Anne of Green Gables L. M. Montgomery

Resenhas - Anne of Green Gables

Nícolas 20/09/2021

Clássico canadense
Anne de Green Gables conta a história de uma órfã adotada por um casal de irmãos solteiros em uma fazenda da Ilha do Príncipe Eduardo no leste do Canadá.

No livro acompanhamos a trajetória dessa ruivinha tagarela que acaba conquistanto a todos no vilarejo.

Me desanima apenas perceber o quanto a vida é chata, saindo de uma infância cheia de sonhos para uma vida de estudos constantes e obrigações...

O livro poderia apenas ter os capítulos mais interconectados, uma vez que os capítulos são muito independentes, o que quebra aquele efeito de "não consigo parar de ler".

Elizia 01/04/2021

Anne of green gables
[Lucy Maud Montgomery]
Este romance escrito em 1908 conta a história da órfã Anne Shirley, adotada pelos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert. A garota ruiva e sonhadora entra na vida dos irmãos e lhes oferece uma visão sonhadora e otimista sobre o mundo. Os três têm personalidades muito diferentes, enquanto Anne é tagarela e agitada, Marilla é severa e contida e Matthew, extremante tímido. Anne tem uma imaginação muito aguçada e sempre procurou refúgio nisso para poder passar pelas dificuldades que teve durante seu tempo no orfanato.
O livro teve muita repercussão recentemente devido à serie da Netflix e é o primeiro de uma série de 10. Além das falas bem elaboradas da protagonista, carregadas de comentários perspicazes, a descriçao do ambiente bucólico de Green Gables é um dos pontos altos do livro.

Lara 25/06/2020

Não tem como não se encantar com a presença de Anne.
Os irmãos Marilla e Mathew Cuthbert decidem adotar um garoto para auxiliar nos serviços braçais da propriedade Green Gables, uma vez que ambos já estavam com idade avançada. No entanto, ocorre um equívoco enviam aos irmãos uma garota chamada Anne Shirley, órfã desde muito cedo e que já havia passado por outras famílias anteriormente.
Anne, a menina ruiva e cheia de sardas, é extrovertida, sincera e inteligente, capaz de encantar qualquer pessoa à primeira vista. Mas, devido às circunstancias da adoção, terá de convencer os Cuthbert a não devolvê-la ao orfanato.
Amei as partes que a Anne se atrapalhava, seja para ajudar alguém ou mesmo só para se divertir com a natureza.
Confesso que descobri só depois de começar a ler o livro, que tem uma série da Netflix baseada nele e nos demais livros seguintes. Terminei a leitura e comecei a série há poucos dias. Não tem mesmo como não se encantar com a presença de Anne!

Isa | @encontresenoslivros 18/08/2020

Estória MARAVILHOSA! Vale muito a pena ler, mesmo que você já tenha assistido à série (até porque tem muita coisa diferente)! Pra quem quer ler mais livros em inglês, essa é uma boa aposta.

cici 29/01/2021

Anne of Green Gables
Anne Shirley, sendo uma menina órfã e carregada por problemas de abandono, autoestima e bullying, usa sua imaginação para criar um mundo em que ela seja feliz. E após ser adotada por engano pelos Cuthbert?s, enfrenta mais uma batalha em sua vida ao tentar fazer com que os irmãos a mantenham em Green Gables, onde seus sonhos e ambições finalmente tornariam realidade e ela teria um novo lugar para alimentar novas imaginações.
Apesar de ser apenas uma criança, Anne é extremamente independente e inteligente; ensina muito sobre a vida. Não somente sua vida muda, mas também de todos ao seu redor.
Sou fã da série "Anne With An E" e decidi ler o livro, mas em inglês porque também queria treinar o idioma (é uma boa pra quem tem o mesmo objetivo). A leitura é leve e de bom entendimento. Entretanto, confesso que me decepcionei um pouco, mesmo já sabendo que a série foi adaptada em uma outra realidade. Há gordofobia por parte da Anne e de outros personagens e isso me incomodou. Aconselho evitar a ler caso isso te cause algum gatilho.
Quanto ao geral, a história é um pouco corrida. Alguns personagens da série são somente citados, gostaria de ter visto mais sobre eles. Porém, irei continuar os livros porque, de qualquer forma, ela é linda, te prende e te faz querer mais.

Ratinha de Biblioteca 31/12/2022

São vários acontecimentos que ocorrem com Anne e, com sua tagarelice, imaginação e boa vontade, ela resolve tudo! Fica um pouco cansativo, mas é um livro infantil, então o público alvo gosta dessa repetição.

Gabrielli 07/06/2020

Belíssimo clássico
Li após terminar de assistir a série e achei ainda mais sensível. Uma obra de arte de época

dalilareads 01/09/2022

Sublime ?
A frase ?melhor que a série? vale nesse caso. Por mais que eu ame a série e tenha decidido ler por causa dela, o livro é ainda melhor. Anne of Green Gables é tão sútil quanto profundo. As lições parecem ser tão simples, porém são extremamente verdadeiras. É de uma pureza muito delicada, gostaria de ver mais coisas assim na vida real e no mundo literário ??

Morgana Gomes 04/02/2020

Anne with an E
Tudo bem que já tem uma semana que eu terminei de ler o livro, mas eu precisava desse tempinho para reverberar a leitura. Que história belíssima! Uma sensibilidade sem fim! Para a época em que foi escrito, Anne of Green Gables tem muito da cultura e dos costumes canadenses.

A posição social das meninas e mulheres retratada na história de uma órfã que encontra seu verdadeiro lar ao passo que tenta se reconhecer e se redescobrir como menina e mulher. Acompanhar seu crescimento tem sido uma jornada e tanto! Não vejo a hora de ler os demais livros da série!

Brenda 14/06/2020

Leitura leve e fluida
Como muitos, comecei a ler depois de assistir a série. Considerando os tempos em que vivemos decidi que queria aliviar a tensão de ler coisas complicadas que fazem a gente associar aos acontecimentos atuais. Não me arrependi.
O livro traz muitas reflexões sobre as fases da vida, mas ao mesmo tempo mostra como tudo pode ser visto se uma maneira mais leve pelo ponto de vista da Anne. A escrita do livro não é cansativa e permite que a gente se desligue um pouco da realidade nós transportando pra Avonlea.
De maneira geral, é um excelente retrato (considerando o contexto e época que foi escrito) das dificuldades e do amadurecimento de uma criança deslocada.

Livros e Books 26/06/2020

Tocante
Lindo, delicado, tocante...
Amo essa história, apesar das partes mais tristes, é um livro que aquece nosso coração pela beleza dessa menina, que é tão sábia e especial. A forma como ela conquista as pessoas da ilha do Principe Eduardo é tocante mesmo.
Marilla e Matthew são personagens maravilhosos, que me conquistaram logo no início do livro e meu carinho por eles só cresceu.
A série do netflix não reflete toda profundidade da Anne, mas é uma ótima adaptação.

Ari 04/01/2021

Ótima releitura
O meu primeiro contato com a obra foi através da versão da editora Martin Claret, e nessa releitura da Amazon Classics pude perceber que quase nada se perdeu na tradução. A minha experiência tanto na primeira edição, quanto nesta, foi maravilhosa.
Se você veio a este livro pelo seriado da Netflix muito provavelmente não se decepcionará pois é tão cativante quanto, mas é importante ressaltar que a série levanta importantes questões do séc XXI, enquanto que o livro não abordará tais assuntos, como racismo e homossexualidade.
Anne nos faz apreciar a simplicidade da vida, nos chama atenção para pequenos detalhes que se passam despercebidos no dia a dia. Valoriza o que realmente importa, as relações humanas e a vida em si, tudo vale a pena.

Soliene.Teixeira 24/03/2021

Encantador do início ao fim
O livro é muito bem escrito, contendo metáforas de uma sensibilidade sem igual.
Os irmãos Marilla e Matheus Cuthbert decidem adotar um menino para ajudar na fazenda, mas um mal entendido traz Anne para a vida dos dois.
No livro acompanhamos as aventuras vividas pela Anne, uma menina de alma aventureira e criativa que conquista o coração de qualquer um.
É perfeito para quem quer encontrar-se consigo mesmo.

Lih 19/07/2020

Anne with an E é uma história encantadora.
Veja a vida pelos olhos de uma criança. Aproveite cada momento, cheire as rosas, olhe para o céu.
Faça boas amizades, se divirta.
Sonhe.
Nunca pare de sonhar.

Hellen 05/10/2020

Anne of Green Gables
Eu não gostei desse livro ( pelo na versão que eu ouvi), ele é muito falho não dá tempo de às coisa acontecerem direito, numa página a Anne tem 13 anos na outra ela já tá indo pra faculdade, é bem nada a ver. Eu recomendo a série.
Karnezis 19/11/2021minha estante
Nossa, tem pulo temporal?

Hellen 21/11/2021minha estante
Não sei se é assim em todas as edições, a que eu li era bem pequena