Sonata em Auschwitz Luize Valente

Resenhas - Sonata em Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jéssica | @jehbreda 02/04/2022

Angústia e heroísmos numa história fluída
Diferente dos livros que normalmente já li sobre o tema Holocausto este não é uma biografia, mas sim um belo romance bem fiel a alguns fatos históricos.

Pela fluidez da escrita você passa a acreditar que tudo ali realmente aconteceu. As personagens são densas e bem construídas e você se apega muito fácil a elas.

A reviravolta de Enoch é bem chocante, mas sinceramente toda vez que leio sobre esse tema não consigo absorver tudo como se realmente aquelas pessoas passaram por aquilo de tão desumano que as vezes aparece apenas ficção (o que não é ) !

Daniela.Alvelos 28/05/2020

Apesar de já ter lido vários livros sobre o Holocausto, esse com certeza foi um dos mais pesados e que me tirou o sono, de pensar em quão desumanas as pessoas são e foram capazes de ser.
E o mais estranho é que por mais emoções horrorosas que ele tenha me trazido, eu não queria largar o livro, de tão fluida a história.
Me fez, com certeza, dar valor às pequenas coisas que muitas vezes nem vemos.
Super indicado.
Heloisa.Agibert 16/12/2021minha estante
Esse tema por si só já me chama a atenção, história bem escrita e com amornai próximo. Uma dor que não pode ser esquecida.

Ste 26/02/2022

No final do livro nós descobrimos que a autora mandou realmente fazer uma Sonata para Haya, tocante, como o livro.
Eu gosto muito de ler livros sobre a guerra e eles sempre partem meu coração em mil pedacinhos. É sempre angustiante saber o tanto que essas pessoas sofreram.. o mais triste, é ver que mesmo com acesso a informação, com tantos avanços no mundo e com tantos relatos sobre o passado, o ser humano não pensa duas vezes antes de escolher retroceder e começar uma guerra.

"O ser humano não quer saber o que de fato acontece na guerra. Se quisesse mesmo, aprenderia e não repetiria. Cada guerra é enterrada quando começa outra para fazer esquecer a que a antecedeu."

PaolaBiah 21/07/2021

Lindo livro
Li o livro em poucas horas. Leitura super fluida e sem enrolação. Muitos fatos, muitas histórias, muitos detalhes. Retrata fielmente essa época. Recomendo muito.

Eudenis.Peclat 09/09/2020

Um dos melhores livro que já li, me emocionei bastante aos relatos, é uma história pesada assim como as outras sobre o holocausto.

Camila 19/07/2022

LIVRO MARAVILHOSO
Meu Deus, esse livro é muito bom. É um pouco angustiante, triste... Ele prende sua atenção, chorei lendo ele :(
A forma como a autora conduziu sua narrativa, mostrando uma realidade triste e sofrida, me fez chorar muito lendo o livro.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Sophi 25/07/2021

Espetacular!!!!
Livro espetacular, recomendo a qualquer um que se interesse pela segunda guerra mundial. É um livro muito difícil de ler, é sofrido mesmo, mas apesar disso, a leitura é muito fluida e só não terminei antes porque não tive o tempo necessário.
Certamente é uma leitura obrigatória para lembrarmos até que ponto o ser humano é capaz de chegar e como o fanatismo político deixa os seres humanos cegos.
* PG105 - "Hitler - um homem de carne e osso - ganhara o status de Deus para decidir quem pertencia ou não à terra e ao povo. A nação de Goethe virara a nação de Goebbels."
* PG257 - "As palavras bastariam? Contar exigia certa lógica. Não existia lógica em Auschwitz."
* PG266 - "Um milhão e cem mil pessoas morreram em Auschwitz. Novecentos e sessenta mil eram judeus. Um terço deles, de origem húngara, e chegaram entre maio e julho de 1944."

Jaine Franco 19/04/2020

Esse romance histórico da Luize Valente é incrível! .

Ler sobre o Holocausto nunca é fácil. Então já vai se preparando.

Essa foi uma leitura que eu precisei em muitos momentos dar uma pausa, fechar o livro, respirar.
Todo o sofrimento gratuito realizado pelos nazistas é indigesto. A todo momento dá aquele nó na garganta.
Lembrar a crueldade que o ser humano foi (e ainda é, convenhamos) capaz de fazer a outos seres humanos é muito doloroso, e revoltante. "Aquele lugar era uma máquina de morte operada por sádicos. " .

Livros como esse são muito necessários, recomendo a todos. "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo."

Alessandra.Rocha 05/05/2020

esse livro me ensinou a dar importancia as pequenas coisas, sobre a nossa liberdade e pensamento... simplesmente amei e super indico.

Mah Mac Dowell 02/04/2020

Sempre gostei de histórias no contexto da segunda guerra mundial. Contudo confesso que esperava um pouco mais desse, mas não deixa de ser uma boa leitura.
Larissa.Giorgetti 02/04/2020minha estante
Mag, quiser vender ou trocar me chama
Ainda assim quero lê-lo :)

Larissa.Giorgetti 02/04/2020minha estante
Se interessar por algum da minha estante de "tenho" posso considerar troca de alguns lá ;)
Bjo

Nani 09/06/2020

Sonata em Auchswitz
Livro emocionante..! A autora tem o dom de nos fazer sentir todos os sentimentos possíveis ao longo da leitura.. fazendo com que nos sintamos como mais uma personagem: sentimos... observamos... torcemos e tiramos nossas lições. Lindo!!!

Luiza.Thereza 26/01/2018

Sonata em Auschwitz
Histórias da Segunda Guerra Mundial são sempre difíceis. Não importa qual seja o ponto de vista narrativo, sempre nos envolvemos (às vezes a tal ponto de não conseguir continuar com a leitura).

Conheci Luize Valente com Uma Praça em Antuérpia, e, por isso, quase surtei quando Sonata em Auschwitz chegou em minha casa. Apesar de saber que seria uma história cheia de sofrimentos, também sabia que teria a narração consoladora de Luize para me fazer aguentar até o final.

Amália é filha de um alemão que mora em Portugual desde os cinco anos. Passou sua passou parte de sua infância naquele país, e parte de sua adolescência em Moçambique, onde os pais foram exilados por se oporem ao regime de Salazar.

Em toda a sua vida, pouco (quase nada, na verdade) sabia da origem alemã do pai. Até então, ele nada falava, nem mesmo uma única palavra em alemão era proferida nas casas em que Amália e o irmão cresceram.

Isso muda quando, ao tirar o telefone do gancho para ligar para seu ginecologista ela escuta seu pai conversando, em alemão fluente, com a avó paterna que ela vira uma vez na vida, há muito tempo, e por um momento tão breve que ela mão se lembra de seu rosto.

Na conversa, ela escutou sobre Frida, a bisavó de quase cem anos que queria conversar com Hermann, seu pai, sobre o filho, avô paterno de Amália, oficial alemão que lutou na guerra pelo Reich.

É um choque de repente descobrir-se descendente de um nazista, uma ruptura em tudo o que ela conhecia até o momento sobre a família que a criou defendendo ferrenhamente o valor dos direitos humanos.

Assim mesmo, ela parte para Berlim e, em segredo, vai procurar a bisavó. A velha senhora desfia a história de sua família, do marido seguidor ferrenho de Hitler que se matou ao admitir que o sonho do império alemão estava extinto e de Friedrich, seu filho mais moço, o sensível e genial piloto que viu sua liberdade cair por terra após um acidente aéreo.

E, especialmente, Frida contou a Amália sobre a noite em que ele chegou em casa de madrugada carregando uma menininha recém nascida numa cesta. Haya, que nascera menos de dois dias antes no campo de concentração de Auschwitz.

Apesar de ter sido dado como morto, Frida tinha esperanças que Friedrich ainda estivesse vivo, no Brasil, após descobrir, nos pertences de seu pai (com quem tinha cortado relações antes da guerra), um cartão postal com a foto de Haya adolescente junto com sua mãe e, ao lado, uma partitura de piano com uma composição de Friedrich para a bebezinha resgatada.

A história foi contada, mas as perguntas ficaram. Perguntas sobre Friedrich, sobre Haya, sobre as ações do pai... E é com elas que ela vem para o Brasil. É com elas que ela se encontra com Haya e Adele. E é assim que Adele rompe o silêncio dos anos e, pela primeira vez, conta para a filha sobre o local de seu nascimento, e sobre o soldado alemão que salvou sua filha da morte em Auschwitz.

Não é uma história fácil de se ler. A todo momento, um bolo se forma na garganta quando se presencia, mesmo que somente pela leitura, o horror e a desumanidade sendo distribuídos tão gratuitamente. Fiquei pensando também como seria ver uma pessoa boa tendo que desfigurar seu próprio caráter para não sofrer as consequências por ajudar os alvos de um ódio infundado. Como seria saber que seus avós e/ou pais fizeram parte, mesmo que a contra gosto, dessa carnificina. Só pensar é arrasador.

É aqui que me explico ao definir a narração de Luize Valente como "consoladora". Suave e humana, ela parece sabe como afagar os corações partidos e espremidos depois (e até antes) das partes mais sofríveis da narração. Os sofrimentos vividos se alternam entre momentos ternos que mostram a força de pessoas que foram dizimadas por não caberem em um "ideal" estúpido de um homem louco.

A leitura de Sonata em Auschwitz é muito mais que recomendada.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2018/01/sonata-em-auschwitz-luize-valente.html

Tamires.Xavier 22/05/2020

Livro que me prendeu do início ao fim.
Sonatas em Auschwitz nos trás um pouco da história dos Judeus na segunda guerra mundial, esse é um dos temas de romance que mais gosto de ler, por mais que seja uma história fictícia, retrata como histórias de uma vida toda foi extinta por causa da maldade de pessoas sem coração.
Pessoas perdendo suas casas, suas conquistas de uma vida e que eram passadas por gerações, esposas separadas bruscramente de seus maridos, mães perdiam seus filhos e filhas, sere humanos sendo tratados como animais.
Um livro que trás reflexões para uma vida toda, momentos que fazem parte da história real de muitas vidas.
Será que as pessoas que sobreviveram a tudo aquilo, realmente deixou o passado de lado e conseguiu viver uma vida tranquila ou será que as sombras do passado voltavam para os perturbar?
Uma coisa é certa ninguém nunca vai conseguir esquecer o que se passou em auschwitz.

Rejane 08/10/2020

Sonata em Auschwitz
"Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repetí- lo." Com base em fatos reais sobre o holocausto.

saraiva 02/04/2020

bem bom
não é meu estilo preferido de livro mas gostei bastante. acredito que é um livro mais adulto, mas adorei o final. muito triste (como todo livro sobre esse período) e bonito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6