Topologia da Violência

Topologia da Violência Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - A Topologia da Violência

Lucas Ribeiro 06/03/2024

Essencial!
?? a espécie humana trava guerra consigo mesma. Essa guerra é totalitária, uma vez que coincide totalmente com as relações sociais e se faz passar como se fosse paz.?

bell.vb 13/02/2024

Topologias
Conheci o autor com Sociedade do Cansaço, que foi um livro bem mais fácil de ler do que esse.
Como sempre, ele traz o tema construindo discussões entre autores e pensadores, que em algum momento falaram sobre estruturas violentas.
Sempre voltando a crítica ao sistema capitalista e a sociedade do desempenho, ele constrói a discussão da violência sobre o excesso e a falta de limites (internos e externos).
Livro muito bom, porém bastante denso, apesar de pequeno.

Tati 16/01/2024

Esse livro eu normalmente eu me sinto ou mt burra ou mt inteligente jdkfkd é mt bom e me fez repensar a sociedade e o capitalismo adoroh

Esdras 23/12/2023

Obra densa, mais complexa que 'Sociedade do Cansaço'.

Tem bons pontos, apesar de ser repetitivo em alguns trechos pra reforçar os conceitos de 'Sociedade do Desempenho' e 'Violência da Positividade'.

Mas, Han tem meu ??

Annagavinho 31/07/2023

Eu acho que ainda não estou pronta para o conhecimento ensinado, me senti bem perdida como se tivesse perdido alguma coisa.

CharlesSouto 22/07/2023

?Travamos uma guerra não apenas com o outro, mas sobretudo conosco.? Mais uma vez Byung-Chul Han, mas uma vez do Dever ao Poder. Autor mais que polêmico fala de algo tão a vista que é o mesmo que falar ao peixe sobre a água. Por isso ponho ele aqui, nesse mar. Não leia, vai te tirar não só da zona de conforto com também do viés de confirmação e da caverna de eco, portanto perigoso demais.

Arthur.Sousa 02/05/2023

Um complemento
Das camadas de violência abordadas por Han, certamente aquela que mais me tomou atenção é a microfísica da violência, sobretudo quanto ao execesso positividade, onde ele aborda muito os conceitos da sua obra Sociedade do Cansaço, como se fosse um complemento de seus estudos...

Alice 20/04/2023

Trata-se de um livro com ideias originais que nós fazer refletir acerca da violência implícita em nosso dia-a-dia.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Topologia da Violência" de Byung-Chul Han, publicado originalmente em alemão em 2016, tem como objetivo analisar a transformação da violência na sociedade contemporânea. O autor destaca que, ao contrário do que se poderia pensar, a violência não é apenas física, mas pode ser também psicológica e simbólica.

Na primeira parte do livro, Han aborda a diferença entre violência e agressão, mostrando que a violência é uma forma de poder que tem como objetivo subjugar o outro. Já a agressão seria um ato de defesa ou uma reação a uma ameaça. Em seguida, ele discute as formas de violência na sociedade contemporânea, destacando que a violência simbólica é uma das mais importantes, pois atua de forma invisível e sutil.

Na segunda parte do livro, o autor analisa como a violência se transformou na era digital e da comunicação. Han afirma que a internet e as redes sociais criaram uma nova forma de violência, que ele chama de "violência do like", em que o indivíduo é submetido à pressão constante de ser aprovado e reconhecido pelos outros. Além disso, ele mostra como a cultura do narcisismo e a busca constante por novidades e prazeres imediatos contribuem para a expansão da violência.

Por fim, na última parte do livro, Han discute o papel do Estado na violência contemporânea. Ele afirma que o Estado é responsável por manter a ordem social, mas muitas vezes acaba sendo violento ao usar a força para reprimir os indivíduos. Além disso, ele mostra como a violência é uma forma de poder que pode ser utilizada tanto pelo Estado quanto pelos indivíduos.

O livro é uma leitura provocativa e desafiadora, que faz uma análise crítica da sociedade contemporânea e nos faz refletir sobre o papel da violência em nossas vidas. Han utiliza uma linguagem acessível e exemplos práticos para mostrar como a violência está presente em diversas esferas da vida social. O autor também apresenta propostas para lidar com a violência e buscar formas mais justas e equilibradas de poder.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Vanessa1073 19/02/2023

Recomendo
A leitura é fluida, apesar da repetição em alguns capítulos. O autor consegue expor como a violência evoluiu e se adaptou com as transformações sociais e sobre como nem a percebemos mais, já que está tão intrinsecamente ligada ao nosso eu que nos transformamos em agressores e agredidos.

Nazrat 01/02/2023

Violência contra si mesmo
Depois de ler "Sociedade do cansaço", esta leitura foi relativamente mais fácil. Os conceitos da sociedade de desempenho vigente e a relação com a violência exercida pelo indivíduo contra si mesmo se encaixam como uma continuidade. Impressionante as relações feitas e a mostra de como a positividade da sociedade atual e a autoexploração faz com que as pessoas se isolem, tenham a ilusão de liberdade e permaneçam numa busca pelo excesso. Interessante a diferença, também, entre violência e poder.

Lucas Leite 17/01/2023

Chato e redundante
Havia gostado bastante do ?Sociedade do Cansaço? do mesmo autor, mas me decepcionei com este. Tem uma leitura repetitiva, chata e arrastada. Poucos capítulos foram realmente bons.

Keit Larrama 25/12/2022

Topologia da violência
Acredito que devo reler esse livro e , principalmente, ao ler livros do Byung chull han é necessário que vc visite outro autores para entender as analogias que ele faz .