Gato preto em campo de neve

Gato preto em campo de neve Erico Verissimo

Resenhas - Gato Preto Em Campo De Neve

Clio0 03/01/2024

Esse volume é uma compilação das experiências de Verissimo como palestrante nos Estados Unidos.

Suas considerações durante esse período são muito reveladores da opinião do autor sobre as condições da indústria literária no Brasil e da nossa própria cultura. A crítica é matadora na forma como o autor elogia os aspectos constrantes que hoje já são lugar comum como a pontualidade, o foco e a formação.

Fica bem óbvio para quem lê que muitos dos fatos descritos são o resultado de cuidadosa deliberação por parte do autor e organização das faculdades. Sua presença foi devida ao brasilianismo - o movimento de estudo do Brasil em todas as suas vias acadêmicas - ainda vigente, mas mais proeminente durante as décadas de 40 e 50.

Uma curiosidade é que essa mesma obra foi utilizada por muitos para criticar a escrita de seus livros e seu posicionamento concernente a política literária.
Luísa.Anjos 11/01/2024minha estante
Estava vendo os livros que você da sua opinião e gostei ?? voce é super sincero. Fico com tanto medo de criticar um livro que todo mundo ama.

Cleo 31/03/2021

...oq dizer sobre esse livro
Eu n gostei mt. No começo eu achei q eu ia amar, mas n é bom assim n
O cara vai pro Estados Unidos e tipo sla... eu acho q eu achei mt detalhista pq ele chegava nas casa e ficava falando como era a madeira, um ou outro quadro e essas coisas sendo q eu queria saber de outras sabe? Dos ligares, das pessoas, de como era o eua em si naquela época. Mas em tese n é um livro ruim

Cleo 31/03/2021

...oq dizer sobre esse livro
Eu n gostei mt. No começo eu achei q eu ia amar, mas n é bom assim n

José Ros 22/07/2017

TENHA UMA BOA VIAGEM...
Érico Veríssimo apresentou mais uma obra interessante, um guia de viagem pelos Estados Unidos do início dos anos 1940. Hoje pode ser um livro desatualizado, se usado como guia, mas continua sendo uma referência e uma obra para quem quer conhecer um pouco de um EUA hoje inexistente e de escritores que passaram por lá. Ao mesmo tempo que Érico era um escritor humilde, era também - e continua sendo - um expoente da cultura nacional nos EUA, além de ser um "colunista" das estrelas da época.