O Último Reino

Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Gabi 16/01/2022

Ignorância enfatizada na época
O mundo era muito pior do que hoje.
O primeiro livro da saga de Uthred pela recuperação de suas terras em Bebbanburg é bem marcado pela sua vida na linha tênue entre dinamarqueses e ingleses. Uma criança em busca de sua identidade pátria. Uma criança que, desde sempre, convive com a rudeza da época, dos costumes vigentes e da violência costumeira de homens rudes, brutos, ignorantes, que acreditam em uma religião monoteísta (ingleses) ou politeísta (dinamarqueses/nórdicos) e, quase como um concenso da época, que estuprar e matar para conquistar território inimigo é o normal e aceitável como ser "homem de verdade". A Igreja ainda tinha sua presença na região, mas era mais forte na época da invasão pelos romanos (antes de 800 dC) e ficou mais forte ainda séculos depois, das Cruzadas até a Idade Média (na época da Peste).
Interessante notar que o autor fez uma extensa pesquisa sobre os nomes das regiões inglesas da época e assim os grafou durante todo o texto: Londres é Lundene, York é Eoferwic, Exeter é Exanceaster, etc. Também é interessante notar que o Cornwell mantém uma Nota Histórica explicativa de que alguns personagens são, na verdade, reais. Porém, a estória se moldou à história da Inglaterra. Pra quem gosta de romances épicos e históricos, é um prato cheio. Agora, se vc odeia ler sobre misoginia, violência e truculência, essa saga não é pra vc (motivo das minhas 3,5 estrelas- são assuntos que me incomodam, mas necessários ao debate).

Fabrizzio.DLuca 08/10/2020

O destino é tudo
The last kingdom é algo violento, romântico e que tira o suspiro do leitor.

De modo a ser um livro de romance histórico é quase impossível não se encontrar dando um Google na história dos personagens, reinos e etc...

O livro peca na introdução de alguns personagens que me deixou um pouco desorientado.

4.5/5

Joao.Antonio 08/05/2022

The Last Kingdom
Simplesmente fantástico!!
Faço parte daquela porcentagem que assistiu a série e agora está começando a ler os livros.
E olha supreendeu e muito!
Uma escrita leve, rápida muito bom ler!
Marlon.Abel 08/05/2022minha estante
Logo vc vai perceber o quanto a série se distancia do livro em questão de tentar abordar da forma mais acurada possível, a cultura, os costumes e o retrato da época. A série não vai pra esse lado, infelizmente, já que é o cerne das obras de Cornwell.

Taty Vasconcelos 15/01/2016

O destino é tudo!
Sou Uhtred, e esta é a história de uma rixa de sangue. É a história de como tomarei de meu inimigo o que a lei diz que é meu. E é a história de uma mulher e de seu pai, um rei.

Uthred começa contar sua historia a partir dos 9 anos, quando perde o pai e é capturado por Ragnar que passa a trata-lo como filho.
Ele aprende a ser um guerreiro e se torna um dinamarquês, abandona a religião cristã e se torna um pagão cultuando deuses nórdicos
Passa por inúmeras batalhas, perde pessoas queridas, depois vem mais batalhas ainda, muito sangue é derramado,é o tipo de historia em que as pessoas perdem a cabeça (literalmente).
Ulthed é um pouco confuso, não sabe bem de que lado deve ficar, é totalmente dividido entre dinamarquêses e os Ingleses. É um homem corajoso, aquele tipo que apesar do medo vai lá e enfrenta as coisas é também determinado, seu principal objetivo é retomar suas terras, mas a história ainda esta longe de acabar, são mais 7 livros pela frente e a obra ainda não foi concluída.

Danilo646 12/12/2020

Parade de Escudos
Eu comec?o perguntando e quem ja? leu os livros sabe. O que e? uma parede de escudos escrita por Bernard Cornwell?! Pqp! Porrada!
O livro inicia com a invasa?o Dinamarquesa (Vikings) na Gra?-Bretanha e e? narrado em 1ª pessoa pelo protagonista Uhtred, que nasceu no reino da Nortu?mbria, foi capturado pelos dinamarqueses e aprendeu o modo de vida Viking.

A histo?ria tambe?m apresenta o lenda?rio Alfredo, o Grande, rei de Wessex, governante do u?nico reino ingle?s a na?o se dobrar perante a fu?ria No?rdica.

O U?ltimo Reino e? o 1º de 12 livros, o 13º esta? previsto para o ano que vem. O livro na?o fala so? de batalhas, mas tambe?m de lealdade, heroi?smo, amizade, selvageria, fu?ria, bafo de serpente, Ferra?o de Vespa, Valhalla, Vikings, No?rdicos e por ai? vai... A narrativa do Bernard Cornwell e? inexplicavelmente fluida, e? intensa, divertida e empolgante... Se voce? gosta da tema?tica Viking, e? imprescindi?vel ler essa se?rie.
Recomendadi?ssimo!
Rafael Mota 12/12/2020minha estante
Tenho que continuar essa série .... preciso de fériaaaas

Nathalya.Trento 26/12/2020

O destino é inexorável
Se você ouviu falar bem de Cornwell: leia e confirme todos os boatos rsrs.
Quem tem uma noção básica sobre história em geral, especificamente da Inglaterra e dos "vikings", irá se encantar rapidamente com Crônicas Saxônicas. Escrita com alguns termos que logo nos acostumamos, nomes das localidades descritas no prefácio assim como um mapa para localização, o que torna tudo mais dinâmico e compreensível.
Batalha, parede de escudos, derrotas e vitórias, sangue, morte e destino. Uhtred, o destino é tudo!

bardo 14/01/2022

Dizer que o Cornwell é um exímio contador de histórias de guerra é ser redundante, ele ele vai muito além disso. Se é certo dizer que suas descrições de batalha conseguem ser empolgantes, quase cinematográficas, toda a preparação para elas é igualmente envolvente e relevante. Alguns talvez considerem sua narrativa lenta, ainda que pelo menos aqui não acho que seja o caso, nada aqui é desperdiçado. Impressiona também a maneira como nos faz gostar de personagens e nos importar com eles, mesmo personagens secundários tem o seu papel e despertam nossa simpatia. É também extremamente divertida a forma um tanto irônica com que são descritos os cristãos da época, ressalvado o fato de estar contando a história do ponto de vista de um personagem pagão, qualquer um que conheça um pouco de história sabe que as descrições não fogem da realidade. Em suma é um ótimo primeiro volume para uma saga que é um tanto extensa, mas que nas mãos do Cornwell promete.

Sparr 31/01/2021

E o Uhtred é tudo, porque o Bernard faz tudo!!
Aquele livro em que o personagem te cativa por afinidade, sempre me faz refletir sobre o brilhantismo do autor em conseguir colocar emoções e percepções de uma época tão distante de nós, que se tão distante, parece quase irreal.
Uhtred, nasceu como um nobre, viveu a secura do que era a criação ácida dos nobres às suas proles, e então, aos seus 10 anos ele vai para o lado dos daneses, por uma série de acontecimentos que só lendo para entender, oras. Hehehe.
Enfim, Uhtred vai receber sua criação, a partir de então, com as vivências e costumes daquele povo que o adota como seu. Tão diferentes e distantes em crenças e forças dos saxões e, ao mesmo tempo, tão parecidos em ambições e conquistas. Depois ele precisará lidar diretamente com um dos Reis mais filhos da puta de tão espertos que já li. Rei Alfred.
E tudo isso é meio que um caminho de um jovem - porque ele é um jovem rapaz - descobrindo qual é a sua ambição, seu real anseio, seu povo, seu nome, sua verdade. Eu gostei muito do foco não nos dar mais do que a secura das lembranças de Uhtred. Isso permite confiar um pouquinho mais no narrador. Afinal, a gente sempre tem que ficar com o pé fixo ao chão com os narradores em primeira pessoa.
No geral, eu consegui me ambientar bem com os locais as pessoas, as intrigas e principalmente, com oque viria a seguir.
O que me incomodou aqui, foi a tradução de alguns nomes. Eu sinceramente, não vejo necessidade, nem mesmo para equiparação histórica de ver nomes traduzidos, quando outros permanecem como o São. Ou você opta por uma "tradução" de todos, ou os deixa como são. Isso ajuda até a entender que a história não é de tal ou tal lugar. Afora isso, amei esse livro de introdução em mais essa parte histórica que Bernard desbrava com maestria.

da Silva, L. F. 07/02/2021

"Earsling!"
Esse é primeiro livro do Bernard Cornwell que eu tenho o prazer em ler. Mas foi um prazer mesmo! Muito mesmo, o livro é muito bom!
Já tinha ouvido muitos elogios às obras desse conceituado autor. E parece que tive um começo promissor.
O primeiro livro das Crônicas Saxónicas até superou minhas expectativas de uma leitura de "ficção histórica". A trajetória envolvendo o protagonista que passa a acompanhar figuras históricas da época me cativou bastante. Assim como as descrições das batalhas e a diferença cultural dos envolvidos na disputa das terras dos reinos da Inglaterra.
Não esperava gostar tanto. Agora tenho vários volumes para correr atrás.

Isa.liborio 19/02/2022

Um achado
Nunca me interessei por histórias de Vikings antes, mas ao ler este livro pude me apaixonar tanto pela história como pela escrita. Bernard tem uma escrita que não sei explicar, mas te faz imergir, o que somado a personagens muito bem desenvolvidos, proporciona uma experiência única. Não sei 5 estrelas pela dificuldade inicial com os nomes das cidades serem bem chatinhos.

Rubens Andrei 05/04/2021

Entre a razão e a emoção
Livro sensacional. Uma obra repleta de emoção e adrenalina. A vida de Uthred pode ser comparada a de muitas pessoas que se afastam de suas raizes e com o tempo vivem em uma guerra interior entre razão e emoção.

O autor consegue inserir questões de moral e amor em meio a um cenário de guerra!

Cafe_Fili 02/05/2022

Bom ao ponto de enfrentar mais 12 livros
No geral o livro é muito bom, em alguns momentos a leitura se arrastou um pouco mas no final foi mais fluida. Continuarei a saga, aprecio muito romances históricos e o período me interessa.

Lara 26/07/2022

O destino é tudo
Sou suspeita de falar, já que a série The Last Kingdom é uma das minhas preferidas! Comecei a leitura com receio de não me adaptar, mas surpreendentemente fluiu muito rápido. Os personagens da série foram fiéis aos livros em uns aspectos. Eu sempre vou achar Mildrith a melhor mulher dele ?