minha estante
Mas leia o segundo... é o melhor

Leo Oliveira 29/10/2017

Meus olhos estão cheios de lágrimas e o meu coração em uma eterna dívida com essa autora maravilhosa que eu, jamais, me cansarei de agradecer. Fazer parte dessa história, conhecer esses personagens, amá-los e odiá-los, me fizeram uma pessoa melhor! Hoje, depois de muito adiar, finalizei 'Corte de Asas e Ruína' e me sinto extremamente honrado por ter amado cada capítulo desse livro, é difícil demais para mim falar sobre Sarah J. Maas mas se eu pudesse definir essa história em apenas uma palavra seria: orgulho.

Mal posso esperar para ler o primeiro spin-off desse universo, pode entrar 2018.
Weslei Barbosa 29/10/2017minha estante
Ahh tô doido pra ler

É maravilhoso!!

LS0 29/10/2017minha estante
É muito bom! QUE VENHA 2018 com Nestha e Cassian. Amém.

Acho que é Feyre e Rhys primeiro, Lidia! Depois os restantes

Acho que é Feyre e Rhys primeiro, Lidia! Depois os restantes

LS0 29/10/2017minha estante
Ahhhh. Se tiver Rhys tô aceitando.

Joanete 29/10/2017minha estante
Tomara que ainda tenha o Rhys, meu coração não está pronto pra ficar longe do meu Gão-Senhor.

Lari439 29/10/2017minha estante
AAAAAa

Nana 18/06/2021

Utilidade pública
Fãs de acotar: olhem esse perfil do tt eles recriaram cenas do livro e é muiiito perfeito

Mon 18/06/2021minha estante
amiga, pode digitar aqui o nome do user?

terê 18/06/2021minha estante
pode me mandar no privado o link ou nome amore?

Ferreira113 18/06/2021minha estante
aaa não da pra clicar no link ??

Wenny.Marques 18/06/2021minha estante
Tbm quero