Dias de Despedida

Dias de Despedida Jeff Zentner

Resenhas - Dias de Despedida

Rafael 29/04/2021

"— O universo e o destino são cruéis e aleatórios. As coisas acontecem por inúmeros motivos. Acontecem sem motivo nenhum. Carregar nas costas o fardo dos caprichos do universo é demais para qualquer pessoa."
Desde que havia lido a sinopse de "Dias de Despedida", fiquei curioso porque ele segue um estilo que me agrada bastante. Mas mesmo esperando gostar da história, ainda assim ela me surpreendeu e foi além.

Foi muito fácil me identificar com Carver. Também perdi alguém recentemente, então entendi todos os seus sentimentos - dor, confusão, raiva - e atitudes. Ele foi um protagonista humano, com acertos e falhas, e me vi muitas vezes nele. Foi ótimo acompanhar sua relação com os personagens, em especial com Georgia (a irmã), Betsy (avó de Blake) e dr. Mendez, seu terapeuta. Cada um dos três, assim como os demais, têm algum tipo de importância nesse processo que Carver se encontra.

E a escrita de Jeff Zentner só deixou tudo melhor. Ele permaneia entre o sensível e o sarcasmo de uma forma espetacular e poética, e as páginas voam pois é tudo muito fluído. Em um momento, estamos sorrindo com as lembranças da Trupe do Molho e no outro, tristes pela perda de Carver, pois a amizade dos quatro era muito bonita.

"Dias de Despedida" foi uma história de perdas, mas também de recomeços, de aceitar que nem sempre somos culpados ou temos controle sobre os acontecimentos da vida, e, acima de tudo, se perdoar. Sem dúvidas, minha melhor leitura de 2021 até agora.

Cintia295 29/05/2020

Emocionante
Como cada pessoa reage ao luto, sofrimento, tristeza. Um livro emocionante chorei várias vezes, é lindo super recomendo.

Terezinha Soares 17/01/2018

Já sei... Opinião impopular
Talvez porque tenha começado com muitas expectativas... Mas a verdade é que não gostei do livro. Não que seja um livro ruim, mas não agradou a mim, pelo menos. Achei os personagens muito (difícil encontrar a palavra certa, mas acho que a que mais se adequa ao que eu quero expressar é:) babacas...
Algumas cenas são desnecessárias para a narrativa. A premissa do livro, a proposta... São boas! Mas... O desenvolvimento é muito "bobo".
Também achei que encontraria citações fortes, já que a temática do luto é uma temática forte... Mas só consegui me deixar tocar por 3, no livro inteiro.
Enfim... Não me agradou!
Mas é apenas uma questão de gosto literário! Porém esse gosto não é o meu!
DessaBfr 21/12/2018minha estante
Oi, bom dia. Sei que o caminho não é esse, mas se não te agradou você trocaria ele?

Amanda Challyne 14/02/2020minha estante
Eu também comecei a ler com expectativa de que seria um livro super triste e que me marcaria com muitas citações e lições sobre o luto, e no fim foi só mais um YA com alguns personagens pouco desenvolvidos.

Gabriel Germano 25/07/2021

Sensível e profundo ao mesmo tempo
Acho que se me perguntassem hoje qual o melhor livro que li este ano eu responderia sem muita hesitação - Dias de Despedida! -, e tudo bem, pode ser apenas a emoção do momento, mas só o tempo me dirá.

São diversos o motivos que me fizeram gostar tanto dessa história. Em primeiro lugar a escrita de Jeff, eu mal via as páginas passarem. Com capítulos curtos e bem fluidos, eu o li bem mais rápido do que estava esperando. E segundo, pela construção dos personagens. Particularmente me senti bastante envolvido por todos eles sem exceção, até mesmo os secundários. Consegui sentir a dor de cada um deles, o sofrimento e angústia, em especial de Carver, se eu pudesse eu gostaria de abraçá-lo e dizer que apesar de tudo, ele vai encontrar paz, e que a culpa não foi dele, embora muitos o digam isso constantemente.

Por fim, gostaria que todos pudessem ler esse livro, não sei se todos vão ter a mesma experiência que tive, espero muito que tenham, já que tive tantas reflexões, pensamentos, ler esse livro em uma época onde tantas pessoas estão perdendo entes queridos talvez tenham sido algo que influenciou bastante. Pra fechar deixo aqui um (dos vários) trechos que me marcaram:

"Há vida por toda parte. Pulsando, zunindo. Uma grande roda que gira. Uma luz que se apaga aqui, outra a substitui ali. Sempre morrendo. Sempre vivendo. Sobrevivemos até não sobrevivermos mais"

Cíntia Costa 22/07/2020

Bom, mas com ressalvas
Gostei desse livro, ele nos prende do início ao fim. Não tem uma queda de você pensar: "ah, cansei de ler" O tema central é a morte, o medo, e principalmente, a culpa. É um livro que vai falar de recomeços, de como lidar com o luto. Me fez pensar como a morte é um sopro. Nunca sabemos a hora que ela vai chegar. E podemos perder quem tanto amamos em um instante, sem nem conseguirmos nos despedir.

Não concordo com a cosmovisão do autor sobre Deus, sobre a eternidade, e sobre as igrejas. Com certeza, não é a minha visão.

Ele tem uma maneira muito abrupta de ficar voltando ao passado, e contando fatos do passado, acontecimentos, e não avisa ao leitor. Não gostei desse estilo.

Fora tudo isso, o livro é muito bom.

Ah, é um livro Jovem adulto.

estanted4ari 02/02/2022

DIAS DE DESPEDIDA
Carver, Eli, Blake e Mars são os inseparáveis Trupe Do Molho mas uma tragédia faz com que Blake, Mars, e Eli morram em acidente fatal de carro e Carver se sente o principal culpado da morte dos seus melhores amigos por conta de uma mensagem no celular.

Meus sentimentos são inexplicáveis para este livro a gente sempre tem os nossos apegos com os  personagens e esse não tinha que ser diferente. Apegamos para nós a dor do personagem, os ataques de ansiedade/pânico, o julgamento, a importância da terapia. Resumindo, consumi tudo que o personagem Carver tinha a oferecer e por mais que o livro seja todo triste ele tem apenas uma coisa que faz a gente ser capaz de finalizar o livro: a amizade duradoura vai além da terra.

Laura 08/07/2021

Muito bom, retrata muito bem sobre o sentimento do luto, amor, enfim. O que Carver passa e como ele reage a tudo, me tocou demais. É uma leitura leve e rápida, apesar do assunto abordado. Recomendo

@somaisumparagrafo 18/11/2020

@somaisumparagrafo
Carver está passando por um luto triplo. Acabou de perder seus três melhores amigos em um acidente de carro e a mensagem que enviou para o amigo que estava dirigindo pode ter sido a causa do acidente. Como se não bastasse a dor da perda, precisa enfrentar a culpa e o medo, visto que um poderoso juiz ? pai do amigo motorista, está disposto a abrir uma investigação para incriminá-lo.

-x-

Carver está carregando o peso do mundo em suas costas, em poucos dias precisou ir a três velórios e se despedir de Eli, Blake e Mars. Com crises de ataques de pânico, possui poucos aliados para ajudá-lo, dentre eles a mais presente é Jesmyn, sua única amiga e namorada ?viúva? de Eli. O problema é que essa aproximação vem despertando-lhe sentimentos proibidos, acrescentando ainda mais merda em sua caótica vida.

Não o bastante, a avó de Blake o convida para um dia de despedida, momento para reviver memórias e celebrar a vida do ente que partiu. Essa prática acaba chamando a atenção das demais famílias e Carver se vê em meio a um turbilhão de sensações e experiências que vão das mais delicadas até as intrinsicamente cruéis.

?Ouvi dizer que pessoas que perderam um membro do corpo têm um ?membro fantasma?, que coça e sente dor como se o corpo tivesse esquecido que ele não está mais lá. Eu tenho uma trindade de fantasmas.?

Este é um livro jovem, mas com muito conteúdo. Com uma narrativa sensível, permeada por tons melancólicos e humor sarcástico (um tanto quanto mórbido em alguns momentos), acompanhamos uma jornada de luto, perdão e recomeços. Um baita livro para se refletir, com uma carga pesada e dolorosamente real sobre tomadas de decisões e suas consequências. Me compadeci pela dor do protagonista e de todos os envolvidos nessa tragédia. As partes mais tocantes foram as dos dias de despedidas, que me levaram a diversos níveis de emoções, com direto até a algumas lágrimas escorrendo. Com certeza uma história linda e profunda, para se guardar no coração e extrair muitos ensinamentos.

Maninha 23/09/2023

Dias de Despedida
Eu gosto de livro que me faz sofrer. Esse definitivamente fez, por isso recomendo.
É tocante e acalentador, nos mostra que podemos conviver com coisas que nunca passam.
Ele faz com que nos apeguemos a todos os personagens de forma bem próxima, a dor deles é a nossa dor.
Foi tudo tão lindo... agora eu quero ter um dia de despedida que na verdade é de conhecimento com meus pais.

Mands 05/05/2020

"Acho que a culpa não dorme . Ela só corrói "
Sem absolutamente nenhum exagero , não consigo parar de pensar nessa história . Com certeza , entrou para lista de favoritos do ano .

O livro conta a história de Carver , um adolescente que manda uma mensagem de texto para seu melhor amigo que estava dirigindo , logo em seguida todos que estavam no carro sofrem um acidente fatal . Agora ele terá que lidar com : o luto , com julgamentos e principalmente a culpa.

A escrita do autor é uma das melhores , se não a melhor , que já li . Ele consegue passar várias emoções de forma simples , porém , imersiva .

Temos flashback das três vítimas e consegui gostar de todos eles , ver como os quatro eram verdadeiramente melhores amigos ......não tem nem como explicar o que senti nessas partes.

O protagonista é excelente , ele passa por um monte de problemas e acompanhamos isso bem de perto , fazendo o livro ficar mais triste ainda.

A situação geral e os cenários são convincentes e quando acabei essa obra tive uma leve sensação de perda .

Eu índico muito esse livro , porque eu tenho certeza que vai ficar na memória de muita gente .

Estante Atípica 16/06/2022

Pensa em um livro que me surpreendeu... é esse. Esse é mais um livro que estava na minha estante a um bom tempo já. Eu acredito que ele estava esperando o momento certo pra ser lido, porque ele foi uma das minhas melhores experiências de leitura desse ano. Já está na lista dos meus livros favoritos.

Gizele 23/12/2020

Que livro maravilhoso, amigos. Tão delicado, tão doloroso e tão intenso. Tem tanto sentimento que você compartilha da dor e da culpa de uma maneira muito real.
E essa ideia de Dia de Despedida, aaahhh, achei incrível. Foi tão forte, cada um deles.

Nesta leitura, me senti como numa terapia, em busca de aceitar o que não posso controlar e de perdoar.

O jeito que Jeff descreveu as cores para passar o sentimento certo dos acontecimentos é envolvente.

Recomendadíssimo!

Bea 16/02/2020

Melhor livro do Jeff Zentner, sem sombra de dúvidas

Juliana1390 30/08/2020

Dias de ensinamentos
Acredito que todos passamos dias de reflexões profundas, ou até mesmo nos sentimos igual Craver, submersos em Dias de luto. Mas creio que a mensagem desse livro vai além de um conforto para Dias de luto. É um livro sobre a vida. Precisamos aprender que os momentos vividos com quem amamos são pra sempre e que sempre devemos proporcionar momentos inesquecíveis com quem amamos. Esse livro é sobre grandes ensinamentos, e o que mais eu gostaria de destacar é a importância de ser verdadeiro com quem amamos. Ser honesto. Recomendo a leitura. De verdade.

Gi Alencar 18/04/2020

Um livro emocionante que me levou a lágrimas em diversos momento! Super recomendo essa leitura!