Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Bru 29/03/2021

Os cinco porquinhos
Adorei a leitura, enredo típico de Agatha Christie. Toda a investigação torna a leitura extremamente instigante. Recomendo.

juria 27/12/2023

Os cinco porquinhos
Gostei muito do livro e da temática de investigar um crime que já havia sido cometido anos atrás. Muito interessante.

Bruna 30/06/2020

Desta vez, Hercule Poirot tenta descobrir se uma mulher levada para a forca há 16 anos era inocente ou não. Ela foi acusada de matar o marido envenenado. Para desvendar o mistério tanto tempo depois, o detetive vai atrás das cinco pessoas envolvidas na cena da morte.
O livro deixa o leitor muito curioso, sem saber quem de fato cometeu o crime e, principalmente, o porquê.
Como é pedido para cada suspeito dar o seu relato, fora os outros envolvidos, como advogados e policiais, algumas informações ficam repetidas, ficando um pouco cansativo, mas não tira o mérito e o mistério do livro de forma alguma, já que ajudam a unir as peças.

bia0:0 07/08/2022

Os cinco porquinhos
Olá, estou de volta. Bom, esse livro até que é bom. Eu achei o plot fraco, mas a história e boa até. Algumas partes foram cansativas de ler, como por exemplo ter que ler os mesmo acontecimentos de pontos diferentes, até pq ficava se repetindo isso na história.
Meu Deus, como eu fiquei com raiva do marido, do melhor amigo e da amante não tá escrito, sério. Achei o livro bom até, mas não é um dos meus favoritos ( não é como se eu tivesse lido muitos livros da autora, mas a gente releva ). Até a próxima.

Luana 28/09/2021

?Eu morri?
Achei que eu iria gostar, mas não tanto por ter pensado que consegui chegar à conclusão de quem era o assassino antes do fim, mas não eu não consegui, parei na metade do caminho.

joaolima 16/04/2022

Um crime passado
O ponto da história desse livro é diferente dos demais que já li da autora: trata-se de Hercule Poirot solucionando um crime que já aconteceu há anos, e deve juntar pistas e se ater às memórias das pessoas que testemunharam o crime. Assim, essa foi a obra da autora que mais presenciei diálogos. Poirot conversara com diversos indivíduos, até chegar aos outros personagens principais da trama. A história é contado principalmente por Poirot conversando com testemunhas e ouvindo seus relatos, suas versões, seus sentimentos quanto às pessoas envolvidas. Além disso, Poirot aproveitou da situação, crime ocorrido há muitos anos, para pedir manuscritos das testemunhas com suas versões, o que tornou essa parte bastante interessante.

Rafa.Ramos 15/07/2021

Como todos os livros da Ágatha Christie que li até agora, me surpreendi muito com a leitura e errei feio na minha suspeita.
Eu AMEI que o livro tenha trazido a perspectiva não só do destitute Poirot, mas também dos cinco envolvidos no caso. Por conta disso, pude ver mais de perto a perspectiva de cada um e, por consequência, definir quem poderia ser o assassino, na minha opinião.
Falando novamente do Hércules Poirot, gostaria de ressaltar o quanto eu admiro esse personagem, absolutamente bem construído e que nos impressiona a cada descoberta nova.
Adorei também a premissa do livro como um todo. A ideia é bastante original e muito rápida de ser lida, por instiga o leitor a tentar resolver o caso.
Obviamente, pretendo ler mais muitos e muitos livros da autora!
Clara.Oliv 15/07/2021minha estante
Agore fiquei com mais vontade de ler amg, ótima resenha. Parabéns!!???

Ally 01/09/2020

Em ?Os Cincos Porquinhos?, Hercule Poirot será desafiado a solucionar um crime ocorrido há 16 anos: o assassinato do famoso pintor Amyas Crale. Crime pelo qual sua esposa Caroline Crale foi condenada a prisão perpétua e submetida a trabalhos forçados. Antes de morrer, Caroline envia uma carta a sua filha, então criança, confessando não ter sido a responsável pelo assassinato de seu pai, Amyas. De posse desta carta, Carla Lemarchant procura Hercule Poirot para que solucione o crime envolvendo seus pais.
Buscando reconstruir os fatos ocorridos no fatídico dia do assassinato, Poirot conversará com os responsáveis pela investigação, com os advogados de acusação e defesa e, principalmente, com as cinco testemunhas do crime. A partir desses relatos, os verdadeiros sentimentos e intenções das testemunhas são revelados: angústia, inveja, amor, desejo, cobiça, ciúme. De posse dessas informações, o leitor é desafiado, juntamente com Poirot, a descobrir o verdadeiro assassinado de Amyas. Quem será? Quais motivos levaram-no a cometer o crime? Para descobrir você terá que ler o livro, pois não vou contar aqui e acabar com todo o mistério.
Adorei o livro. O jeito como Agatha Christie escreve suas histórias nos permite incorporar o detetive que há dentro de nós, para tentar chegar à solução do crime antes de Poirot. Tarefa nada fácil, na minha opinião. Ainda mais sabendo de todo o conhecimento que Poirot detém do comportamento humano. Mas não é uma tarefa impossível. Por exemplo, neste livro, o meu palpite de quem seria o assassino mostrou-se certo. Fato esse que me considerar seguir a carreira de detetive (ahahahaha).

Taise.Arruda 26/08/2023

Poirot é sempre muito fantástico e perspicaz em.suas investigações e estou muito encantada com isso.
Ele é procurado por Carla, filha da falecida Caroline e Amyas.
Amyas foi morto em sua casa e a suspeita é condenada foi sua esposa Caroline e mãe de Carla...que na ocasião era uma criança de 6 anos.
16 anos após o ocorrido, Carla decide procurar Poirot e pede a ele que desvende k grande mistério... certa de que sua mãe não foi a responsável pelo crime.
Poirot inicia então as investigações com os 5 presentes no momento do crime.
O final é sempre surpreendente
Kellys 26/08/2023minha estante
Adorei a resenha mulher, como sempre Poirot muito perspicaz

May 14/08/2021

Obrigada por tudo Agatha Christie
Amyas Crale foi assasinado e a culpada e condenada foi sua esposa, Caroline, todas as evidências apontavam para isso. Porém, dezesseis anos depois do ocorrido, a filha do casal procura Poirot e disse que leu uma carta da mãe em que ela se afirma inocente e não pode acreditar que sua mãe tenha mesmo matado seu pai e pede ajuda para Poirot para desvendar o que aconteceu realmente. Poirot aceita a tarefa e se esforça para entender acontecimentos que levaram a morte de Amyas Crale se utilizando do relato das cinco testemunhas que estavam no dia fatídico, a maioria completamente certa da culpa de Caroline. Mas, é o que dizem, testemunhas sempre são os principais suspeitos.

Eu só tinha lido O Mistério do Expresso Oriente da Agatha Christie e eu já tinha visto o filme, então sabia o culpado, aí mesmo curtindo a leitura, eu não tive a experiência de ficar "meu deus quem será que foi?" como eu tive nesse livro.
Agatha Christie merece todo o hype, a escrita muito boa, as dicas dela pra confundir o leitor, eu me diverti muitíssimo nessa leitura. Gostei muito do mistério, eu mudei de ideia do suspeito varias vezes, até fiz anotações pra lembrar os possiveis motivos e nomes, brinquei de detetive com o Poirot e cai que nem uma patinha na armadilha que ela fez no final. Adoro o Poirot, ele é incrivelmente divertido. Eu só tirei uma estrela, pois mesmo não suspeitando nem um pouquinho do culpado no final, eu ainda não curti muito quem foi e tals, mas muito bem construído mesmo, acho que provavelmente escolhi uma tradução muito boa que contribuiu também e eu já quero virar a louca da Agatha Christie e me vestir de detetive e colocar um monóculo, acho que o livro tem muito dessa coisa da gente brincar de detetive junto com o Poirot e por isso é tão cativante. Vale demais a leitura, recomendadissimo.

Samanta 19/07/2020

Leitura que prende até o final
A autora consegue segurar o leitor até o fim da obra, a fim de descobrir quem realmente cometeu o assassinato. No decorrer da história, induziu-me a cogitar diversos assassinos, e até o final fez acreditar que minha teoria pudesse estar certa; a autora dá ao leitor uma bela virada de mesa nas últimas páginas, o que me fez ficar bastante pensativa ao final. Inesperado, porém possível, esse final me deixou com a sensação de que a maldade humana está onde nem sempre esperamos, o que retrata bem a vida real.
Gostei do ritmo do livro, da divisão (entrevistas, manuscritos, conclusão), achei interessante a premissa de resolver um crime sem evidências físicas, apenas com as memórias dos personagens.
Recomendo a leitura.

SarahSoberana 26/09/2020

Achei que o progresso do livro foi um pouco lento, ficou mais emocionante na terceira parte. Meu palpite do início estava correto (uhul).

Anny 04/08/2022

?Os cinco porquinhos?
Mais um livro da Ágatha em que o final foi totalmente imprevisível, embora eu tenha confabulado várias teorias não obtive sucesso em nenhuma delas. Li esse livro por ter o meu personagem favorito, Hercule Poirot, no entanto a construção da narrativa desse livro foi maçante, a meu ver. Essa história se assemelha com outros livros da Ágatha onde o Poirot tenta fazer justiça em nome de alguém que já morreu, e constrói os fatos anos após o crime baseado em declarações e opiniões das testemunhas envolvidas. Eu não acho esse método tão assertivo, e se torna até um pouco confuso acompanhar tudo após tantos anos. Os livros que se assemelham com essa construção foram ?Assassinato no Campo de Golfe? e ?Punição para inocência?.