A Quinta Estação

Resenhas - A Quinta Estação

Andre.Pithon 15/08/2023

Bingo de Ficção Especulativa 2023
4.4: Magia Elemental

A quinta estação é um livro que possui um par de twists muito inteligentes, e ele está muito muito orgulhoso de ter pensado neles e construído sua incomum organização narrativa. Tão orgulhoso, tão autocongratulatório, que você eventualmente percebe que, por melhor que a história seja, ela foi totalmente construída ao redor dessas viradas inteligentes, únicas e impressionantes. Nos capítulos que a surpresa bate, é sensacional. Um livro que definitivamente me faz entender a celebração, e os motivos que Jemisin aparece em toda lista de Hugo/Nebula, quase sem exceção. Entretanto, é um twist tão legal, tão importante, tão genial, tão definitivo, que todo o resto da história se curva para que ele tenha seu momento de brilhar. E eu estava gostando do resto da história.

A Quinta Estação, primeira obra em uma já completa trilogia, conta a história de uma mulher em busca de vingança após o filho ser morto pelo marido por suas capacidades de orogene, a capacidade de se conectar com a terra, mover placas tectônicas, manipular a terra, terremotos e tudo mais. Os Orogeneses são severamente regulados, usados como ferramente para equilibrar em segurança um mundo sempre ameaçando um novo apocalipse, onde centenas de civilizações já foram destruídas e substituídas. São ideias já vistas muitas vezes em outros lugares, os magos que sofrem racismo, as alegorias de fantasia sobre opressão e preconceito, a escola arcana; mas vem acompanhados de uma raiva que faz com que funcione poderosamente.

Babel é um livro para falar colonialismo ruim.
The Fifth Season diz que racismo ruim.
Concordo com ambas afirmações.
O primeiro acho péssimo, este acho excelente. E a chave para isso está na força da história, no peso da dor, nos momentos em que o livro escolhe entre ser didático e ser forte. Babel bate a mensagem na sua cara, vez após vez, sem consciência, e The Fifth Season meio que também, mas o faz através de seus temas, através da dor sentida pelo personagem, de forma que parece real, e que machuca, e que te enoja, mas que é perceptível como, infelizmente, realista. Ver o horror real na fantasia choca e machuca, e os primeiros dois terços desta história são de uma sensibilidade odiosa e revoltante.

N.K. Jemisin escreve com raiva. Sem dúvida é o sentimento mais presente aqui, e ele é perceptível, escorre pelas palavras, você sente na prosa. Dura, agressiva, uma erupção aguardando furtiva no âmago de cada pessoa, esperando apenas o toque de orogene para explodir, destruir, consumir um mundo que talvez mereça mesmo ser consumido. E fantasia é uma porta maravilhosa para denunciar a sociedade, criando o que não-é para refletir o que é. Este é um livro que não diz nada novo, mas repete aquilo que precisa ser constantemente dito, pois parece que sempre tem gente esquecendo.

A representatividade é legal. Normalmente isso não tá no topo das minhas prioridades para gostar de algo, mas aqui é bem incluído, faz sentido, e os personagens não são definidos por isso. Gosto de ler um personagem trans que não é um mero token, não só definido por sua identidade de gênero, mas que tem direito a personalidade, a objetivos, a fazer merda. Importante, bem feito.

Mas, como a primeira parte de uma trilogia, a Quinta Estação não entrega um final. Entrega a solução de seus twists (que são ótimos! Muito bons! Aplauda! O livro quer muito que você aplauda!), mas a história não tem um fim. Menos, mal tem uma conclusão digna. Você ganha respostas, você ganha uma última frase foda (mas que dá pra adivinhar antes, belo twist secundário, aplauda também o belo twist secundário!!!), mas nada realmente acontece. O status quo da protagonista é o mesmo no primeiro e no último capítulo. Irei ler o resto da trilogia eventualmente, mas como uma obra separada, Jemisin não fecha uma conclusão adequada. E, sim, esse nunca foi o objetivo. Não dava tempo de escrever um fim, pois o twist lindo e inesperado e tão original precisava ser incluído e explorado ao seu máximo.

Detalhe, grande parte do livro é escrito em segunda pessoa. Há um motivo para isso. Ainda assim, já tendo visto esse artificio ser usado com genialidade por Tamsym Muir em Harrow the Ninth, aqui parece supérfluo, e não realmente adiciona nada ao livro. Não o piora, a escrita não me distraiu, mas é sem impacto.

Por fim, The Fifth Season é uma leitura forte, poderosa, bem escrita e bem pensada, que poderia ser muito melhor caso se desse ao trabalho de contar uma história.
Talvez ainda o faça.
Por enquanto, é um truque narrativo fofo lado a lado com uma erupção de raiva contra o mundo, e eu sinto que essas duas coisas não combinam tão bem assim.

Iaszz 12/08/2023

Não sei explicar o que senti, esse livro brinca com a sua cara com a maneira que vai soltando as informações ao longo do livro, mto mto bom. Tinha tempo que eu não lia um livro e ficava com essa sensação do autor ser genial, recomendo pra todoooo mundo.

Beatriz 11/08/2023

Meu Deus como me reconstruo depois desse plot?
Isso foi sinceramente uma explosão de emoções! Todos os elogios feitos a esse livro são justamente merecidos. A leitura é deliciosamente construída e não poupa profundidade e cuidado diante dos personagens. Um misto de sentimentos é a melhor descrição que posso fazer. O universo é uma aventura encantadora e violenta em seus muitos mistérios e estou simplesmente apaixonada pela Essun de tantas maneiras! Somente leiam e vcs vão se sentir obrigados a vim elogiar essa obra tanto quanto eu!

Rute 10/08/2023

Sendo sincera ja tinha saudades de uma boa distopia
O único problema q vejo nesta e a demora da história em avançar
E ter me sido vendida como livro unico

Vanessa917 19/07/2023

Enrolei mas terminei
Logo que saiu esse livro eu estava louca para ler, mas não tinha ebook dele ainda, então eu tive que comprar, e até então a vontade de ler ele foi sendo ofuscada por outros livros.
Mas depois de anos, terminei de ler. E recomendo super a leitura.
O mundo bem construído, apesar de dar uma confusão na cabeça às vezes, devido a tantos elementos originais, e narrações, ainda assim é muito bom de ler. Um mundo novo.
Também traz reflexões a respeito do racismo e escravidão, a sua própria maneira, que achei muito válido.

Mas acho que não é um tipo de livro que muitos curtiram facilmente. Enfim. Kkk recomendo.??

brenda 11/07/2023

Acho que tem sim potencial, gostei de como a autora construiu o universo, mas eu acredito que só não foi pra mim mesmo. Tive expectativas altas que não corresponderam ao que eu esperava...

ana laura 11/07/2023

OBRA PRIMA
Isso aqui mudou totalmente minha visão a respeito de fantasia. é difícil de pegar no começo mas depois vale totalmente a pena.

Andrezza 10/07/2023

Tenho que confessar que demorei muito pra embalar nessa historia, em muita as vezes eu até tive que voltar para ver se tinha perdido alguma coisa kkkkk
A leitura foi um pouco difícil para mim, mas tenho que admitir que nas ultimas paginas as coisas foram ficando cada vez mais intrigante e com uma reviravolta que me deixou bastante curiosa para pegar o próximo volume.

Mari 09/07/2023

Achei que fosse melhor
Comecei a ler achando que seria algo grandioso, mas os capitulos longos, entrelaçados..não justificaram a nota alta.

Alan (@coracaodeleitor) 03/07/2023

Hoje eu vim aqui falar sobre um dos livros favoritados do ano. ?A quinta estação?. Sabe quando você antes mesmo de ler um livro sente que irá amá-lo? Pois esse livro pegou todas as minhas expectativas e ainda superou e eu preciso fazer vocês amarem também.

Em um mundo onde ?A quinta estação? é algo que trás destruição no mundo em forma de catástrofes naturais. Temos também os orogenes, pessoas capazes de controlar os elementos da terra assim salvando muitas pessoas desses desastres.

Mas mesmo salvando as pessoas eles são temidos, por serem vistos como muito poderosos. Assim todos os orogenes precisam frequentar uma escola onde eles aprendem a dominar seus poderes.

Nesse contexto conhecemos a Essun, uma de nossas protagonistas. Que é uma orogene.

Certo dia ao chegar em casa ela descobre que seu marido matou o filho mais novo e sequestrou a filha mais velha. E ela começa uma busca incessante por sua filha.

Ao longo do livro também teremos mais dois pontos de vista de uma pessoa que está começando a dominar a orogênese e outra que já domina.

E acho que basicamente é isso que posso falar sobre a obra sem dar nenhum spoiler e sem estragar a experiência de vocês.

O livro aborda claramente aspectos como preconceito mas encaixados de uma outra maneira dentro da realidade do livro. Como as minorias tem que fazer um grande esforço para receber o que os demais tem sem esforço algum.

Fora que o universo criado aqui é muito único. Acho que a autora deixa tudo muito claro e isso me conquistou.

Eu particularmente estava com saudades de ler um livro assim que fosse tão envolvente e me deixasse pensando nele toda vez que fechava o livro.

É um livro adulto e com temáticas adultas. Por tanto pode conter alguns gatilhos.

Enfim, é mais um livro que eu poderia aqui ficar falando horas. Mas o que posso dizer é que indico sem medo.

Luiza | @itsluizayall 01/07/2023

A Terra Partida
Acho que esse foi um primeiro livro muito bom para nos apresentar ao universo da trilogia. Como a maioria das pessoa que leu esse livro, fiquei bem confusa no início da história, tentando entender esse universo criado (ainda tô um pouco, abafa kkkkkk), mas aos poucos as coisas foram se desenrolando e foi dando pra curtir melhor a história.

Foi bem legal também o lance dos 3 pontos de vista e de um deles ser em 2a pessoa, uma coisa que normalmente me incomoda um pouco, mas eu gostei nesse.

Tô ansiosa pra ler o próximo e poder ver a continuação dessa saga.

Pjmluvx 13/06/2023

OLHA A BOMBA ?
O primeiro sinal de q eu n podia ter lido esse livro foram as 4 (quatro!) vezes q eu tirei ele da estante e voltei dps de 5min pq eu fiquei com sono demais pra continuar.

Quem avisa, amigo é. Infelizmente, eu não tive nenhum pra me dizer, então vou fazer a gentileza de dar alertas sobre esse livro:

?Escrita, não em 1°, não em 3°, mas em 2° pessoa. SIM, é tão horrível quanto parece.
Passar quase 600 paginas recebendo ordem do autor de como se sentir e interpretar uma cena do livro é muito chato vei, cada vez que eu lia um ?você? eu ficava um pouco mais tentada ao suicidio.

?Trope de gravidez PESADO. Muitas gravidez(es?), muitos bebês, muito uso da palavra ?reprodução?. Literalmente meu inferno pessoal, eu realmente não quero e não gosto de ler sobre.

?Trope de poliamor? Trisal? Menage a trois? (Perdão a ignorancia, como se chama um namoro entre 3 pessoas, em que 2 delas se odeiam e n sentem atração uma pela outra?)

?Age-gaping. O casal principal é uma mulher de 20 anos e um cara de 40 e poucos, mas ele age como um moleque frouxo de 15 anos, ent acho que ele faz compensar? Horrivel.

?Múltiplos POV?s. Não sou fã, apenas, fico confusa e não me conecto com ninguém (apesar de inicialmente eu ter curtido mt o pov da Syenite)

?E o principal: esse livro GRITA geografia o tempo inteiro. A mitologia inteira gira em torno de geografia (ninguém falou?) e pqp sempre odiei essa matéria ai que odio.
Prepare-se para conversas extensas e repetitivas sobre rochas, e areia, e solo, e magma, e correntes convectivas, e vulcões, e placas tectônicas, e terra, e tudo isso.
Dissociei p cacete, eu la quero saber se o continente ta rachando fi sifoda n tenho nada com isso nao

Enfim, é um livro muito pretensioso, lento e chato na maior parte, vc n entende nada que ta acontecendo (até porque o arrombado do editor do livro so botou o apêndice no final, E EU NAO VI, ent eu passei o livro ainda mais confusa).
Eu não me identifiquei com nenhum dos personagens, e os acontecimentos só foram me afastando deles. (Ai gente as cenas do trisal tb nossa que nojo juro q n sou velha conservadora mas ver dois véio gagá se esfregando pelo amor de deus

Eu realmente queria q esse livro tivesse sido genial e perfeito igual ta td mundo ai falando. Pessoalmente, enfiei 50 pila dentro do meu 🤬 #$%!& e me arrependo muito k.

Helly 12/06/2023

RELEITURA ÉPICA
Porr que livro bom meu deus nk entre na minha casa e reescreva minha família pelo amor de deus já vou até começar a continuação