O Mistério do Trem Azul

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

ary^^ 08/02/2022

No início foi um pouco confuso, mas conforme a investigação ia prosseguindo, a leitura ficou mais fluída. Eu gostei dos personagens apresentados nesse livro.
E eu não acredito que acertei quem matou.

Gabryele 02/02/2022

Amei esse livro e apesar de ter acertado um pouco o final, o desfecho foi surpreendente.
Poirot, como sempre, sendo perspicaz.

Seathis 30/01/2022

Confíe em Hercule Poirot, ele sabe.
A segunda vez que tento ler esse livro, meu primeiro contato com a Agatha Christie e a primeira vez q concluo. Estava achando massante, confuso e a própria Agatha não tinha favoritismo por essa obra, achei que ao acabar não iria querer ler mais livro nenhum da autora. Me enganei. Cheguei a imaginar o assassino mas de forma muito passageira então sim, o plot me surpreendeu, o humor do detetive é impagável e isso me leva a ter curiosidade com os outros livros da Agatha.

PietA0 29/01/2022

O mistério do trem azul
Um milionário. Uma filha decepcionada com o casamento. Jóias preciosas. Um trem com vários conhecidos. Essa combinação não poderia resultar em nada mais nada menos que um assassinato. Ao longo do livro acompanhamos Poirot nessa aventura para descobrir o verdadeiro assassino de uma jovem herdeira casada com um, mas que amava outro e que, acima de tudo, acabara de ganhar uma das joias mais preciosas do mundo, utilizada por grandes rainhas e imperatrizes poderosas, e cobiçada por muitas outras pessoas.

Juliana 23/01/2022

Não é das melhores obras da autora. Já li inúmeros livros de A.C., mas confesso que esse me decepcionou. A história ficou extremamente mal contada, forçada, e sem aquele plot twist característico da autora.

Coruja 20/01/2022

Publicado originalmente em 1928, O Mistério do Trem Azul é uma expansão do conto de 1923 O Expresso de Plymouth (que pode ser encontrado na coletânea Os Primeiros Casos de Poirot). A trama trata do assassinato de uma rica herdeira americana e do desaparecimento de suas jóias - especificamente, o famoso colar de rubi “Coração de Fogo”. Para azar do vilão, Hercule Poirot viajava no mesmo trem em que o crime foi cometido e, embora esteja aposentado, não se furta a entrar na investigação.

Foi minha primeira vez lendo este título, que escolhi para o projeto por se encaixar também no tema do mês para o desafio Read Christie 2022: ‘inspirado pelas viagens da Agatha’. O trem azul liga Londres a Riviera francesa, um trajeto com que a autora era bastante familiar. Seja como for, desta feita, não desconfiei nem por um momento do assassino, embora, quando Poirot dá suas explicações ao final, tudo faça muito sentido.

Tive dificuldade em me conectar com o início do livro. Muitos personagens entram e saem de cena e as trocas de ponto de vista chegam a ser desorientadoras. Há situações bizarras, coincidências e personagens pouco convincentes (e pouco simpáticos também). Mesmo Poirot, com sua insistência em afirmar-se o melhor detetive do mundo parece em momentos pedante e caricatural. As coisas se aceleram quando embarcamos no trem e o crime é cometido - a partir do momento em que começamos a tentar montar o quebra-cabeças de álibis e motivações, o enredo se torna muito mais envolvente.

Não tendo lido o conto de que ele procede, não posso afirmar com completa certeza, mas desconfio que o enredo de fato funcionaria melhor numa história curta, mais enxuta em personagens e cenas que parecem estar ali apenas para encher linguiça. É um bom mistério, com um crime bem planejado em seu centro, mas é repleto de penduricalhos desnecessários e o final da jóia, em específico, não me convenceu (em especial a falta de reação de Van Aldin, mesmo com a morte da filha pelo meio).

Fato curioso é que Christie detestava O Mistério do Trem Azul, tendo afirmado em entrevistas e em sua autobiografia que era o pior livro que escrevera. Discordo dessa opinião: mesmo não estando em sua melhor forma, ela constrói um enigma competente aqui. O problema, na verdade, não era a trama, mas as circunstâncias em que o livro foi escrito, sendo uma pista disso a própria dedicatória nele, numa referência a “Ordem dos Cães Fiéis”.

A mãe da autora morrera recentemente e, enquanto lidava com as questões do espólio, o marido pediu o divórcio, revelando que estava tendo um caso. No dia seguinte à confissão de Archibald, Christie desapareceu misteriosamente, dias depois sendo reencontrada num hotel, com um nome falso e supostamente sofrendo de um lapso de memória. O sumiço de Christie entre 4 e 19 de dezembro de 1926 nunca foi completamente esclarecido. Ainda hoje se discute se o escândalo foi um golpe de publicidade, uma tentativa de se vingar do marido ou se ela realmente teve algum tipo de colapso nervoso.

Seja como for, para lidar com o estresse do evento, ela embarcou em fevereiro de 1927 para as Ilhas Canárias, onde terminou de escrever O Mistério do Trem Azul sob certa pressão financeira. Sob tais circunstâncias, não é de se surpreender que ela desgostasse do livro, associando-o a uma época de infelicidade.

Enfim, embora faça algumas ressalvas, O Mistério do Trem Azul funcionou pra mim, conseguindo me surpreender com sua solução e como todos os fatos se encaixavam no final. Pode não ser o melhor, mas também não nega o talento da nossa eterna Rainha do Crime.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/01/projeto-agatha-christie-o-misterio-do.html

tai 19/01/2022

O MISTÉRIO DO TREM AZUL
mais um livro da Agatha que eu termino de boca aberta
serio, se eu tivesse 1% da inteligência do Poirot eu já teria vencido na vida a muito tempo

eu não estava entendo nada no começo, mas depois do assassinato ficou mais interessante e no final tudo foi explicado

eu tinha CERTEZA de uma certa mulher ser a assassina, mas bati a cara novamente (o que não é novidade né ?)

esse caso realmente me prendeu e li em pouquíssimo tempo, super indico.

agora vou começar outro da Agatha por que estou viciada ??

maduxz 19/01/2022

Confie em Hercule Poirot. Ele sabe.
Pra ser bem sincera, eu estava meio receosa de começar esse livro. Achava que seria uma perda de tempo e que não seria tão bom quanto os outros que já li da Agatha.
Mas, esse livro me surpreendeu. Temos muitos personagens, vários pontos de vista e muitas suspeitas.
Não dei 5 porque senti uma falta de emoção na resolução. Acho que esperava algo mais dramático e envolvente, mas não senti isso.
Enfim, Hercule Poirot destrincha o caso do seu jeito doidinho e engraçado.
Muito bom!

Stefânea 19/01/2022

Legal e tal e só.
Legal é o que posso dizer dessa história. É daquelas que dá vontade de continuar lendo, mas não é do tipo que te arrebata e tira o sono.

Por conta da grande quantidade de personagens, em diversos momentos tem interações que não necessariamente fazem sentido para o desenrolar do enredo e parece que só estão ali para encher linguiça.

Sobre o assassinato em si, não senti aquela coisa grandiosa de fazer roer a unha. Me senti curiosa pelo desfecho, mas não foi algo escabroso. O assassinato foi tão besta que quase tive que reler o capítulo para captar bem.

Sobre o desfecho em si, acabei descobrindo quem tinha matado. Claro que não toda a trama e tal, mas tive um palpite e me apeguei a ele mesmo sem motivo nenhum, além de uma pista boba.

É uma história que indico para passar o tempo, sem dúvida. Agatha é Agatha e nunca deixará de ser.

Acho que isso resume bem, um livro não tão bom dela ainda é melhor do que muita coisa por ai...

Janaâ¡ 12/01/2022

O mistério do trem azul
O livro- fácil de carregar consigo, a capa é linda, capítulos pequenos.
A história- por mais que eu tenha demorado um pouco para terminar a leitura o livro me prendeu bastante. Personagens com características únicas, detetive Poirot inteligentíssimo que foi seguindo pistas por caminhos que não passavam pela mente de ninguém, exceto dele, que estariam corretos- e claro, estavam corretos. Você segue o livro criando várias suspeitas mas só fui desconfiar, pelo menos um pouco, do real assassino nos últimos capítulos do livro antes disso tal pessoa nunca passaria pela minha cabeça.
>Livro excelente

MArian.Thalia 11/01/2022

Gostei
Senti falta do Hastings, a história sempre fica melhor com ele, mas, gostei bastante do desfecho, e mais uma vez não consegui descobrir quem era o assassino.
Bruna.Portoghese 11/01/2022minha estante
Não descobrir quem é o assassino é o melhor dos livros da Agatha...acho incrível!

MArian.Thalia 11/01/2022minha estante
Realmente esse livro é muito bom. Me surpreendi.

Liliana 09/01/2022

O Mistério do Trem Azul
Mais um livro que não acerto o final. Um assassinato no Trem Azul de uma rica mulher inglesa. Existem vários suspeitos, porém com Hercule Poirot investigando não existe caso sem solução.

With love, ivy 07/01/2022

Não entendi mas compreendo
O livro em si não achei confuso, mas sim o jeito que as coisas foram explicadas, foi bem confuso para mim e também, esse é daqueles livros que a pessoa ler um em uma tarde porque se deixar sem ler por um ou dois dias quando você voltar a ler não vai entender e vai ter que voltar uma ou duas páginas antes (pelo menos foi assim comigo)

Mas, apesar disso, o livro até que é legalzinho, e o final com o plot, olha, nem suspeitava, me pegou de jeito.

Clara 31/12/2021

um verdadeiro suspense
eu amei a escrita dela,meu Deus,eu sinceramente adorei o suspense,tudo mt uau,planejo realmente ler outros dela!!!!