H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

ErikaGonAalvesFigu 03/03/2021

Acho que Lovecraft dava as melhores viajadas pra escrever. Eu terminei o livro amando o fato de ter me dado a oportunidade de entrar em um universo incrível como esse que ele criou.
Entidades simplemente impossíveis de imaginar exatamente, mas que trazem um terror absurdo quando você para pra pensar na magnitude de todas elas. Os sentimentos que Lovecraft busca geralmente é de fazer você se sentir extremamente pequeno diante do cosmo e dos segredos do universo. Ele sempre te oferece o sentimento de surpresa e curiosidade, e depois te mostra o terror de não saber nada.
Os dois últimos contos do livro são os meus preferidos (e não, não é sobre Cthulhu).
Gosto de como ele usou locais desconhecidos para focar sua história, seja no deserto, Oceano ou Antártida. Ele nos dá aventuras além de terror.
Eu não saberia exatamente o que escrever sobre, mas como foi isso que saiu espero que desperte a curiosidade de quem ainda não conhece as obras dele.
Sem dúvidas Lovecraft conquistou seu lugar no tempo.

Kamis 19/02/2021

E mais uma vez kamily se decepciona por ir com muita expectativas.
Eu gostei, mas idealizei tanto que fui um pouco desapontada, as ideias são boas mas o livro sendo do século XX, Lovecraft passa uma leitura mais arcaica. É difícil aprofundar com facilidade.

Mas a melhor coisa é ENTENDER REFERÊNCIAS de filmes, desenhos e série.
Espero ler algum dia de novo, mais velha para ver se leio com mais sentimentos.

Pedro.Machado 18/02/2021

De arrepiar o pelo do cu
O jeito que o Lovecraft escreve é simplesmente de outro nivel, eu achava que seria dificil de ler ele pelo que eu tinha ouvido falar da escrita dele, realmente tem alguns contos (principalmente Nas Montanhas da Loucura) que ele exagera demais na linguagem cientifica, mas quando o livro te leva pra uma área que nenhum ser humano pisou em toda a historia, conta dos Deuses Anciões realmente te transporta demais pra dentro do livro, e voce nem liga mais pra linguagem dele. Me surpreendi muito, nao achava que ia gostar tanto.

Manel 16/02/2021

Escrita um pouco massante e cansativa,me interessei mais pelos contos mais curtos.Apesar da escrita difícil a atmosfera criada pelo autor é envolvente.

Thaila 13/02/2021

Foi uma leitura boa. Eu não sei bem oq esperava desse livro kkkk. Mas foi uma pequena decepção. Os contos não são ruins, mas achei muito repetitivo e descritivo demais.

Giulia29 12/02/2021

"Escrevo isso sob uma pressão mental considerável, já que, à noite, não mais existirei"

Rafael.Pereira 12/02/2021

Encarando o Abismo
Lovecraft é um autor mundialmente conhecido por encarar o horror de uma maneira totalmente nova para a época, usando de elementos de sci-fi para edificar um mundo em que o próprio universo e seus deuses odeiam o ser humano e o que assusta não são demônios ou almas penadas, mas o mistério e a ignorância humana.

Essa coletânea de contos do autor consegue evidenciar esse aspecto central de sua obra e serviu como uma ótima introdução a esse autor tão renomado.

Vale ressaltar que mesmo gostando da maioria dos contos ainda há alguns que apresentam lugar de destaque como Nas Montanhas da Loucura e O Cão de Caça.

O único aspecto que me incomodou durante a obra foi a leitura extremamente maçante e pesada, que muitas vezes diminuía meu ritmo de leitura e o ânimo para continuar. Mas mesmo assim a coletânea é uma ótima porta de entrada pro universo do autor.

Gárgula 03/02/2021

H P Lovecraft – Medo Clássico Volume I
Uma excelente porta de entrada
Depois de terminar a leitura de H P Lovecraft – Medo Clássico Volume I, me veio à mente que este livro funciona certamente como uma excelente porta de entrada para aqueles que nunca leram o Cavaleiro de Providence (apelido de Lovecraft).

Publicado pela DarkSide Books em uma edição impressionante não só pela qualidade gráfica, como também pelo projeto editorial. Vale lembrar que o livro possui duas capas distintas, sendo a minha então a edição de Miskatonic.

A tradução dos contos e novelas, assim como das notas, é assinada por Ramon Mapa. As ilustrações, por sinal belíssimas, são do artista Walter Pax, mas temos também ilustrações complementares de Robert Bloch.

Uma boa organização interna
Chama a atenção igualmente a organização interna da obra. As escolhas dos contos e novelas de H. P. Lovecraft são agraciadas por bons textos extras, que então nos apresentam de forma diversificada o autor americano.

Ramon Mapa tece uma excelente apresentação do autor em seu prefácio onde assim resume a ideia na escolha de cada texto. Como um pequeno mapa, este prefácio inegavelmente guia o leitor de uma forma absolutamente precisa pelo recorte escolhido pelo organizador.

Das criações de H. P. Lovecraft, temos excelentes candidatos. Sem dúvida não apenas o leitor contumaz, como também o novato irão encontrar um rol de histórias bem interessantes.

Dagon apresenta-se como abre alas deste desfile lovecraftiano. Temos alguns dos melhores textos do autor contemplando desde a fase conhecida como Ciclo dos Sonhos, até o Ciclo de Cthulhu, sua fase final de criação.

Extras bem interessantes
Após as histórias, temos em seguida extras fascinantes. Não canso de falar que hoje os textos complementares inegavelmente acabam por chamar muito mais minha atenção, pois embasam mais o leitor.

Lovecraft e a Cultura Pop
Fernando Ticon e Ramon Mapa mostram ao leitor como é vasta a influência de Lovecraft na cultura pop. Um texto gostoso de ler que vai dar uma ideia não só interessante de como outras áreas da cultura, bem como música e cinema, entre tantos artistas, prestaram homenagem à Lovecraft. Sua influência não pode simplesmente ser ignorada, mas devemos entendê-las a partir de um olhar crítico.

Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft
Outro texto muito interessante, assinado por Robert Bloch, traça paralelos e compara estes dois escritores. Ambos são influências na literatura de horror, cada qual a sua forma, imprimindo sua marca e Bloch analisa exatamente isso. O texto é de 1973 e sua análise é interessantíssima. Indico muito a leitura.

Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence
Um texto absolutamente original escrito por Clemente Penna em 2017, em Providence, Rhode Island, cidade natal de Lovecraft. Penna faz um tour com o leitor apresentando a cidade. Ao final já percebemos que também nos é apresentado Lovecraft e porque seu epitáfio encerra tão bem a ideia de ambos, cidade e cidadão, serem um só:

I am Providence

H. P. LOVECRAFT
Conclusões finais
Se alguém hoje me perguntasse por onde começar a ler Lovecraft eu diria, sem sombra de dúvidas, que H. P. Lovecraft – Medo Clássico Volume I é certamente um dos melhores caminhos.

Ele não só traz textos e extras valiosos, como imagens dos manuscritos, além de ilustrações belíssimas. Uma aquisição boa ou um presente incrível.

A escolha é sua e tenha uma boa leitura.

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/10/20/h-p-lovecraft-medo-classico-volume-i/

Eliete 30/01/2021

...
Nem sei como começar essa resenha. A edição da Darkside está linda como sempre, em quesito acabamento e ilustrações está lindo! Mas minha experiência com a tradução deixou a leitura extremamente cansativa e perdi boa parte do sentimento de horror que senti lendo os mesmos contos em outras editoras... De qualquer forma é uma leitura que vale a pena pelo conteúdo, se feita em doses homeopáticas.

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - H.P. LOVECRAFT MEDO CLÁSSICO (VOL. 1: MISKATONIC EDITION)
Howard Phillips Lovecraft (1890 - 1937) foi um escritor estadunidense reconhecido por trazer um terror diferenciado para a literatura do gênero da ficção científica e fantástica. Inspirado em vários escritores e filósofos, H.P. Lovecraft criou monstros e histórias baseados, principalmente, em seus pesadelos (como ele afirmava). Esses simbolismos monstruosos se apresentavam como algo inédito na época, pois misturavam espaços diferentes: a terra e o universo entrando em contato, consequentemente provocando o nosso medo do desconhecido.

Já fazia muuuuito tempo que eu estava namorando as duas edições de H.P. Lovecraft da Darkside books. Depois de dois anos apenas desejando, finalmente comprei a edição Miskatonic e li, pela primeira vez, alguns contos INCRÍVEIS de Lovecraft. O meu interesse por esse tipo de conto começou com Edgar Allan Poe (Resenha - Edgar Allan Poe - Medo Clássico (Volume 1)) e, ao descobrir que H.P. Lovecraft era um grande fã de Edgar, pesquisei mais sobre ele, pois até então, eu conhecia apenas a lenda d'O Chamado de Cthulhu (Clique aqui para conferir o meu post "O poema de H.P. Lovecraft para Edgar Allan Poe", no site do Recorte Lírico).

Confesso que fiquei bastante surpresa com os contos do autor. Logo no início dessa edição, a introdução já nos conta que H.P. usa da linguagem arcaísta em seus textos, então fiquei esperando me deparar com uma narrativa extremamente formal, como em Edgar Allan Poe. Não sei se a tradução alterou muito a linguagem da obra, mas eu gostei bastante e achei até bem moderna. Os contos me prenderam de uma forma que eu não esperava também, ouso até a dizer que os textos dele me dão mais medo do que os de Poe.

Diferentemente de Poe, todos os protagonistas e personagens-narradores dos contos de H.P. possuem nomes e se aproximam bastante dos leitores, porque estão sempre prestes a contar uma história que ouviram ou que aconteceu com eles. Os monstros são descritos de modos horrendos, provocando a nossa imaginação e despertando medo, nojo, etc.

O aspecto moderno em Lovecraft está no fato de que seus monstros, apesar de parecerem com seres mitológicos, são trazidos do espaço, de outras dimensões, do centro da terra e diferentes espaços dos quais estamos acostumados. Eu dificilmente li histórias com monstros, inclusive. Sempre que era para dar medo, eram assassinos, espíritos e coisas do gênero. Para dar medo com monstros, o autor foi muito inovador e precisou ser muito bom, algo que eu concluí com certeza: Lovecraft é sensacional. (Já ganhou meu coração, haha).

Os contos presentes nessa edição (e alguns capítulos extras), são:

- Introdução Darkside
- Dagon
- A cidade sem nome
- Herbert West: reanimator
- O depoimento de Randolph Carter
- O cão de caça
- O chamado de Cthulhu
- Nas montanhas da loucura
- A sombra vinda do tempo
- A história do Necronomicon
- Lovecraft e a cultura pop
- Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft
- Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence
- Origens - Anotações raras e inéditas

E antes de encerrar essa resenha de primeiras impressões, vamos fazer uma pausa para admirar essa EDIÇÃO PERFEITA DA EDITORA DARKSIDE BOOKS (nunca erraram):

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/10/resenha-hp-lovecraft-medo-classico-vol.html

Victor.Bansemer 19/01/2021

As artes dessa edição são muito bem feitas e ajudam a imergir no universo sombrio de Lovecraft. Tem seus defeitos por conta da época e contexto em que o autor vivia, mas uma leitura obrigatória para quem gosta de fantasia e terror cósmico.

Giovana456 18/01/2021

Um clássico
Os contos dessa edição da darkside são fantásticos, carregando elementos sombrios que servem pra criar a impressão do mal espreitando, que leva o leitor a ficar apreensivo, prendendo-o na história. Além disso, há a criação de muitas criaturas e simbologias incríveis que se apresentam, até a atualidade, de maneira expressiva na cultura pop. De fato é um clássico do terror que todos que curtem o gênero deveriam ler.
Vale-se a ressalva que, mesmo Lovecraft sendo um grande escritor, há uma recorrência de preconceito nas obras, principalmente de cunho racista.

Henriique 16/01/2021

-Um Pavão-
A mais bonita coletânea dos trabalhos de Lovecraft.A diagramação é muito boa a não ser pela própria descrição em excesso presente nas novelas;Nas Montanhas da loucura;A cidade sem nome e Herbert West Reanimator.Que cansam bem mais que os contos,exigindo uma bela pausa na leitura para descanso mental.
Os apêndices na edição são de extrema riqueza, trazendo um pouco mais de familiaridade com o escritor e seus escritos que foram trabalhados com muita cautela pela editora Darkseid (E cá entre nós,ela nunca falha).

cosmic hobo 12/01/2021

H.P Lovecraft
Por mais que eu já tenha lido os contos O Chamado de Cthulhu, A Cidade sem Nome, Dagon e A História do Necronomicon, achei a seleção de contos satisfatória e tais histórias adicionaram elementos incríveis para a mitologia de Lovecraft. No entanto As Montanhas da Loucura foi uma história bastante chata de ser lida, cheia de descrições que simplesmente me deixaram sonolento e com uma grande sensação de tédio.