O Último Reino

O Último Reino Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Gabriel.Maia 22/06/2022

Cornwell é quase um deus
As batalhas eram muito comuns na idade média, sejam elas por poder, ego, mulheres ou, como era mais comum, por terras. O livro retrata o início das invasões dinamarquesas à Inglaterra, e nos conta a história de Alfredo, o Grande, que hoje conhecemos como o responsável pela unificação da Inglaterra em um só reinado.
O último reino é o primeiro livro de 13 das crônicas saxônicas, escrito pelo mestre da ficção histórica Bernard Cornwell, e é contado através das palavras de Uhtred, filho de um nobre da Nortúmbria que foi sequestrado pelos dinamarqueses após um desses ataques às terras inglesas.

Uhtred foi levado pelos nórdicos quando tinha 10 anos após ver seu pai sendo morto em um ataque viking e tentar furiosamente atacar um dos líderes do exército dinamarquês, Ragnar, que acha aquele um gesto corajoso vindo de um garoto e acaba se afeiçoando a Uhtred. Uhtred não sente muito a morte de seu pai, alegando que nunca gostou muito dele por ser tão distante e duro com o filho mais novo, porém sabe que é o Ealdorman de Bebbanburg, o reino de seu pai, e tem planos de recuperar essas terras futuramente. Ragnar o adota como sendo um filho e ele imerge nos costumes nórdicos, passando a crer nos mesmos deuses que eles e começa a repudiar ainda mais o cristianismo pregado na sua terra natal. Uhtred irá aprender a lutar com os vikings e acabará tomando gosto pelas mortes e pela adrenalina nos campos de batalha, e passa a sonhar em participar de sua primeira parede de escudos, alegando que um garoto só vira homem após participar de sua primeira parede. Uhtred passa o livro inteiro dividido entre sua nacionalidade inglesa e seu coração dinamarquês, mas as fiandeiras do destino já tem uma história inteira preparada para o jovem.

A história é narrada pelo próprio Uhtred mais velho, e por isso ele nos dá vários insights sobre o que acontecerá em seguida, o que nos deixa ainda mais ansiosos para continuar lendo e descobrir como ele chegou naquele ponto. A narrativa é muito bem construída, com todas as marcas das histórias de Cornwell: personagens reais bem retratados, batalhas vívidas, ótima representação cultural da época e muuito sangue jorrando. O autor é um mestre em representar as batalhas medievais, mas vai muito além disso: Cornwell replica muito bem todas as intrigas e conspirações que são inevitáveis dentro de um reinado dessa época, e transforma essas disputas de ego e poder em cenas muito visíveis na nossa mente.

Eu já queria ler esse livro há algum tempo mas a quantidade de volumes na saga acabava me desanimando um pouco. Decidi dar uma chance e não poderia ter sido melhor! Esse livro é um júbilo para quem é fã de história e gosta do período medieval, pois acredito que não haja ninguém melhor que Cornwell para representar essa era tão obscura da nossa história, e essa é considerada por muitos como a obra mestra do autor, então não tinha como ser ruim.
Os personagens principais são bem cativantes, apesar de alguns serem meio genéricos como o próprio Uhtred, que representa muito bem o famoso estereótipo de viking machão adorador de batalhas e debochado, mas não é nada que atrapalhe ou que deixe a história chata, pelo menos não nesse primeiro volume.

Seitz 11/06/2022

Excelente equilíbrio entre fatos históricos e ficção
Personagens e história involvente e muito bem desenvolvida.
Também teve um excelente final de livro. Sinto que a história não terminou em seu ápice, não tem nenhum cliff hanger mas deixou um gostinho de quero mais pras sequencias. Recomendo a leitura.

Wallison.RodriguAs 09/06/2022

Último reino
Eu gostei do livro não sou de ler romances históricos, esse foi o meu primeiro e curti demais, mas infelizmente não devo continuar a saga

Letícia Caetano 06/06/2022

A mistura entre fatos históricos e fantasia torna o livro instigante e surpreendente.

Uhtred parece ter encontrado seu lugar no mundo e viver no meio dos dinamarqueses pode ser bom e ruim e alguns momentos.

Eu.Din 20/05/2022

Perfeito..
É incrivel como Cornwell consegue descrever cada ambiente de batalha. Um livro que conseguiu me prender do começo ao fim. A história da infância de Uhtred com ragnar e os dinamarqueses foi e como ele aprende a virar um guerreiro, quando finalmente se torna um homem quando luta em uma parede de escudos, Incrivel! Pronta para ler a sequência. "O Destino é tudo"

Capives 19/05/2022

Cornwell não decepciona
Que livro maravilhoso, do começo ao fim. É absurdo o quão bem o Cornwell consegue fazer protagonistas, personagens interessantes e tramas envolventes, to ansioso pra ler mais dessa jornada

Gustavo603 17/05/2022

Último Reino
O último reino é o primeiro romance de uma série que conta a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado.

Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

O último reino não se resume a cenas de batalhas bem escritas e reviravoltas cheias de ação e suspense. O livro apresenta os elementos que consagraram Cornwell: história e aventura na dose exata. Uma fábula sobre guerra e heroísmo que encanta do início ao fim.

Douglas.Castro 14/05/2022

Perfeito
Mais um livro da serie, uma das melhores series ja escritas, recomendo a todos, leitura facil e envolvente.

Joao.Antonio 08/05/2022

The Last Kingdom
Simplesmente fantástico!!
Faço parte daquela porcentagem que assistiu a série e agora está começando a ler os livros.
E olha supreendeu e muito!
Uma escrita leve, rápida muito bom ler!
Marlon.Abel 08/05/2022minha estante
Logo vc vai perceber o quanto a série se distancia do livro em questão de tentar abordar da forma mais acurada possível, a cultura, os costumes e o retrato da época. A série não vai pra esse lado, infelizmente, já que é o cerne das obras de Cornwell.

Cafe_Fili 02/05/2022

Bom ao ponto de enfrentar mais 12 livros
No geral o livro é muito bom, em alguns momentos a leitura se arrastou um pouco mas no final foi mais fluida. Continuarei a saga, aprecio muito romances históricos e o período me interessa.

Amal0 02/05/2022

O Último Reino
Eu aqui boiando em minha inocência achando que não leria algo tão bem escrito como o George RR Martin. Não é igual claro mas chegou muito muito perto.

Carol Souza 01/05/2022

Assisti a série inteira e criei uma grande expectativa no livro, mas não consegui evoluir na leitura? achei o livro extremamente chato, os acontecimentos demoraram mtooo a evoluir, e fiquei empacada não história por meses, quando eu já havia desistido de continuar com a leitura dos outros livros da série comecei a gostar um pouco do livro e talvez eu continue.

Rômulo 30/04/2022

Incrível
O começo de uma aventura épica. Começo emocionante na visao de uma criança que sebtorna peça chave em todos os acontecimentos.
Pra quem ama Tolkien, essa luteratura é indispensável.

Gomor 18/04/2022

A história de Uthred narrada por ele mesmo. O último reino é o livro que deu origem à série épica de sucesso. Alguns de seus personagens foram reais e apresentam a história dos primórdios da Inglaterra e suas terras divididas em reinos tão disputados entre saxões e os famosos vikings. Bom.

Thiago Amorim 16/04/2022

Alfredo e Uhtred
Muito me surpreendeu a forma como essa história é contada. O autor mescla a narrativa fictícia com a real de modo muito acertado. Gostei bastante da escrita, de forma que me vi, vez ou outra, com lembranças ?reais? das cenas, como se tivesse visto um filme. O Rei Alfredo realmente foi um excelente estrategista e um homem sortudo ao conseguir vencer as hostes dinamarquesas numa situação que seria impensável ter sucesso. Gosto como o autor cria essa relação de amizade e confiança entre o personagem histórico e o Uhtred, que jamais existiu.
É uma história que vale a pena ler, e já estou ansioso pelos próximos livros.