O Último Reino

Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Luís Gustavo 11/06/2020

Excelente!
Esse volume nos introduz na história que será explorada nos 10 volumes seguintes: o caminho de Alfredo para se tornar Alfredo, o Grande. Por ser uma ficção histórica, o autor narra um processo histórico usando personagens fictícios mesclados a outros que existiram de fato.

Cornwell escreve muitíssimo bem, com descrições boas e comedidas. A narração das batalhas te coloca no meio dos conflitos e te enchem de angústia.

Esse primeiro volume traz um Uhtred imaturo e impulsivo com diversos personagens bem diferentes ao seu redor.

Recomendo muito a leitura.

Macartiney 22/12/2019

1 de 11, seguindo em frente
Venho sendo muito criterioso pra dá nota máxima, e fazia algum tempo e tome livros que não conseguia dá mais de 4 estrelas, eis que me deparo com esta obra de Cornwell e fiquei impressionado. Livro de 350 paginas que pareciam 1000, tamanha itensidade e detalhes a serem explorados, alias pra quem se interessar por esta saga, eu aconselho anotar tudo que puder pra seguir adiante pra não perder e ter ainda mais prazer na leitura. Achei que eram só 5 livros mas depois vi que eram 11 (até agora..rs) mas não fiquei nem um pouco preocupado. Se me perguntarem se encontrei algum defeito, eu poderia dizer que posso ter me incomodado com a falta de mais sentimentalismo com determinada morte ou um algum distanciamento fraternal por parte de Uhtred, mas aí já seria algo mais pessoal mesmo. Recomendadísmo pra quem ama uma escrita que não enrola, vai direto ao ponto em todos os sentidos.

Guilherme6421 09/10/2022

Bom demais
Já gosto dessa temática e tive um bom primeiro contato com o autor lendo Stonehenge, então estava bem empolgado. A forma que todo o contexto histórico é apresentado junto a ficção é excelente, por temos, basicamente, dois inícios de duas histórias em uma (que fica mais interessante lendo a nota histórica do final), e toda a base e tom do livro já estarem apresentados. Os personagens também são ótimos e a forma que eles interagem é excelente, em diversas situações. Tudo é grande e você sente isso enquanto lê, com uma ótima progressão e ritmo. E, claro, excelentes lutas e batalhas.

Ruan.Rodrigo 19/04/2020

Opinião
Uma das melhores coisas que fiz esse ano foi ter iniciado essa série por indicação de uma vendedora de livros, simplesmente incrível e nem preciso citar que o livro é bem melhor do que a série lançada na Netflix...

Gomor 18/04/2022

A história de Uthred narrada por ele mesmo. O último reino é o livro que deu origem à série épica de sucesso. Alguns de seus personagens foram reais e apresentam a história dos primórdios da Inglaterra e suas terras divididas em reinos tão disputados entre saxões e os famosos vikings. Bom.

morbeck27 16/01/2023

O Último Reino
Foi uma experiência incrível ler este livro!!!

A escrita é muito fluida, super gostoso de ler. A medida que você vai acompanhando Uhtred, você vai se encantando e ao mesmo tempo se entristecendo pelo seu amadurecimento.

Os dilemas religiosos são maravilhosos. A forma de como Uhtred circula entre a religião nórdica-saxã e a cristã é primorosa. Chega um momento que realmente o seu pensamento sobre os deuses se torna nula, mas sempre fica aqueles resquícios que nos fazem acreditar naquilo que nós foi passado sobre aquelas "fábulas" de deuses e semideuses.

Os combates são demais! Nunca li um livro com tantos detalhes sobre batalhas, com conflitos que te fazem "participar" deles. Parece que você está no campo de batalha e consegue "enxergar" os movimentos dos combatentes ali.

A história de Uhtred é muito cativante. Cada personagem tem profundidade e o autor te faz apaixonar por cada um deles. Uma obra repleto de emoções, grandes batalhas, conflitos políticos e religiosos, alguns extremamente engraçados e outros que te fazem chorar.

Milie0 20/01/2023

O destino é tudo
A construção do livro é riquíssima em detalhes já que conta com fatos históricos e a mistura com personagens fictícios deixa tudo melhor.

A infância do Uhtred entre os dinamarqueses é incrível, para mim é o melhor desse livro o Ragnar foi a melhor coisa q aconteceu com ele já q ele teve o amor de pai e achou uma família entre eles.

Mas seu coração pertence a Nortumbria e o seu destino tende a querer isso, vamos acompanhar sua jornada pra reconquistar o que é seu por direito de nascença mas no caminho acompanharemos batalhas épicas, intrigas e estratégias.

Goth0 23/01/2010

Perfeito o livro, a historia se passa muitos anos depois das crónicas de Arthur, numa britania dominada pelos saxões e sendo assolada pela invasão dos Vikings provinientes da Dinamarca. O que mais me chama atenção nessa e em outras obras de Cornwell é que mostra a realidade nua e crua daquela época, desde os trabalhos monótonos do campo até a glória e a carnificina da batalha.

[Spoiler Alert]

"As lágrimas escorriam pelo seu rosto enquanto um harpista tocava uma música triste e um skald recitava um poema sobre a mãe dele. Sua beleza, segundo o skald, só era rivalizada pelas estrelas, e sua gentileza era tamanha que as flores brotavam no inverno para lhe prestar homenagem.
- Ela era uma vaca rançosa - sussurrou Ragnar para mim - e feia como um balde de merda."

"... mas eu queria ver um padrão nos fios da vida. No fim encontrei um, e não tinha nada a ver com qualquer deus, e sim com as pessoas. Com as pessoas que amamos. Meu harpista está certo em sorrir quando canta que sou Uhtred, o Doador de Presentes, Uhtred, o Vingador ou Uhtred, o Fazedor de Viúvas, porque é velho e aprendeu o que eu aprendi, que na verdade sou Uhtred, o Solitário. Somos todos solitários e todos procuramos uma mão para nos segurar no escuro. Não é a harpa, e sim a mão que a toca."

Cláudia 23/01/2010minha estante
A "vaca rançosa" era a mãe do Guthrum, o Sem Sorte, né?

Goth0 17/10/2010minha estante
Era sim kkkkkkk

Nathalya.Trento 26/12/2020

O destino é inexorável
Se você ouviu falar bem de Cornwell: leia e confirme todos os boatos rsrs.
Quem tem uma noção básica sobre história em geral, especificamente da Inglaterra e dos "vikings", irá se encantar rapidamente com Crônicas Saxônicas. Escrita com alguns termos que logo nos acostumamos, nomes das localidades descritas no prefácio assim como um mapa para localização, o que torna tudo mais dinâmico e compreensível.
Batalha, parede de escudos, derrotas e vitórias, sangue, morte e destino. Uhtred, o destino é tudo!

Cleto_48 16/12/2021

Sem dúvidas, um excelente livro
Sinceramente, é tanto acontecimento que ocorre que não dá para resumir nem se eu quisesse.

Se for para colocar esse livro em uma palavra ela seria "leia". Vai por mim, vc n vai se arrepender dessa obra

SóFis 18/01/2022

Guerra, luta e sangue
O livro se baseia literalmente nas coisas mais fúteis que eu poderia considerar: briga, brutalidade e violência. Não houve uma reflexão sequer, a não ser quando disseram que chamar um deus de Deus era como nomear um cachorro como Cachorro. A escrita porém era razoável e conseguiu me prender mesmo que eu só reclamasse o quão violento o livro era.
Luke 28/01/2022minha estante
O livro é sobre as invasões Escandinávia aos reinos saxões... É óbvio que seria violento, né?

SóFis 28/01/2022minha estante
Mas poderiam ao menos ter desenvolvido outroa aspectos

Luke 28/01/2022minha estante
Eu já vejo com outros olhos. Da pra aprender bastante sobre os costumes dos saxões, dos dinamarqueses, suas histórias, crenças, locais históricos, sobre a organização geral do exército, suas formas de travarem batalhas, sobre os rituais católicos e dos deuses do panteão nórdico... Acho que o livro não se resume de forma alguma a apenas guerras e batalhas, mas respeito sua opinião. E também sou suspeito pra analisar, hehe, adoro a escrita do Cornwell e esses tipos de romances (romances?) históricos em geral.

bardo 14/01/2022

Dizer que o Cornwell é um exímio contador de histórias de guerra é ser redundante, ele ele vai muito além disso. Se é certo dizer que suas descrições de batalha conseguem ser empolgantes, quase cinematográficas, toda a preparação para elas é igualmente envolvente e relevante. Alguns talvez considerem sua narrativa lenta, ainda que pelo menos aqui não acho que seja o caso, nada aqui é desperdiçado. Impressiona também a maneira como nos faz gostar de personagens e nos importar com eles, mesmo personagens secundários tem o seu papel e despertam nossa simpatia. É também extremamente divertida a forma um tanto irônica com que são descritos os cristãos da época, ressalvado o fato de estar contando a história do ponto de vista de um personagem pagão, qualquer um que conheça um pouco de história sabe que as descrições não fogem da realidade. Em suma é um ótimo primeiro volume para uma saga que é um tanto extensa, mas que nas mãos do Cornwell promete.

larissa 02/12/2020

Wyrd bið ful ãræd
"O destino é tudo, gostava de dizer Ravn, o destino é tudo. Ele até dizia em inglês: ?wyrd bið ful ãræd.?

Desde o começo do ano, eu tenho dado quatro e cinco estrelas para 90% dos livros que eu leio. Eu tinha zero senso crítico e achava que tudo me agradava. E agora, quase no fim do ano, quando fui reavaliar minhas leituras e pesquisar para analisar mais criticamente, vi que nenhum era realmente cinco estrelas. E isso me deixou frustrada, afinal, depois de 70 livros não serem cinco estrelas, porque o 71° seria?

Mas foi.

Tendo me apaixonado por fantasia medieval e ficção histórica, pesquisei e pesquisei muito, até que achei um cara chamado Bernard Cornwell. Sem pretensão nenhuma, eu me vi querendo ler todos os livros dele, e no fundo eu senti que os livros dele seriam favoritos e que ele seria o meu autor favorito.

E aqui estamos nós.

Eu sou apaixonada por história, e eu amei a contextualização e a ambientação em volta do livro. A descrição das paisagens, das guerras, os elementos inseridos e os elementos reais inseridos, a mistura de realidade com ficção, foram de tirar o fôlego.

O dilema de sou inglês ou dinamarquês te prende, e há uma luta psicológica acerca de religião muito engenhosa. Não tem nada desinteressante acontecendo, é tudo contado de uma forma lírica e detalhada, cada coisa é importante e elas são tecidas de um jeito muito...muito muito (eu realmente não sei uma palavra pra me expressar).

Excedeu em muito minhas expectativas.

Ele explorou muitos pontos mas deixou outros inexplorados, oque dá espaço para outros livros. Não achei nada cansativo (tem um ótimo ritmo). A narrativa, do Uhtred do futuro nos contando como tudo aconteceu deixa tudo mais curioso. Os arcos são curtos e objetivos (ele não desvia do que se propôs a entregar, mas também não só fica naquilo), e as tramas são trabalhadas em conjunto de uma forma muito inteligente. Gostei das táticas de guerra, como a política das cortes foi trabalhada.

Eu gosto da violência da guerra e eu amei todas as cenas de batalha (principalmente as com as paredes de escudos). Os diálogos são perspicazes, e por serem poucos, todos acrescentam algo a história. Ele trabalhou bem as personalidades e não ficou perdido no meio de tantos personagens. Fora que não tem coisas que não convém (como um romance). Os personagens não são genéricos e nada é previsível, pelo contrário, é muito original (ele não usa fórmulas genéricas ou esteriotipadas). Eu senti com os personagens, me senti dentro da história, me senti confortável nesse mundo que já existiu mas é fictício, torci por eles e muitas falas que me fizeram refletir.

Poucas coisas na história me incomodaram (se é que alguma de fato me incomodou), então é cinco estrelas. E agora o Bernard Cornwell é meu autor preferido (e eu quero ler todas as obras dele). Assim como o Uhtred de Bebbanburg entra na lista de personagens literários favoritos.

Uma dupla inseparável até o fim de janeiro? Eu e Bernard Cornwell.

Gabi 16/01/2022

Ignorância enfatizada na época
O mundo era muito pior do que hoje.
O primeiro livro da saga de Uthred pela recuperação de suas terras em Bebbanburg é bem marcado pela sua vida na linha tênue entre dinamarqueses e ingleses. Uma criança em busca de sua identidade pátria. Uma criança que, desde sempre, convive com a rudeza da época, dos costumes vigentes e da violência costumeira de homens rudes, brutos, ignorantes, que acreditam em uma religião monoteísta (ingleses) ou politeísta (dinamarqueses/nórdicos) e, quase como um concenso da época, que estuprar e matar para conquistar território inimigo é o normal e aceitável como ser "homem de verdade". A Igreja ainda tinha sua presença na região, mas era mais forte na época da invasão pelos romanos (antes de 800 dC) e ficou mais forte ainda séculos depois, das Cruzadas até a Idade Média (na época da Peste).
Interessante notar que o autor fez uma extensa pesquisa sobre os nomes das regiões inglesas da época e assim os grafou durante todo o texto: Londres é Lundene, York é Eoferwic, Exeter é Exanceaster, etc. Também é interessante notar que o Cornwell mantém uma Nota Histórica explicativa de que alguns personagens são, na verdade, reais. Porém, a estória se moldou à história da Inglaterra. Pra quem gosta de romances épicos e históricos, é um prato cheio. Agora, se vc odeia ler sobre misoginia, violência e truculência, essa saga não é pra vc (motivo das minhas 3,5 estrelas- são assuntos que me incomodam, mas necessários ao debate).

Danilo646 12/12/2020

Parade de Escudos
Eu comec?o perguntando e quem ja? leu os livros sabe. O que e? uma parede de escudos escrita por Bernard Cornwell?! Pqp! Porrada!
O livro inicia com a invasa?o Dinamarquesa (Vikings) na Gra?-Bretanha e e? narrado em 1ª pessoa pelo protagonista Uhtred, que nasceu no reino da Nortu?mbria, foi capturado pelos dinamarqueses e aprendeu o modo de vida Viking.

A histo?ria tambe?m apresenta o lenda?rio Alfredo, o Grande, rei de Wessex, governante do u?nico reino ingle?s a na?o se dobrar perante a fu?ria No?rdica.

O U?ltimo Reino e? o 1º de 12 livros, o 13º esta? previsto para o ano que vem. O livro na?o fala so? de batalhas, mas tambe?m de lealdade, heroi?smo, amizade, selvageria, fu?ria, bafo de serpente, Ferra?o de Vespa, Valhalla, Vikings, No?rdicos e por ai? vai... A narrativa do Bernard Cornwell e? inexplicavelmente fluida, e? intensa, divertida e empolgante... Se voce? gosta da tema?tica Viking, e? imprescindi?vel ler essa se?rie.
Recomendadi?ssimo!
Rafael Mota 12/12/2020minha estante
Tenho que continuar essa série .... preciso de fériaaaas