Tipos Incomuns (Algumas Histórias)

Tipos Incomuns (Algumas Histórias) Tom Hanks

Resenhas - Tipos Incomuns

1 | 2 | 3 | 4

Mari Siqueira 24/12/2017

Uma coletânea de histórias do diretor, produtor, redator e ator Tom Hanks, Tipos Incomuns é uma mistura de sensibilidade e humor. A narrativa traz um contraste de histórias incomuns vividas por personagens que são, pelo contrário, bem ordinários, parecidos com qualquer um de nós. Cada texto tem apenas um elo em comum com os outros - uma máquina de escrever. A paixão do autor pelo objeto transparece em sua escrita e a forma como envolve a datilografia em suas histórias faz com que também nos encantemos pela magia dos tipos.

A heterogeneidade de temas e abordagens torna as histórias de Tom Hanks surpreendentes. Algumas delas terminam sem uma conclusão enquanto outras trazem reviravoltas inteligentes. Cada temática escolhida é contemporânea e aborda problemas com os quais estamos ou deveríamos estar lidando. A falta de trabalho para imigrantes, os desafios da vida moderna, o desejo de parar o tempo, a frenética vida de fama, as lembranças que nos levam de volta aos bons tempos, a busca incansável pelo perfeccionismo que arruína vidas, entre outros.

É impossível não ler esse livro e traçar paralelos entre grandes personagens interpretados por Tom Hanks e os criados por ele. Em tons de comédia, melancolia, crítica e até mesmo um apego nostálgico pelo passado, seus textos são consistentes, deliciosos de ler. Destaco entre os meus favoritos: "De Volta Ao Passado", "Quem É Quem?", "Uma Viagem À Cidade Luz" e "O Passado É Importante Para Nós". Minha predileção pela temática "tempo" fica bem explícita nessa seleção.

Eu não me surpreendi por ter me tornado fã do Hanks escritor, afinal, seu trabalho de atuação é magnífico e só mesmo alguém que conseguiu viver tantas vidas numa só, poderia escrever com a propriedade de quem, de fato, as viveu. Seja em um computador ou em uma máquina de escrever, as histórias desse livro tomaram vida, de maneira sensível e singular. Cada tipo compõe um trecho de uma história incomum como, curiosamente, são as nossas.

"Se alguma vez encontrar Al Bean novamente, vou lhe perguntar como foi a vida desde que cruzou duas vezes a equigravisfera. Ele sofre de melancolia numa tarde tranquila, enquanto o mundo gira no modo automático? De vez em quando vou me sentir triste, porque nada é tão maravilhoso quanto cortar Dufay ao meio?" (p. 136)

site: http://sobreamorelivros.blogspot.com

Vânia 05/12/2017

O Mestre do Humor e o Cotidiano
De repente, um de seus atores favoritos resolve escrever um livro. São contos. São "causos". E é simplesmente incrível ver situações comuns pela perspectiva masculina.
Junte a isso o fato de Tom ter uma sensibilidade maior pelo fato de ser um artista tão talentoso para captar emoções e trejeitos das pessoas.
São 17 histórias. São 17 (personagens principais) absurdamente comuns, mas que conseguem transmitir algo de diferente, nos dando a plena noção de que, não importa quem você seja ou o que você faça na vida, cada ser humano é especial.
O livro é dedicado a pessoas especiais. À família de Tom, Rita, sua esposa, e seus filhos (que ele carinhosamente chama de "as crianças"), e Nora Ephron, que foi uma das escritoras contemporâneas - e diretora/roteirista de cinema - mais inteligentes e antenadas que já conheci.
Em resumo, um livro diferente.
Um livro para ser lido sem pressa, sem compromisso. Mas, um livro para ser degustado e apreciado pelo simples fato de que "tipos incomuns" têm os melhores papéis.
4,5 estrelas

Camila | Book Obsession 01/12/2017

Olá pessoal!

Hoje trago para vocês a resenha desse ebook que recebi em parceria com a editora Arqueiro.

O lançamento da vez é ‘Tipos Incomuns’ do ator, autor e roteirista, Tom Hanks.

Hanks reuniu em seleção contos entre elas: Três semanas exaustivas; Véspera de natal de 1953; Uma viagem à Cidade Luz; Nossa cidade hoje com Hank Fiset; Bem-vindo a Marte; Um mês na Greene Street; Alan Bean mais quatro; Quem é quem?; Um fim de semana especial; Estas são as reflexões do meu coração; O passado é importante para nós; Fique com a gente; Procure o Costas e Steve Wong é prefeito.

Em cada uma dessas histórias, sempre com bom humor, Tom Hanks nos surpreende com sua escrita, seus personagens peculiares e ainda insere seu maior hobby – o seu amor pelas máquinas de escrever.
De forma brilhante e conduzindo cada desfecho, suas histórias se mostram simples, fluidas, de fácil entendimento e até com doses de romance.

“Um olhar de volta à sombra do eucalipto mostrou a mulher de longos cabelos pretos inclinada para a frente, a boca aberta, a cabeça inclinada na linguagem corporal universalmente conhecida do prelúdio de um beijo desejado.”

Algumas em especial me ganharam já nas primeiras páginas, como foi o caso de Véspera de natal de 1953. Onde o casal Virgil e Del, junto com seus filhos pequenos aguardam a chegada do papai noel e mostra o companheirismo do filho mais velho em ensinar e proteger sua irmã mais nova sobre a mágica dessa data especial. Além de conhecermos Bud, o amigo dos tempos da Força Aérea Militar e somos conduzidos a lembranças dos tempos de batalha de forma emocionante e envolvente.

Já em Três semanas exaustivas, dei risadas, mas quase sufoquei junto com o namorado de Anna, devido seu jeito controlador, que transformou a vida dele em um verdadeiro inferno, desde ditar o que ele deve comer e vestir até coisas como o que fazer para melhorar de uma febre, exigindo até o seu limite. Mas no final, a maior surpresa é o que ela revela por exigir tanto dele. Claro que não vou contar, vale a pena conferir.
“Sim, eu tinha uma namorada. Uma namorada transforma um homem desde os sapatos que ele usa para praticar exercícios até o corte de cabelo. (...) Enganado pela adrenalina do romance, corri mais longe do que o meu corpo podia suportar.”

Todas as histórias de Hanks seguem esse estilo irreverente que retrata as diversas personalidades humanas e os diferentes tipos que cada ser imprime na sua vida, sendo para o bem ou para o mal. Conhecemos desde um pai amoroso até um surfista em plenas dificuldades.
Tipos Incomuns ainda nos transporta de forma que damos um mergulho no interior e refletimos a cada situação imposta em nosso cotidiano e nas relações sociais, familiares.
“Era uma máquina de escrever, embora não se parecesse com nenhuma que Bette já tivesse visto. Era antiga, algo da era vitoriana, um aparelho de impressão mecânica com martelos se arqueando sobre o papel enrolado no cilindro. Paul bateu numa tecla cinco vez – toc toc toc toc toc -, adicionou uma gota de óleo às alavancas internas da máquina de escrever repetiu o processo.”

Espero que essa seja uma obra que muitos peguem para ler, pois Tom Hanks soube conduzir com maestria suas histórias e ainda nos convida a viajarmos por vários lugares do mundo com riqueza de detalhes.

A diagramação é simples. A capa não poderia ser diferente. Constatando seu amor por sua coleção de máquinas de escrever e que aparecem antecedendo a cada capítulo.

Você também poderá ficar por dentro de mais informações sobre Tipos Incomuns acessando o hotsite CLICANDO AQUI.

site: http://www.bookobsessionblog.com/2017/12/resenha-tipos-incomuns-tom-hanks.html

1 | 2 | 3 | 4