O Último Reino

Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Taty Vasconcelos 15/01/2016

O destino é tudo!
Sou Uhtred, e esta é a história de uma rixa de sangue. É a história de como tomarei de meu inimigo o que a lei diz que é meu. E é a história de uma mulher e de seu pai, um rei.

Uthred começa contar sua historia a partir dos 9 anos, quando perde o pai e é capturado por Ragnar que passa a trata-lo como filho.
Ele aprende a ser um guerreiro e se torna um dinamarquês, abandona a religião cristã e se torna um pagão cultuando deuses nórdicos
Passa por inúmeras batalhas, perde pessoas queridas, depois vem mais batalhas ainda, muito sangue é derramado,é o tipo de historia em que as pessoas perdem a cabeça (literalmente).
Ulthed é um pouco confuso, não sabe bem de que lado deve ficar, é totalmente dividido entre dinamarquêses e os Ingleses. É um homem corajoso, aquele tipo que apesar do medo vai lá e enfrenta as coisas é também determinado, seu principal objetivo é retomar suas terras, mas a história ainda esta longe de acabar, são mais 7 livros pela frente e a obra ainda não foi concluída.

Lara 26/07/2022

O destino é tudo
Sou suspeita de falar, já que a série The Last Kingdom é uma das minhas preferidas! Comecei a leitura com receio de não me adaptar, mas surpreendentemente fluiu muito rápido. Os personagens da série foram fiéis aos livros em uns aspectos. Eu sempre vou achar Mildrith a melhor mulher dele ?

Rodolfo Rodriguez 27/03/2021

Uhtred, filho de uhtred
Aquela pessoa que viu a série antes de ler e agora não consegue ver um uhtred loiro, história perfeita que prende do início ao fim e claro, destino é tudo

Sparr 31/01/2021

E o Uhtred é tudo, porque o Bernard faz tudo!!
Aquele livro em que o personagem te cativa por afinidade, sempre me faz refletir sobre o brilhantismo do autor em conseguir colocar emoções e percepções de uma época tão distante de nós, que se tão distante, parece quase irreal.
Uhtred, nasceu como um nobre, viveu a secura do que era a criação ácida dos nobres às suas proles, e então, aos seus 10 anos ele vai para o lado dos daneses, por uma série de acontecimentos que só lendo para entender, oras. Hehehe.
Enfim, Uhtred vai receber sua criação, a partir de então, com as vivências e costumes daquele povo que o adota como seu. Tão diferentes e distantes em crenças e forças dos saxões e, ao mesmo tempo, tão parecidos em ambições e conquistas. Depois ele precisará lidar diretamente com um dos Reis mais filhos da puta de tão espertos que já li. Rei Alfred.
E tudo isso é meio que um caminho de um jovem - porque ele é um jovem rapaz - descobrindo qual é a sua ambição, seu real anseio, seu povo, seu nome, sua verdade. Eu gostei muito do foco não nos dar mais do que a secura das lembranças de Uhtred. Isso permite confiar um pouquinho mais no narrador. Afinal, a gente sempre tem que ficar com o pé fixo ao chão com os narradores em primeira pessoa.
No geral, eu consegui me ambientar bem com os locais as pessoas, as intrigas e principalmente, com oque viria a seguir.
O que me incomodou aqui, foi a tradução de alguns nomes. Eu sinceramente, não vejo necessidade, nem mesmo para equiparação histórica de ver nomes traduzidos, quando outros permanecem como o São. Ou você opta por uma "tradução" de todos, ou os deixa como são. Isso ajuda até a entender que a história não é de tal ou tal lugar. Afora isso, amei esse livro de introdução em mais essa parte histórica que Bernard desbrava com maestria.

Fabiana.Marino 21/06/2021

Série crônicas saxônicas
Estou nessa pegada de romances históricos e adorei o início dessa série. Também quero assistir a série na Netflix, mas só depois de ler os 8 livros que compreendem a série ???

Ale_5ilva 17/11/2022

Wyrd Bið Ful Ãræd...
[...]
"Mulheres. Homens lutam por elas, e essa era outra lição a aprender. Na infância eu achava que os homens lutavam por terra ou pelo domínio, mas lutam igualmente por mulheres.
[...] Uma vez Beocca me contou a história de um príncipe de uma terra distante que roubou a filha de um rei, e o rei comandou seu exército até a terra do príncipe, e milhares de grandes guerreiros morreram na luta para pegá-la de volta. Milhares! E tudo por uma mulher. [...] Já ouvi algumas mulheres reclamando que não têm poder e que os homens controlam o mundo, e é verdade, mas as mulheres têm o poder de levar os homens à batalha e à sepultura."

Lopes 12/04/2021

O Último Reino
?Sou Uhtred, filho de Uthtred, e está é a história de uma rixa de sangue?

O Último Reino é o primeiro livro das crônicas saxônicas do autor Bernard Cornwell, que somam ao todo até agora 13 livros .
Em o Último Reino acompanhamos a jornada de Uhtred desde a sua infância até a fase adulta ,nascido em solo inglês e herdeiro do castelo de bebbanburg , Uhtred após acompanhar o pai em uma batalha contra os invasores daneses é capturado por eles aos 10 anos. E a partir daí tem a experiência de viver com os daneses , de aprender a sua cultura , a religião nórdica ,aprender a lutar e se acostumar a viver entre eles . Uhtred cresce dinamarquês mas nunca deixou de lado sua vontade de conquistar o que é seu por direito , Bebbanburg .

?O destino é tudo ?

Achei incrível a ambientação que o autor trás , principalmente as batalhas , as paredes de escudos , ao longo da história conhecemos os dois lados , dos ingleses e dos daneses , dos cristãos e dos pagãos .

Eu gostei demais desse livro e não vejo a hora de começar o próximo , é incrível acompanhar como a Inglaterra virou Inglaterra, saber que é tudo baseado em fatos históricos,que muitos personagens ali realmente existiram .
Eu recomendo muito para quem gosta de ficção-histórica, e recomendo também a série da Netflix The Last Kingdom que é baseada nos livros .

Ernani.Maciel 23/07/2019

História e diversão de mãos dadas.
Desde que assisti à série Vikings, fiquei interessado em saber mais sobre a mitologia e líderes nórdicos. Este livro vai de encontro ao que desejava e muito mais.

Várias personagens e casos citados são reais e à medida que avançamos somos inundados com informações das batalhas travadas no século IX, em uma região que atualmente é conhecida como Reino Unido/Inglaterra.

Em meio à ação constante, o livro é volumoso em reviravoltas, descobrimos sobre a cultura, os deuses, e um pouco sobre o que pensavam ou sentiam os cidadãos daquele período histórico. Conhecimento histórico e diversão de mãos dadas.

O único receio que tinha, de que a história se perdesse ao focar em narrar batalhas, foi descartado.

Fico feliz visto que ainda faltam nove livros desta série instigante.

Edição: boa, apesar de alguns erros ortográficos.

bardo 14/01/2022

Dizer que o Cornwell é um exímio contador de histórias de guerra é ser redundante, ele ele vai muito além disso. Se é certo dizer que suas descrições de batalha conseguem ser empolgantes, quase cinematográficas, toda a preparação para elas é igualmente envolvente e relevante. Alguns talvez considerem sua narrativa lenta, ainda que pelo menos aqui não acho que seja o caso, nada aqui é desperdiçado. Impressiona também a maneira como nos faz gostar de personagens e nos importar com eles, mesmo personagens secundários tem o seu papel e despertam nossa simpatia. É também extremamente divertida a forma um tanto irônica com que são descritos os cristãos da época, ressalvado o fato de estar contando a história do ponto de vista de um personagem pagão, qualquer um que conheça um pouco de história sabe que as descrições não fogem da realidade. Em suma é um ótimo primeiro volume para uma saga que é um tanto extensa, mas que nas mãos do Cornwell promete.

Junior 17/03/2020

Uthred
Romance com pano de fundo histórico, pra quem acompanha e gosta da série Vikings, é uma excelente pedida.

Gabi 16/01/2022

Ignorância enfatizada na época
O mundo era muito pior do que hoje.
O primeiro livro da saga de Uthred pela recuperação de suas terras em Bebbanburg é bem marcado pela sua vida na linha tênue entre dinamarqueses e ingleses. Uma criança em busca de sua identidade pátria. Uma criança que, desde sempre, convive com a rudeza da época, dos costumes vigentes e da violência costumeira de homens rudes, brutos, ignorantes, que acreditam em uma religião monoteísta (ingleses) ou politeísta (dinamarqueses/nórdicos) e, quase como um concenso da época, que estuprar e matar para conquistar território inimigo é o normal e aceitável como ser "homem de verdade". A Igreja ainda tinha sua presença na região, mas era mais forte na época da invasão pelos romanos (antes de 800 dC) e ficou mais forte ainda séculos depois, das Cruzadas até a Idade Média (na época da Peste).
Interessante notar que o autor fez uma extensa pesquisa sobre os nomes das regiões inglesas da época e assim os grafou durante todo o texto: Londres é Lundene, York é Eoferwic, Exeter é Exanceaster, etc. Também é interessante notar que o Cornwell mantém uma Nota Histórica explicativa de que alguns personagens são, na verdade, reais. Porém, a estória se moldou à história da Inglaterra. Pra quem gosta de romances épicos e históricos, é um prato cheio. Agora, se vc odeia ler sobre misoginia, violência e truculência, essa saga não é pra vc (motivo das minhas 3,5 estrelas- são assuntos que me incomodam, mas necessários ao debate).

Drugue 27/03/2020

O Último Reino - Bernard Cornwell
Cornwell é sem duvidas um nome que não sai da boca dos nerds quando o assunto é ficção histórica e principalmente descrição de batalhas e paredes de escudo, mas eu confesso que ele foi um dos autores que eu acabei deixando de lado, apesar de tudo o que diziam ser sensacional, eu tenho a tendência de esperar o hype baixar para tirar minha próprias conclusões e só agora em 2020 eu fui ler o meu primeiro livro desse autor e resolvi começar com O Último Reino, apesar de meu coração pedir Sharpe, foi na Inglaterra dominada por Dinamarqueses que eu iniciei e olha, vou te falar viu...

O Último Reino é o primeiro livro das Crônicas Saxônicas, que no momento conta com 11 livros, nele conhecemos Uhtred de Bebbanburg, filho de Uhtred, neto de Uhtred, que não era Uhtred até que os "Vikings" mataram seu irmão, esse sim chamado Uhtred, e então seu pai lhe deu esse título. A série de livros tem a ideia de contar a unificação da Inglaterra por Alfredo, o Grande e Uhtred é um personagem fictício que tem sua participação nessa batalha. Nesse primeiro livro nós vemos a criação do homem Uhtred, desde sua infância, quando achava que seria apenas um senhor em sua fortaleza, até se tornar um refém dos Vikings, passando a ser reconhecido como um filho por Ragnar, o Intrépido (outro personagem fictício e que não é Ragnar Lothbrok), culminando finalmente em seu batismo no campo de batalha, em uma grande parede de escudos.

Não posso falar muito sobre a história do livro em si para não dar muitos spoilers, mas tenho que dizer que a história é fantástica, cheia de personagens cativantes, cada qual com sua personalidade e cada um fazendo sua diferença na história, ninguém está ali de passagem, sabe? A escrita de Cornwell é um tanto dificil, no inicio eu mal conseguia ganhar ritmo na leitura, mas você acostuma fácil e uma vez que pega o ritmo o livro flui de maneira maravilhosa. Assim como nos livros de Tolkien, aqui também temos um certo excesso nos detalhes, porém, ao meu ver, os detalhes aqui tem a sua razão de existir, cada detalhe no final compõe a cena e faz sentido ali, pode parecer que não vai, mas em certo momento aquele detalhezinho vai fazer a diferença para compor a cena.

Uhtred é um personagem um pouco chato até a metade do livro mais ou menos, mas ele cresce bastante e vai ganhando muita personalidade, você percebe como cada um que passa pela sua vida vai ajudando a moldar o caráter e a personalidade dele, cada encontro, cada reunião, cada combate e principalmente cada dificuldade marca ele e essas marcas são visíveis para você, mas não de maneira escrachada e jogada na sua cara, tudo está ali de forma perceptível, mas ao mesmo tempo de uma forma sutil. É muito interessante ver como Uhtred é usado para nos colocar nos locais dos acontecimentos, sem no entanto estar efetivamente a frente de tudo, muitas das coisas que acontecem ali são realmente meras passagens na vida dele e tudo o que ele pode fazer, assim como nós, é assistir o que está acontecendo e aceitar o desfecho e isso pra mim é sensacional.

O Último Reino é um livro indispensável para todo mundo que gosta de Ficção Histórica, mas não é um livro que vai agradar a todos, o ritmo e a escrita de Cornwell pode vir a ser um impeditivo para muitos que não estão acostumados, mas acredito que esse seja o único obstáculo para se apaixonar pela obra desse grande autor. Não vou continuar de cara com as Crônicas por que quero digerir um pouco o que aconteceu lendo um livro mais fantástico, mas sem duvidas pretendo cumprir minha meta de ler os 4 primeiros livros dessa série esse ano e assim que possivel, provavelmente quando terminar ela, vou me jogar nas Aventuras de Sharpe por que as Guerras Napoleônicas são minha paixão e eu tenho certeza que Cornwell fez mais do que jus a essa época também...

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/03/o-ultimo-reino-bernard-cornwell.html

Vegano 26/04/2020

Bernard Corwell está entre meus escritores favoritos, por ser historiador, seus contos tem conteúdo interessante e real o que dá as histórias um certo charme.
Este primeiro volume da série, conta a história da invasão dinamarquesa à Britânica e como a vida de Uhtred muda totalmente após ter sido capturado, crescido e criado pelos dinamarqueses.

André 01/05/2020

Uma leitura que vale a pena ser lida
Há tempos não me deparava com uma leitura que me prende tanto,o estilo de escrita de Cornwell te traz para dentro da história ,fatos marcantes surgem inesperadamente ao transcorrer da trajetória de Uhtred ,sem os velhos clichês,o livro não traz cenas épicas para fatos importantes ,pois o que mais vale no livro é o transcorrer da história,o crescimento de Uhtred de Bebbanburg em busca daquilo que é seu por direito.