O Mistério do Trem Azul

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

Paulascrap 18/05/2022

Mais uma leitura deliciosa da autora!..
" A vida é como um trem, mademoiselle. Ela continua.. "

📖 Dando sequência ao projeto de leitura da rainha em ordem cronológica , um romance de pouco apreço da autora- considerando talvez seu pior livro, derivado e um conto publicado anteriormente chamado o expresso de Plymouth , em um período não muito feliz que ocasionou seu sumiço inexplicado e demais fatos que marcaram sua publicação como a morte de sua mãe e seu divórcio, embora eu tenha adorado a trama e seja uma de minhas melhores leitura de Poirot até agora.

📌 Ruth, filha do milionário norte-americano Rufus , será assassinada em uma viagem no luxuoso trem azul - muito popular na época entre os mais ricos , e por coincidência tinha acabado de asumir o desejo de pedir ao divórcio Derek Kettering

📌Rufus Van Aldin presentou sua única filha com o coração de fogo, um jóia especial que sumirá após o assassinato e seria possivelmente o motivo do crime. Poirot que viajava no mesmo trem é convocado para assumir a investigação.

📌Katherine uma simples funcionária que recebe um fortuna de herança e conhece a vítima no jantar se tornando sua confidente quanto ao encontro na Riviera Francesa com o Marquês misterioso- seu amante, Olga Demiroff amante de Derek, a governanta de Ruth e até mesmo seu marido também viajam no trem na noite do assassinato, mas os suspeitos e motivos não se encerrariam por ali . O desfecho surpreende e convence , a velha fórmula já conhecida de Agatha que funciona.

🎬 O livro possui uma adaptação disponível no youtube , com mais um versão do nosso detetive Poirot, bem fiel a leitura, e caracteriza muito bem os personagens.

#omistériodotremazul #poirot #agathachristienoBA #rainhadocrime #agathachristie

Vivi 15/05/2022

Um bom mistério@
Quando o luxuoso Trem Azul chega a Nice, na Riviera Francesa, um guarda tenta acordar a serena Ruth Kettering, uma jovem atraente e riquíssima herdeira. Qual não é o seu susto ao perceber que ela está morta, assassinada com um pesado golpe na cabeça que a deixou quase irreconhecível. Além disso, alguém roubou seus preciosos rubis.
O primeiro suspeiro é Derek, o marido de Ruth. Mas Hercule Poirot não está totalmente convencido, então monta uma completa reconstituição do crime e da viagem, com direito a tudo, inclusive a presença do assassino a bordo...

Ferdie 14/05/2022

Mais parado que mula empacada.
Que tristeza, fazia tempo que não pegava um livro da gata triste e ficava triste de vdd. Mas é uma tristeza com origem no ódio da perda do meu tempo. Enrolado demais e aaaah (aqui vc pode colocar gritos de ódio a vontade). O plot é interessante pelo menos. Mas não recomendo a leitura só por causa disso.

Gabi 08/05/2022

Tava com saudade de ler algo da Agatha e peguei esse que tem o Poirot. O livro tem a fórmula de sucesso da autora: um crime, Poirot oportunamente disponível para ajudar, e uma resolução que não seria possível sem a genialidade do detetive. É clichê, mas com a Agatha sempre funciona em prender o leitor. O Mistério do Trem Azul difere de outros livros com o detetive mais famoso da autora na narração, o que eu gostei bastante, mas confesso que senti falta do Hastings. Não é o melhor trabalho dela, (nem de longe), mas é um bom mistério para passar o tempo.

Pedro 19/04/2022

O mistério do comboio azul
Sinceramente não gostei desta obra da autora,acho que a história ficou um pouco mal contada,por vezes até achei forçada. Tive dificuldades em me conectar com o livro. Não gostei ???..

Rach 01/04/2022

Ótimo
Um ótimo livro, me lembrou um pouco "um gato entre os pombos" pela dinâmica, foi bem agradável pra se ler.

jessyfioravante 31/03/2022

É um bom livro. Demorei um pouco pra ler pois o mistério não me empolgou tanto assim quanto a outros livros da Ágatha, mas é um bom livro pra ler e se distrair. Não é uma obra prima.

AnaPaulaSaoli 28/03/2022

O Mistério do trem azul.
A princípio a história se mostra confusa pois são muitos capítulos apenas apresentando os personagens, o crime demora a ocorrer e os suspeitos são muitos, pelo menos para quem vos fala.

Hercule Poirot mais vez brilhando com final surpreendente.

@vaisetratarleitora 22/03/2022

Por que não é perfeito? Não sei!
Esse é o nono livro da minha saga de ler todos os livros da Agatha em ordem de lançamento.
Em geral eu adoro os livros do Poirot e com esse não foi diferente. Mas ao mesmo tempo esse foi bem diferente dos anteriores.
Pra começar temos o narrador onipresente que não faz parte da história, ao passo que os outros livros ou eram narrados pelo Hastings ou por algum personagem da própria história. Por ter esse narrador onipresente, se torna mais fácil descobrir quem é o criminoso. Claro que quanto mais pro fim da história, mais fácil se torna isso, mas isso não acontece nos outros livros da Agatha onde você só descobre quando Poirot revela. Foi o primeiro livro dela que eu desconfiei de várias pessoas e em certo momento desconfiei da pessoa certa e mantive essa suspeita até o final. Claro, era uma dupla e o outro integrante eu realmente não imaginei, mas pelo menos o principal eu acertei. Mas isso não me deixou muito feliz. Sei lá, a sensação é de que faltou algo, faltou uma empolgação no fim, aquele suspense, que geralmente tem nos outros livros dela. Senti falta de ser feita de idiota na investigação hauahauahauahau só por isso não dei 5 estrelas, mas o livro é ótimo e foi legal ver uma narrativa diferente.

Simone 14/03/2022

Mais um belo clássico
Me surpreendeu. Imaginei vários desfechos, menos o que ocorreu rsrsrs
Muito bom, leitura bem fluida e agradável.

Epli 14/03/2022

Instigante!
Muito bom o enredo da história, mas achei muito quieto, senti a falta de mais mistério e suspense entre os suspeitos.
Quase que acertei, deduzi que o crime foi executado por duas pessoas, acertei na quantidade,mas quem era, realmente sempre é quem menos a gente espera kkk...
Amo os livros de Aghata?

sofiaaa 09/03/2022

o mistério do trem azul
O livro é muito bom a história surpreendente, o livro tem muitas reviravoltas e acaba que você não consegue montar um raciocínio e no final você fica muito chocado já que mesmo duvidando de alguém não tem como ter certeza.

"-A vida é como um trem. Continua. E isso é muito bom.
-Por quê?
-Porque o trem sempre acaba chegando ao fim de sua viagem..."

????4,0

Iago.Messias 05/03/2022

Diamantes, Trens e mistério
É um bom livro de passa-tempo, te mantém entretido na maior parte do tempo. A busca incessante por pistas te faz prestar bastante atenção à tudo que é dito e os personagens são misteriosos e tem o seu carisma. Contudo, definitivamente, não é o meu tipo de livro.

Thalita Souza 04/03/2022

Uma leitura leve
Essa trama é mais leve, porem contém muitos personagens (alguns deles vão aparecer em outros livros da Agatha) traso que é ideal para confundir as teorias, eu tive vários suspeitas e uma delas estava correta, mas a desenvoltura que a rainha tem em escrever sempre torna o desfecho surpreendente.

Maju76 15/02/2022

É uma boa história, com personagens principais e secundários muito bem construídos. O mistério foi muito bem desenvolvido