O Último Reino

Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

samelaslm 17/03/2022

Simplesmente sensacional!
Acredito que antes de tudo devo parabenizar o Bernard Cornwell pela dedicação por esse livro. Por cada momento de pesquisa para deixar seus textos fiéis a narrativa encontrada pelos historiadores.

O escritor consegue nos prender do início ao fim e em momento algum senti sua escrita cansativa! Tinha esse receio por ser uma ficção histórica, mas me surpreendi positivamente.

Eu amei o contraste cultural entre dinarmaqueses e saxões, que foi muito bem trabalhado no livro.

E não só entre os povos do período! Há aquele choque até para nós, leitores, quando nos deparamos com a idade das personagens e a quantidade de coisas que eles já faziam, mas que são consideradas do mundo dos adultos em nossa era.

Com certeza, captou a minha atenção o protagonista, Uhtred, ter uma conexão maior com a cultura nórdica, apesar de ser um saxão. Acredito que traz uma novidade dentre esse gênero.

Outro medo que tinha era em relação a descrição da guerra. Em alguns momentos tive de reler as cenas kkkkkkkkk Mas não foi um grande empecilho quanto imaginei que pudesse ser.

Último ponto é que os capítulos desse livro são bem grandinhos! Tive de me adaptar a isso, porque nem sempre conseguia terminar o capítulo todo no momento que separei de leitura. Por sorte, há algumas "divisões" dentro deles, que indicam a passagem de alguns dias ou a introdução de novo acontecimento dentro do tema que envolve o capítulo, então sempre tinha isso como ponto de parada.

Em resumo, QUE LIVRO! Eu achei simplesmente sensacional ?

Deixo aqui minha recomendação!

Georgia 07/03/2022

Narrativas históricas de primeira...
O imaginário de Bernard Cornwell é muito mais evidente no formato literário. Ele expande os núcleos narrativos e centra no protagonista toda a malha de acontecimentos.
Leia mais no Top Readers!

site: https://todoreaders.blogspot.com/2022/03/5-motivos-para-voce-ler-o-ultimo-reino.html

Nicolle.Capellari 02/03/2022

As descrições das batalhas, em especial a última, são de tirar o fôlego. Super detalhadas.

A narrativa medieval ocorre na atual Inglaterra. O livro também serve para conhecimentos da sociedade medieval da época, já que o livro é inspirado em diversas fontes histórias.

Este é o primeiro livro da coleção. Com certeza lerei o próximo.

Thânia Deak 28/02/2022

O último Reino
O último reino é o primeiro romance de uma série que conta a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado.Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.O último reino não se resume a cenas de batalhas bem escritas e reviravoltas cheias de ação e suspense. O livro apresenta os elementos que consagraram Cornwell: história e aventura na dose exata. Uma fábula sobre guerra e heroísmo que encanta do início ao fim.

Maria 19/02/2022

Primeiro de muitos?
Livro gostinho de ler, chocada que o "spread-eagle" não existia, ao menos de acordo com o autor. Tem muita coisa pra rolar ainda nessa série, não sei quando vou continuar.

Arthur.Maciel 19/02/2022

Gostei
Bom particularmente Gostei bastante kkkkk idêntico a série da Netflix.
Vou ler o próximo livro logo logo

Isa.liborio 19/02/2022

Um achado
Nunca me interessei por histórias de Vikings antes, mas ao ler este livro pude me apaixonar tanto pela história como pela escrita. Bernard tem uma escrita que não sei explicar, mas te faz imergir, o que somado a personagens muito bem desenvolvidos, proporciona uma experiência única. Não sei 5 estrelas pela dificuldade inicial com os nomes das cidades serem bem chatinhos.

fyveer 07/02/2022

O Último Reino, Bernard Cornwell
Esse é o primeiro volume das Crônicas Saxônicas escrita por Bernard Cornwell, um livro de ficção histórica que abrange as batalhas dinamarquesas com os ingleses em 870 d.C.

A narrativa acompanha a infância e adolescência de Uhtred, uma criança inglesa de alto regimento já que seu pai (também chamado de Uhtred) era um "earldorman" ? no livro o autor explica muito bem os títulos, mas vamos dizer que earl era como ser duque atualmente.

Uhtred inicia o livro com cerca de 9 anos e termina aos 20, então podemos classificar essa série como bildergursman (ou romance de formação) ? como toda criança, Uhtred ama muito facilmente aquele que respeita, mesmo que esse seja Ragnar, o homem que matou seu irmão mais velho.

Sem família para qual voltar, já que sua cabeça valeria o título de senhor de Bebbanburg para o tio traidor, Uhtred é mantido entre os dinamarqueses como um deles ? e também um refém muito valioso para o futuro.

Eu amei ver ele crescendo e dividindo o seu coração entre os ingleses e dinamarqueses, dá para perceber que não existe uma nação superior já que ambas se apresentam tão firmemente na crueldade e na paixão por batalhas. No início nós torcemos muito para os ingleses, que sofrem nas guerras contra os vikings, mas aí percebemos que eles também são cruéis (a cena dos monges matando e violentando pessoas e crianças foi bem impactante)

No livro também tem um pouquinho de romance, gosto de ver a relação casual que Uhtred tem com a Brida ? e mais tarde com a sua nova esposa. Mas não é tão aprofundando assim, pois tudo é focado na visão das guerras e honra masculina.

A escrita é muito boa, li esse livro bem rápido pois o autor dava gancho no final dos capítulos. A única dificuldade que eu tive foi para localizar os lugares com os nomes atuais, como li em ebook ficou difícil ficar toda hora voltando ao início para ver o glossário.

Enfim, recomendo muito a leitura paranquem gosta de carnificina e estratégias de guerra ? além de ficção histórica genuína.

Haru 30/01/2022

Para quem gosta de História e de Estórias!
Não acho necessário explicar do que se trata ou fazer uma sinopse pois isso tem aos montes aqui e na própria capa do livro!
Mas acho que vale a pena dizer que é um livro que traz muitas sensações incríveis! Eu ri, me empolguei, cheguei a sentir o arrepio da batalha descrito perfeitamente pelo autor!
O livro é narrado pelo próprio Uthred, então você se sente como uma pessoa que está visitando sua fortaleza e foi convidada ao salão principal para ouvir suas histórias de vida!
Apesar da temática de guerra, o livro é leve e você lê bem rápido. É tudo dinâmico, sem enrolação!
Eu vim da série da Netflix pois me assustei com a quantidade de livros dessa saga. Mas depois de saber que irão encerrar o seriado que tanto gosto, decidi não me deixar órfã ainda e vim ler o primeiro livro para saber se valeria e só posso dizer aos que têm a mesma dúvida que eu: VALE CADA PALAVRA DE CADA PÁGINA!

@shaneingrado 29/01/2022

Prove!
Sempre ouvi falar muito bem das crônicas saxônicas, mas sempre tive um pé atrás e fui adiando a leitura. Me arrependo de ter adiado, queria ter lido isso a mais tempo, pra poder aproveitar ainda mais essa saga. A escrita do Cornwell é primorosa, altamente imersiva e intensa, os personagens são carismáticos e bem desenvolvidos e a trama é envolvente.
As cenas de batalha são um dos pontos fortes e ficam lado a lado com alguns diálogos memoráveis (favoritei o livro por causa de um diálogo).
Recomendo muito a leitura deste livro, não posso falar pela série inteira, pois ainda não li, mas se os próximos livros seguirem o padrão deste, só coisas boas pela frente.

Gustavo 28/01/2022minha estante
EN

Ricardo.Padlipskas 23/01/2022

Gostei muito do jeito que a vida de Uhtred é apresentada, seus pensamentos refletem muito bem cada fase de sua vida. É incrível também a ambientação e o clima de guerra. Top demais

Emerson 22/01/2022

Início incrível de uma longa jornada...
Assim que li "O Rei do Inverno" me tornei fã do Cornwell. Uma leitura rápida e frenética, e mesmo assim cheia de detalhes e que te faz estar na pele do personagem.

Nesse livro acompanhamos Uthred, um personagem fictício, mas cuja história se entrelaça com os primeiros anos de reinado de Alfredo, O Grande, e seu plano para unificar a Inglaterra em um grande reino.

Se você gosta de romances históricos e de batalhas bem detalhadas, esse livro é pra você!

Dani 19/01/2022

Uhtred, filho de Uhtred
O protagonista da história é  o jovem Uhtred. Um garoto nobre que perde o pai em uma das incursões viking e é levado (sequestrado) e criado por Ragnar, um dinamarquês.
Será por intermédio dele que veremos os dois lados da história. O lado dos saxões (os habitantes da Inglaterra naquela época) e o lado dos dinamarqueses.