O Mistério do Trem Azul

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

Silvana.Pereira 16/08/2022

Um milionário compra um famoso colar de rubis e presenteia a filha, essa ao viajar no trem azul resolve levar o colar mesmo sendo alertada pelo pai sobre o perigo de levar o colar na viagem. Durante a viagem a filha é morta e o colar roubado. Quem estará por trás desse roubo? O que o assassino não esperava era que no mesmo trem se encontrava o famoso investigador Hercule Poirot.

nan. 15/08/2022

primeira vez que leio algo da agatha christie. o livro é legalzinho porém não me cativou tanto, espero que as outras obras da autora sejam melhores

Cristiane 14/08/2022

"A Vida é como um trem, Mademoiselle.Continua..."
Posso não ter lido muitas obras da autora, mas as que li já são o suficiente para deixar aqui registrado que sua escrita ganhou meu coração. O livro é incrível e só nao dei 5 estrelas e favoritei porque em algum momento da leitura, desconfiei seriamente de quem poderia ser o assassino(a), mas logo mudei de ideia, pois é isso que o livro faz, isso que a escrita de Agatha faz, nos leva a desconfiar de todos, de tudo, a cada página lida. E isso é incrível. Mesmo descobrindo no final que meu palpite estava certo, ao longo do livro mudei de ideia muita vezes, porque a minha cabeça foi a mil com tantos detalhes.
Super recomendo e já quero ler todos os demais livros da autora.

Camila 13/08/2022

O início desse livro é bem lento. Primeiro somos apresentados aos personagens da história, até que as histórias deles se entrelaçam. As coisas acontecem mais lentamente também, mas isso não deixa o livro ruim.
Gostei bastante dos acontecimentos e do desenrolar da história.
Eu amo o Poirot e dificilmente não vou gostar de algum caso dele.
E assim, finalizo mais um livro desse projeto pessoal.

Tatiana 04/08/2022

A vida é como um trem...
"A vida é como um trem, mademoiselle. Ela continua. E é bom que assim seja.
- Por que?
- Porque uma hora o trem chega ao fim da viagem."

Muito intrigante e bem construido, personagens bem autenticos!É de devorar rapidamente!

Mich 02/08/2022

com certeza não é dos melhores de Ágatha mas me surpreendi no final! gostei?queria ter lido um
pouco mais rápido mas estou um pouco empacada com as leituras.

MilaMagalhães 11/07/2022

Que livro gostosinho ?
Adorei de cabo a rabo.
A história foi bem linear, nada de resoluções mega complexas que precisasse anotar num papel pra poder entender. Eu amo quando o Poirot está mais centrado, menos arrogante, seguro sem ser esnobe, amo, amo e amo.
Leria de novo e recomendo tbm!!

Mari 02/07/2022

Posso discordar com Agatha
Fiquei bem receosa antes de começar esse livro, logo antes li que Agatha considera esse seu pior livro. Pensei que seria bem chato e arrastado, mas gostei da maioria dos personagens, já estou ficando acostumada também com a introdução de uns mil personagens no início do livro, e pra mim tudo fluiu muito bem. Como disse Poirot, também achei ele mais aberto nesse livro, mas como sempre, não soltou nada que comprometesse revelar.
Gostei do desfecho do crime e dos personagens, só não queria que Katherine ficasse com quem acabou ficando, porém está ótimo.

Maria18387 01/07/2022

Não sei se gostei ou não do final, me surpreendeu, mas poderia ser melhor.
O livro força muito para 3 assassinos e no final não é nenhum deles, seria mais interessante se houvesse uma investigação mais desenvolvida.

Canteli Marcio 24/06/2022

Seguindo no Trem Azul
Mais uma intrigante história da Dama do Crime Agatha Christie.
Os capítulos mais curtos deixaram a história mais fluída.
Não foi uma história tão marcante, mas valeu a pena a leitura.
DANILÃO1505 24/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Canteli Marcio 24/06/2022minha estante
#TamoJunto Danilão

Wendy 02/06/2022

Regular
Confesso que esperava um pouco mais desse livro. Como estou fazendo a leitura, em ordem cronológica, dos livros da Agatha, até agora esse foi o que menos me agradou. Foi o primeiro, no entanto, que consegui, logo de cara, imaginar quem tinha sido o autor do fato e quando, por fim, veio a revelação... foi quem eu tinha pensado quem era. Apesar disso é um livro de regular pra bom.

poetisa 24/05/2022

Ao estar lendo O mistério do Trem Azul, Agatha Christie, percebo que a autora não tem o hábito, em suas narrativas, de descrever cenários, o que não faz com que você leitor sinta estar faltando algo na história ou que a falta do mesmo acarrete substancialmente em alguma perca de sentido. Outra característica sua é ao descrever o pensamento de cada interlocutor e algum movimento dos personagens, ela faz de modo muito sutil, quase que impercetível ao leitor, e se esse não está tão intertido na leitura, tomado por atenção de fato a ela, não percebe tal manobra usada pela autora. Fiquei extasiada ao ver a tamanha sutileza com que descreveu dois movimentos do personagem:1"ele retirou um fiapinho mínimo de seu chapéu, deu um sorriso confortador ao milionário, e deixou a sala". 2 "houve uma pausa; depois M. Poirot inclinou-se para a frente, indireitou a régua que estava sobre a escrivaninha e dirigiu-se diretamente ao milionário". Algo aparentemente tão simples e sem importância, mas que ao ler você nota muitas informações ali discretas num simples gesto da personagem: personalidade, pensamento oculto, dando a parecer que ele M. Poirot, não está se importando com os acontecimentos, mas na realidade ele se põe cauteloso para não permitir que os outros personagens saibam o que ele ali está de fato sentindo. E com isso não sendo necessário escrever ao leitor, em uma narrativa minuciosa: pensamento, gesticular... a cena por si só nos leva a tudo isso, a esse perfeito entendimento, chegando até mesmo nos apresentar outra característica do personagem sem que se use do artifício da descrição para isso.
Então caímos no que falei em textos anteriores: a desnecessidade de descrever determinadas cenas, o agir e o pensar dos personagens; como também sobre ser um bom leitor.
Ah Eunice! Mas aí você está falando de uma Agatha Christie, rainha do romance policial e tendo seus livros apenas perdido em vendas para os de William Shakespear e a bíblia.
Sim! De fato, então lhes apresento
Deco Rodrigues, escritor iniciante, o qual escreveu um romance de poucas páginas chamado "Três Contra Todos", onde a leitura e o livro em si é maravilhoso por ter acertado a mão na forma narrativa descritiva com que produziu sua obra.
O que quero chamar a atenção a vocês é que, cair em exageros descritivos, seja dos personagens, seja do cenário ou de suas fala, ao meu ver empobrece a história narrativamente. E essa escritora era fantástica.