H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Jorge.Raitz 25/08/2021

Achei um pouco travado a leitura, mas livro muito bom, é bem trevoso como o pessoal fala, recomendo!

Almeida 26/08/2021

Um livro com certeza para os pacientes. Lovecraft está longe de ser uma leitura agradável, muito massante e condesado.
Mas que compensa no final! O mundo Lovecraftiano é vasto e se ambienta nas frestas do medo do desconhecido tao popularizado por autores como Byron e Mary Shirley

Rodrigo 29/08/2021

O horror cósmico
Os contos de Lovecraft são tudo aquilo que dizem que são.

Também é verdade, que são bem repetitivos em alguns pontos.

E também é verdade que alguns são ótimos e realmente causam agonia e aguçam a imaginação enquanto outros, nem tanto.

No geral, a obra é fantástica e, se emergirmos na narrativa, pode extremamente perturbadora...

Amy_Pimenta 31/08/2021

11 meses depois de ter começado o livro, após meses reclamando, encarando o livro na estante, sofrendo por me arrastar na leitura, finalizei. (Toquem We're Chapions). H.P. Lovecraft é considerado o ápice do horror cósmico. Que nos apresenta a realidade de nossa insignificância no universo em comparação a criaturas maiores em tamanho, poder e intelecto se comparadas a nós, seres humanos.
Fui bombardeada de informações sobre os contos dele, que geravam medo, suspense, medo, tantos sentimentos que eu estava atrás, e apenas recebi decepção. Eu sabia algumas poucas coisas sobre o autor, sabia de sua fama negativa, mas me surpreendi por ser pior do que imaginava.
"Como ser humano Lovecraft era um ótimo escritor" foi o que eu mais repeti, enquanto me indignava com o racismo claro que havia em seus contos, algo que me enojou e me estressou, além de sua xenofobia e sua intolerância religiosa. Era um homem realmente de caráter baixo, e que afirmava em seus contos a sua opinião. Arrastei a minha leitura não apenas por trechos onde isso ficava claro, como pelas enormes descrições, fossem cientificas ou da engenharia de algum aparato, que duravam paginas, e a minha falta de um maior conhecimento diminuíram ainda mais minha vontade de ler.
Não consegui, mesmo tentando separar autor e obra, e não consegui gostar, foi arrastado e difícil para mim, mesmo sendo um clássico e entendendo isso. Garanto que entre tantos personagens eu me aproximei das criaturas, já que sabemos que Lovecraft sempre teve medo das pessoas e do desconhecido, podendo assim haver uma junção entre os preconceitos que ele carregou e as criaturas (em minha opinião obviamente)
O primeiro conto foi o que mais me animei lendo, mas logo em seguida decaiu. Se tornou morno, sem medos ou surpresas, ou qualquer sentimento além de normalidade.

lucaschristyan. 01/09/2021

Resenha Terror Cosmico
A obra de Lovecraft dispensa comentários, é um dos pilares do que conhecemos atualmente como gênero de terror/horror.

A versão da Darkside está muito bem caprichada, com materiais, diagramação e ilustrações muito boas. A seleção de contos foi muito feliz, percebi, não sei se por acaso, que histórias presentes nesse compilado possuíam alguma ligação entre si, o que pessoalmente me empolga bastante. Aqui fica o destaque para os contos Herbert West e Nas Montanhas da Loucura, os dois melhores contos presentes nesse livro.

Pontos negativos: em livros de contos eu gosto quando mesclam narrativas rápidas com outras mais longas, o que não percebi nesse livro, a leitura de Lovecraft não é para todos, é muito densa (cheia de pompas e redundâncias) o que associado ao tamanho de certos contos deixou a leitura "travada".

Matheux 02/09/2021

Levemente decepcionado
O livro contém diversos contos, sendo 5 relativamente curtos e 3 mais longos, quase romances.
Os contos curtos são extremamente bons e conseguem passar perfeitamente essa sensação de "medo do desconhecido" e eu simplesmente adorei todos sem exceção.
Entretanto, quando a questão é sobre os contos maiores, eu fiquei decepcionado. Isso porque, com excessão do Chamado de Cthulhu (que é o mais famoso conto do autor com razão, pois ele é simplesmente fantástico), os outros são entediantes em um nível que eu nunca havia experimentado.
Com certeza esse é um problema pessoal que a maioria provavelmente não vai ter, mas eu achei extremamente chato a quantidade excessiva de informações que o Lovecraft condensa em um conto.
E pra mim isso acaba sendo contraditório, já que como o leitor terá esse "medo do desconhecido", se tudo está sendo descrito e explicado nos mínimos detalhes?
Por esses motivos eu considero "Nas Montanhas da Loucura" e "A Sombra Vinda do Tempo", muito inferiores em qualidade comparadas aos contos curtos. E, por eles acharem compondo praticamente metade do livro, acabam diminuindo a nota que eu atribuo para a obra como um todo.

Ruan.Campello 10/09/2021

O ? tedioso ? horror cósmico.
Declaro que sim, consigo reconhecer como Lovecraft foi importante para seu gênero: o terror; com a consolidação do chamado "horror cósmico", que seria, no geral, fazer-nos sentir-se pequenos, com um universo ancestral e indomável que nos cerca.
Bem, foi isso me disseram, e dessa sinopse, só tirei breves cochilos durante as páginas.

? Experiência lendo ?

De longe ? de longe mesmo ? meus contos favoritos foram "Herbert West: Re-animator" e "A cidade sem nome", o primeiro, talvez tenha gostado pela similaridade com Frankenstein, porém com suas diferenças. A evolução de Herbert é muito bem feita e construída, o final é sensacional. E é isso, essas são as únicas coisas boas que posso dizer sobre esse livro.

A escrita ? por mais que entenda as longas descrições como método enriquecedor ? perde o leitor no meio dos parágrafos. Simplesmente enlouquecedor ler tanta coisa descritiva, sobre um algo que deveria ser "medo do desconhecido". Erudição é um fator ótimo, conhecimentos técnicos também, mas se você não prende o leitor, não vale de nada.

Olhem, já li Drácula e é um dos meus favoritos, e também, é tido como descritivo demais por muitas pessoas, todavia, acho o jeito com que o Stoker trata as orações muito gostoso; diferente do Lovecraft, que é totalmente tedioso e cansativo, e ? em vários pontos ? enfadonho.

Já li tantos clássicos quanto é possível ver no meu perfil, amei todos e tenho eles guardados comigo, porém esse é tão lento e vagarosamente chato, que simplesmente não foi uma leitura que me orgulho. Li e terminei, e é isso. Poucas coisas me marcaram ou me foram interessantes, apenas passou; não me senti como foi com Poe: esse sim sabe fazer terror.

? Considerações sobre o autor?

Sim, vou chover no molhado e falar sobre o racismo e preconceito de todo tipo nessa obra. Acho que todo mundo sabe que o Lovecraft não foi uma pessoa que se pode dizer como "receptiva".

Como já citei, leio bastante coisas escritas no século XVIII e XIX, com isso, aprendi a separar o autor da obra, e relevar alguns preconceitos da época; o que se mostrou impossível nesse caso.

O autor, fez o favor de mostrar em vários parágrafos seu ódio contra pessoas negras e estrangeiros no geral, com esteriótipos claros, como o do "italiano violento", que eram bem conhecidos e normalizados na era.

Seria possível separar o autor da obra se ele não fizesse a maldita questão de bater na tecla: "olhem como sou racista e um babaca" toda hora. Pelo menos isso diminui conforme os contos passam, mas infelizmente nunca acaba por completo.

? Conclusão ?

(Lembrando que tudo aqui escrito é apenas e sempre minha mais sincera opinião).
Achei uma péssima leitura, porém foi válida para me dar conta que esse autor, realmente, não é para mim. Foi chato em inúmeras partes e nas que não foram, simplesmente achei medíocre. Enfim, toda experiência é válida, até aquela que quase te coloca para dormir com duas passadas de páginas.

Paulinho 11/09/2021

Horror cósmico
Ler Lovecraft é um grande desafio, tanto literário como também mental. Uma obra esplêndida da Darkside, com um conteúdo que mexe com as estruturas da lógica humana. Excelente livro, embora fora da minha área de conforto. HP Lovecraft é detalhista, certeiro e certamente assustador.

Carlos Henri 30/09/2021

Se não fosse pelo "Nas Montanhas da Loucura" e o "A Sombra Vinda do Tempo", que são dois contos muitos chatos e descritivos, eu daria 5 estrelas pro livro porque todos os outros sete contos são sensacionais.
E os textos desta edição que falam sobre a influência de Lovecraft são um ótimo complemento pra conhecer e entender mais do autor.

EduardoCDias 23/10/2021

Tensão quase insuportável
Mais um daqueles autores que me pergunto por que demorei tanto a lê-lo? ele tem uma capacidade incrível de nos envolver numa tensão crescente, que não nos libera até o fim da estória. Aqui temos uma seleção de alguns dos seus contos e, felizmente, muito em breve teremos o volume 2. Não vejo a hora!

Luiz.Bouzan 29/10/2021

O inominável está aqui!
Creio que ler H.P. Lovecraft seja um dever de todo o leitor que decida se debruçar sobre clássicos. Por mais controverso que seja o autor, suas histórias são fantásticas e influenciam a cultura pop até hoje.

Essa edição da Darkside reune os contos mais famosos do cavalheiro de Providence, incluindo o famigerado "Chamado de Cthulhu" que deu origem a uma das criaturas mais famosas da literatura.

Confesso que fui com uma expectativa diferente da proposta pelos contos, o que pode ter comprometido um pouco minha experiência. Os contos não são tão catárticos quanto se possa imaginar, não espere o apocalipse em suas histórias, as experiências sobrenaturais são muito mais subjetivas e pessoais. Também vale ressaltar que existe uma estrura padrão de narrativa em seus contos, o que, na minha opinião, é levemente incômodo.

Apesar dessas críticas, o livro é muito bom. Destaque para os contos "Herbert West: Reanimator", que é uma das histórias que mais diferem do padrão utilizado por Lovecraft e cada capítulo é encerrado magistralmente de forma chocante e com muito humor negro, e "Nas Montanhas da Loucura", um dos contos mais clássicos do escritor, com uma atmosfera tão envolvente que chega a compensar a estrutura repetitiva.

Lovecraft foi influenciado por Poe e influenciou muitos que vieram depois, sua obra é importante para a literatura e fundamental para os amantes de literatura de terror.

Léo 30/10/2021

A edição em si é maravilhosa, senti a tradução ruim em apenas 2 palavras do último conto.

Ler Lovecraft pela primeira vez foi uma experiência muito boa, não tenho do que reclamar, fiquei muito admirado com alguns contos o medo cósmico é realmente assíduo e imersivo (amei isso).

Eu não tinha lido nada parecido antes, li no momento certo e adorei.

Meu conto favorito ficou com Nas Montanhas da Loucura.

Erica 01/11/2021

Mediano
Pelo hype em torno das histórias de Cthulhu eu esperava mais. Não me envolvi muito com os contos, acho q como ele trabalha com o medo do desconhecido, acabou não me pegando muito.

Enzo.Michimura 06/11/2021

Eu amei a coletânea e a edição é belíssima. Os contos reúnem o melhor do Lovecraft. Ansioso para o volume 2

Hollyson 15/11/2021

Impossível começar uma resenha sobre uma obra de Lovecraft sem deixar claro que o autor era racista e xenófobo.

Livro com um compilado de várias histórias de Lovecraft, algumas bem interessantes e outras bem chatas e repetitivas.

Sobre a edição em si, me incomodou o fato de que não foi deixado claro para o leitor que Lovecraft era sim racista e xenófobo. Na verdade, as notas do texto meio que tentam justificar as opiniões do autor. No mais, uma edição belíssima visualmente, com artes e ilustrações espetaculares.